Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Nilton Silva

    Cada um tem o adevogado que merece. A grafia está de acordo com o fato narrado.

    Responda
  2. Graça Sette

    Antônio Prata homenageando Dias Gomes. E mostrando que o BR não muda.

    Responda
  3. Chiara Gonçalves

    Uhaha! Genial! Casagrande e senzala, os tempos na escravidão do vício foi demais!

    Responda
  4. Vera Queiroz

    Se os clientes e suas ações foram, e serão sempre, peripatéticas, ademais de criminosas, como as dos chefão que a que eles e elas arremedavam, não poderiam ser diferentes o tom e a encenação dos defensores dessa estirpe da gadolândia. Alguém esperava que um profissional competente defendesse uma das cenas mais patéticas do espólio bozo?

    Responda
  5. José Cardoso

    Meu irmão contava uma história de um juiz interrompendo um julgamento com a frase: o réu está sem defesa. Não sei se existe essa possibilidade, que seria uma grande humilhação para o advogado.

    Responda
  6. Celso Augusto Coccaro Filho

    A advocacia virou uma profissão vulgar no Brasil. O exame da OAB é um filtro de cavidades largas. Com este número enorme de faculdades de Direito, que supera o de todos os demais países do mundo, juntos e somados, profissionais de formação precária estão surgindo aos borbotões. Sim, é engraçado. Mas grande parte da nossa população sequer identifica os erros, nem ao menos os gramaticais. É, na realidade, triste e deprimente.

    Responda
    1. Jayro Guimarães Junior

      Preocupemo-nos muito mais. A formação de todas as profissões de nível "superior" está com a mesma falta de qualidade. A catástrofe já está em curso.

    2. Jayro Guimarães Junior

      Preocupemo-nos muito mais. A formação de todas as profissões de nível "superior" está com a mesma falta de qualidade. A catástrofe já está em curso.

    3. Vera Queiroz

      Já tínhamos percebido nas primeiras ações - e falas - do indefectível juiz, aquele que virou senador, até porque a política, convenhamos, é um saco de gatos ladinos.

  7. Luiz Alberto Brettas

    Na verdade, eu acho que este caso é um caso de Ufas, ufufas ou anestésico... Ou principalmente, é claro...! Estamos bem arranjados em termos de educação no País... Infelizmente, o cuidado com essa área poderosa e imprescindível, para qualquer país, foi negligenciada por décadas... Muito se gastou sem critério ou cuidado algum.

    Responda
  8. Silvio Alpendre

    Os advogados de defesa poderiam ao menos pedir por uma pena reparativa, mas isso exigiria cérebro. Essa ideia (justiça reparativa) se bem elaborada, poderia despertar por um fim diferente do encarceramento, pelo menos para os "peões".

    Responda
  9. Marcelo Fernandes

    Hery. Isso é um nome ou um erro de digitação? O show de ressentimento e boçalidade do "desnomeado", em sua luta inglória contra as letras, a lógica e a civilização ocidental, em pleno STF, é case de bandeja para a psicanálise. Claro que, de bolsonaristas, só se pode esperar bolsonarismo. Pobre Hery. Além de "desnomeado", se revelou um desaplaudido e desventurado. Afinal, defender tão miserável cliente era tudo menos uma coincidência.

    Responda
  10. francisco xavier de azaredo neto

    Como sempre no Brasil só os lambaris vão presos, nunca os tubarões. Se o chefão Bolsonaro não for preso, devem soltar todos os peixes pequenos.

    Responda
  11. Rodrigo Jacobauskas

    A defesa por melhor que fosse não serviria para nada, o melhor advogado foi o ex desembargador que deixou claro que os reis não poderiam ser julgados em última instância por não ter duplo grau de jurisdição o " juiz" deveria ficar restrito ao pedido do ministério público, e não poderia haver pena cumulativa por dois crimes iguais , esse julgamento é igual a inquisição a sentença está pronta!

    Responda
  12. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    O problema é que esta defesa desconchambrada tem método. Estes condenados agora serão usados para que se diga que o julgamento é parcial.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Não me parece haver semelhanças: No caso do atual presidente da República, simplesmente o clima político da época não permita à suprema corte analisar os pedidos da defesa. Foi preciso, Bolsonaro e pandemia para se pudesse, com calma, reavaliar as irregularidades cometidas pela lava jato. Aliás o Dalagnol tentou criar uma fundação controlada por ele, para administrar recursos, que deveriam ser devolvidos ao herário? Muito suspeito, não?

