Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mara Passos

    Abacatão grandão cortado ao meio com limão e açúcar. É bão, viu.

    Responda
  2. Regina Célia Baldin

    Isso sem contar que, para mim, o "nosso" abacate dá de dez a zero no avocado. Temos um fruto/legume mais adocicado, cremoso e...delicioso, além de baratíssimo.

    Responda
  3. luiz augusto guimaraes vilela

    Gosto do abacate grandão, do de casca fina e do de casca grossa. Avocado tem textura legal pra comer puro, só com açúcar. E guacamole é bem legal; mas enjoa comer o tempo todo. Com leite, sempre dispensei, desde pequeno. Se o Marcão não estiver zoando, esta coisa de consumir muita água é problema dos agricultores e órgãos públicos do setor. Se o tráfico viu aí oportunidade de negócio, abacates não tem nada com isto. Não vou sair de casa pra ir em restaurante especializado em pão com abacate.

    Responda
  4. ADRIANA SILVA RIBEIRO

    Adorei o texto! Com uma ironia elegante mostra como até nosso paladar pode ser influenciado por moda, e como nossas tradições alimentares podem ser contaminadas por questões que, definitivamente, não nos pertencem.

    Responda
  5. Karina Kanazawa Rienzo

    Não sei porque perco tempo lendo comentarista de matéria de jornal… toda vez me arrependo de ler tanta tolice. Certo estava o Clovis Rossi, que solenemente ignorava as mensagens dos leitores.

    Responda
  6. RAPHA SILVA

    Pra que esse artigo? Alguém explica.

    Responda
    1. Edison DeOliveira

      A sua pergunta ja' o justifica kkk

  7. Gregorio Amarante

    Pena ninguem entendeu o seu texto.

    Responda
  8. LUTHERO MAYNARD

    É difícil encontrar um texto tão mal escrito como este. O autor simplesmente não sabe escrever com um mínimo de objetividade e concisão. Lamentável.

    Responda
  9. Alexandre Cunha

    Quem escreveu não entende nada de abacate

    Responda
  10. ROBERTO GENERALI BURGESS

    Até agora eu não entendi de que forma o avocato ameaça a nossa deliciosa vitamina de abacate rsrsrs Mas, blz...

    Responda
  11. antonio mantovani neto

    Texto que fala muito e não diz nada.

    Responda
  12. Monica Rodrigues

    no final fiquei esperando o texto começar...

    Responda
  13. Marcelo Galvao de Oliveira

    Texto típico de quem paga vinte e quatro reais o quilo do arroz produzido pela organização que gosta de invadir propriedade alheia. A parte boa é que são muito divertidos quando falam sério.

    Responda
    1. RENATO GOLDENBERG

      Patrulhando e lacrando, hein?

  14. Júlio Pedrosa

    Adoro abacate, que eu consumo de três formas: 1. creme de abacate; 2. vitamina (só de abacate ou com outras frutas); 3. com açúcar (corto o abacate, ponho uma generosa colher de sopa de açúcar na cavidade da semente e devoro tudo às colheradas, usando a meia casca como cuia ou tigela!). O resto eu dispenso. Bom apetite!

    Responda
  15. Maria Isabella Almeida

    Abacate é sempre bom! Doce ou salgado. E dá pra fazer um deliciso toast com o nosso abacate que nasce até nas praças de SP. Não precisa ser o pretensioso Avocado. A gourmetizacao da culinária cria necessidades pra vender produtos desnecessários.

    Responda
  16. PETER MAURICE ERNA CLAESSENS

    Li duas vezes, e ainda não entendi como o ‘avocado toast’ ameaça o consumo de abacate. Será que alguém deixa a vitamina de abacate de lado para comer um ‘avocado toast’? Aliás, comer avocado não é modinha, eu comia em “país ocidental” já décadas atrás, com um tipo de maionese de kani com ovo, bem longe de yuppies e Hollywood. Ficou popular na época que falaram que ía morrer de infarto se não comia avocado e salmão.

