Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Cleisson Moraes Bastos

    A ausência da ética intelectual,faz com que qualquer discurso bem fundamentado; der azos para o que temos de pior na história da humanidade.

    Responda
  2. Mario Garcia

    Essa prática de atacar o mensageiro e o jornal é patética. Não tem argumento, não gosta do que lê, virá a página e vai buscar o que fazer.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Não pode criticar o jornal? Por acaso algo ou alguém é neutro? Se criticarmos o viés do jornal você vai continuar dando chiliques?

  3. Rodrigo Costa

    Kuruzis, Demétrio... não pode ver um negro no poder que já quer dar xiliques de mimado?

    Responda
    1. Pery Pedro

      Perfeito. Se for n3gro, lgbtq+ ou mulh3r, não devemos julgar suas idéias, artigos e ações, e sim celebrar a diversidade. O articulista faz muito mal em articular. Deveria pedir um teste genético antes. Tem que alinhar com a narrativa. A realidade não importa mais.

  4. Adriana Da Silva Moreira

    Escreve como um renegado. A única coisa abjeta nesse âmbito é teu indisfarçável servilismo aos teus patrões

    Responda
  5. Adriana Rossi Alves

    Os Estados Unidos bombardearam o Iraque porisso a carnificina russa se justifica. Demétrio critica o Lula, porisso ele dever ser eliminado, ao menos do jornal. A Folha hospeda os textos do Demétrio, portanto deve ser desqualificada. Muita gente ainda propaga golpes contra a democracia.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Perfeito. Se for n3gro, lgbtq+ ou mulh3r, não devemos julgar suas idéias, artigos e ações, e sim celebrar a diversidade. O articulista faz muito mal em articular. Deveria pedir um teste genético antes. Tem que alinhar com a narrativa. A realidade não importa mais.

  6. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Essa inveja do Lula ainda mata o Demétrio.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      É uma constatação minha. Demétrio tem inveja do Lula, que vejo transparecer de muitos de seus artigos. É o argumento: a inveja.

    2. Henrique Hermida

      Argumento que é bom nada, né?

  7. José Roberto Politi

    O jornalista fez um esforço ilógico para tentar impor uma interpretação distópica ao texto do ministro Silvio Almeida. Faz uso de citações para tentar criar conexões irreais como quando usa um autor citado pelo ministro, em um contexto bastante claro, para induzir um paralelo entre Stalin e Putin e uma falsa defesa deste último pelo ministro. Lamentável que um profissional se preste a desmerecer sua profissão.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Perfeito. Se for n3gro, lgbtq+ ou mulh3r, não devemos julgar suas idéias, artigos e ações, e sim celebrar a diversidade. O articulista faz muito mal em articular. Deveria pedir um teste genético antes. Tem que alinhar com a narrativa. A realidade não importa mais.

    2. Mauricio de Oliveira e Silva

      Perfeito comentário. O problema de Demétrio é que ele pensa que é um cientista social. Além do mais não tolera a esquerda democrática principalmente quando ela está no poder.

  8. Caio Guerra

    Desonestidade intelectual resume esse artigo. Que vergonha.

    Responda
  9. Gilberto Rosa

    Nem vale a pena explicar, o texto é tão tacanho, que até mesmo quem odeia o Lula percebe, mas faz de conta. É que nem aquele que recebe uma fake, viu que é absurda, mas passa adiante. Tem até quem comenta dizendo que concorda com o que Demotrio diz, declarando não saber contra o que ele fala. Não foi a toa que Bolsonaro virou presidente, quem se alimenta com Demotrios chega ao inferno. O jagunço do bilionário banqueiro dono da folha representa bem a elite do atraso, merece o destaque.

    Responda
  10. Vinicius Branco

    Demetrio, dando pérolas a porcos!

    Responda
  11. Luiz Carlos Fonseca

    É, o poder corrompe.

