Vinícius Torres Freire > Brasil rico viaja para Buenos Aires e desdenha colapso da Argentina Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alberto A Neto

    Até o FMI dá sinais de que não há como evitar uma moratória negociada, mais uma, para evitar o default unilateral argentino. Até Martin Wolf admite que não há como socorrer a Argentina com investimento privado, tão cedo e nem mais tarde. Os ciclos de crise sistêmica no metabolismo do capital global eram de 60 anos, desde o século retrasado. Agora encurtaram. 1973, 1982, 1994, 1998, 2008 e, agora, já mais uma aponta no horizonte com o volume das dívidas expandido demasiado nos últimos 15 anos.

    Responda
  2. Maria Lopes

    Ouvi de argentinos que eles ficam bem satisfeitos com a quantidade de brasileiros por lá, movimentam a economia e ajudam empregos.

    Responda
  3. Leonardo Trindade

    Vinícius "descobrindo" hoje que os amigos ricos dele gostam de explorar a miséria alheia...

    Responda
  4. Luís Cláudio Marchesi

    O FMI já cansou de socrrer a Argentina. A insolvência vai descambar no calote geral argentino. Seja qual for o próximo presidente. A ver!

    Responda
  5. Edailson Monteiro Rodrigues

    Os ricos do Brasil vão pra Paris, pra Argentina vai o brasileiro que acha que é rico.

    Responda
    1. Luiz Gomes

      Noutros tempos, agora vao a Miami

  6. renato bianco junior

    Com esse rombo da gastança desse governo cleptocrata estamos caminhando a passos largos para nos juntarmos a los hermanos para juntos dançarmos o grande tango da desgraça, é só uma questão de tempo !!!

    Responda
    1. Marco Túlio Cordeiro

      Renato, o Bozo já foi defenestrado de Brasília! Realmente, ele tentou infatigavelmente nos igualar aos nossos vizinhos. Mais um mandato e teria conseguido!

    2. Dionisio DeBarros

      Como? O desgoverno bosonaro ja acabou. Precisa se atualizar. Ainda esta vivendo em 2022.

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Tal qual o anterior, e aquele que o antecedeu, o de antes ainda, e os de outrora.

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Tal qual o anterior, e aquele que o antecedeu, o de antes ainda, e os de outrora.

    5. marcos fernando dauner

      bacana foi o desgoverno do turista motoqueiro fujão, autodenominado imbroxável e não coveiro ! . deixou somente setecentos mil mortos !

  7. Gilberto Rosa

    Divertido, Vinícius errou tanto as previsões catastróficas do Brasil de Lula que agora resolveu dar pitacos de entendido de Argentina.

    Responda
    1. Juliano Danilo

      Nos quais apenas tergiversou.

    2. Gilberto Rosa

      Ary, não deve ser fácil torcer contra si mesmo para tentar provar que o monstro das joias e dos 700 era melhor. Por sorte pra nós dois, tua torcida tá dando errado e assim continuará.

    3. ARY OLIVEIRA

      Calma Braga, o governo lulaIII ainda está só começando, tem muita coisa pá piorar ainda, infelizmente

  8. Augusto Colombo Junior

    A Argentina está nesse buraco graças às administrações da esquerda.

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Putz....mexi num vespeiro. Kkk Tá bom, vamos lá: a Argentina esta quebrada por causa da esquerda e da direita. Fixou melhor?

    2. Marcos A T Garcia

      Vão botar um da direita para terminar de acabar.

    3. alessandra alves florentino

      Lamentável um comentário como esse. A não ser que Alfonsín, Menem, Fernando de La Rua, Duhalde e Rodrigues Saa sejam esquerdistas. Ou que a situação em 2000/01 que causa efeitos até hj não tenha sido causada pelos governantes de então.

    4. Gilberto Rosa

      Precisa estudar, Menen que quebrou Argentina com 10 anos de governo e Macri, que fechou acordo com urubus de fundos trilionários e FMI, não eram de esquerda.

    5. marcos fernando dauner

      Vá estudar, colega ! A Argentina está quebrada desde a Segunda Guerra Mundial .

