Mariliz Pereira Jorge > No Brasil, até os progressistas são conservadores Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Raymundo De Lima

    Assim com estes dados ainda há alguém que acha o Brasil o país do futuro?

    Responda
  2. Diego Rodrigues

    Dados interessantes. Sempre fico em dúvida sobre o que significa ser 'contra o casamento gay'. Significa que a pessoa não pretende arrumar um? Significa que a pessoa acha que ninguem deveria fazer isso? Significa que acham que deva ser proibido formalizar a sociedade matrimonial? Ou significa que estas mentes caretas acham que se deva impedir inclusive que essas unioes ocorram informalmente? Digo a essas pessoas: cuidem de suas vidas e deixem de nonsense.

    Responda
    1. Paulo de Cardoso

      Diego, grato por comentar minha mensagem. No continente não existem minas de carvão mineral e isto nos coloca em situação de termos de importar indústrias prontas e também máquinas em geral: como veículos, tratores...Os que são "fabricados" aqui dependem de uma indústria estrangeira aqui instalar suas máquinas e métodos. Hálevantamento muito preciso desta questão feito pelo CGEE do governo federal:Centro de Gestão e Estudos Estratégicos do Governo Federal com título "Siderurgia no Brasil 201

  3. Paulo de Cardoso

    A fraqueza da geoeconomia Sul-americana inibe a participação de seus povos nas decisões internacionais. A crônica ausência de minas de carvão mineral impede o aproveitamento de seus abundantes minérios e criação de indústria nacional autêntica. Esta empregaria e empoderaria a população, portanto elevaria seu discernimento político. Povo desempregado exibe opiniões cívicas desordenadas, pois vive no acaso do conhecimento..

    Responda
    1. Diego Rodrigues

      Que doidera cara, fazia tempo que não parava para ler 3 vezes um comentario pra tentar entender. Então nosso karma conservador é por falta de minas de carvão que obstam um industria nacional prejudicando empregos e a elevação do discernimento político. Pareceu um problema fácil de resolver, bora abrir minas de carvão mineral!

  4. Nilton Silva

    Ninguém é totalmente uma coisa ou outra, minha cara colunista. Ponha um pouco mais de complexidade na sua análise.

    Responda
  5. Antônio Américo Perazzo de Andrade

    Os critérios de Mariliz são os seguintes: é progressista quem pensa como eu, conservador quem pensa diferente. Os progressistas - como ela - são 'do bem'. Os conservadores 'do mal', 'a caminho da barbárie', nas palavras dela. Não estou opinando, mas não ocorre à colunista que os '35% de eleitores de Lula' prefiram que um órfão seja adotado por um casal formado por homem e mulher? A lógica não é o forte dos fundamentalistas, sejam progressistas, conservadores, direitistas, esquerdistas, lulistas,

    Responda
  6. paulo werner

    Esquerda progressista é aquela q se gabarita a lista de requisitos da definição escolar, régua da colunista. Arendt detestou o fim das escolas de segmentação racial, Gandhi desprezava negros, Marx era misógino, meu vizinho bolsominion é entusiasta da tributação de bilionários, esquerda europeia escorrega no racismo. Complicado, né? A régua leva a questões escolásticas: China é comunista? Lula é de esquerda? Sem a regua, um liberal torturado pelas segredos dos lençóis alheios faz todo sentido.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Realmente muito bom

  7. Ricardo Arantes Martins

    A questão está no que é ser progressista. Na europa ocidental, onde eles já tem garantias legais inclusão e bem estar social(objetivo final do Estado para mim) independente de quem vença as eleições. onde não mais se discute intervenção do Estado na Economia e que tem democracia ampla, saúde e educação de qualidade, lá ser progressista é ser Verde. Aqui ser hiperprogressista é ser Probo!. É revolucionário! e parte dos necessários socialistas ficam no negacionismo ou no roba mas faz. Muito atraso

    Responda
  8. paulo werner

    Vai passar a carreira inteira tateando no escuro pela falta de uma perspectiva histórica, processual, capaz de examinar configurações sociais conjunturais em sua diacronia. Uma esquerda popular é algo muito recente no Brasil (a resistência a 64 exemplifica). Apegada ao quadro de referências q lhe serve de bússola (arrolarem de princípios, taxonomia), a análise pode tomar o mundo e lhe apontar incoerências, indefinidamente.

