Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Das 10 melhores universidades da América Latina, três são paulistas. Isso é fruto da autonomia universitária. Olhem isso de perto. Esse modelo deveria ser copiado em todos os níveis da educação. Deveria ser um projeto de estado e não de governo. O maior patrimônio de um país é seu povo e esse povo brilha com educação séria e acessível.

    Responda
    1. Carlos Mello

      Concordo em parte. A maior diferença é que SP é disparado o mais rico do país e a constituição do estado garante percentual fixo do ICMS. No âmbito federal depende muito do governo de plantão e nada é garantido. Infelizmente.

  2. LUIZ LEAL

    Observa-se que todas as melhores avaliadas são públicas. A única particular aparece em 17º. Isso nos obriga a refletir sobre o liberalismo desenfreado que prega(va) a total privatização. Lembrando que nos últimos anos foram autorizadas novas vagas particulares a rodo e houve a concentração em meia dúzia de grupos poderosos, com ações em bolsa. E a qualidade?

    Responda
  3. Felipe Araújo Braga

    Temos potencial. Precisaríamos de uma expansão do sistema público estadual e federal de educação superior, que leve em conta qualidade e eficiência do gasto, que no mínimo dobrasse o número de alunos atendidos. Isso ajudaria muito na modernização de nossa economia e na produtividade. Só 20% dos estudantes brasileiros chegam ao ensino superior, nos países desenvolvidos está acima de 40%.

    Responda