    6. Luiz Gomes

      Eh nao, meu caro, vc eh bem desinformado, a administracao anterior era do Macri e foi um desastre igual e era de DIREITA. Espero q os hermanos sejam mais inteligentes q nos e nao se deixem administrar por lu na ti co da extrema direita, como nos fomos.

    7. Gilmar Maghenzani

      Primeiro e antes de dizer bobagens procure saber

  9. DAVID ZUGMAN

    Um artigo idiota. Bobagem FSP. Cada dia pior.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Pode elaborar, porque idiota?

  10. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    Crises profundas assim costumam abrir as portas para o surgimento de um líder autoritário populista. As pessoas passam a acreditar que um autocrata poderoso e antissistema, geralmente ligado a militares e à igreja, pode resolver essa parada aí... a ca-dela do fascismo está sempre no cio...

    Responda
  11. PAULA FARIA

    Brasil? Rico? Kkk

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Tbm tinha achado que era o Brasil e não os ricos só depois que eu li é que percebi o erro

  12. marcos fernando dauner

    Brasileiros tripudiando os argentinos é tremenda besteira . Estamos no mesmo barco . Um país depende do outro . O comércio bilateral é muito importante para ambos os lados. Essa rixa ARG x BRA deveria ficar limitada ao ultrapassado gavião urubueno e seu Boca Juniors x urubus cariocas !

    Responda
    1. ARY OLIVEIRA

      Os urubus não tão com essa bola toda

  13. Rafael Alves Albuquerque

    é a cara de brasileiro rico fazer isso mesmo, assim como fazem a pobreza pátria, desdenham, eles só sabem desdenhar

    Responda
    1. Rafael Alves Albuquerque

      *assim como fazem COM a pobreza de sua pátria

  14. Alcides Castro

    Lamento. Desconheço o aspecto técnico da economia e penso no sofrimento da população.

    Responda
  15. José Cardoso

    A Argentina, como o império otomano do fim do século 19, é o 'homem doente' da América do Sul.

    Responda
  16. José Augusto Bernabé

    Nem a Ditadura resolveu a desgraça do Peronismo por lá junto com a beatificação da Evita Perón, ainda bem que por aqui o Lulismo com certeza acaba junto com o seu Líder e a primeira Dama atual está bem longe de uma Evita Perón. "E la Nave Vá".

    Responda
  17. Gustavo Ferreira

    É um belo exemplo como políticas populistas e líderes que só se preocupam com a religião política, no caso aí esquerdistas, podem levar um país à bancarrota. Lembrem disso antes de criticar o presidente do BC, que faz um excelente trabalho por aqui.

    Responda
    1. Marco Túlio Cordeiro

      Gustavão, tu precisas se informar melhor! Que esquerda Argentina foi essa? E o Bob Fields Neto está fazendo um excelente trabalho pra quem?

    2. Gilberto Rosa

      Precisa estudar, Menen que quebrou Argentina com 10 anos de governo e Macri, que fechou acordo com urubus de fundos trilionários e FMI, não eram de esquerda.

    3. Gilmar Maghenzani

      Se vc elogia um anti brasileiro é pq vc é igual a ele

  18. Paulo Sales

    Não é só moeda desvaloriza e inflamação que deixa o povo pobre.

    Responda
  19. Celia Regina Resende

    Eu perguntaria ao donos de restaurantes, gerentes de hotéis, gestares de vinícolas argentinos se eles abrem mão do turismo de desdenho tupiniquim. Creio que não… o Brasil é o paraíso de moeda fraca dos turistas chineses, europeus e etc… o mundo é cruel, Vinicius.

    Responda
  20. CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA ANDRADE

    Assim como no caso do Rio de Janeiro, os problemas argentinos são estruturais e profundos, de modo que não vejo qualquer saída para a encalacrada em que se meteram. O povo lá simplesmente NÃO CONFIA na própria moeda, após décadas de inflação, hiperinflação, calotes e planos mirabolantes. "Aaah, vamos dolarizar então". Como? Para dolarizar, ou se tem dólares suficientes para adoção como meio circulante (como fez El Salvador), ou para moeda de lastro (como fez o Equador).