    Responda
  9. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    "Não é surpresa que 83% daqueles que preferem" (a coisa desgovernante) "sejam contra a legalização das drogas, mas 70% dos que optaram por Lula tem a mesma opinião." Embora eu nunca tenha usado drogas (a não ser cerveja e vinho) defendo a liberação de todas, para acabar com a violência que assola as vilas, e para deixar q os engravatados neoliberais usem em suas coberturas nos Leblons sem precisar limpar o nariz. Mas minha cara os temas são controversos, e é natural q as diferenças...

    Responda
  10. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    ...É bom também saber q as classificações direita, esquerda, progressista, conservador, feminista, machista não representam necessariamente q pasteurizaram os neurônios, mentes e massas, e q são exatamente iguais os pensamentos, como um creme de iogurte, danoninho ou mesmo maionese. Diria mais, q estas classificações já não representam uma síntese simples de variados grupos complexos, q têm ramificações ainda mais complexas, mas uma ideologia que os unem: "Farinha pouca meu pirão primeiro"!

    Responda
  11. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    "Como conquistar direitos individuais se até os "progressistas" são conservadores?". Faço uma analogia: do mesmo jeito que existem "progressistas" conservadores, temos também indisfarçáveis feministas machistas como a colunista. Isso tudo é normal mariliz, porque o discurso é só discurso, e ninguém tem q pagar pra ver. Tudo é performance. De um lado temos os conservadores hipócritas, de outro temos "progressistas" q dissimulam bem, assim como algumas feministas e jornalistas q tiram da reta.

    Responda
  12. José Cardoso

    Depende de como as perguntas são feitas. Se me perguntarem se sou a favor do aborto ou das drogas vou dizer que não. Mas se a pergunta for sobre a descriminalização do aborto ou das drogas sou a favor.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Perfeito. Tu tens discernimento. até se fosse contra a descriminalização terias pois entende a questão. O duro é quando a pessoa não entende o que lhe perguntam.

  13. Raymundo De Lima

    Um Brasil conservador ou reacionário? São conceitos diferentes. Chega a ser hilário vender a imagem de Brasil conservador para estrangeiros que vêm brasileiros andandos nús nas praias, carnaval com mulheres peladas, igrejas hipócritas, médicos charlatães que passam remédios falsos para Covid-19, programas obsenos de TV espetacularizando bandidagem (embora passando por moralista), políticos boca-suja conservadores e charlatães, eis nossa identidade de brasileiro conversador, reaça ou fascista?

    Responda
  14. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Impressionante como dar passos para trás é tão rápido e doloroso para quem pensa num mundo de seres realmente HUMANOS. É como se para andar à frente fosse numa estrada muito íngreme para o alto, enquanto os retrocessos são como descer ladeira.

    Responda
  15. Florentino Fernandes Junior

    Belissimo texto. Bem apresentado e convida a debates e controversias. Gol de placa Mariliz

    Responda
  16. Florentino Fernandes Junior

    Sou contra. Respeito quem pense o contrario. Tem o direito. Mas, qual a questao constitucional?

    Responda
  17. PAULO ROBERTO DA COSTA EULIGIO

    Na verdade é muito simplista reduzirmos a população a parcas dualidades como progressistas e conservadores. É muito mais complexo que isso. Mas de uma maneira geral, fica claro que o problema central é o caráter geral iliberal do brasileiro, ou seja, se eu não gosto, deveria ser proibido. Não à toa quando se fala em liberalismo no Brasil, só se pense no mote econômico deste pensamento, que na verdade é só uma parte.

    Responda
  18. Florentino Fernandes Junior

    Qual è a base constitucional do aborto? Das drogas?

    Responda
  19. Florentino Fernandes Junior

    A pergunta mais importante: o stf deve interferir contra a vontade da maioria absoluta?

    Responda
    1. vera lucia frayze david

      Sim. Não confunda democracia com ditadura da maioria, é um erro comum até em pessoas esclarecidas.

