Juliano Spyer > Um pastor busca pontes entre a esquerda e evangélicos conservadores Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ney Fernando

    Os evangélicos deviam, antes de tudo, seguir o evangelho e não dar mais dinheiro aos espertalhões que se dizem "pastores". São eles que fazem os evangélicos pastar.

    Responda
  2. João Paulo Zizas

    A esquerda brasileira, no geral, defende o seguinte: aborto, ideologia de gênero, invasões de terra e legalização das drogas. A direita costuma ser contra essas coisas e é por isso que os evangélicos conscientes se identificam ideologicamente com ela. Experiências como a descrita no artigo se destinam, na realidade, a ludibriar os tementes a Deus para levá-los a apoiar forças políticas contrárias aos valores pelos quais eles têm apreço.

    Responda
    1. MERCEDES NAZAR CANDIDO

      E você sempre com um comentário reacionário. (Abner Nazaré Cândido)

    2. Marcos Benassi

      João Paulo, mencionar "ideologia de gênero" é tão lamentável que obscurece sua boa escrita, que faz diferença na discussão. Pelamor de Zeus e do Jesus da Goiabeira, esse negócio não tem pé nem cabeça...

  3. Ricardo Arantes Martins

    Misturar o sagrado com o profano dá nisso. Sempre que misturamos igreja com religião Deu Ruim, em toda história da humanidade é o que notamos. Muitas pessoas que tem alguma busca espiritual irão se afastar eis que pensam que todos os religiosos são iguais a essas lideranças religiosas funestas. Compursca-se o que era para ser sagrado e por isso sempre que vejo pastor padre ou bispa ou usar de igrejas na política parto do pressuposto de que não prestam.

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Eita, caro Juliano, essas perguntas e proposições são fundamentais, mas eu fico cabreiro com parte do raciocínio. Suponho que a formação do Pastor Vladimir, Batista, deve facilitar centrar-se em questões de fé, diminuindo o "blá Iurd" - aquele de "maldições", centrado na "prosperidade via dízimo"; epidérmico, enfim. Mas querer interagir com o PT, partido político, sem lidar com costumes, em sentido amplo, e política, significa o quê? Um grêmio de ação política não tá lá pra discutir a fé, pô.

    Responda
  5. Ricardo Arantes Martins

    Esse abraço que grande parte dass evangélicos deram ao Coisismo é uma faca de2legumes hehe. fato é que agora não têm como eles abraçarem Lula e sua vocação governista eis que pegaria mal prácas. por outro lado já conheci não um, mas alguns ex evangélicos que se afastaram das igrejas ao notar o disparate que essas lideranças pregavam apoiando uma figura que pregava que a ditadura deveria ter assassinado mais 30milpessoas. Aleluia! Tem gente despertando.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ricardo, parece que você está tocando no outro lado da moeda: o que é que *as igrejas* têm que fazer pra não perder seus fiéis menos toscos - Igrejas com maiúscula, né? Pras iurd da vida, pouco importam tais fiéis, não são a massa que lhes interessa. Pastores como esse Vladimir, gente de fé e de ação de base, interessado na vida das pessoas, põem no partido a responsa pelo diálogo adequado - um que não afaste as pessoas de "verdadeira fé" da discussão.

  6. Luiz Carlos Farias

    Tive a chance de conhecer o pastor Vlad e a sua comunidade de fé .Ao meu ver ele está muito correto, a esquerda deve buscar o diálogo com a base e considerar a complexidade e os contextos desses grupos tão diversos . Penso que a esquerda está muito longe desses grupos .

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Luís, prezado, uma pergunta que me faço é acerca das comunidades eclesiais de base, que foram tão importantes pra criação e crescimento do pt: por que e5que havia diálogo, reflexão e comunhão lá, e não há, agora, com os evengélicos? O de está o descompasso, ou oS descompassoS, no plural? Tô ficando desconfiado de que a questão não está só "na esquerda", sabe? São dúvidas mesmo, não retórica.

  7. Hercilio Silva

    A esquerda enxerga sim as pautas chamadas de costumes, e até age devagar em algumas delas, recua, mas é preciso registrar, não é possível voltar a séculos passados. Não se pode inscrever em lei regras que uma igreja segue, seus membros tem a liberdade de seguir, mas não de impor a quem não é da igreja. A extrema direita não quer diálogo, e manipula as igrejas nesses temas, até com mentiras. Grupos de igrejas tem espalhado as fake news deles.

    Responda
  8. Cleomar Ribeiro

    .. tem que pagar algum 'consórcio' ( pirâmides financeira), pessoal???... ninguém confia em '171' !!!...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Como?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.