Dora Kramer > Desatinos de resultado Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Rachel Matos

    Nunca tinha lido algo dessa colunista. Nunca mais vou ler, depois desse artigo em que faz acrobacias inexplicáveis e dolorosas para justificar uma análise tão medíocre do discurso do Lula.... Até para falar mal de alguém é preciso ter competência, D.Dora. Tanto mais, considerando-se que, diferente de conversa na padaria, isso está publicado num jornal da grande mídia brasileira , jornal esse que deveria estar cuidando da qualidade do que divulga.

    Responda
  2. José Cardoso

    Precisa hoje a Dora. Como estamos chegando ao equinócio, lembro de uma resposta do zelador do meu prédio à minha tentativa de explicar o fenômeno, a partir da inclinação do eixo da terra em relação ao plano da órbita em torno do sol: 'e o senhor acha que com esse peso todo, esse eixo já não teria quebrado?' É Lula puro, a santidade da ignorância.

    Responda
    1. José Cardoso

      Jove, em junho houve o solstício de inverno para nós do hemisfério sul. No próximo sábado teremos o equinócio, quando o eixo da terra é ortogonal à uma reta da terra ao sol. Como consequência, as noites tem a mesma duração do dia, independentemente da latitude.

    2. Jove Bernardes

      Estamos caminhando é para o solstício; o equinócio passou, foi em junho.

    3. Marcos Benassi

      Hahahahah, a despeito d'eu discordar da conclusão de fundo, a blague foi ótema.

  3. Orasil coelho pina

    Quem deveria pedir perdão aos brasileiros são os responsáveis por: Mensalão, aloprados e petrolão! Alguém já se esqueceu da tarefa do "Bessias", de levar o documento de posse ao Lula, assinado pela Dilma?

    Responda
  4. ANTONIO CZAS

    Não vejo problemas em a articulista apontar as gafes de Lula e as cotejar com possível cortina de fumaça com o propósito de desviar a atenção em relação ao que supostamente pretenda esconder. Pragmático, Lula não ignora os problemas sociais, os urgentes, como a fome, a distribuição de renda, a desigualdade alarmante, a seca, as queimadas, a segurança pública. Na prática não se contrapõe ao que fato seja. Pode fazer gafes mas enfrentará as adversidades. Não tenta convencer que a terra seja plana

    Responda
    1. ANTONIO CZAS

      Marcos, sempre gentis nas palavras. Sempre sendo um Marco aos comentários e comentaristas.

    2. Marcos Benassi

      Óia, Antonio, é mérito pessoal seu esse olhar tão tranquilo para o "cotejar" dos atos do Lula com aquilo que a dona Dora diz serem as motivações subjacentes. A escolha do que sejam tais motivações parece ter origem muito mais nos viézes da articulista do que na observação desapaixonada - que, convenha com seu colega leitor, Conviria melhor ao bom jornalismo. Ponto pra você, tolerante. E, evidente, objetivo: o que importa mesmo é isso que você diz depois. Creio também, mas incomoda o viés da dona

  5. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    As gafes e escorregões presidenciais são pautas praticamente diárias na agenda do jornalismo verde-amarelinho, todos sabemos. No caso da jornalista, a tendenciosidade já apontada em outros comentários chega a ser ofensiva ao menosprezar o mais básico senso crítico do leitor.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Caro Paulo, a loucura é que se fica nesse nível de revistinha de fofoca - chama-se "opinião", não passando um centímetro de achismo - enquanto o seu Reginaldo, do inpi, tem um artigo aqui ao lado tratando de uma questão essencial à política industrial do país. Nem sei porque o jorná o publica, porque a pilha toda é colocada nesse focalizando medíocre...

  6. antonio brito

    Erramos? Sim Dora, por favor corrija o artigo e elimine a última frase. É santo! Que falta de fé

    Responda
  7. antonio brito

    Brilhante Dora. Mostrou um quadro coerente, os estapafúrdio são para consertar os erros e alimentar vaidade pessoal. Estarrecido com tanta ignorância agora percebi que existe uma coerência no erro. Sempre li você, que tem uma das mais elegantes escritas no jornalismo.

    Responda
  8. Marcos Benassi

    Dona Dora, se dou crédito à noção de que "não é Santo", felizmente - pra minha racionalidade Bípede - não é em função destes argumentos que amsenhora apresenta. Se ele pega leve com o Putin e dá uma de mané, só quer dizer que ele ouve mais ao Stephen Walt (Harvard) e John Mearsheimer (U Chicago) ao invés de ouvir à senhora. Eu creio que há questões em que seria melhor ficar quieto, Presida não precisa falar sempre que provocado. Entretanto, há atribuições nesse seu blá que são quase maledicência

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, é bastante educado mesmo! Cê é dureza... Hahaah!