    2. paulo werner

      Sempre q a tal vontade não respeitar o acordo formal que une, limita e árbitra a coexistência de todas as vontades. Vc sabe disso, eu sei q vc sabe q eu sei q vc sabe. E nós sabemos que saber nunca foi suficiente, né?

  20. Marcos Barbosa

    Eu acredito plenamente que esses ditos progressistas na verdade são um bando de bozolistas disfarçados . Infelizmente,no campo progressista é um todo de nada ,temos muitos que até defendem governos militares que se dizem esquerdistas. A única coisa que eu queria é que esses ditos progressistas,mas que são bozolinos se apresentem ,e que assumam a verdade que votaram no presidente Lula por conveniência,talvez pela certeza de um bolsa família .

    Responda
  21. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Mas no geral é isso mesmo. Tim Maia tinha um pensamento q não vai passar pela moderação.

    Responda
  22. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Desculpa Mariliz mas se se sabe a visao politica do entrevistado a pesquisa vale menos do que se não soubessem .

    Responda
  23. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Triste verdade, Mariliz. Parabéns pela matéria. Outro ponto de encontro é que os dois grupos detestam pobres educados. O que é uma utopia, pois pobres educados deixam de ser pobres rapidamente. No Brasil colônia era proibido educar pobre. No Brasil de hoje educa-se pobremente. De 42 países da OCDE, o Brasil é o quadragésimo em investimentos em educação. Quem sabe nesse terceiro mandato, com cearenses na pasta de educação, as coisas mudam.

    Responda
  24. Berenice Gaspar de Gouveia

    É preciso separar progressista de eleitor do Lula. A outra opção é tão absurda e extremista, que afasta os conservadores com um mínimo de bom senso. A triste constatação é que a opinião pública se deixa levar por estigmas e preconceitos.

    Responda
  25. Thiago Cury Ribeiro da Silva

    Brasileiro: o povo cordial, alegre, preconceituoso e atrasado

    Responda
  26. Erica Luciana de Souza Silva

    Por aí a gente entende pq as viúvas do exército sempre terão o seu quinhão nas manifestações. Acompanhado delas, vem aqueles lemas Deus, pátria, família e blablabla. Fico imaginando a cara de Deus perante tudo isso.

    Responda
  27. João Carmo Vendramim

    É o que se dizia e agora mostrado na pesquisa. As igrejas, principalmente as evangélicas, imagino que sejam âncora do conservadorismo mais atroz, pois sabem que se a Pessoa escapar da caverna adeus privilégios e mamatas

    Responda
  28. marcos fernando dauner

    isso aqui é a casa da mãe joana .

    Responda
  29. Amarildo Caetano

    O povo em sua maioria vota na por causa de avanços sociais , quanto aos costumes sào conservadores sim .

    Responda
  30. Marcos Benassi

    Uai, Marilúcida, eu achei tudo muito certinho, muito recatado e do lar. A estatística descritiva, além de nos ajudar na sumarização do mundo, dá pistas até acerca do sobrenatural: não há de ser à toa que69% dos Bozoléicos desgosta-se do casamento guei. Isso daí é sutilíssimo: meianove, casório guei, pode não, onde é que essas bocas tão andando? Tá comprovado: se o STF proibir o meianove, cai 5O% da rejeição ao casamento guei, no minimo. guei sim, mas sem comunismo e semvergonheira de meianove!

    Responda
  31. leonardo vance

    No Brasil, até jornalistas são mitomaniacos. Valores de campos opostos andam de mãos dadas a caminho da mentira de que o PT é progressista.

    Responda
  32. Rodrigo Cabral

    E por ser assim a composição social do Brasil deve o STF interferir? Que lógica é essa? Esse é um papel do Congresso. Inegociável. Se os representantes e a própria sociedade não quer aprovar tais pautas, qual o direito do judiciário intervir?

    Responda
    1. Rodrigo Cabral

      Que o Congresso legisle. A Constituição não deve ser afrontada.

    2. Deborah Barbosa

      Casamento homoafetivo por exemplo. Gera direitos sucessórios, previdenciários, de planos de saúde etc para cidadãos que pagam impostos como todos os outros. Por preconceitos sociais e religiosos é justo que uma maioria imponha a uma minoria numérica que esta seja uma não-cidadã, que só tem deveres de trabalhar e pagar impostos mas sem direitos civis básicos? A função é do STF é ser contra-majoritária exatamente por situações assim. Direitos civis e humanos básicos não devem ser a la carte.