    Responda
  12. Vinicius Branco

    Duvido que o faca. O cara eh liso e prefere ficar na tangente, curtindo NY, apesar do capitalismo que tanto critica. Ja teve o cargo oferecido pelo descondenado, mas o Centrão não aceitou.

    Responda
  13. Felipe Araújo Braga

    As mesmas pessoas que repudiam Bolsonaro, lutaram pela democracia e defendem as minorias, são as mesmas pessoas que defendem Cuba, que defendem a invasão de Putin, isso não entra na minha cabeça! Vamos ser coerentes gente!

    Responda
    1. Ricardo Botto

      A coerência serve para todos ou só em casos especiais?

    2. Henrique Hermida

      Boa, Felipe!

  14. José Fernando Marques

    Magnoli e Waack são primos. Para eles, tudo vale desde que seja para atacar o governo. Não há esperança de que os dois cresçam moral e intelectualmente.

    Responda
  15. José Fernando Marques

    Boa: o ministro Silvio Almeida deve ser convidado a se pronunciar. Liberdade de expressão não autoriza ninguém a distorcer ideias alheias, nem a acusar alguém de cometer "silêncio". Ionesco pode explicar.

    Responda
  16. José Fernando Marques

    Estou à espera da publicação de dois comentários que foram censurados. Magnoli é o nosso Marinetti.

    Responda
  17. JOSE GUILHERME SOARES SILVA

    Espero que se reserve espaço para o ministro se pronunciar, acerca da acusação do colunista.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Depois ele se manifesta, ta?

    2. Vinicius Branco

      O ministro agora esta ocupado, passeando em NY.

  18. José Fernando Marques

    De novo: Aimé Césaire não nega coisa alguma. O que ele afirma é: o que infelicitou o povo judeu jamais comoveu os europeus quando se tratou de perceber a imensa dor causada aos negros em quatro séculos. O colunista desentendeu as palavras de Césaire e as utilizou, ele sim, ideologicamente. É lamentável.

    Responda
  19. José Fernando Marques

    Comentário civilizado e com argumentos ponderáveis, irrespondíveis mesmo. O colunista não leu Césaire - ou o deturpou deliberadamente.

    Responda
  20. José Fernando Marques

    É grave a censura exercida pelos robôs da Folha a um comentário civilizado, crítico do inominável artigo que acabamos de ler. Vida longa, Magnoli. Você merece.

    Responda
  21. José Fernando Marques

    O poeta, dramaturgo e ensaísta martinicano Aimé Césaire não diminui o inqualificável holocausto. O que ele afirma, em seu "Discurso sobre o colonialismo" (Rio de Janeiro: Cobogó, 2022), é que algo similar ao holocausto, aplicado aos negros, jamais produziu comoção nos europeus, o que quatro séculos de escravidão atestam. O colunista leu Césaire? Não parece. E usou o autor de "Uma temporada no Congo" para atacar o governo. Sugiro a leitura de artigo a respeito do dramaturgo no Teatrojornal.

    Responda
  22. José Fernando Marques

    A Ucrânia merece a nossa solidariedade, isso está fora de dúvida. Mas Magnoli manhosamente deturpa o que diz Aimé Césaire em seu "Discurso sobre o colonialismo", publicado por aqui em 2022. Césaire não diminui o holocausto. O que ele afirma é que o mesmo holocausto, aplicado aos negros, jamais provocou a comoção europeia, o que quatro séculos de escravidão atestam. Será que leu Césaire? O martinicano desmonta os argumentos colonialistas. E Magnoli usa o autor para atacar o governo. Errado.

    Responda
  23. João Paulo Zizas

    São elucidativas as ponderações apresentadas por Demétrio Magnoli acerca dos motivos que fazem de Silvio Almeida um negacionista dos direitos humanos, a despeito de tal figura ser titular de uma pasta cujo nome indica a finalidade de defendê-los. O colunista esclarece o fato de o ministro ter influência intelectual de textos do martinicano Aimé Cesaire nos quais este autor chegou a relativizar o extermínio ordenado por Hitler. Isso evidencia a dubiedade do caráter do auxiliar de Lula em questão.

