Elio Gaspari > Musk e Tesla, duas genialidades Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Elio, seu deslumbramento com o Musk não informa nem distrai. Um dia, quem sabe, você descobrirá a que veio a parceria público-privada do Musk com o governo norte-americano ao dar-lhe poder de decisão na guerra da Ucrânia.
Tesla era Servio
Mundo estranho. O capitalismo cravado no pilar da propriedade privada continua a nos convencer diariamente que está plantado nas virtudes humanas. Mesmo os gênios são atores da reprodução e continuidade de um sistema incapaz de superar problemas como a desigualdade e suas consequências para seres humanos marginalizados. Negócios, poder, indiferença e bilionários não são exemplos de virtude. Também vejo mais virtude em Tesla mas de que valem as virtudes neste mundo irreal?
Ainda estou tentando entender por que eu preciso saber que Bolsonaro quis ir a uma empresa da Flórida que continua batalhando na ideia de transmitir energia elétrica irradiando-a. É, quis? Puxa, fiquei sabido.
Saber algo a mais sobre pessoas notáveis é sempre bom. Mas não entendi mencionar certo indivÃduo totalmente irrelevante e dispensável. E não somente no contexto do artigo.
Na disputa entre Marconi e Tesla sobre a paternidade do rádio e suas derivações, faltou referência ao Pe. Landell de Moura, brasileiro que patenteou seus inventos nos Estados Unidos e foi incrivelmente esquecido na história da ciência.
Padre Landell! Ontem, quis lembrar do nome do sujeito e não dei conta - ah, não só não dei conta como não consultei a Pitonisa, que deveria saber me dizer. Grato, Derocy! Sempre botam o Tesla e o Marconi e deixam nosso genial padre de escanteio.
Tesla era o cara.
Do Musk não se fala que ele apoiou o golpe na BolÃvia e ainda disse que apoiaria onde fosse necessário.
Provável texto escrito para ficar de reserva, quando eventualmente ocorresse algum problema repentino com o nobre Colunista. Aguardar para saber...
Um texto nada a ver ... e fica preso na moderação!! Aff
Apenas uma nota: não existe engenheiros elétricos, humanos, estes são chamados de Engenheiros Eletrecistas,!
Mas Musk não inventou nada!
Dois genios sem dúvida. Um do lado da Luz, e outro o Dark Side Vader que te chama "Venha para o lado negro da força." Ou lado trevoso da força, numa tradução mais contemporânea e politicamente correta.
Désolé Elio. Tesla inventou, descobri! Musk, usa/abusa/canalisa o conhecimento alheio. Diga-me o que Musk descobriu ou inventou?
Não é pouco; Musk descobriu um jeito de usar/abusar/canalizar o conhecimento alheio para torná-las produtivas.
Ha uma larga diferença entre a genialidade criativa de Tesla e o oportunismo golpista de Musk. Por isso, o gênio é imortalizado pela sua inventividade, enquanto o oportunista golpista é sepultado cono indigente no esgoto da história.
Não vou conferir todos os dados do texto, mas, está estranho... A começar pela idade do Musk, que em 2002 era de 32 anos, e não 22., e pelo patrimônio atual, que é de $270 bi, e não 65. E o texto aborda conteúdo interessante, mas, de forma geral, muito mal escrito. Acho que o Hélio delegou a tarefa do dia !!! Rss
Larga diferença existe entre genialidade criativa e picaretagem incisiva. Essas suas vertentes que diferem o gênio Tesla do picareta Musk.
Gaspari compara Elon Musk e Nikola Tesla, duas figuras icônicas no campo da inovação e tecnologia. Enquanto Musk é um empreendedor moderno, conhecido por suas empresas como Tesla, SpaceX e Neuralink, Tesla foi um inventor e engenheiro do final do século XIX e inÃcio do século XX, cujas contribuições incluem o desenvolvimento da corrente alternada. A menção do primeiro computador de Musk, aos onze anos, destaca o impacto da tecnologia em sua trajetória. Ele tem o dom de ver o que vem pela frente.
Já está escrito.
Já está escrito ......
Comparação bem descabida. Musk é um "bully" e, provavelmente, também golpista.
Tesla foi o gênio criativo e Musk é um peekareta oportunista.
O senhor fez uma escrita muito boa, serve pra jovens que querem sair desse mundo fácil e construir algo de bom, talvez invenções simples que possam minimizar o aquecimento global, proteção de rios, nascentes, matas ciliares, animais em extinção, tornar as favelas um centro urbano grego, imagina tudo bem rebocado, pintado de branco, temos mt coisa pra resolver
A comparação com o Tesla é forçada, já que o Musk é antes de tudo um homem de negócios bem sucedido. O George Westinghouse, que era um grande empresário e também inventor parece mais apropriada. Além das próprias invenções, comprava patentes que lhes pareciam promissoras.