    2. Rodrigo Costa

      Bem posto! A exemplo do método utilizado pelo atual PR para se livrar da condenação de outrora, não é mesmo?

    3. Marcos Benassi

      Algumas? Imadiatamente após o seu. Fui otimista.

    4. Marcos Benassi

      Essa é uma hipófise a se considerar, caro Vanderlei, a de Utilíssima bucha de canhão. Aliás, a expressão desta tentativa está logo aqui acima, alguns comentários depois do seu.

  13. Carlos Ernesto de Oliveira

    Prata, genial! Preciso e cortante! E de um senso finíssimo para a tragicomédia! Uma tese de pós-doutorado para mostrar que a humanidade não deu certo certamente o terá na bibliografia!

    Responda
  14. Cristiano Jesus

    Imagino a frustração de uma pessoa que estuda 4 de jornalismo e vir trabalhar na Folha para verificar comentários que foram bloqueados pelo checador de palavras. Um trabalho que um sistema de inteligência artificial, com 4 min de treinamento, seria capaz de fazer, e que ainda não precisa descansar no Domingo. Talvez amanhã meu comentário apareça aqui.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Uai, Cristiano, hoje achei que o script sençurofrênico tá calminho... Quanquer hora dessas a gente devia fazer um plebiscito (não é esse o termo... Enfim, uma consulta pública) pra dar um nome pro estrupício. Eu até acho que um bom ponto de partida podia ser o clássico Mordomo, tipo Igor. Ou Tropeço, o nome brazuca pro da Família Adams. Igor, o rigor (mortis) da língua. PelamordeLênin, é um saco...

  15. SIMONS SILVA

    O Bozo tinha um ministro da inducassão que queria citar Franz Kafka, mas disse “o livro do Kafta”, seguidor do Olavo Geppetto (criador de pinóquios). Dá nisso!

    Responda
  16. João Silva

    Acho que estes processos ainda não estão assim tão kafkianos. Mas o julgamento segue a linha padrão, ou seja, aos de baixa renda, com acesso limitado a bons advogados a lei é mais pesada, aos mais abastados e estrelados (general ou não), costuram-se acordos e estão livres. A justiça nunca foi justa e tristemente nunca será. A depender do dinheiro envolvido e das influências, Thémis, que Zeus não leia isso, ela pesa a mão para um lado dando uma espiadinha por baixo da venda. Enfim, cafezinho.

    Responda
    1. Carlos Ernesto de Oliveira

      Excelente, João!

  17. max ribas

    Bom dia. Sem dúvida nenhuma, o réu quedou-se indefeso, não apenas pelas citações incorretas e estapafúrdiad; isto é o menos. O mais é que o causídico (vamos chamar assim) nem sequer combateu os fundamentos da denúncia; este é, de fato, o prejuízo causado à defesa do Réu. O problema é que, sendo alegados nulidade e prejuízo por outro Advogado numa ação revisional criminal, isto -em tese- poderá levar à anulação do julgamento, uma vez que é também papel do Juiz garantir a efetiva defesa do Réu

    Responda
    1. Rodrigo Costa

      Não é de hoje que advogados utilizam esse método, haja visto a "descondenação" estapafúrdia que livrou um dos maiores corruptos do País da prisão!

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Por isso que digo que esta loucura tem muito método.

  18. Marcos Benassi

    Pratinha, agora eu te admirei do ponto de vista umanistah: sua Pratempática posição de apoio ao desvalido Bozolóide foi linda. Arrumemos ao menos um adevogádio que se chame Harry ou Henry, direitinho - esse negócio de Hery Waldir, Prataclênio, isso não pode dar em boa coisa. Cê fala alemão? Tô desconfiado que "Winkel" que dizer "Herda", e que kattwinkel define o que o sujeito tem na cabeça. Financiamento coletivo pra contratar outro, não faço; mas posso mandar uma caixinha de areia pra gatos.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Opa! "Benassiando", eu gostei, meu caro: quando virar verbo, começo a ganhar uns tostões com o palavrório. Tomara que eu não morra antes! Hahahahah!

    2. Carlos Ernesto de Oliveira

      Benassi benassiando! Bom demais!