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Leia Césaire diretamente, não aceite imitações. Menos ainda as que falsificam e invertem o sentido do original. Césaire é muito enfático em "Discurso sobre o colonialismo", o que pode nublar a compreensão, mas o que ele de fato diz é: se fosse com o povo negro, não provocaria a mesma comoção. Quatro séculos de domínio e exploração de africanos e asiáticos confirma isso. O artigo de Magnoli é de so nes to.

    2. José Fernando Marques

      Leia o Césaire diretamente, não aceite imitações. Menos ainda as que falsificam e invertem o sentido do original. Césaire é de fato muito enfático, mas o que ele diz é: se fosse com o nosso povo negro, o cri me não provocaria a mesma comoção. Acha que o holocausto a produziu por

  24. ANDRE FONSECA

    Textão enviesado como sempre. Quão negacionista é o nosso colunista de dedo em riste. Ele escreveu um livro contra as cotas nas universidades, não nos esqueçamos disso. Dito isso, viva Aimé Césaire.

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      ou seja, é apoiador de um apoiador do holocausto.

  25. Joao Cellos

    O colunista fará alguma crítica aos EUA que não são signatários do TPI, mas mesmo assim quer usufruir disso por procuração?

    Responda
  26. Lucas Loterio

    Fazia tempo que eu não lia um treco tão t0sc0. Das duas uma: ou já está batendo biela ou é muito c4n4lh4.

    Responda
  27. Jorge Larangeira

    Brilhante artigo de Magnoli. Leio e fico pensando no outro excepcional articulista da Folha, Reinaldo de Azevedo, que, à guisa de combater o bolsonarismo (um bom combate, não se negue), emprega sua considerável erudição e inteligência a serviço do lulopetismo... Faria bem Reinaldo em ler e se inspirar mais em Demértrio.

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Ricardo, eh so uma questão de dinheiro. Pagou, o Reinaldo esta dentro. Nenhuma diferença com po Augusto Nunes, so que ao contrario.

    2. Vinicius Branco

      Não. Basta o Reinaldo deixar de ser um rabula ressentido e vira casaca. A. serviço do jabá, seja de onde vier.

    3. Ricardo Knudsen

      Entendi, vc acha que o Reinaldo também deveria defender o racismo estrutural e difamar o Lula. Qual sua próxima sugestão, o Reinaldo se inspirar nos ensinamentos do falecido Olavo de Carvalho?

  28. Marysia Mara Rodrigues do Prado De Carlo

    Terrível e absolutamente tendencioso. @Globonews até quando Merval e Demétrio Magnólia????

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      Não fala o que eu gosto, peço eliminação. Muito democrático isso. Acha mesmo que é válido defender Putin né.

  29. MARCUS VINICIUS CAETANO LEITE

    Excelente artigo! Parabéns!

    Responda
  30. antonio ramos

    Ja pode se filiar e se candidatar a vereador em seu município !

    Responda
  31. Matheus Cordeiro

    É estranho ver Magnoli falar em negacionismo de direitos humanos, quando ele fez, na pandemia, defesas de políticas de "deixa tudo aberto" do governo anterior que resultou em o Brasil ser o segundo país com maior número de mortos por covid-19. Recordemos que Magnoli defendeu o governador da Califórnia e criticou o que ele achava existir um "lockdown parcial" em Nova York, batendo boca com Chacra. Inclusive, a Flávia Oliveira lhe deu um puxão de orelha quando ele comparou Lula e Bolsonaro.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Perfeito!

  32. William Wars

    Parei quando definiu o Silvio Almeida como identitário. Esse colunista é bem famoso no movimento negro. Procurem vídeos no YouTube. Por essas e outras os jornalões perderam credibilidade e houve a ofensiva das fake news, afinal, em quem acreditar? A notícia e opinião são verdades ou interesses? Ideológicos só outros, viva o purismo!