    Responda
  17. Gabriela Barbosa

    E a gente que nem tava pensando nisso…..

    Responda
  18. SANDRA PISTOR

    Maravilhoso!

    Responda
  19. Marçal Ruggiero

    Sinal dos tempos, em que o mundo se divide em seguidos e seguidores. Estes últimos, já perdendo o pouco de capacidade cognitiva que lhes restava. E os primeiros, fazendo mal uso do mínimo que ainda lhes resta.

    Responda
  20. Maria Helena Chagas

    Sou da geração da vitamina de abacate, mas me fazia mal a combinação com leite e açúcar. Depois de adulta descobri que dá pra comer abacate puro só com umas gotas de limão. Sem complicação.

    Responda
    1. Edison DeOliveira

      Aleluiah!!!

    2. Anna Amélia Meule

      eu tb. como assim.

    3. Mauro Tadeu Almeida Moraes

      Também gosto !

  21. Marcos Benassi

    Eu, hein, Marcão? A mim, não ameaça em nada. Pelo contrário, ameaçado - e caído em desgraça - foi um enorme abacateiro que aqui havia, última árvore do terreno, que bombardeava o telhado de dois vizinhos (encontrava-se justo numa quina) com seus petardos e, não bastasse, soltava também grossos galhos. Dançou, né? Meu seguro não cobria queda de árvore no telhado de vizinho. Agora, o abacateiro d um outro vizinho se derrama sobre mim, generoso. O telhado é meu e não reclamo: pode mandar abacate.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, cara Anna, eu "assassinei" com dor, mas nem foi a única: uma outra, também muito alta, certo dia amanheceu inclinada por sobre uma edícula de um terceiro vizinho: se numa noite derriçou 15graus, cumé que vou deixá-la continuar? E se ela resolver cair quando houver gente debaixo? Morar na roça, com um monte de árvores e com vizinhos de terreno, é isso, tem hora que é osso. E um generoso abacateiro inda é mais triste pelas frutas, né? Bombardeiro profissa!

    2. Anna Amélia Meule

      Infelizmente eu também tive de 'assassinar' uma árvore daqui de casa, justamente porque ela invadiu pelo muro o quintal do vizinho. Mas esse quase não reclamava. Era a outra vizinha do lado oposto que não gostava nada da sombra que fazia nas suas rosas e dos tantos gatos que subiam na árvore incomodando os cães todos da rua. Sucumbi aos apelos da vizinha. Adeus árvore. Espero que o karma de matar uma árvore seja meio leve. :)

  22. Joaquim Rosa

    Como abate todos os dias, puro, em tabletes. Quacamole, eca! Que no jo!

    Responda
  23. Aderval Rossetto

    Seu mundo é pequeno, em tempo e tamanho! Há mais de quarenta anos meu contemporâneo grande amigo de Esalq peruano só comia abacate com sal aqui no Brasil. Salada ou na frigideira, similar ao que acha novidade.

    Responda
  24. Marcelo Galvao de Oliveira

    Mais um patrulhamento típico dos eleitores do ex morador do Airbnb de Curitiba. Adoram dizer o que os outros devem fazer, falar, pensar e, agora, comer.

    Responda
    1. Edison DeOliveira

      Ao menos não forçaram ninguém a se hospedar num airbnb de Curitiba, via um travesty de justiça no melhor estilo mafioso, por não concordarem com sua linha de pensamento.

    2. RENATO GOLDENBERG

      Não é bem surpresa, mas o cara critica patrulha e lacração fazendo o quê? Exatamente patrulha e lacração... com o agravante de ser agressivo.

    3. Marcelo Galvao de Oliveira

      E lá veio mais um representante da Lacrolândia comprovar minha tese. Simplesmente não se controlam e compulsivamente se consideram um guerreiro da justiça social e ditam regras para outros. Seres que pensam ser superiores e vieram para nos ensinar. São muito divertidos quando falam sério.