  19. Jorge Luiz

    Excelente quadro, desse horripilante desfecho. Pareceu ali uma encenação coletiva do final patético desse movimento de malucos..As asneiras repetidas aos montes, o orgulho extremo do grotesco, da burrice..Sem falar na falsa religiosidade, claro, excetuando as odes incessantes a deusa Mentyris. Essa sim a deusa maior deles..Tenha dó!!!!!

    Responda
  20. Cristiano Jesus

    O dia que dei-me conta que estava prestes a ser devorado por zumbis foi quando no auge do calor das eleições, eu postei nas minhas redes sociais uma foto do monumento dos livros na Bebelplatz, Berlim, e um contato, seguido por outros, escreveram nos comentários que tinham no.jo daquilo. Minha perplexidade não foi só o no.jo, mas a declaração pública, sem nenhuma vergonha. A idio.tice passou a empoderar-se como um direito e não falta indignação nas redes por artigos como esse.

    Responda
  21. Ana Lúcia Rodrigues de Carvalho

    Só conseguem golpe contra a Língua Portuguesa. E como!

    Responda
    1. neli faria

      E se dizem Patriotas. O patriota deve falar muito bem a língua portuguesa .

    2. Marcos Benassi

      Ôôô, Ana, marvada, isso é o que o Bozo já faz há décadas, e o que Ministros dele fizeram durante o quadriênio inteirinho! Né górpe não, é "modus bozofrendi". impreCionante, um espanto! Hahahah!

  22. Eduardo Andrade

    Sensacional! Mário Prata deve estar muito orgulhoso.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, Eduardo; e o defensor do Bozolóide, depois dessa, deve estar "engulhoso": deve dar uma vergonha de revirar o estambo! Hahahahah!

  23. roberta melissa oliveira sales

    Os defensores do último mandatário caíram na conversa "patriota" dele e de seu séquito que só queria o que todos os profissionais da política querem: poder e dinheiro e, claro, manter-se nos cargos "as eternum". Espero que tenham aprendido a lição: a corda sempre rompe do lado mais fraco... Enquanto eles verão o sol quadrado os verdadeiros golpistas estão comendo caviar e, talvez, já orquestrando o próximo "golpe"...

    Responda
  24. Dagmar Zibas

    Parabéns, Prata. Afiado e refinado como sempre. Ri muito (para não chorar)!

    Responda
  25. Dagmar Zibas

    Parabéns, Prata. Afiado e refinado como sempre. Ri muito (para não chorar)!

    Responda
  26. Alberto A Neto

    Nelson Rodrigues disse no século passado - e fico a imaginar o que diria hoje -, que "o grande acontecimento do século foi a ascensão espantosa e fulminante do idiota". Em sendo assim, Antonio Prata corre risco de até ser objeto de um 'Processo'. O bacharel autor do estupro literário do clássico florentino seguido de violento atentado ao pudor à última flor do Lácio é bem capaz de associar Franz Kafka à franqueadora da mais antiga marca de cafeteria do país.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Considerando que o Sinistro da Educação Bozofrênico mencionava o Franz Kafta, poderíamos ter uma guerra de franquias, não? Habib's versus fran's café? Vai ver que é essa a revolução Bozofrênica, Alberto! Gênio da historiografia, você.

  27. neli faria

    Tenho o Pequeno Príncipe em francês. Aí havia lido, relido, no passado,não gostado.Agora, na sua crônica de domingo, mas, leio antes de ir para os braços de Morfeu, no sábado, descobri o motivo pelo qual não gostava do Pequeno.Sempre me achei feia e aí, não estava no rol das nove misses que haviam lido e gostado do livro.Há uns tempos fiz autoafirmação, por vários anos, que sou linda .Então! Vou reler ,agora que sou linda,como uma Miss, gostarei.

    Responda
  28. Edvanio Ceccon

    Muito bom Prata! Às vezes, a ironia é o melhor para destronar os terraplanistas. Os trocadilhos ficaram ótimos!!

    Responda
  29. Pedro Luis S C Rodrigues

    "Todo mundo sabe, pelo menos desde que Bolsonaro declamou em seu cercadinho, circa 2020, que "livro é um montão de amontoado de muita coisa escrita" Mais um ponto em que Lula e Bolsonaro coincidem

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Cem por cento das vezes, esses nem-nem da política são bolsonaristas "arrependidos".

    2. Marcos Benassi

      Fraquinha essa, hein? Mas tá bão, valeu.