    Responda
  33. Sucram Onateac Onatec

    Como a folha é parceira do que há de pior, no Brazil, esse dinossauro mantém uma coluna nessa joça, e reconhece os pseudo direitos de um do itador sanguino e lento

    Responda
    1. Henrique Hermida

      Só assino por causa dele. Obrigado, Folha!

  34. Sucram Onateac Onatec

    Vc é um fãs cis ta, Demétrio! Que vergonha de ter estudado em um livro assassina do vc. Caiu a sua måscara, teve coragem de defender o os direitos humanos que foram negados ao PINOCHET!!!

    Responda
  35. Luca Borroni

    Eis que,fingindo misturar os canais, Magnoli-o-branco revela seu vergonhoso racismo estrutural sem corar, alegando negacionismo dos outros! É método, e dos piores!3! Sugiro ler o esclarecedor: https://www.amazon.com.br/Racismo-Estrutural-Feminismos-Plurais-Almeida-ebook/dp/B07TTJR74W/ref=mp_s_a_1_1?crid=6JGX3THYB1EI&keywords=racismo+estrutural+silvio+de+almeida&qid=1694878615&sprefix=racismo+estrutural%2Caps%2C242&sr=8-1

    Responda
  36. Henrique Hermida

    Fantástico Demétrio. Um raio de razão num céu de negacionismo e "racismo do bem".

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Racismo só tem do mal, que é o lado do Demétrio, e aparentemente também do seu.

  37. Jorge De Laurentis

    Parabéns Demétrio! Ótimo artigo. Preciso diagnóstico daqueles que se dizem defensores dos direitos humanos, mas que selecionam a quem defender.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Ele colocou a expressão "racismo do bem" entre aspas, Ricardo. Percebeu não?

    2. Ricardo Knudsen

      Vc certamente preferia o Bozo, que desdenhava do conceito de direitos humanos e ainda tripudiava das vítimas. E vem me dizer que o Lula despreza os direitos humanos? Seja sério.

    3. Henrique Hermida

      Perfeito.

  38. ALEX PAES LANDIM NEGREIROS

    Chamar Lula de negacionista dos direitos humanos, tenho certeza que Demétrio pouparia bolsonaro por conveniência.

    Responda
  39. José Ricardo Braga

    Porque não tem os EUA no TPI ?

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Porque não tem os EUA no TPI ?

    2. José Ricardo Braga

      Os americanos não se submetem ao TPI. O texto de Magnoli defende causas nobres, mas deixa esse 'buraco' próprio do discurso ideológico. O discurso ideológico 'escolhe' os dados com que vai trabalhar, por isso se livra daqueles que são "incômodos'.

    3. José Ricardo Braga

      Exceções, diferenças de tratamento não são Justiça, são exatamente o contrário disto e sempre têm a chance de se tornar instrumento de oprimir, daqueles que não se submetem a essa Justiça, aqueles que se submetem.

    4. José Ricardo Braga

      No caso isto é flagrante. É aos EUA que interessam as restrições a Putin. É vantagem no mínimo psicológica em sua 'guerra por procuração' na Ucrânia. Mesmo não sendo signatários do TPI os EUA o promovem para se aproveitar da fragilidade do 'inimigo'.

    5. José Ricardo Braga

      Mas assim, não sendo signatários, os EUA transformam o TPI em seu 'Tribunal por procuração', né?

  40. Ricardo Arantes Martins

    Muito boa a matéria mestre, esclarecedora. Desconheço as linhas de ação desse Almeida, mas na linha do que voce diz sobre um texto de Almeida (a qual não li e não estou no pique de lerhoje) ele atribui o "conflito" ao "expansionismo capitalista" e à "lógica destrutiva da mercadoria" (leia-se: EUA). Culpa coletiva, difusa, espalhada: "todos os governos estão cientes do horror que estão promovendo". O negacionismo de massa no Brasil não nasceu com Bozo, mas com o petismo.