    Responda
    1. CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA ANDRADE

      Prosseguindo, a Argentina não tem dólares nem pra pagar as próximas parcelas de suas dívidas, e tampouco é um país pequeno como os dois que eu citei - o que facilitaria o processo de dolarização (ela tem mais de 40 milhões de habitantes, equivalente a uma Espanha). Qual a solução? Não faço ideia. Desconfio que ninguém mais tenha ideia também.

  21. Gilberto Rosa

    Desdenha? Coisa mais baixa, quem faz isto é o Vinícius na coluna, brasileiro viaja para curtir a Argentina e não desdenhar. Classe média vai a Argentina, assim como os Argentinos são os estrangeiros que mais visitam o Brasil, papo furado.

    Responda
  22. Pery Pedro

    É a crença da esquerda: o estado não vai falir, podemos gastar quanto quisermos. Se a conta não fechar, aumentamos os impostos dos ricos e elas fecham. O papel do estado é transferir $ do explorador (empresário rico) para o explorado (funcionário pobre). É a base da Nova Matriz econômica. A diferença entre nós talvez seja um impeachment da Dilma. Uma lei do teto a menos. Um plano Real a menos. Aqui a irresponsabilidade fiscal não tem apoio. Assim que estes irrsponsáveis forem embora, ela volta.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Não tem nada com a esquerda meu caro o governo Lula de 2003 a 2010 foram os melhores da história, e se vc não concordar é pq está na terra plana

  23. Gilberto Rosa

    Venezuela foi o país que mais cresceu, mais de 15. Se o Vinícius ao invés de falar de Colômbia e Chile comparece o governo do Guedes e do monstro com o crescimento da Venezuela, ia ter gente pulando pela janela. Números tem que tratar com cuidado, Vinícius é um malabarista de números, mistura conforme interesses.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Fernandes, Brasil, ame ou deixe-o é coisa de fascista bolsonarista, coisa baixa. Cuidado com essas frases de Hitler e Mussolini, pega mal. Também podia falar que se gosta do Brasil vai morar na Rocinha.

    2. Gilberto Rosa

      Ferreira e Fernandes, dava um bom nome de dupla sertaneja, vocês não entenderam, não acho que Venezuela está bem, usei apenas como parâmetro de manipulação pra mentes rasas.

    3. Gustavo Ferreira

      Claro né. Pensa um pouco, se alguém está no buraco financeiro qualquer ajuste que seja na sua receita é uma alta porcentagem, certo? Na Venezuela as notícias são de pessoas abaixo do peso por fome, é uma espécie de etiópia com petróleo.

    4. Ricardo Fernandes

      Se a Venezuela é essa maravilha toda, o que está ainda fazendo aqui?

  24. Angelo Batista Goulart

    A Belle Époque , que viveu a Argentina sendo considerada como o Pais mais europeu da America, e tendo como modelo e aliados o Império Britânico . A extrema direita com o General Uriburu 1930, atrasou a percepção de que os Hermanos eram um pais latino Americano, periférico e explorado !, Tá ai , seis golpes militares ,dependência cruel do FMI, a pobreza aumentando sobre a população, País insolvente , a luz no fim do túnel chegou (BRICS).

    Responda
  25. max ribas

    "Ainda com um nível de vida melhor que o Brasil" pode ser traduzido em linguagem honesta, no seguinte: a renda par capita dos argentinos é quase o dobro da renda per capita brasileira. Ou seja: por pior que seja a crise por lá, os caras comem mais carne, bebem mais vinho e vivem muito, muito melhor que nós brasileiros. Às vezes é importante fazer um jornalismo honesto.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Pery, você quer desconsiderar estatísticas de institutos pra usar a tua percepção isolada como parâmetro? Caramba, tá sempre alto este pedestal de sabedoria.

    2. Graciela Carvalho

      Sim, isso é absolutamente verdadeiro. Você verifica na Argentina que uma família de classe média pode ter uma vida melhor que a que teria no Brasil em termos de educação, saúde pública, seguranca, alimentação, lazer etc. E isso no meio de uma forte crise econômica, aprofundada no governo Macri.

