Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Artur Carmel

    Essa ponte já faz parte do folclore baiano... Não precisava ponte nenhuma. Era só comprar ferries com grande capacidade de passageiros e automóveis e a solução estaria garantida. Essa ponte é uma "ponte" para o petê ficar mais 20 anos no poder.

    Responda
    1. jeova queiroz

      Os chineses farão em 3 anos. Os brasileiros demoram 8 anos pra fazerem uma de 1km.

  2. Gilberto Vieira

    Mais uma furada. Temos que construir e reabilitar ferrovias pelo Brasil.

    Responda
  3. Edson Jardim

    Só vai chiar, quem estiver com o "calo" doendo!!!

    Responda
  4. antonio brito

    Itaparica tem 22.000 habitantes. Isso dá uns 600 milhões por habitante. Sai mais barato mudar todos para o continente ou doar um barco para cada família

    Responda
    1. Nelson Antonio Juncioni

      Inocente, vc acha mesmo q os chineses estariam preocupados com os habitantes de Itaparica? Poderia te contar um segredinho mas, vai se informar.

  5. Paulo da Silva batista

    Cadê as viúvas da Lava-jato?

    Responda
  6. Francisco Carlos galerani

    Em breve nossa engenharia pesada vai voltar, assim como o Brasil vai ficar entre as 8 maiores economias do mundo, mesmo vão continuar elogiando a lava jato chamar o Lula de ladrão, bozoloide veio pra ficar.

    Responda
    1. antonio brito

      Engenharia pesada? Não basta o peso dos impostos? Esperem ao menos Cuba devolver os empréstimos do BNDES

  7. Marcelo Fernandes

    A Lava Jato cumpriu sua missão. Obedeceu o Tim Sam, quebrou as empreiteiras e agora resta pedir ajuda aos chineses. E poderíamos estar ainda pior, nas mãos da extrema direita bolsonarista.

    Responda
  8. Rubens R C Scardua

    O mais importante não é a ponte mas sim a infraestrutura para as vias de acesso à ponte tanto em Salvador como a que atravessa a Ilha de Itaparica. Se não tiver essas vias em condições e melhor nem fazer a ponte pois será o caos, principalmente na Ilha de Itaparica e continente até a BR 101 em Santo Antônio de Jesus. As vias de acesso à Salvador são pessimas e se fizerem a ponte será o caos total na ilha e em Salvador. E necessário planejamento.

    Responda
  9. Ricardo Pereira Ignacio

    Mais um legado pro país ! Assim como a comperj que nos levou a independência no petróleo, as olimpíadas que nos levaram ao primeiro mundo do esporte , os estádios que fizeram nosso país o primeiro no futebol, sem falar na Abreu e lima , trem bala

    Responda
  10. Ricardo Pereira Ignacio

    Mas que problemas da lava jato? Li aqui neste jornal que o amigo do amigo do meu pai já cancelou tudo ? Obras entre partidos comunistas ? Vai ser uma beleza

    Responda
  11. Matheus Lourenço

    Legado nefasto da lava-jato, moro, deltan e companhia.

    Responda
    1. Ricardo Pereira Ignacio

      Deixa ver seu entendi ? O PT e as empreiteiras assaltam o país e a culpa é da lava jato ?

  12. Dionisio DeBarros

    Lavajato de moro&dallagnol destruiu as empresas de engenharia do Brasil. Hoje para se fazer obra de envergadura nesse pais, eh preciso recorrer a construtoras estrangeiras. Lavajato desempregou milhoes de Brasileiros. Os que puderam, emigraram para paises mais desenvolvidos, numa evazao de cerebros. Moro e dalagnol merecem cadeia e ja.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Tem bozoloide engabelado comentando aqui. Esses caras engordaram o centrao com bilhoes desviados da saude/educacao. Se envolveram com roubo de patrimonio publico, trafico de joias, destruicao ambiental, genocidio de tribos indigenas, alem de serem responsaveis pelo abandono e morte de setecentos mil Brasileiros, pela pandemia. Ainda tem a ousadia de acusar o governo que pos o Brasil entre as seis maiores economias do mundo. Terraplanistas fora da realidade.

    2. Ricardo Pereira Ignacio

      Como assim ? Os caras assaltaram o país e a culpa é da lava jato ?

    3. QUIRINO DE OLIVEIRA MINOSSI

      Porquê roubaram demais!!!

    4. Lupercio Oliveira

      Cana neles.

  13. Gilberto Rosa

    Tem que convidar os chineses para também fazer trens bala no Brasil. 20 anos atrás a China não tinha trens bala, hoje já tem mais da metade da quilometragem mundial de trens bala, tudo em apenas 20 anos. Uma linha de Porto Alegre a Fortaleza, passando pelas capitais, resolveria demais, mas tem que derrotar todo lobby das aéreas e dos ônibus contra.

