Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Antônio João

    Até que enfim, desta feita Hélio Schwartsman fez uma crítica decente.

    Responda
  2. Gustavo Michelin

    Ora ora, e quem espera alguma coerência desse grande balcão de negociatas que é o STF?

    Responda
  3. José Ricardo da Silveira

    Torturado porque estava detido em quartel do exército numa suite própria com tv e frigobar e direito a se exercitar diariamente na quadra de espirtes e recebendo no período dezenas, talvez centensaa de visitas? Talvez até com visitas conjugais? Tortura foi o que fizeram na ditadura com centenas de pessoas: pau-de-arars, choques elétricos, espancamentos, estupros. Grande parte das pessoas até mesmo pagariam para passar uma confortável temporada na colônia de férias do Cid.

    Responda
    1. Gisele Cezaro Burger

      Ótimo comentário!

  4. alderijo bonache

    Este Hélio dá sono, pensar que por aqui jah passaram gente da estirpe de Jânio de Freitas.

    Responda
  5. José Cardoso

    Em resposta ao título: é claro que não. Aliás chamar de tortura o tratamento recebido por todos esses presos de colarinho branco, seja encarcerados pelo Moro, seja pelo Alexandre, chega a ser um insulto aos milhares de presos comuns que são torturados cotidianamente nas delegacias do país.

    Responda
  6. josé SOARES

    A maioria das opiniões exararas pelos articulistas deste jornal sobre as prisões , investigações e julgamentos dos golpistas de 8/1 desconsidera que estes quase romperam o Estado Democrático de Direito.Estão sendo processados dentro da lei e não pelos métodos da ditadura ou da ditabranda.

    Responda
  7. Ney Fernando

    O colunista concorda com Gilmar e com Toffoli. Tem algo errado.

    Responda
  8. João Gabriel de Oliveira Fernandes

    A verdade é que a decretação da prisão preventiva - e sua manutenção - se baseia em critérios abstratos e imprecisos, como, por exemplo, "garantia da ordem pública" e "garantia da ordem econômica". Como definir isso? No fim, vai muito da discricionariedade do juiz.

    Responda
  9. adenor Dias

    Eu posso está enganado, mas acredito que os políticos e o judiciário brasileiro fizeram um acordo de entretenimento para anestesiar o povo brasileiro! Entra governo e saem governo e os dois poderes fica nesta guerra de gato e rato.

    Responda
  10. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Tortura? Vc viu os vídeos sobre o dia a dia do Cid. Torturados fomos nós por 4 anos e com a ajuda de Cid.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Dedo No'zóio!

  11. Manoel Cardoso

    Qual candidato é tricampeão no voto pra presidente do Brasil? Qual partido é pentacampeão pra presidente do Brasil? Fala aí Olavo. Fala a jato.

    Responda
  12. Ediney Fortes do Prado

    É ridículo um típico representante do governo que desprezou os direitos humanos e enalteceu a tortura vir com a defesa de um e a denúncia de outra. Claro q os DH são para todos, até para torturadores, mas a situação mostra o grau de hipocrisia dessas pessoas.

    Responda
  13. Marcos Benassi

    Helio, tô achando que não entendi algo direito: a questão da "tortura" está sendo definida pela expressão externa do modus operandi - ie, prender prevent. e soltar após firmar colaboração? Ou pelas condições e tempo do encarceramento? No caso das últimas, não parece ter havido violência; das primeiras, se justificada para proteção de outras testemunhas ou do indivíduo, também não. Os entes envolvidos podem, legalmente, celebrar acordo. Onde há tortura? Dá a impressão de tortura dos fatos...

    Responda
  14. Carlos Figueiredo

    Para os amigos, tudo. Para os inimigos, a lei. Art 1 da Constituição de uma certa República das Bananas.

    Responda
  15. sandoval abreu sader

    Os Príncipes da Toga não estão nem ai para estas coisas. Deixe os presos ao leu.

    Responda
  16. mauricio noronha

    De um lado ou de outro, o que o Brasil quer é a impunidade aos políticos corruptos.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Pelo menos 58 milhões desejam realmente isso, tanto que apesar de todos os crimes e da corrupção do genocida e de sua familicia ainda votaram nele para que continuasse e muitos ainda o apoiam e veneram.

  17. Adriano Dos Santos Bras

    Judiciário errou muito nestes últimos 10 anos … o próprio STF só mudou sua posição sobre o absurdo do processo de lula quando se viu ameaçado pelo Bolsonaro …. Cada hora jogam de um jeito ..resultado e falta de confiança da população.

    Responda
  18. Bruno Lima

    Que artigo sem pé nem cabeça.

    Responda
  19. Manoel Cardoso

    Como o povo não derrotava o PT, criaram o impeachment da Dilma, criaram a lava jato, criaram a delação premiada. Deu no que deu.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Explica pro Olavão ai embaixo que eleição se dá nas urnas não em manifestações.