    4. Marcos Benassi

      Iço! Quando for comprar seu bife, exija que provenha de desmatamento e tenha sido abatido clandestinamente. É açin que se faz sidadanya.

  25. Vito Algirdas Sukys

    A convivência internacional vai alterando as tradições culturais. Um amigo brasileiro aprendeu espanhol e foi trabalhar no México por dois anos. Era adepto da vitamina de abacate com açúcar em SP maior produtor do país. Casou-se com uma mexicana. Na festa em SP guacamole com salsinha e pimenta dedo-de-moça, adaptação brasileira. Abacate com mel ao invés do açúcar. A mexicana disse que os índios mexicanos tem cabelos fortes devido aos nutrientes do abacate. Farmaceuticas usam o princípio ativo.

    Responda
  26. Carlos Fernando de Souza Braga

    Impressionante a quantidade de pessoas que não sabem ler e interpretar um texto.

    Responda
    1. Luis Gomes

      Concordo

  27. Fabio Reis

    Excelente texto ! Parabéns ! Leve, inteligente e provocante.

    Responda
  28. Luiz Candido Borges

    Recomendo a todos a série "Rotten" na Netflix. Nesta há um episódio, "A Guerra do Abacate" que mostra muito bem como um alimento tradicional no México se tornou uma verdadeira praga devido ao controle da produção pela bandidagem após o "avocado" ter se tornado moda no Ocidente. Esta praga se estendeu a outros países, como o Chile, onde a água é negada aos agricultores para enriquecer os plantadores de "avocado".

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Em tempo: fiz uma breve pesquisa e confirmei: "palta"é mesmo o nome dado a um tipo de abacate que está bem próximo do "avocado" mexicano; e, mais importante, há mesmo grave crise hídrica provocada pela enorme expansão do plantio deste produto voltado para a exportação - para os EUA, naturalmente. Ah! Fui ao Chile no último ano, mas não comi nenhum prato com "palta". Fica para a próxima!

    2. Luiz Candido Borges

      Angela, admito que minha única fonte de informação a respeito do "avocado" no Chile foi o referido episódio de "Rotten", que, se tiver sido mentiroso, foi uma mentira muito bem feita... Mas talvez "palta" seja o nome dado ao "meu" avocado no Chile. Por favor, veja o episódio e retorne aqui para revisitar a sua opinião.

    3. Angela Mosna

      Sr.Luiz Candido Borges :No Chile não existe "praga" nenhuma de avocado, a região central do Chile produz o fruto chamado "Palta " ,faz décadas ,antes que se conheceram os "carteis" de narcotráfico ,já se produzia e consumia a Palta. Ninguém conhece seu "avocado" no Chile. Se algum dia viajar ,lhe recomendo pedir num restaurante qualquer sanduiche com Palta.

    4. Luiz Candido Borges

      O "avocado" ainda não matou a vitamina de abacate, mas da maneira que os brasileiros das grandes cidades copiam todo e qualquer modismo vindo dos "states" e adjacências, realmente periga o velho e bom abacate, grande, barato, servido doce, desaparecer para dar lugar ao "avocado" pequeno, caro, servido como determinado lá fora. Em tempo: adoro um guacamole, mas o faço com o nosso abacate mesmo...

  29. Ricardo Lobo

    Prezado Marcos, se você queria aparecer com essa matéria pseudo surrealista, não deu muito certo não viu. Prefiro Salvador Dali.

    Responda
    1. Celia Moura

      Tanto deu certo, que são quase 60 comentários...

  30. David Dinhani Junior

    Essa é nova: abacateiros causarem desmatamento!!! Ridículo. O autor precisa se informar melhor sobre produtos sustentáveis. A soja e o boi, quem causa mais desmatamento?? Nenhum dos dois, e sim os consumidores de drogas que enriquecem traficantes que, por sua vez, lavam o dinheiro com comércio o legal de madeira e ouro.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, David, 'brigado! A partir de hoje vou voltar a comer carne e abacate, sem dó nem piedade. E vou plantar epadu e refinar minha própria cocaína, mesmo com risco de explosão. Quanto à soja, não faço questão, deixa pra porco de chinês.