    3. Pery Pedro

      Da um pulo la, volta e me liga. A renda per capta é em dolare e estas estatísticas ficam desconfiguradas em épocas de hiperinflação. Eles tem uma diferença entre o dolar usado para as estatísticas (o oficial) e o que realmente se pode comprar (O Blue). Se você tiver minha idade, vai se lembrar da época em que dolarizamos nossa economia. Mu baile de formatura do colegial, em 93, foi negociado em dólar. A diferença deles para nós é uma narrativa. Por sorte, a nossfoi melhor.

  26. Alexandre Gonçalves da Silva

    E a Extrema Direita pagando para ver o Milei ocupando a casa rosada. O lema deles deveria ser "Quanto pior, melhor".

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Sera que ainda ha espaço para piorar?

  27. David Waisman

    Parei de ler na primeira linha: "brasileiro rico viaja para Buenos Aires...". Que preconceituoso! E fora da realidade: quem está se dando bem é o turista brasileiro com pouco dinheiro, que antes só ia até Gramado (por exemplo, minha fisioterapeuta recém-casada e morando de aluguel em quitinete). E foi esperta, aproveitou e foi além de Buenos Aires, ao norte que os brasileiros desconhecem.

    Responda
  28. antonio brito

    Como usual nessa folha, a manchete, provocativa, não tem nada a ver com o conteúdo. Quem faz turismo na Argentina não é rico. A grande maioria é classe média que faz a primeira viagem internacional

    Responda
  29. Aderval Rossetto

    Aqui o rico do sudeste explora os pobres do interior ou nordeste!

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Agora fazer turismo significa explorar. Imagina o que seria do Nordeste de nao houvesse turistas, seja do sul, srja do resto do mundo. Ficar nessa de nos contra eles eh tudo o que os petralhas querem.

  30. PAULO CURY

    como pode um pais ter tantos problemas econômicos e ainda ter um nível de vida médio melhor do que o do Brasil, So muita desigualdade e incompetência da esquerda e direita no brasil

    Responda
  31. Johel Souza Filho

    Faltou falar o mais importante: como se chegou nisso.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Menen quebrou Argentina com 10 anos de governo, apoiado pela Folha e Globo bilionária deles, depois Macri, que fechou acordo com urubus de fundos trilionários e FMI.

    2. Vilson Buss

      Sem noção , título já induz a inverdades… , não citou anos de corrupção e populismo….

  32. Pedro Luis S C Rodrigues

    O colunista não gosta, mas o que o Chile e a Colombia, paises de longe com o melhor desempenho economico na AL nas ultimas décadas, têm em comum? O fato de que ambos, a despeito dos atuais governos, nunca se entregaram as maluquices economicasdas esquerdas corporativas da região. Sempre foram mais liberais; economicamente

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Goldman, PSDB não é de esquerda, entregou o Brasil quebrado, pedindo grana ao FMI, sem reservas com dólar explodindo depois das privatizações. Dá uma lida no livro privataria, pra ver o que foi feito com FHC, Serra e Dantas. Só como exemplo, a vale foi privatizada por 3bi, tendo 100bi de reservas.

    2. Gilberto Rosa

      Branco, não sou fâ da Venezuela não, só gosto de usar a Venezuela para deixar loucos os adoradores de números selecionados. Quem lê a Folha sem crítica, pensa como o bilionário banqueiro dono quer.

    3. Vinicius Branco

      Esse Gilberto parece ser fã incondicional do Maduro, Cristina e afins.

    4. Gilberto Rosa

      Venezuela cresceu 15.

    5. Gilberto Rosa

      Venezuela cresceu mais, 5, e dai? Vai dizer que devemos seguir Maduro? Pegar o crescimento do Chile e Colômbia, comparar com o de Bolsonaro e Guedes, o liberal, para justo dizer que o liberal funciona, dio santo. O Chile teve uma gigante crise, com mortos em protestos, pessoas de idade tirando a vida em um sistema liberal injusto.

    6. Claudio Goldman

      Generalizar "as esquerdas" virou moda... O PSDB fez o Plano Real, muito bem sucedido e as privatizações. Também não podemos dizer que o PT tenha errado em tudo na economia, apesar da corrupção. O fato é que o Brasil tem problemas estruturais que nunca se resolvem, exemplos: a perda de competitividade na indústria, a falta de saneamento básico, o mal desempenho na educação...

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.