    2. Peter Janos Wechsler

      Ok, Marcos. Lula nao é tosco. É um lord.

    3. Marcos Benassi

      Esse negócio do "ler é chato e da sono", caro Peter, vem de uma declaração de 2OO9, pra folha, "Eu agora estou lendo o novo livro do Chico [Buarque], “Leite Derramado”. Passo um pouco da noite lendo, eu não consigo ler muitas páginas por dia, dá sono." A frase, recortada e deformada, é excessivamente ruim pra ser usada como argumento: ela contém em si a tosqueira que aponta no Lula. Não dá, né?

    4. Peter Janos Wechsler

      Marcos. Permito-me discordar. Lula teve uns vinte anos de ócio no sindicato para se instruir. Não o fez. Disse ou não disse? Reconheço: ele é muito esperto. Até demais.

    5. Marcos Benassi

      Peter, esse é um recorte infeliz de uma fala maior, muito longe do limitrofe, como o mero excerto faz parecer. Lula lê e, tendo saído do imenso grau de miséria material e cultural do qual saiu, mostra-se um portento intelectual. Ele mesmo já riu de sua ignorância de outros tempos. É apenas uma bobagem.

    6. Peter Janos Wechsler

      Marcos. Você não está dando muito crédito a uma pessoa que afirmou que "ler é chato e dá sono"?

    7. Marcos Benassi

      Peter, meu caro, boa pergunta essa, sei lá o que é que o Lula lê. Os assessores, certamente o fazem. O que não dá é pra dona Dora pontificar de Pitonisa acerca da bobagem que o Lula fala, intuindo razões e dourando sua própria pílula reaça.

    8. Peter Janos Wechsler

      Bom dia Marcos. "ouve mais ao Stephen Walt (Harvard) e John Mearsheimer (U Chicago)" Suponho que este seu comentário, com o qual até concordo, não é para ser entendido literalmente.

  9. ISAIAS PASCOAL

    Muito bom texto. É preciso dessacralizar o homem santificado pelas esquerdas, qdo n passa de um humano, demasiado humano!

    Responda
    1. josé SOARES

      Seu Isaías , as esquerdas historicamente praticaram , desde sua origem, a autocrítica , o que falta à extrema direita, à seitas neopentecostais e grande parte da mídia.Sou progressista, votei em Lula, mas o crítico quando erra.Estereotipar pessoas ou partidos não é racional.

    2. Marcos Benassi

      Isaías, prezado, também creio que é necessário *nao sacralizar ninguém*, quanto mais político. Agora, especular atribuições causais, olhando de fora - e sabendo-se do viés - também não ajuda em nada na compreensão. Dá pra criticar o Lula perfeita e defensavelmente sem ficar dando uma de cartomante que tudo vê.

    3. Ricardo Arantes Martins

      Exato. Só mais um comedor de arroz com feijão e na política só mais um zé ruela.

  10. Adriana Rossi Alves

    Que golpe o quê. Quem cassou a ensacadora de vento foram os milhões de brasileiros que foram às ruas exigir sua saída. Os parlamentares votaram, muitos a contragosto, por pressão de suas bases. Como diz o outro gado, o povo é supremo.

    Responda
  11. José Carlos Soares Costa

    O mais esquisisto nisto tudo, é que se já passaram 7 anos desde o impechment da Dilma, e nada absolutamente nada aconteceu alem de escandalos e tentativas de golpe, e tentativas de controle em todos os orgãos de estado como PF e EB e STF, e a imprensa não falava nada, enquanto este governo está indo para o nono mes apenas, e por enquanto... esta indo bem, e como acontece nas democracias as vezes faz ou fala coisas que discordamos.

    Responda
    1. antonio brito

      Vocês lulions não discordam de nada que o iluminado guru diz ou faz. Acreditam que terremoto é efeito do clima, que o fufuca é um craque, que dinheiro público nas mãos de políticos é investimento.

    2. Artur Carmel

      Tudo é muito relativo, né Zé Carlos....

    3. Rodrigo Andrade

      Está indo ótimo, na parceria de sempre entre políticos corruptos e judiciário os protegendo. "Me ajuda que eu te ajudo", já ouviu falar? E nós pagamos a conta de tudo. Realmente dá uma paz, né?!

