Juliano Spyer > Um pastor busca pontes entre a esquerda e evangélicos conservadores Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Os evangélicos deviam, antes de tudo, seguir o evangelho e não dar mais dinheiro aos espertalhões que se dizem "pastores". São eles que fazem os evangélicos pastar.
A esquerda brasileira, no geral, defende o seguinte: aborto, ideologia de gênero, invasões de terra e legalização das drogas. A direita costuma ser contra essas coisas e é por isso que os evangélicos conscientes se identificam ideologicamente com ela. Experiências como a descrita no artigo se destinam, na realidade, a ludibriar os tementes a Deus para levá-los a apoiar forças polÃticas contrárias aos valores pelos quais eles têm apreço.
E você sempre com um comentário reacionário. (Abner Nazaré Cândido)
João Paulo, mencionar "ideologia de gênero" é tão lamentável que obscurece sua boa escrita, que faz diferença na discussão. Pelamor de Zeus e do Jesus da Goiabeira, esse negócio não tem pé nem cabeça...
Misturar o sagrado com o profano dá nisso. Sempre que misturamos igreja com religião Deu Ruim, em toda história da humanidade é o que notamos. Muitas pessoas que tem alguma busca espiritual irão se afastar eis que pensam que todos os religiosos são iguais a essas lideranças religiosas funestas. Compursca-se o que era para ser sagrado e por isso sempre que vejo pastor padre ou bispa ou usar de igrejas na polÃtica parto do pressuposto de que não prestam.
Eita, caro Juliano, essas perguntas e proposições são fundamentais, mas eu fico cabreiro com parte do raciocÃnio. Suponho que a formação do Pastor Vladimir, Batista, deve facilitar centrar-se em questões de fé, diminuindo o "blá Iurd" - aquele de "maldições", centrado na "prosperidade via dÃzimo"; epidérmico, enfim. Mas querer interagir com o PT, partido polÃtico, sem lidar com costumes, em sentido amplo, e polÃtica, significa o quê? Um grêmio de ação polÃtica não tá lá pra discutir a fé, pô.
Esse abraço que grande parte dass evangélicos deram ao Coisismo é uma faca de2legumes hehe. fato é que agora não têm como eles abraçarem Lula e sua vocação governista eis que pegaria mal prácas. por outro lado já conheci não um, mas alguns ex evangélicos que se afastaram das igrejas ao notar o disparate que essas lideranças pregavam apoiando uma figura que pregava que a ditadura deveria ter assassinado mais 30milpessoas. Aleluia! Tem gente despertando.
Ricardo, parece que você está tocando no outro lado da moeda: o que é que *as igrejas* têm que fazer pra não perder seus fiéis menos toscos - Igrejas com maiúscula, né? Pras iurd da vida, pouco importam tais fiéis, não são a massa que lhes interessa. Pastores como esse Vladimir, gente de fé e de ação de base, interessado na vida das pessoas, põem no partido a responsa pelo diálogo adequado - um que não afaste as pessoas de "verdadeira fé" da discussão.
Tive a chance de conhecer o pastor Vlad e a sua comunidade de fé .Ao meu ver ele está muito correto, a esquerda deve buscar o diálogo com a base e considerar a complexidade e os contextos desses grupos tão diversos . Penso que a esquerda está muito longe desses grupos .
LuÃs, prezado, uma pergunta que me faço é acerca das comunidades eclesiais de base, que foram tão importantes pra criação e crescimento do pt: por que e5que havia diálogo, reflexão e comunhão lá, e não há, agora, com os evengélicos? O de está o descompasso, ou oS descompassoS, no plural? Tô ficando desconfiado de que a questão não está só "na esquerda", sabe? São dúvidas mesmo, não retórica.
A esquerda enxerga sim as pautas chamadas de costumes, e até age devagar em algumas delas, recua, mas é preciso registrar, não é possÃvel voltar a séculos passados. Não se pode inscrever em lei regras que uma igreja segue, seus membros tem a liberdade de seguir, mas não de impor a quem não é da igreja. A extrema direita não quer diálogo, e manipula as igrejas nesses temas, até com mentiras. Grupos de igrejas tem espalhado as fake news deles.
.. tem que pagar algum 'consórcio' ( pirâmides financeira), pessoal???... ninguém confia em '171' !!!...
Como?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Juliano Spyer > Um pastor busca pontes entre a esquerda e evangélicos conservadores Voltar
Comente este texto