Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. sérgio dourado

    Que mundo mais tosco, revisionista: A Humanidade retrocedeu em questão de intelecto. Ainda bem que as crianças andam mais conscientes que esses adultos acéfalos de hoje em dia que se sentem ofendidinhos com tudo. Pare o mundo que eu quero descer!

    Responda
  2. Joaquim Rosa

    A bíblia precisa ser revisada. Há uma parte, no Gênesis que diz: yavé o senhor dos exércitos cumulou Jacó de bens, incluindo muitos escravos. Ou no livro de Jó em que deus arruína todos os bens dele, inclusive filhos, animais e escravos, só para provar a sata naz que tem em Jó um servo fiel.

    Responda
  3. Filipe Astorfi

    Se começarem a queimar ou excluir livros que não estão de acordo com a visão de mundo de hoje, certamente ocorrerá um grande retrocesso na humanidade. Isso me lembra muito a noite em que o partido nazista mandou queimar todos os livros que não estavam de acordo com os ideais do III Reich. Cuidado para não repetirmos os mesmos erros.

    Responda
  4. Alex Sgobin

    Se sempre consultássemos as crianças e jovens por assuntos que são de interesse deles ou podem atingi-los, talvez cometêssemos muito menos erros estúpidos...

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      Que asneirisse! As crianças e jovens são o que aprendem dos adultos. Não nascem sabendo.

  5. JAILSON DE BEZERRA

    Ainda bem que eu tive tempo de ler todos os livros citados antes dos censores se acharem no direito de esquartejarem os livros. Me lembra um personagem de bigodinho irritante mandando queimar livros em praça pública.

    Responda
  6. Roberto Rangel

    O texto original não deve ser alterado. No máximo, o livro deve conter ressalvas explicando que o texto reflete o pensamento corrente de uma época. Crianças inteligentes saberão fazer reflexões a respeito, as demais estarão destinadas ao cercadinho.

    Responda
  7. Lucas Fernando Amorim

    Que tal escrevermos novas histórias?

    Responda
    1. Graça Sette

      Escrever novas histórias sempre, mas mediar a leitura das crianças e adolescentes daquelas que trazem as representações do momento em que foram escritas.

  8. Adriana Maximino

    Uma obra literária não deve ser alterada. A alteração tira a originalidade. Os tempos mudam, os pensamentos mudam e os leitores mudam também. Prova disso é o que essas crianças disseram. Mas um livro é como um quadro, é uma obra de arte. Não se pode alterar a cor de um quadro porque não se gosta dela ou porque está fora de moda. Gostar de uma obra (ou não), depende dos olhos de quem vê... ou de quem lê.

    Responda
  9. Eliane Borges

    Eu fico com a pureza e a inteligência das respostas das crianças...

    Responda
  10. Roberto Gomes

    O que fundamentalmente este "revisionismo do bem" (?) está fazendo é um ataque frontal, direto e sem defesa à liberdade artística, de criação e de criatividade d@s autor@s das respectivas obras. É um revisionismo doentio, perverso e criminoso, pois em vez de educar, destrói a obra original. Não educa em mostrar que a história da cultura e das mudanças culturais que ocorreream ao longo dos séculos. Este revisionismo é, sim, fruto de muita ignorância, preconceito e autoritarismo.

    Responda