    3. Dagmar Zibas

      Muita grotesquerie tentar comparar o candidato a ditador Bozo, desprezado por todos os países civilizados, ao líder democrático, respeitado internacionalmente, Lula, que já trabalhou 10.vezes mais em 8 meses de governo do que o terraplanista miliciano trabalhou ao longo de sua inútil vida.

    4. Dagmar Zibas

      Não ofenda a super inteligência do Prata, e a inteligência da maior parte de seus leitores, ousando tentar equiparar o miliciano terraplanista, que passou 4 anos infelicitando o Brasil e nos envergonhando no exterior, ao líder democrático, respeitado internacionalmente, que já fez do país a 6a.economia do mundo, e que já trabalhou, nestes 8 meses de governo, dez vezes mais do q o golpista Bozo, candidato a ditador, trabalhou em toda sua inútil vida.

  30. carlos campos

    Com todo respeito a quem pense diferente neste caso, eu nao tenho a minima dó do réu e acho até que ele mereceu ter um " devogado di defeza" à altura de seu " patriotarismo". Quem defende uma ditadura com o bozo no poder , faz jus a um defensor estúpido e sem noção, afinal sao farinha do mesmo saco. Sem anistia !!!!

    Responda
  31. Ricardo Batista

    Esses presos devem estar pensando : por que eu não fiquei em casa naquele fatídico domingo? Agora o bacana que me incitou tá em casa, só na sopinha e fondue, vinho com queijo, e dormindo numa cama quentinha. E eu aqui no frio, comendo a gororoba da prisão, e tendo que fazer minhas necessidades num buraco e perto de estranhos. Mas desde a época do "Afonso Pilates", todo mundo sabe de que lado a corda arrebenta primeiro. E a dona Fátima é a cara da merendeira da minha antiga escola, kkk.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Justa Lerda, Ricardo, jura que cê comeu o rango da dona Fátima, quando criança? Credo, compadre, não te fez mal? Cuida de seu corpo, meu caro: vai fazendo umas sessões de Herodes, pra rebater os efeitos dessa alimentação Tubarônica... Hahahahah!

  32. filipe moura lima

    O gado miúdo vai pro açougue, eu sei, mas bem feito pra ele, que aceitou aboio do bozó.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Pior é o NeoCid, que engoliu o aboio e esperava apoio do chefe: sifú, foi jogado no arroio. A língua portuguesa é madrasta, hein, meu caro? Hahahah!

  33. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    D Fátima. É esse o nome ? Cometeu um crime ? Então q tenhamos. a reconstituição do mesmo. Q tal ?

    Responda
    1. filipe moura lima

      Ah, para com isso.

  34. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Lembranças para o pessoal do "bom jornalismo". Só para a gente nunca esquecer... Cinismo é f. viu... a bossa nova também.

    Responda
  35. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Caro Prata - podem me xingar -, mas não posso perder a oportunidade, visto que há muito tempo não comento em sua coluna. Portanto tenho direito a ao menos uns 8 parágrafos. Quero falar sobre o cinismo imperante em alguns “jornalismos”. Escrevi também na coluna do Conti, afinal, quem sabe né... chega até ao pessoal do “bom jornalismo”. Agente ainda não esqueceu e vai demorar. As mirians e os mervais negacionistas (acho até olavistas) dos fatos vão estar velhinhos quando esquecermos.

    Responda
  36. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Qual a diferença entre o bom jornalismo e o "bom jornalismo", entre os fatos e os "fatos", entre o bom jornalismo que vai até a notícia e o "bom jornalismo" que recebe em tempo real (e primeiro) via marrecos do just in time... sob demanda a "notícia". Um exemplo: condução coercitiva do nosso atual presidente. Esta teve ensaio geral, direção de arte de jornalista (pasmem), exclusividade e avant-première para o centrão do "bom jornalismo".

    Responda
  37. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Parafraseando Conti: "Lembrai-vos dos idos de junho de 2013, do levante ao qual se seguiu, cinco anos depois, a eleição ilegítima de Bolsonaro, outro rufião bonapartista." Lembrai-vos também q antes tivemos o golpe de 2016 (impeachment de dilma), patrocinado, incentivado pelo centrão da comunicação (g e g 1). Lembrai-vos a este centrão q traz agora um locutor com a voz grave da retórica para falar q "O bom jornalismo vai até a notícia para a notícia chegar até você", q antes é bom apurar, viu?!.

