Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ROBERTO MATOS

    Título com termos totalmente desnecessários e com forte viés racista. Tire a tendência racista que a Sra colocou e pode ser que se aproveite alguma ideia, pois afastou quem poderia lê-lo. Colocações assim só desagregam.

    Responda
  2. ISAIAS PASCOAL

    Que exagero! A autora dá impressão de um racismo sistemático negando ao negro representação política. Pode até ser q um ou outro pense assim. No geral, não. São estratégias de campanha em razão do nosso sistema eleitoral. Onde há negro e mulher c viabilidade eleitoral, o partido lhes destina maiores recursos. Há inúmeros exemplos disso em todas as eleições!

    Responda
    1. ISAIAS PASCOAL

      Impressiona a facilidade de ofender os outros q discordam da opinião “sacrossanta”, como fez o Sucram logo abaixo comigo. P ele eu sou racista, misógino etc. só pq discordei do exagero q acho haver no posicionamento da autora. Muito ódio na alma… não pode. Tem de estar aberto a ouvir!

    2. Sucram Onateac Onatec

      Vc é branco! É racista, machista e misógino, tenho certeza. A sua opinião padece de racismo estrutural, mas não sabe disso, é um desinformado, elitizado!

  3. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Não gosto dessas "divisões", mas, pelos comentários, acho que a autora tem razão.

    Responda
  4. José Augusto Bernabé

    É o reflexo e reação ao "Racismo Reverso", vivencio isso dentro da minha própria Família, pois sou, como fala a Lei Pardo. Não adianta espernear, o Negro não gosta dos Brancos e não é só sobre esse papo de Escravidão não, a solução seria, como falava minha Avó branca e meu Avô negro, misturar todo mundo, assim nasceria uma nova Raça mestiça e sem preconceitos.

    Responda
  5. José Cardoso

    Em vez de se insurgir contra esse absurdo de destinar dinheiro dos contribuintes (em grande parte os mais pobres) para financiar campanha de políticos, a colunista protesta pela exclusão do botim para sua curriola. Não dá para levar a sério.

    Responda
  6. Felipe Araújo Braga

    Não gosto do discurso da autora, é sempre no sentido de dividir as pessoas: meu pai é branco, minha mãe negra, namoro uma pessoa branca, sendo que sou pardo. Ou seja, na minha família as pessoas estão o tempo todo disputando espaço, não há espaço para o amor? Todos somos humanos, isso me parece discurso de ódio.

    Responda
  7. Luciano Ferreira Gabriel

    1.2 A PEC da Anistia é assinada por brancos, pretos e pardos do PL, PT, PSD, Republicanos, PV, Podemos, MDB, PP, PSB, PSDB, Avante, União Brasil, etc. É uma PEC totalmente patrimonialista e fisiológico em amplo espectro político, infelizmente. A autora do artigo tenta criar a impressão de que essa PEC é essencialmente supremacista. Essa é mais uma grande falácia do tribalismo identitário deste jornal.

    Responda
    1. Jaasiel Araujo Nascimento

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Antonio Araújo

      Tribalismo identitário foi porreta!

  8. Luciano Ferreira Gabriel

    2.2. Invés de centrarem críticas (autora incluída) ao apoio de lideranças do PT (i.e., governo) a favor dessa autoindulgência cínica com a dita PEC, preferem contrapor de forma genérica a ideia de que há um mundo branco em desespero (sic) porque podem perder financiamento dos fundos eleitorais. Seria isso medo de perderem alguma boquinha (sic) para algum negro à lá Hélio Lopes, Sérgio Camargo um Fernado Holiday da vida??

    Responda
  9. Wilson Bazzani

    E não só a onda negra, mas a onda LGBT etc e tal, onda feminista. Esta dificil manter igualdade. Leis especificas e quotas.

    Responda
  10. Ricardo Arantes Martins

    Perfeita a matéria. O desrespeito tem sido sistemático. Esta é a terceira PEC consecutiva com o mesmo mote. Na eleição de2018fizeram a PEC da anistia e após, nas municipais fizeram outra. é que os partidos não repassavam a cota de verbas para as mulheres. dai o STF determinou cotas de verbas a negros também o que não foi respeitado nessa eleição e um dos articuladores é o líder do governo, dep. Jose Guimarães PT CE (famoso dólar na cueca) e outro é o líder do PL.

    Responda
  11. Maria Bethania Malato

    Penso minha irmã que você é uma das exceções que luta contra a opressão e a desigualdade dos negros no Brasil. A maioria faz de conta que não vê quando é espoliada dos seus direitos para se manter em paz com os brancos e acha que qualquer cargo que lhe oferecem é uma grande honraria, tão agradecidos ficam. Todos sabem o cargo para o qual Lula indicou uma negra a fim de sustar os protestos contra a recusa de etntregar uma cadeira do STF para uma jurista negra. Obrigada senhorzinho.

    Responda
  12. Augusto Colombo Junior

    Esqueceu de mencionar que o PT e as esquerdas, com excessão do PSOL e do Novo, junto com a direita e Centrão, votaram a favor.

    Responda
  13. Lucas Alves dos Santos

    Tá, mas é no governo de quem que isso está sendo feito? Não tem governo? Ano passado governo tinha nome né?

    Responda