Equilíbrio e Saúde > 9 em cada 10 cidades têm menos de um psicólogo por mil habitantes no SUS Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A solução seria mais psiquiatras e menos psicólogos !
Concordo, discordando. Oque é surreal é ver por exemplo, um CAPSad que precisa do psiquiatra para a terapia medicamentosa, não contar com esse profissional por longos perÃodos. Com o advento da luta antimanicomial tão falada e citada aqui pelo presidente do CFP, oque houve foi uma realocação de recursos. Sem leitos psiquiátricos nos hospitais gerais, uma desospitalização geral. Entretanto os CAPS não dão conta dos casos graves. Vide história do saudoso poeta Ferreira Gullar que sofreu na pele.
Os grupos de anônimos fazem gratuitamente um trabalho mais abrangente nesse universo da saúde mental, e não somente com o AA. No tocante aos CAPS, as portarias são "maravilhosas", mas não condiz com a realidade. Tem bairro em SP com quase 1 milhão de pessoas e 3 CAPS, 1 de cada especificidade. Sem querer aqui generalizar, mas os CAPS indiretos, viraram porta giratória de banco, e vasta fonte para as OS usufruÃrem dos recursos. Folha de SP faça matéria sobre twelve-step program e tb sobre as OS.
CAPS = CAIXA DE APARENTE PROTEÇÃO PSICOSSOCIAL.
Existe um serviço que pode ajudar a população: os grupos de ajuda. Os Anônimos são uma fonte cientificamente comprovada de ajuda e tratamento ao sofrimento mental. Não existe apenas os Alcoólicos Anônimos mas existem muitos outros no Brasil, inclusive com reuniões on line. Sugiro a Folha fazer uma reportagem sobre eles.
Não tem pouco psicólogo, tem é muita cidade e gente.
Quase não há psicólogos no Sus e há muito tempo que não tem. E fazer on-line como depois da pandemia foi aceito, é um erro. Doenças como depressão, bipolaridade e outras precisam do olho no olho, senão pode trazer consequências terrÃveis ou não fucionar.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Equilíbrio e Saúde > 9 em cada 10 cidades têm menos de um psicólogo por mil habitantes no SUS Voltar
Comente este texto