  12. JORGE CESAR BRUNO

    E óbvio que o presidente Lula fala muitas bobagens! Aliás, que falta faz o Duda Mendonça! Sua assessoria é a SECOM são péssimas! A insistência em defender ditadores, chega a ser constrangedor! Mas é um fim de ciclo e a esquerda precisa se renovar!

    Responda
    1. josé SOARES

      Pois é , neste momento Lula está na ONU cercado e procurado por "ditadores" de diversas democracias.

  13. Fabio Mendes

    A horda defensora do Lulismo é similar à horda bolsonarista. Se criticam o Rei Sol, eles ficam em polvorosa! Candidatura sem projeto de nada dá nisso mesmo. Lula erra pq não sabe nada sobre nada e precisa toda hora de intérpretes. Aprende, Brasil!

    Responda
  14. Paulo Sarmanho

    Tucana despeitada.

    Responda
    1. Albert Niches

      Ela está corretíssima!

  15. Ronaldo Fernandes

    Também não leio essa senhora. E quando a leio, me impressiono com sua falta de análise acurada. É um fogo de artifício que não leva a nada. Dizer que tentar resgatar a honra de Dilma é escamotear para Lula se livrar da sua culpa de indicá-la? É doidice maior do que muitas frases de Bolsonaro. Há muito devia ter se aposentado. Lamento a Folha contratar uma senhora que não tem mais nada a dizer, se algum momento de sua vida teve.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Prezado Ronaldo, embora eu concorde com a questão da Dilma - a relação causal que a dona Kramer faz é enviesadissima - ao desqualificá-la, não se contribui pro debate. Desculpaê se fica com cara professoral, meu caro, não queria dar pinta: também não me agrada a colunista, mas creio que o melhor é centrar no argumento.

    2. Rodrigo Andrade

      Pois eu lamento a sua falta de imparcialidade e discernimento. Só quem não quer enxergar não vê a campanha de reabilitação empreendida pelo PT desde a descondenação do chefão. Dilma, a incompetente responsável pela maior crise vivida pelo Brasil em cem anos foi devidamente recompensada com um cargo milionário no Banco dos Brics. Em nenhum país sério um tapa na cara da população desses seria admitido. Mas aqui, é feito e com desfaçatez.

  16. Artur Carmel

    Que argumento fajuto...Quando vc votou e m Lula vc estava votando num homem público probo ou, votou num demônio, num encantador de serpentes ? É coisa, vu...

    Responda
  17. Almir José Vieira da Silva

    Já não lia esta senhora quando ela escrevia na Veja e lamento a Folha tê-la contratado. Li este texto o digo que continuarei a ignorá-la.

    Responda
    1. antonio brito

      Não leia. Leia só o jornal do sindicato.

    2. Rodrigo Andrade

      E no entanto, aqui está se dando o trabalho de comentar. Vai entender, né?

  18. Wilson Rossi

    Essa Sra. Ñ tem uma palavra de concordância com o governo Lula. Tudo que ele faz não presta, ou, pior, deve-se a segundas intenções. Ñ era assim com relação a turma do Rolex.

    Responda
  19. eli moura

    olula aceita o centrão dos ladrões (segundo general heleno), ou terá seu governo boicotado, pautas bombas aprovadas e o impeachment. Qual a inovação? Tentar dissolver o congresso na força? não é inovação fizeram isto em toda a américa latina por dezenas de vezes? Só serviu para as chamadas GLOs da epoca, os governos acabaram nas mãos dos militares. Dona volta pro sarcofago, lá na a piramide invertida do lado da fossa septica.

    Responda
  20. Carlos Soares

    Este texto revela o que a colunista e outros da direita antilulista tem a dizer. Ficam esperando atentos e atentas a escorregões de Lula. Claro que terão material, afinal a articulista mesmo reconhece no fim: Lula não é santo. Ora, mas quem o é? No fundo o que a colunista almeja, mas não consegue, é ter uma agenda concreta para criticar. De todo modo, tem lá sua graça.

    Responda
  21. José Augusto Bernabé

    Sim, sim Dona Dora, a performasse dele melhorou de 80% para 60%, segundo do Data Folha, e fique tranquila aí, vai melhorar muito mais pois com o PT progredimos de 2024 para 1970. Viva o Brasil.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Quero ver o progresso das investigações da PF, prezado. E dos indicadores econômicos. E dos acordos internacionais. E da indústria de tecnologia. Em seis meses conversa-se, tá?

