Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    A tese da colunista parecia ter sentido, mas a associação da operação lava jato com o discurso da coluna sobre equidade racial o enfraquece. A operação prendeu elementos da elite branca do país, que estavam corroendo a democracia por dentro. Enquanto isso a polícia dos governadores brancos da Bahia mata negros, e o branco Lula (um dos condenados pela operação) escolheu um homem branco e deve escolher outro para o STF.

    Responda
  2. ELIELSON BARBOSA

    A corrosão da democracia 'por dentro' custou a ser entendida. O esvaziamento de instituições republicanas ou desvio de sua finalidades demonstram com absoluta clareza o fascista 'modo de fazer' sem tiros ou tanques. Nossa vigilância deve ser redobrada!

    Responda
  3. Orasil coelho pina

    Que insistência nas supostas ilegalidades da operação lava jato, parece querer compará-la com os crimes que foram investigados e punidos à época! O perdão aos crimes é que devem ser questionados! Afinal as empresas devolveram bilhões porque são caridosas, boazinhas?

    Responda
  4. José Augusto Bernabé

    Por aqui nessa nossa Republiqueta, é muito mais corroída" pois nossa Cultura é a do suborno, ou seja, "A Corrupção é a Paz do Brasil" e não há Revolução que conserte isso, talvez uma Hecatombe Mundial.

    Responda
  5. Rigo Quin

    O dia em que a polícia preservar uma cena de crime nesse país... teremos que mudar ele de nome. Não vai mais ser Brasil.

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Ana, minha cara, só tenho a agradecer: você encontrou alguma utilidade pro papelão que o marreco fez. Se um juiz de garantias tiver o condão de garantir que a puliça não forja flagra e assassinato, Jesus da Goiabeira, o conjo tá até semi-redimido. Semi, e óia lá: poluiu o meio-ambiente com sua figura, racioSímios e voz, impulsionou o Bozo e a ele se associou, uma série infinita de incômodos e feiúras. Mas serviu pra algo além de queimar o filme do Paraná, pô. Tá até bão.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Noooofa, Adonay, cumé que eu havia me esquecido do excrudente? Imagina, na excruciante emoção da vingança praieira? Se não houvesse ilicitude na Chacina, o Derrete e o Tarcizão do Presunto teriam realizado uma limpa que iria diminuir até o PIB de Guarujá. Que lembrança, meu caro...

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Boa Marcão. Só faltou a legação da impunidade para a polícia matar, com o Excludente de Ilicitude que o Bolsonaro mandou Marreco fazer e tentou fazer. Sob forte emoção, policial poderia matar à vontade. Esse é o Senador Dr Marreco

  7. Kiko Mazziotti

    Pelo amor de Deus, quanta besteira! Relacionar “ilegalidades” da Lava Jato com “aperfeiçoamento” da Justiça é um raciocínio ordinário e sujo até para uma assessora de imprensa do PT, como é o caso desta colunista. Está provado que a Vaza Jato e o ídolo do PT Walter Delgatti adulteraram o material utilizado pelo advogado do PT com dupla função de ministro do STF.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Prezado Kiko. Nesta tu kikaste

    2. jose carlos toledo junior

      Cade o chaves e o inhonho? Tenha dó. O marreco conji está com medo até hoje do delgati revelar mais do que ele já revelou. Murchou acusando o depoente de crimes errados qdo esse afirmou que ele é um criminoso contumaz. Escusas. Kkkkkkk

    3. Marcos Benassi

      Uia, tá provado! Tipo as prova do marreco, as convicção do conjo?

  8. Rodrigo Cabral

    Texto sem pé nem cabeça. Começa identitário, parpassa pelo "passapanismo" ideológico em relação à Lava Jato e termina sem nada de bom a sugerir. Grande coisa o Juiz de Garantias. No fim das contas será mais uma casta criada que não colocará a mão na massa.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Tá papagaiando direitinho a papagaiada panfletária da extrema direita raivosa, espalhafatosa e orgulhosa. Parabéns!

  9. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Reclamam. E votam nos espoliadores.

    Responda
  10. Florentino Fernandes Junior

    Acordos internacionais, tribunais penais internacionais, entao ta valendo, lula?

    Responda
  11. Adalto Fonseca Júnior

    Muito bom o texto. Gosto de aprender assim. Associou com muita propriedade as artimanhas legislativas dos políticos da Câmara dos Deputados Federais à fragilização da democracia. O que na verdade só aumenta meu desprezo pelos que estão lá no papel de representantes do povo. No Brasil a democracia está ameaçada no mais básico que é pela falta de ética que foi normalizada no teatro político brasileiro. E nós somos a plateia covardemente enganada.

    Responda
  12. Adalto Fonseca Júnior

    Muito bom o texto. Gosto de aprender assim. Associou com muita propriedade as artimanhas legislativas dos políticos da Câmara dos Deputados Federais à fragilização da democracia. O que na verdade só aumenta meu desprezo pelos que estão lá no papel de representantes do povo. No Brasil a democracia está ameaçada no mais básico que é pela falta de ética que foi normaluzada no teatro político brasileiro. E nós somos a plateia covardemente enganada.

    Responda
  13. Alexandre Pereira

    O ministério da verdade faz parte de algum acordo internacional?

    Responda
  14. Dario Lima

    O judiciário brasileiro deve trabalhar para o povo brasileiro, não podemos suportar a espera por no mínimo 20 anos para a conclusão de um processo, os juízes devem começar a trabalhar.

    Responda
  15. Tadêu Santos

    A partir do momento, que se constata que o sistema político de país não segue princípios fundamentais e se esconde da ética, tudo em si e seu entorno fica comprometido, seja no executivo, judiciário e legislativo, executores das normas e princípios contidos na Constituição Federal. A classe partidária deste país país está terrivelmente contaminada em seu DNA pelo vírus da corrupção, infelizmente impera nos corações e mentes a lei de tirar vantagem em tudo, principalmente com verbas públicas!!!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, Tadeu, mas a fundação do Afagnoll não era verba pública, era? Era dinheiro privado, da Petrobras - aliás, dinheiro da vítima! Hahahahaha!

    2. Tadêu Santos

      Com a ascensão da extre mista ultradireita bo Zo naZista, de forma "espetacular" depois da eleição de 2018 e a frustada invasão para um golpe em 08/01, a Nação Brasileira precisa repensar suas políticas ideológicas com rotundos investimentos em educação, objetivando alcançar engajamento e ciidadania. Apostamos que o Brasil não avançará, de fato, sem democracia plena, pois apenas o desenvolvimento não distribuí as riquezas de forma social e justas!!!