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Esclarecedora do quê? Da postura política desonesta das "viúvas do PSDB", como o reacionário ex-trotskista que você idolatra.

    2. Gilberto Rosa

      Não tem nada mais baixo do que chamar os outros de gado, se acham espertos em utilizar algo tremendamente batido e vulgar.

    3. Gilberto Rosa

      Entendo Martins, Hitler fazia o mesmo com seus seguidores, o pessoal acreditava com a fé e dispensava a razão..

    4. Ricardo Arantes Martins

      Demétrio está entre os melhores professores que já tive. Com ele aprendi a analisar questões independente de ideologia, mas ver os fatos além de ele autentico, creio nele. até porque o histórico do petismo no Brasil é de pregar o negacionismo a sua fiel e bem intencionada gado militância e com a total desfaçatez que lhe é característica.

    5. Gilberto Rosa

      Concordar sem ler? Dio santo, entregou a alma ao Demotrio. Quando alguém compara Lula a Bolsonaro, é só uma tentativa de diminuir a vergonha por ter acreditado no monstro, isso depois de Aécio, verde e amarelo por Cunha e Temer, joias por refinaria, 700mil, gasolina, juros... e prontinho pra acreditar no próximo herói dos bilionários.

    6. Ricardo Knudsen

      Toucinho e cachaça? Nem imagino de quais preconceitos vc tirou essa dieta, nem quem vc imagina q a siga. Nem explique, continue com a sua negação da massa, vai passar menos vexame.

    7. Ricardo Arantes Martins

      haha, gostei. Muito bom xará, um novo tipo de dieta. Sei lá eu, uma dieta indigesta né? O Brasil carece de mais do que isso. Enquanto não lutarmos por algo mais digno não haverá saída. Um socialismo moderno. Ser ultra mega power progressista no Brasil é ser probo. É verdadeiramente revolucionário. Uma dieta correta, nutricionismo tinha que ser ensinado na escola é o 1ºremédio e profilático. Mas para quem não quer ver vai continuar com toucinho e cachaça todo dia e nunca verá a bobagem que faz.

    8. Ricardo Knudsen

      Não leu, não gostou e confia plenamente na versão do colunista. Ainda bem que vc é do tipo independente, que tem opinião própria. Mas e aí, me explica, negacionismo de massa é um novo tipo de dieta? Não pode comer macarrão, empadinha, coisas do tipo?

    9. Ricardo Arantes Martins

      Mormente se somarmos o fato de que o Bolsonarismo apenas copiou a fórmula PT de negação. A Culpa é sua, da folha, da globo, do congresso golpista do Supremo Golpista. O Coisista e o petista tornaram-se idênticos, só muda o lado do gado, uns de esquerda outros de direita.

  41. victor cravo

    Demétrio sabe que este debate em relação a declaração "universal" dos direitos humanos é antiga . Foucault já levantava a bola. Posto isso , acho que falta ao governo de uma forma geral uma leitura mais atenta a Marilena Chauí. O pensamento de esquerda precisa de mais espaço, tempo de exposição e clareza para circular em uma sociedade onde as ideias de direita são as "naturais". Basta querer ouvir e vc entende que a questão de fundo é continiidade da expansão do braço armado dos Estados Unidos

    Responda
  42. victor cravo

    Demétrio sabe que este debate em relação a declaração "universal" dos direitos humanos é antiga . Foucault já levantava a bola. Posto isso , acho que falta ao governo de uma forma geral uma leitura mais atenta a Marilena Chauí. O pensamento de esquerda precisa de mais espaço, tempo de exposição e clareza para circular em uma sociedade onde as ideias de direita são as "naturais". Basta querer ouvir e vc entende que a questão de fundo é continiidade da expansão do braço armado dos Estados Unidos

    Responda
  43. Bruno Medeiros

    Demétrio acusa Silvio Almeida de ser contra os Direitos Humanos por analisar a guerra da Ucrânia como uma questão complexa e não um mero devaneio de Putin. Quem está sendo parcial pela ideologia que defende? Afina é muito conveniente para alguns individualizar os acontecimentos ao invés de percebê-los como parte de um contexto em que esse maniqueísmo simplório de bem e mal não funciona. Agora daí a confundir isso com um negacionismo dos Direitos Humanos é demais.

