Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Interessante a solução que ele propõe para o Brasil caso a China pare de crescer, não fazer nada! Quem vai comprar a produção do agro/ogro pop tech Bozo? Que tal reindustrializar, voltar a produzir tudo o que produzíamos quando os neoliberais nos convenceram que a industria era coisa ultrapassada e só a China não foi na conversa e passou a produzir tudo?

    Responda
  2. José Cardoso

    Tudo depende da relação entre os preços das moradias e os salários dos trabalhadores. Por mais que as famílias chinesas tenham o hábito de poupar, se os salários permanecem baixos, não há demanda suficiente para a construção civil. Além disso, aqueles blocos residenciais gigantescos não parecem atraentes para o consumidor.

    Responda
  3. Osmir Dombrowski

    Não sei o que é mais medíocre, a análise histórica que desconhece os efeitos da mal nominada guerra do ópio ou as soluções propostas para o Brasil que regorgita receituário neoliberal do século passado.

    Responda
  4. Gilberto Rosa

    Que texto medíocre e enviesado. Poderia ter falado das guerras do ópios, em que europeus dizimaram uma China pacifista, tentam novamente subjugar com sanções, mas perdem mais. Como se crescer depois da covid entre 3 e 4 fosse ruim. Poderia comparar com o crescimento europeu e americano. China se ajusta e já dá sinais de melhora.

    Responda
  5. Maurizio Ferrante

    Por que será que a maioria dos economistas padecem da síndrome de Nostradamus? Normalmente erram no horizonte de dois anos, quanti mais de 20 como nosso caso. Ah Parmenides!

    Responda
  6. Henrique Marinho

    O Brasil está no meio termo entre a China e o G7, com defeitos de um (centralização econômica) e de outro (falta de reformas estruturais). Planejamento de longo prazo, então, nem se fala. Mas sobra clientelismo, e agenda carregada de identitarismo. E faltam elites pensantes e empreendedores ousados. Alguém tem que chutar a mesa.

    Responda
    1. DAGMA REGO DE QUEIROZ

      De onde esses economistas liberais tiram a ideia de que a América (o país que mais patrocinou golpes de Estado ao longo do século XX) é uma sociedade democrática e a China é uma ditadura em que não liberdade de opinião? Que tipo de democracia é essa em que o Presidente da República é eleito de forma indireta? E que pode ganhar no voto popular, mas perder em um Colégio Eleitoral com cerca de 300 pessoas? Por qual critério uma eleição indireta é considerada democrática?

  7. Ho Hsin Tsai

    O autor precisa entender primeiro o capitalismo lendo Immanuel Wallerstein, Fernand Braudel e principalmente Kenneth Pommerantz para entender como o Ocidente conquistou a China no século XVIII. O governo chinês é diferente, pois é uma outra civilização que tem milhares de anos. Ele deveria ler o livro Guanzi que foi escrito há 3.000 anos para entender como a China moldou o atual cenário de Socialismo de Mercado.

    Responda