  22. Peter Janos Wechsler

    Dora plagiou Shakespeare um pouco: "Though this be madness yet there is method inÂ’t".

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Ricardo. Lula é fluente em inglês, russo e ucraniano.

    2. Ricardo Arantes Martins

      Vida longo ao tradutor Janos. Meu inglés é quase tão parco como meu português. mas faz sentido parece é uma loucura com método. Lula sabe falar a linguagem do povo, mesmo quando deseduca. Tsunami em razão do distrato com a natureza é power, mas o povão entende.

  23. Marco A Moreira

    Para os Lulaplanistas o presidente é uma das sumidades do cenário internacional atual, por isso concordam com tudo que fala. O problema é explicar tal método aos Europeus e Americanos que cada vez mais não entendem o presidente do Brasil. Afinal onde ele quer chegar? Porque até agora para o brasileiro pobre o que mudou?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Sugiro a leitura do panorama que o Nelson de Sá traz de um simpósio asiático cheio de gente relevante. Ah, mudou o preço da picanha e do filé mignon - pra baixo. O Bozo não deve estar feliz .

    2. Dario Lima

      O Mito junto com Jesus Cristo e Malafaia vão voltar pra resolver tudo. Nós bolsonaristas devemos ficar tranquilos com esses comunistas.

  24. Francisco Marra

    Dora, sendo dora passadora de pano no bozo. Lula lá fazendo o que Ele falou que faria, Brasil para os Braseleiros.

    Responda
  25. Ricardo Arantes Martins

    Lula não é sando, mas antes um político hábil. Usa da credibilidade que o PT alcançou durante oposição para justificar a Enormidade dos erros que cometeram após. São inúmeros mas ele criou a fórmula da negação jogue a culpa em voce, na folha, globo, congresso e supremo golpistas. E funciona. Os Lulaminios estão dispostos a viver no negacionismo (fórmula essa copiada recente mente foi copiada pelo Coiso que criou seus Bolsominios) e o Brasil vira uma nação de negacionistas

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ricardo, meu caro, não é preciso ser esquerdista fanático pra notar inconsistências nas causalidades que a dona Dora traz como verdades últimas. Posso achar que no Luloverno se faz besteira, mas discordar atribuições da Pitonisa Kramer, é perfeitamente viável.

    2. Ricardo Arantes Martins

      Deus me livre Dario, ficar nesse ciclo do cão. Fosse o cãozinho nosso amigo seria bom. Mas chega de Coiso Petismo.

    3. Dario Lima

      Calma Ricardo, o Mito vai voltar junto com Jesus Cristo e Malafaia pra resolver tudo.

    4. Ricardo Arantes Martins

      Lula não é santo, digo. Aliás nem ele nem Bezerra da Silva (no dum album pra quem não conhece)

  26. JAYME KOPELMAN

    Dora, esse seu trabalho na Folha é pro bono? Pergunto, pois não há como crer que te remunerem pelas zerdas escritas! A terraplana em que você vive fica em qual galáxia? JK

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      O q vale é o amor por relógios rolex

    2. Daniel de Souza Souza

      Comentário de petista de carteirinha, não vale!

    3. Carlos Figueiredo

      Se a terra dela é plana, a sua deve ser quadrada

  27. José M Leal

    Camaleão, oportunista, vivandeiro e sem princípios. Tem como valores o engrandecimento próprio, em uma sede absurda de prestigio, e a sobrevivência politica a qualquer custo, que justificam qualquer desonestidade ou desvio moral.

    Responda
    1. Ronaldo Fernandes

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Daniel de Souza Souza

      Assino embaixo!

  28. Roberto Freire

    Xiiii, prepara que a matilha está chegando. Vamos ver quem dá o primeiro latido.

    Responda
  29. Rodrigo Andrade

    O problema, Dora, não é Lula e sim seus seguidores (assim como os seguidores do Bozo, por sinal). Enquanto estamos falando da parcela de semianalfabetos, não dá pra exigir muito. Mas assusta quando assinantes desse jornal aparecem em bando pra defender seu político de estimação, mesmo contra fatos ou evidências.

    Responda
    1. Daniel de Souza Souza

      Político de estimação é elogio. O certo seria corrupto de estimação

  30. Maurício Cruz

    Bingo! O presidente pratica a insensatez de resultados.

    Responda
  31. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Não Olhe Para Cima

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.