  33. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Conservamos a escravidão legal por quase quatrocentos anos e conheço gente, que se vê como esquerda, que torce o nariz para Pec das domésticas. Sim, somos uma sociedade conservadora.

    Responda
  34. RUI DE SOUZA

    Mariliz, estamos (nós simpatizantes ou militantes do PT, PSOL, PCdoB, MST, PCO...) numa luta politica terrível contra os nazifascistas brasileiros e você se apega a apenas uma pesquisa qualquer? Como já disse um leitor (ou vários), saia da bolha! Ah, adorava quando você escrevia no caderno de Esportes...

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      "luta terrível"... Que patético! Os militantes dos grupos mencionados costumam brigar entre eles... Que patético!

  35. Wilson Bazzani

    Se liga... narciso acha feio o que não é espelho. Se não concorda com voce, esta errado!

    Responda
  36. Alberto A Neto

    "O PT é uma galinha que cacareja para a esquerda, mas põe os ovos para a direita". (Leonel de Moura Brizola)

    Responda
  37. manuel flavio Vieira

    Embora eu seja conservador, com posições diferentes da Mariliz, eu a considero intelectualmente honesta. Eu já havia lido essa pesquisa e pensava que ela não fosse ser divulgada pela imprensa progressista. Embora ela tenha discordado do posicionamento de boa parte dos brasileiros entrevistados (que são uma amostra da sociedade), ela não escondeu.

    Responda
  38. Pedro Luis S C Rodrigues

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Erica Luciana de Souza Silva

      Não foi a colunista quem falou. Foi a pesquisa que apontou. Ela só passou os dados e os comentou.

  39. Maria Lopes

    I’m sos países mais atrasados das Américas, E nem comparo com o mundo desenvolvido.

    Responda
  40. Aderval Rossetto

    Somos cristãos, basicamente!

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Somos? Quem, cara-pálida?

    2. Marcos Benassi

      É por isso que eu faço uma defesa intransigente dos métodos Galileus de justiça, Aderval: todos pela voltando apredrejamento até a morte! Em caso de crime hediondo, mata com pancada de barra de ôro, muito cristão! Hahahah!

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Em certos aspectos nos aproximaos carinhosamente do fundamentalismo slâmico. O que Quando prefirimos uma criança órfão do que ter uma família gay que a adote, isso mostra muito de nosso conservadorismo, às vezes fantasiado de preocupação com a criança.

    4. Maria Lopes

      A Espanha, Argentina, Colômbia, México, Estados Unidos, etc etc etc Todos de maioria cristã.

    5. Flavio Colker

      Paises cristãos legalizaram aborto, drogas e casamentos homoafetivos. O Brasil conta com judeus, budistas, adeptos do Candomblé, muçulmanos. "Somos" tudo isso e temos obrigação como sociedade em promover mais justiça e os direitos daqueles que ainda não foram assistidos.

  41. PAULA FARIA

    Artigo tendencioso e repleto de sofismas. Como se ser a favor do aborto fosse panaceia, ser a favor das drogas fosse resolver o problema da violência e como e se adoção de crianças por casais homoafetivos fosse acabar com os órfãos.

    Responda
    1. Leão Machado Neto

      Todas as questões que você abordou são complexas e de difícil execução, mas algo deve ser feito para minorar tais problemas. Não são só esses nossos problemas complicados: distribuição de renda, saúde, educação, saneamento básico, transporte, prostituição infantil, só para citar alguns, são todos bastante confusos e atribulados. Mas o quê fazer? Cruzar os braços ou tentar dar passos, ainda que tímidos, para reduzir tais questões? Qual a sua sugestão?

    2. Ricardo Arantes Martins

      Não vai resolver os problemas, mas ajuda. Tudo que ajuda já é alguma coisa, o duro é ficar na inércia que tanto assola as questões sociais. milhares de mulheres morrem todo ano por aborto mal feito, outras tantas ficam com sequelas físicas ou psicológicas por falta de assistência, algumas pessoas a menos que morressem pela violência já seria uma vitória e o Congresso seria útil se uma criança fosse adotada por um casal que lhe desse amor e educação.