    2. Olavo Cardoso Jr

      Kd esse povo q não aparece em lugar nenhum? O maior comício do nine tinha quinze mil pessoas. Explique

  20. PAULO CURY

    interessante que quando se fala de lava jato logo se volta para o lula, uma pena, pois para livrá lo, inocente ou não, abriu se uma porteira que passou tudo, de cunha a cabral, de palocci q gedel,. Podemos criticar a fotma ou mesmo os métodos, só não podemos esquecer que houve sim um grande esquema de corrupção, onde habitavam entes do governo e as empreiteiras e empreiteiros. O resto é conversa mole da esquerda e da direita, no fundo somos um pais corrupto.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Isso somos mesmo, basta ver que 58 milhões continuaram apoiando o genocida corrupto ladrao de joias e sua familicia apesar de todos os crimes de todos os tipos que testemunhamos durante quatro anos e durante seus mandatos e de sua familicia. Alem disso, o Congresso dominado pelo Centrão, que todo mundo sabe que se move por corrupção, foi eleito pelo mesmo povo que se diz indignado pela corrupção dos políticos.

  21. José Tarcísio Aguilar

    Um tal ursa, este sim torturava de fato. Outros iguais a ele também, colegas de fardas deste Cid e do pai. Chega de mi mi mu.

    Responda
  22. Ricardo Pereira Ignacio

    Boa noite amiguinhos comentaristas do jornal virtual !! Vamos todos defender o indefensável ? Viva o Janjo … viva o cachaceiro

    Responda
    1. josé SOARES

      Que argumentos profundos e inteligentes!

  23. Valdir Teixeira da Silva

    Tem que salientar que o Coronel Mauro Cid estava "preso" num quartel do exército, onde tem refeitório, quadra de esportes e academia, muito diferente de um cubículo de uma prisão comum. Há muita diferença entre ficar preso num quartel, na condição de coronel, e no CDP de Pinheiros.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, caros Valdir e Ricardo, tenho impressão semelhante. "Tortura"? Sujeito teve toda dignidade em seu recolhimento; fez o que bem entendeu - quieto quando quis, falante ao perceber que seu silêncio deixaria papai exposto; trocou de advogado a seu bel-prazer. Quedê tortura? Cem dias nessa cana moleza, contra *média* de duzentos e cinquenta? Eu, hein?!

    2. Ricardo Arantes Martins

      Exato. E tem que ver que Moraes não quer saber de joias, mas do gabinete do ódio, de fakes que disseminava golpe para o povo e o mesmo gabinete que passava fakes quanto a pandemia e que disseminavam remédios falsos com extermínio em massa do povo brasileiro. e moraes quer também os atos golpistas e de terrorismo que visavam traição. Cid só dará a letra porque moraes chegou a seu Pai. Moraes foi Secretario de polícia e promotor. conhece tudo de provas e acusação. Foi na veia.

  24. Luciano Prado

    Esse articulista precisava experimentar como países como os EUA, por exemplo, traram traidores da pátria. Aqui é um paraíso dos conspiradores. Há exemplos do Golpe em Dilma. Cid é mais um privilegiado nessa intentona.

    Responda
  25. Gustavo Ferreira

    óbvio que não tem nenhuma lógica achar que os casos são diferentes, mas sempre vão aparecer alienados para defender algum ativismo jurídico se o ativismo interessar. Deixa o Moraes lembrar que os petistas chamavam ele de advogado do PCC e indicado ao STF por presidente ilegítimo para ele se voltar para o outro lado... deixa ver

    Responda
  26. sérgio dourado

    Pois é! De 52 delações que a Lava Jato teve, apenas 13 foram com réus presos. Mas agora se comemora delações como se fossem algo novo: quando demonizaram isso quando era feito com réus confessos, criminosos com desvios bilionários e cartéis assumidos. Ou seja: simplesmente exerceram um juízo político da operação quanto a delação, não um juízo de fato: pois senão estariam exercendo a mesma crítica agora. E onde estão esses Toffolis, Gilmares e Reinaldos...? Estão caladinhos...? Çei.

    Responda
  27. Francisco Paulo Almeida

    Se o golpe de Estado tivesse ocorrido hoje estaríamos chorando os mortos e desaparecidos. Ficou em um local onde sobra regalias só encontradas em clubes da elite. A delação é resultado do trabalho da DPF que localizou inúmeras provas dos crimes e só restou a ele tentar diminuir a penalidade colaborando com os policiais.

    Responda
    1. Roberto Freire

      Já no caso da Odebrecht...

  28. Adelcio Souza

    Se a estadia de um oficial militar por alguns dias naquela colônia de férias foi suficiente para ele se oferecer a contar tudo que sabe, eu acredito que o Brasil se encontra em sérios riscos em caso de guerra. Mas, graças a Deus, ele já foi liberado e está recebendo seus merecidos 30 mil por mês. Com essa noção de tortura, não me surpreende Bolsonaro ser favorável.