Comparação infeliz.
"Desde que consegui comprar um computador com seu próprio dinheiro" coitado do Musk, até parece que teve que vender Mentos no semáforo. Esse papo da Igreja do Empreendedor é totalmente desnecessário.
Espero que isso seja uma forma do articulista dizer que o Musk, que vem de uma famÃlia que tinha minas de esmeraldas, já tinha dinheiro em 1982, aos 11 anos, para comprar seu próprio computador (com o dinheiro de uma mesada?)
A matéria contém algumas incorreções. Tesla não inventou o motor elétrico. O motor elétrico movido a corrente contÃnua já existia. Era justamente isso que impedia o uso da corrente alternada, pregado por Tesla. Ele então inventou o motor elétrico de corrente alternada. Mas a invenção do motor elétrico não pode ser atribuÃda a uma única pessoa. Sem o comutador, o motor elétrico de corrente contÃnua (o primeiro) não funcionaria. E o comutador foi inventado antes do motor elétrico cc.
Musk é mais um sociopata, comparar a Tesla seria forçar demais, o tempo mostrará a profundidade da máscara deste ser
Comparar Musk com Tesla foi meio complicado de aceitar. Tesla efetivamente botava a mão na massa, e da pra chamar de genio. Para comparar com Musk seria melhor outra cria do vale do silÃcio, Elisabeth Holmes. Um se deu bem e é bilionário. A outra ficou milionária presa por fraude por 11 anos.
Há abundantes provas de que Musk é um sociopata, no sentido clÃnico de alguém que usa a falta de empatÃa humana como uma ferramenta para atingir objetivos pessoais passando por cima da ética como se ela fosse um fardo incômodo. Que seja o cara mais rico do mundo e esteja destruindo o Twitter enquanto culpa os outros é um sinal de que nossa sociedade não tem qualquer paradigma, infelizmente.
Belo press release sobre o livro. O timing de lançamento ajuda a explicar algumas coisas. Parece que o bilionário que destruiu o Twitter estava precisando repelir a imagem de autocrata e de um reforço na sua narrativa de gênio.
Francamente Elio, comparar o Musk com o Tesla? Isso é q é idolatrar ricos. Eu sei q vc gosta dos milicos. E agora os ricos. Francamente. Eu já me aposentei. Sugiro q o sr faça o mesmo. O seu tempo acabou!
Jornal neste domingo ta fraquinho , fraquinho
Gosto muito do estilo dos textos de Gaspari. Mas este está mal escrito.
Isso sim é não ter o que escrever! Quanta superficialidade, quase que indecente! Que ponto chegou este jornal.
sim, que bonitinho. Você então sabia de todas estas superficialidades, não é? Já tinha lido os dois livros também? Para quem não sabia e não tinha lido as duas biografias caiu muito bem o resuminho. Sempre lembrando aos chatos que é impossÃvel escrever tudo sobre coisa alguma, seja lá onde for.
Hitler, Stalin, para ficar em apenas dois exemplos, também eram gênios....do mal....a genialidade, como as tecnologias, podem ter uso polÃtico; como o Musk vai usar a genialidade dele?
Ler Elio Gaspari é sempre prazeroso. Apenas mais um extraordinário artigo escrito por uma mente brilhante.
Musk não é gênio pois sozinho não fez nenhuma invenção. É apenas um investidor com bom faro.
Belo artigo.
Está bom, mas acho esse Musk perigoso.
Musk tem jeitão de nazi
O que essas histórias nós ensina é que, não existe e nunca existirá, um gênio que mude o mundo que não seja um maluco,esa e a verdadeira lição
Excelente artigo, História.
Eita, sêo Elio, tem aquela do tesla ter aberto mão do recebimento dos royalties pela patente da corrente alternada, não têm, não? O AlmÃscar, é patente que não abre a mão de nada. Sei lá se a biografia dele menciona isso, mas é atualmente visto pelaà como um perigo, por um monte de gente com célebro bom. Alguns dos quais são milicos, mas, muitos deles, não: enxerga-se poder excessivo nas mãos de um só sujeito. Podem ser, ambos, gênios, mas o Tesla parece que só ferrava consigo próprio.
Vamos dar golpe em quem bem entendermos que nos interessa, a saber as minas de lÃtio da vizinha BolÃvia, bom e as nossas reservas de pre sal , petróleo, minério de ferro, a maior do mundo em ferro, será que ele quer o Brasil também, aqui não.
Brilhante texto
Excelente artigo. Fantástico.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Musk e Tesla, duas genialidades Voltar
Comente este texto