    2. Flavio Silva

      Ele tá falando a respeito da produção do abacate no México, caro David! Por lá a importância do abacate na economia superou a do petróleo na balança comercial, vide a demanda americana. Não a toa despertou a cobiça dos cartéis do tráfico, que expropriaram as terras dos produtores antigos e começaram a desmatar também para expandir a produção.

    3. Mario Lima

      Bitcho, não percebeu que ele tá zoando? =)

  31. Lorenzo Frigerio

    Pondé na cozinha.

    Responda
  32. Maria Lopes

    Marcão, adoro sua colunas e concordo inteiramente com esta. Abacate batido com apercebe é um pouquinho de licor de Cássia para rematar. No Albamar, Rio. Nostalgia. Minha mãe comia aberto no meio, como se fosse um papaya, com Açucar. E tinha um pé de abacate no quintal. Mais nostalgia.

    Responda
  33. Anna Amélia Meule

    Esse sujeito é tão ridículo. Francamente não sei o que a FSP vê numa criatura dessas. Abacateiros não são sustentáveis, precisam de bastante água. Certo. Agora, rapaz, bruto, desculpe, da cozinha bruta, são necessários, vc sabe bem, 1782 litros de água para produzir um kilo de carne, churrasco, a comida dos ma-chos deste país. tosta de abacate ameaçar a batida de abacate? é sério? perdi o meu tempo lendo essa baboseira mais uma vez. tinha prometido nunca mais comentar aqui nesta pseudo-coluna.

    Responda
    1. Anna Amélia Meule

      Todos vocês têm todo o direito de me acharem chata, grossa, etc etc. Assim como têm todo o direito de escrever isto aqui, de sentirem as dores pelo rapaz da coluna. Não me ofendem,. E mais, vou continuar, ou talvez não, fazendo os meus comentários destinados ao colunista, somente.

    2. Sergio Dias

      Não comente mais, não fará falta.

    3. Regina da Silva Mariano

      O rapaz que é bruto???

    4. Fatima Pereira

      Rapaz, bruto, desculpe?? Uma coisa que não entendo é o costume que algumas pessoas tem de pedirem desculpas a priori para em seguida serem arrogantes e mandarem as piores grosserias. Desculpas antes pra quê, se a falta de educação é proposital?

    5. Aécio Cândido de Sousa

      Já eu acho uma das melhores colunas da Folha. Ele escreve com leveza, humor e sensibilidade. Enfim, com inteligência. Mas quando encontra leitores que não têm essas qualidades, fica difícil a comunicação. Em frente, Marcão!

    6. Maria Lopes

      Além de muito chata, vc é muito grosseira. Podia perfeitamente expressar seus azedume de uma forma mais polida. Isso também é sustentabilidade.

  34. Bruno Camacho

    "O abacate se encaixa como símbolo de um estilo de vida que prioriza comidas vegetais, naturais, nutritivas e m*tidas a b*sta." Se só as comidas "vegetais, naturais, nutritivas" fossem "m*tidas a b*sta", o mundo até poderia ter jeito.. Mas quando leio umas colunas aqui na Folha, perco as esperanças... (Por Maria José )

    Responda
  35. Flavio Colker

    Abacate salgado é ingrediente básico da comida mexicana. Cartel ou não cartel, come se abacate. É delicioso e nutritivo. Ponto.

    Responda
  36. Joao Pinheiro

    Na praça ao lado de minha casa há varios abacateiros e podemos nos fartar da fruta sem pagar absolutamente nada quando a natureza assim o permite. E eu adoro abacate. Principalmente, sob a forma de vitamina. Com adição de açúcar, é claro. Mas também aprecio como guacamole, porque curto a culinária mexicana. Mas não consigo chamar abacate de avocado de jeito nenhum. Acho muito pedante.

    Responda