    Responda
  29. Wilson Barbosa Soares

    Debochar de pessoas morrendo sem poder respirar; este é o retrato de um autêntico torturador.

    Responda
  30. José M Leal

    Um palavrório atirado em várias direções, superficial, confuso e inconclusivo. É o que ocorre quando temos um bacharel em filosofia tentando opinar sobre assuntos dos quais não detém conhecimento mínimo para formar juízo. Filosofia não é carta branca que permita ao seu conhecedor discorrer sobre qualquer assunto, como a mesma irresponsabilidade das discussões de mesa de bar.

    Responda
    1. Marcelo Ribeiro

      Correto. Como dizia Dominguinhos: cada macaco no seu galho.

  31. Leonardo Trindade

    Se fosse só a justiça que está longe do mundo ideal. Infelizmente, ainda vivemos em tempos de exceções e, talvez, o ideal (a utopia) seja apenas o horizonte.

    Responda
  32. José Antonio Nunes Romeiro Romeiro

    Prezado. Você esqueceu de um detalhe. O Tenente Coronel ficou preso no quartel, que não é nenhuma masmorra, pelo contrario!

    Responda
    1. Gilberto Wiesenh tter

      Perfeito. Comparar aprisionados em cadeias imundas, com um milico bun da mole nas regalias do exército, pago com dinheiro público. Realmente precisa repensar as suas críticas. Po bre comentarista .

  33. Waldemar Stocco

    cada matéria sem pé, menos ainda cabeça, essa em questão têm o nada com coisa nenhuma e em nada elucida, muda, tira ou acrescenta algo.

    Responda
  34. Eduardo Elói

    É só rever tudo que Bozo e sua turma fez contra o Brasil, durante quatro anos, para concluir que a justiça está sendo boazinha de mais. Não venham com essa de comparações com fatos anteriores ao período Bozo. Não eram machos? Que continuem com sua machuca agora.

    Responda
  35. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Vocês da direita não conseguem aceitar um fato, que lhes dói: Lula era inocente, Bolsonaro não. Usar um preceito legal, a delação, tem significado diferente se usado para provar um crime real ou para forjar provas, por combate político.

    Responda
    1. Carlos Figueiredo

      Ou talvez você. Mas porque seria?

    2. Carlos Figueiredo

      Ou o porteiro e o caseiro que os deixou entrar.

    3. Carlos Figueiredo

      Piada pronta. Quem é o Inocente? Talvez os empreiteiros que acharam que o sitio ou o triplex eram do lula.

    4. Ricardo Arantes Martins

      Vejamos então 3presidentes do PT presos, dirceu, genoino e Cunha estou errado? dois líderes de governo presos paloci na Camara e delcidio no senado estou errado? e ah sim Confessos. de uma busca. nação de negacionistas.

    5. Carlos Amorim

      Inocente é quem acha que Lula ou Bolsonaro são inocentes.

    6. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

      Interessante, este sujeito, o Arantes. Cria fatos em sua imaginação - confissões, e julga quem não acredita no delírio como negacionista.

    7. Ricardo Arantes Martins

      Inocente? tem dó. houve a sucessiva prisão de toda a cúpula petista 3presidentes, 2tesoureiros e 1secretario doPT 1líder de governo no senado e 1líder do governo na camara e acreditem Confessos. e mesmo assim não houve nada? dai lula escolhe a ministra das minas e Energia para sucedê-lo que estava lá quando o petrolão foi formado. Nação de negacionistas.

  36. Ricardo Arantes Martins

    nem ele nem Torres foram torturados. A tentativa de traição carecia de medidas energicas. As conversas no Celular de Cid deixavam claro que desejavam mostrar apoio indignado de parte da população, através dos atos de terrorismo em Brasília visando alta traição. Não conseguiram comover os comandos de quartéis, mas com Cid livre tudo indica que ele continuaria nos atos conspiratórios contra a pátria. Está no lugar dele. Lugar de traidor.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Puis é Monsosres e no caso Quase General. era questão de meses ou poucos anos pelo que andei lendo.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Como se chega a tenente coronel ?

  37. José Augusto Bernabé

    Duvida disso? O Brasil está sendo torturado, ninguém pode sair ás ruas sem correr risco de assalto ou estupro, veja o Data Folha amigo, vc pertence ao Jornal. Ora, ora.

    Responda
  38. Neli de Faria

    Perfeita análise. E ouso acrescentar: se a Delação Premiada não valeu para um, por mais que deteste o boiadeiro anterior, ela também não pode valer contra ele. Repiso-me, por mais que deteste o terrivelmente mau presidente.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Sei não Neli. O réu deve continuar preso se for uma ameaça ou se atrapalhar as investigações. No caso, temos que Cid era mais do que uma ameaça a pátria. Tem muitos elementos.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Da um beijo nessa boca q te escarra. Vc deve saber de quem é. Não passe pano. Passe kiten