    Responda
  14. Rodolfo Smaran

    Será interessante esclarecer de onde serão contratados os trabalhadores para esta obra. Espero que sejam do Brasil. Essas empresas costumam levar trabalhadores chineses mesmo em países com falta de emprego.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Para cargos de direcao, gerencia, e alta engenharia, eh claro que trarao Chineses. Afinal de contas, empresas da China trabalham em prol da China e nao do Brasil. Como a engenharia nacional foi dizimada pela lavajato, so nos resta rezar para que nao tranfiram muitos recursos Brasileiros para a China.

    2. paulo werner

      Exatamente o que fazíamos quando exportávamos engenharia. E a tecnologia será chinesa, contratada junto a empresas chineses, uma rede de benefícios à sociedade chinesa. GM, Volkswagen, sabe? Podres de corrupção. Responsáveis condenados e presos, e nos continuamos comprando seus carros. Quá, quá!

  15. Giovani Ferreira Vargas

    Ou seja, não temos competência e pedimos ajuda dos outros, que terá um custo a se desdobrar no futuro. Bem Brasil...

    Responda
    1. paulo werner

      Temos, Sr. Geovani, a miséria toda da situação é exatamente essa: o pior é q temos competência pra fazer uma ponte como essa.

  16. Guilherme Menezes

    Quebraram por causa da lava jato, sim! Porque esta era a estratégia encomendada ao Moro e aos procuradores. Em vez de punir apenas as pessoas comprovadamente envolvidas, puniu-se as empresas. Em qualquer um dos países apontados como democráticos e capitalistas, preserva-se as empresas cujos donos ou administradores estejam envolvidos em falcatruas. Há exemplos de sobra. Elas geram riqueza e empregos e detêm tecnologia. Quebrá-las significa abrir caminho para as concorrenbtes estrangeiras.

    Responda
    1. Guilherme Menezes

      Não seja primário, Artur.

    2. Artur Carmel

      Foi ? E quem encomendou essa "estratégia? Foi o Bozo, com toda sua inteligência animal ? Ah, já sei ..Foi a CIA...Ou foi a Globo ? Oi foi Silvio Santos? A justiça mudou de lado, meu senhor.

    3. Guilherme Menezes

      Sobre os chineses, é evidente que eles não têm qualquer relação com a estratégia estadunidense. Foram beneficiados por tabela. E sobre essa história de classificar opiniões alheias de maluquices, sugiro que você não julgue os outros pela suas próprias limitações.

    4. Guilherme Menezes

      Quem disse que o Moro era agente da Cia? O óbvio é que ele colaborou intensamente com autoridades estadunidenses à margem das leis brasileiras. Por um lado, deu aos grindos o que eles queriam, ou seja, quebrou as empresas. Em troca, recebeu informações e alimentou um projeto de poder nacional. Projeto que beneficiava ele próprio, procuradores pilantras e a elite econômica nacional. A missão era simples, tirar a esquerda do caminho. Conseguiu por um tempo. Acabou derrotado, ainda bem.

    5. Carlos Amorim

      Eu já acho inacreditável que tenha maluco que acha que Moro queria quebrar empreiteira porque era agente da CIA. Agora é Hilário quando o surto chega ao ponto de achar que o plano do colonialismo ianque é ajudar empreiteira Chinesa.

  17. Paulo Araujo

    Parece que o "X" da questão é a altura do vão central da ponte, que precisa permitir a passagem das plataformas marítimas para exploração de petróleo, que são fabricadas do outro lado da Ilha de Itaparica.

    Responda
  18. Ricardo Candido de Araujo

    Parabéns, Moro! Uma dúvida, será que você, em verdade, é comunista infiltrado? Você e o menino chorão Deltan?

    Responda
  19. Artur Carmel

    Essa ponte já virou lenda, aqui na Bahia. E as empreiteiras nacionais não quebraram "por causa da Lava Jato". Quebraram porquê estavam envolvidas em transações escandalosas de corrupção, descobertas por conta da Lava Jato.

    Responda
    1. Artur Carmel

      Sr Gilberto Rosa, e onde estavam os doutos do STF que não impediram pela lei, a bancarrota das "empresas provas e idôneas"? Essa desculpa não cola...Quem roubou a Petrobrás (Petrolão) foram os diretores da empresa. Quem os colocou nos cargos. Quem agasalha o arbítrio, tb é arbitrário.

    2. Gilberto Rosa

      Uma empresa não é corrupta, os donos são. Lava jato acabou com empresas e empregos e não prendeu os donos, foi uma jogada político financeira, tem gente que ainda não entendeu. Vale estudar o que fizeram com a grande empresa alemã de química IG Farben, que apoiava Hitler, não quebraram, prenderam o dono , preservaram empregos e desmembraram em BASF, Bayer, Hoetch e Agfa.