    Responda
  38. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    ... Para não cair no conto duzerói de Curitiba, marrecos e batmans. Para também não ajudar a condenar inocentes sem provas ou mesmo inventá-las. Fala também para o pessoal do "bom jornalismo", que é feio ter prioridade com aves do underground jurídico para poder expor pessoas ao vivo sendo presas e algemadas. Fala também para o pessoal do "bom jornalismo" q às vezes vale à pena admitir seus erros e pedir desculpas a sociedade, e aí sim, recomeçar procurando fazer um verdadeiro bom jornalismo.

    Responda
    1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Ficou faltando este parágrafo: Lembrai-vos ao centrão g 1 q o "bom jornalismo" sim "é assim feito de fatos e acima de tudo pessoas", mas q os fatos envolvem pessoas também e q elas merecem o direito de se defender, até última instância de "fatos" manipulados pelo centrão g 1. Lembrai-vos tudo isso a mervais negacionistas dos verdadeiros fatos, agora apurados de fato. Lembrai-vos às mírians, valdos, catanhedes, vladmires, alex. garcias, wacs, q o "bom jornalismo" deve ser independente...

  39. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    ... dos interesses econômicos e pessoais. Portanto Conti a eles e a tantos outros, que a gente entende as razões pelas quais eles não conseguem fazer um "bom jornalismo". É porque eles não gostam dos verdadeiros fatos, e sim, daqueles que lhes são convenientes. Lembrai-vos e Conti para todas e todos do "bom jornalismo". Se colocassem a voz do tiririca o comercial ficaria mais coerente com a realidade dos "fatos" deles.

    Responda
  40. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Aliás Prata, como esperar solidariedade dessa turma se até mesmo o Solidariedade expulsou o advogado, só porque ele confundiu príncipes. Falando sério e de gente q pensa: lembro de uma cena do chico buarque ao lado do lula no congresso, por ocasião da defesa de dilma do golpe do g 1. Não esqueço q enquanto ela falava os senadores deslizavam dedo no celular, bocejavam, tiravam cutículas ou dormiam. Afinal a pátria amada já estava salva, graças a outros patriotas e ao centrão das comunicações.

    Responda
    1. RAFAEL VICENTE FERREIRA

      Este parágrafo ficou meio estranho, porque eles censuraram o anterior. Mas tudo bem... "Não há mais considerações a fazer / Tá tudo aí... Tá tudo aí, para quem quiser ver", mas o pessoal do "bom jornalismo", não quer ver. Ou melhor, eles querem esquecer, para ver se a gente esquece. Mas eu não esqueço... e sempre vou lembrar.

  41. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Antônio é ouro seu texto,digno das páginas do grande Pasquim de prisca eras passadas,onde a idiotia doentia ainda não havia contaminado o Brasil,seu texto me lembra com nitidez absoluta que o Febeapa ainda vai perdurar por muitos 7 de setembro vindouros.parabens

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Xiiiiiii, se depender da Tia Zulmira e do primo Altamirando, os Bozolóide Invasor tá tudofú. Não sobra um.

  42. Maria do rocio Barszcz

    Eu não torço por nenhum golpista ! Nem os peixes grandes, nem as arraias miudas ! Sem anistia!

    Responda
  43. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Caro Pratinha, concordo com você e acho q todos merecem uma defesa de verdade, e caso fosse eu o devogado, traria como atenuante q os réus foram abduzidos, adoecidos pelos ETs da moral, e devolvidos à terra plana de B. Os ETs cássia kis, regina do papai, neymar, coisa desgovernante, o pessoal do ufc, sérgio reis, etc, que pilharam esta turma de desnorteados, nem sequer se deram ao trabalho de solidarizar-se a seus fiéis. Pelo menos uma ajoelhadinha e rezadinha cássia!... Já seria um alento.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eles se solidarizaram, Rafael, sem dúvida. Apenas o fizeram diante de seus celulares, o mesmo instrumento de chamar ET. Se serve para contatos interestelares, não há de servir para pedir clemência?

  44. Vilarino Escobar da Costa

    De todo o texto , aliás excelente , discordo apenas das três últimas palavras ! Realmente eu não torço por nenhum golpista , salvo se for para torcer para que todos sejam condenados e presos o mais rápido possível!

    Responda