    Responda
  44. Mário Carvalho

    Se é contrário à tua opinião, então eles estão certos.

    Responda
  45. JOSEPH LAWRENCE DE SOUZA

    Lula está igual ao INOMINÁVEL

    Responda
  46. José Cardoso

    Não dá para pedir que o Sílvio Almeida peite o chefe. Ele não tem estatura para isso, como é o caso da Marina por exemplo. Num ministério geleia geral sabe que pode ser facilmente trocado. Os identitários sempre apoiarão o luiz, não importa o quanto ele os pise.

    Responda
  47. Aljamir Duarte Chedid

    Espetacular comentário de Demetrio Magnoli. Aliás, mais um.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Estamos todos contigo Demétrio, tua tia e teus primos mandam beijos. Precisando de curtidas é só pedir, não deu tempo, mas depois eu leio.

    2. Ricardo Knudsen

      Um espetáculo de difamação, preconceito e pensamento tacanho. Só para quem gosta.

    3. Henrique Hermida

      De acordo.

  48. Pedro Alcino

    Me sinto desrespeitado ao ler tamanha babojada!

    Responda
  49. Helio Cardoso

    Após quatro anos de ódio e ignorância, Lula tem a faca e o queijo para demonstrar o contrário. Carece de assessores persuasivos no sentido de manter o foco dedicado ao anseio do povo. Deixe pra lá os transtornos ideológicos de menor importância. O povo pede, Lula não complique, você prometeu cuidar deste país. Simplesmente cuide!

    Responda
  50. jose carlos toledo junior

    Demérito não tem vergonha. Não perde uma oportunidade de expressar ódio ao Lula e ao PT mesmo que tenha que inventar e mentir na cara dura. Nessa peça tragicômica mente que Lula e Almeida negam direitos humanos. Isso é tática bolsonarista. Pasmem ou não pasmem, os anti pt acham a mentira deslavada uma sacada genial e se sentem iluminados. Admito, demerito escreve bem. Isso deve ajudar mentira passar por lucidez. Kill me now.

    Responda
    1. Dermival Pereira de Macedo

      Detrito objeto ou abjeto

    2. Gisele Cezaro Burger

      Exatamente!!!

    3. wilson mazza junior

      Ache um artigo do Demétrio criticando o comportamento do genocida a respeito do diretos humanos e ganhe uma bala...na atualidade, bala doce..tal ok?!

    4. Antonio Carlos Araújo Franqueira

      Esse colunista será sempre um capacho. Seu arrependimento por seu passado estudantil não tem limites. Vai lamber botas de patrão até o fim da vida

    5. Antonio Carlos Araújo Franqueira

      Esse colunista será sempre um capacho. Seu arrependimento por seu passado estudantil não tem limites. Vai lamber botas de patrão até o fim da vida

    6. Gabriel Arantes

      Qual é a mentira que ele disse? Criticar o presidente é expressar ódio agora? Com esse mesmo tamanho de comentário dava para você desmentir a tal mentira, mas não, defende sem argumentos sua paixão política, igualzinho a um bolsonarista. Lula e silvio negam direitos humanos ao fazer festa pra receber Maduro e passar pano pro sanguinário Putin.

    7. WILHELM NORDMANN

      Faltou você demonstrar onde estaria a mentira. Nem sempre concordo com Demétrio mas neste caso está simplesmente com a razão. Quem justifica rapto de crianças não entendeu nada