Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    As pessoas são todas coitadinhas. Mas tudo certo. Se vc resolver se separ q seja separação. E q os bens adquiridos sejam repartidos.

    Responda
  2. Luiz Alberto Brettas

    Excelente texto, Manuela. Entretanto, farei uma correção, que considero importante no final do texto, pelo que penso que querias dizer: "Uma relação tóxica não é normal, mas é normal, em certos momentos da vida, nos tornarmos presas fáceis… de nós mesmas." Faltou um "errezinho" ali, penso...

    Responda
  3. André Costantin

    Bom texto e ainda melhor ilustração!

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Mmmmmm, Manu, dedada funda no'zóio. E não é a primeira, desconfiando eu de que, igualmente, não será a última. Só tenho loas a tecer: nada como a autoconsciência. Que pode, no limite, oferecer ao sujeito a possibilidade de continuar ali mesmo, sem nada fazer. Só não pode ficar reclamando.

    Responda
  5. Vinícius Gomes Rodrigues

    Obrigado pelo texto, Manuela. Sempre mto bom.. Acho que o que vc cita sobre amor tóxico pode ser entendido como, de certa forma, co-dependencia. Somos presas fáceis, mas q sabem trocar de lugar rapidinho no triângulo dos sentimentos...enfim. Mto obrigado de novo.

    Responda
  6. André Jalles Monteiro

    Ao meu ver, não existe uma pessoa tóxica. O que há é uma relação em que uma pessoa se torna tóxica para outra, por causas circunstanciais. Para que e estrutura tóxica aconteça xs envolvidxs precisam trabalhar juntxs.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Sei não, André: tem gente má e tranqueira nesse mundo, sem relativismo. Nem creio que são taaantos assim, mas tem. Se a relação dessa pessoa com o/a consorte será "tóxica", creio que sim, cê tem razão, é preciso a contraparte servir a este propósito. Mas tem gente venenosa pelaí, sim, tremendamente mais provável de criar relacionamentos trash.

  7. Márcia Caetano

    Exatamente. Um dia todas nós crescemos e conseguimos enxergar a verdade por trás do "eu te amo".

    Responda
  8. Flavio Colker

    Bom texto. Tem muito de vaidade na vitima da relação tóxica.

    Responda