  42. Jalcione Almeida

    Dois problemas a resolver: o que é progressista e o que é esquerda na pesquisa. Quem votou no Lula não necessariamente é de esquerda

    Responda
    1. neli faria

      Perfeito. Digitei meu voto,primeiro e segundo turnos, para lula pela primeira vez na vida: por minhas crianças da fauna e da flora e por bolsonaro ter sido terrivelmente mau presidente. Se ele, tivesse sido apenas mau presidente, como fora mau militar, teria anulado como fiz em dezoito. Lula e bolsonaro: dois oportunistas! E lula só pensa em si mesmo e em seu projeto pessoal de poder: elegeu bolsonaro em dezoito e seu seguidor em são Paulo: com o mesmo candidato.

    2. Ricardo Arantes Martins

      E quem é de esquerda no Brasil não é necessariamente progressista. Tem muito esquerdista aqui pagando sapo pra falsos socialistas sem qualquer probidade. Não vou falar de Lula para não levantar paixões, mas veja que o PT teve presa Sucessivamente toda sua cúpula foram 3presidentes (Gleise que se cuide), 2tesoureiros e 1secretario do Partido e 1líder de governo na camara paloci e 1líder de governo no senado e veja Confessos e mesmo assim dizem que nada houve. Tem dó.!

  43. neli faria

    Daqui a pouco o rebanho vai te atropelar com tecladas.Não pode apontar a realidade, e o rebanho, por não pensar.No Segundo turno, das eleições para prefeito de São Paulo, 2008.a propaganda do pt a mim me afigurou homofóbica. Anulei meu voto naquele segundo turno, no primeiro havia votado para o partido vereador e candidata a prefeita. Bem feito que perdeu!

    Responda
    1. neli faria

      Não foi a Marta, mas a Campanha . Não tinha o que dizer no segundo turno e apelou. Não me esqueço que o lula disse, outrora, que uma cidade gaúcha era polo exportador...! O pessoal enaltece lula , porque não pesquisa, e pesquisa, porque não sabe pensar.

    2. Leão Machado Neto

      Marta pisou na bola naquele episódio.

  44. Cleomar Ribeiro

    ... ' a população é isto!' ... Parece paradoxo mas é oxímoro!!

    Responda
  45. Ricardo Arantes Martins

    A questão está no que é ser progressista. Na europa ocidental, onde eles já tem garantias legais inclusão e bem estar social(objetivo final do Estado para mim) independente de quem vença as eleições. onde não mais se discute intervenção do Estado na Economia e que tem democracia ampla, saúde e educação de qualidade, lá ser progressista é ser Verde. Aqui ser hiperprogressista é ser Probo!. É revolucionário! e parte dos necessários socialistas ficam no negacionismo ou no roba mas faz. Muito atraso

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Veja Felipe, welfare é a tal da social democracia que prevalece na legislação e políticas públicas da Europa Ocidental. É um tipo de socialismo moderno que trabalha com o capitalismo que por ora é intransponível. Existem vários tipos de socialismo, assim como existem vários tipos de direitismo. Até de extrema direita existe o fascismo que não volta mais e ditaduras venais como as que o Coiso defende.

    2. Felipe Araújo Braga

      Você confunde Welfare State com Socialismo.

  46. Alberto A Neto

    "O PT é a esquerda que a direita gosta". (Leonel Brizola)

    Responda
    1. Cristofer Diego Beraldi Martins

      Quem disse isso foi o Prof. Darcy Ribeiro, o Brizola apenas citou.

  47. PAULO CURY

    É por estas e outras, da direita e da esquerda, que me solidarizo com carlota joaquina, ir embora, bater os sapatos para não levar nem im grão de areia A velha imperatriz estava certíssima, isto aqui não tem jeito..

    Responda
  48. PAULO CURY

    É por estas e outras, da direita e da esquerda, que me solidarizo com carlota joaquina, ir embora, bater os sapatos para não levar nem im grão de areia A velha imperatriz estava certíssima, isto aqui não tem jeito..

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.