Suzana Herculano-Houzel > Respirar é como viver: tudo ao mesmo tempo agora Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Quando pessoa dorme a respiração se faz automaticamente, embora o cérebro esteja em repouso. Como funciona?
As Vantagens do Oxigênio é um livro excelente mas a tradução é péssima, mas tem A arte de Respirar do Danny Penman que vai além da respiração juntando com a mindfulness. Outro é A Forca Curativa da Respiracao da Marietta Till, usei bastante, tendo mais de 50 práticas - é bem abrangente. Uma amiga comprou para os filhos A Mágica da Respiração e gostou muito.
A respiração, assim como a batida do coração, deve ser um sistema intrincado. Mas só os que tem problemas com eles reparam. É como o sistema de arrefecimento dos carros, cujos componentes só passam a ser conhecidos quando dá problema.
Eu sofria muito com a bronquite desde os primeiros anos de vida, fazer nebulizações era como trocar de roupa. Aà um pneumo indicou natação e Yoga, então as coisas começaram a melhorar. Mas só quando meus pulmões se desenvolveram totalmente que fiquei livre dos remédios e das nebulizações. 'Vida normal' sem abandonar a Yoga e a natação virou corrida de rua...
Muito interessante esse assunto porque comecei a fazer meditação com controle da respiração para reduzir a profusão de pensamentos que poluem a mente. E permitir num estágio mais avançado pensamento direcionado naquilo que interessa à saúde mental e fÃsica. Aguardo o próximo texto
Por causa de uma forte bronquite, desde a infância tive que fazer natação e yoga por orientação médica, pois certas posturas asseguram uma boa noite de sono pra quem sofre com asma. Assim me acostumei a fazer algumas posições simples antes de dormir para aliviar a tensão muscular e desacelerar os batimentos cardÃacos. Depois comecei a notar a relação entre a respiração e algumas emoções. Respirar afeta até o fluxo dos pensamentos.
Um mergulhador de apneia (sem cilindro) quando está debaixo d’água precisa controlar a respiração, visto que a pressão enquanto descer sem oxigênio causa um brutal esmagamento dos seus pulmões: se na superfÃcie o peito tem 6 litros de ar, lá embaixo vira 0,285 litro. Uma pessoa comum consegue ficar apenas entre 2 e 3 minutos sem respirar antes que a falta de oxigenação no cérebro provoque um desmaio, ativando um mecanismo do organismo que faz o indivÃduo voltar a respirar de forma involuntária.
Aguardamos.
Nosso conhecimento sempre estará infinitamente longe de ser completo. Alguns problemas são difÃceis mas é um equÃvoco confundir problemas difÃceis com problemas improváveis de serem resolvidos. Os problemas são solúveis. Cada obstáculo é um problema que pode ser resolvido. Uma civilização otimista é aberta e não tem medo de inovar e está baseada em tradições de exercer a crÃtica.
Muito bom! Adorei, parabéns pelo texto.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Suzana Herculano-Houzel > Respirar é como viver: tudo ao mesmo tempo agora Voltar
Comente este texto