Hélio Schwartsman > Conselho de Segurança da ONU, t'esconjuro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Japão e Alemanha reúnem muito mais condições do que o Brasil... a Rússia é uma piada no CS. Os EUA não dão a mÃnima importância para ONU...
Meu caro, não se trata de concurso. Os dois citados certamente serão admitidos em uma eventual reforma. Agora, com um traste como o bozo jamais seriamos admitidos. Aliás, o quartinho dele está sendo preparado...
Sinto te afirmar meu Hélio, o Brasil não é simplesmente "opcional" ele é como sempre foi "totalmente insignificante", os discursos na ONU sé servem para os Partidos dos mandatários para dentro dos seus próprios PaÃses. Nada mais, agora sua comparação de direita e esquerda não condiz com a realidade, os brasileiros, em sua maioria, são progressistas, querem trabalhar e seguir em frente, nada mais.
Mas é claro que o Brasil não teria poder de veto. Aliás, qualquer reforma no CS que não acabasse com o poder de veto seria inócua.
CS exige ser potência econômica ou militar.
A questão é mais profunda do que a mera rotatividade de grupos no poder por aqui. Uma vez no CS, o Brasil teria que mostrar projeção militar enviando tropas para intervir em conflitos armados quando fosse convocado e/ou necessário. Não estamos absolutamente prontos para isto. O Brasil é uma potência mediana, regional e, por enquanto, não figura como capaz de projetar poder econômico, tecnológico e militar para se igualar aos demais do CS.
Hum... enviar tropas para conflitos militares mundo afora. Gostei dessa ideia...
Concordo com você e, mais do que isto, acredito que a reforma da ONU, principalmente do CS é uma quimera. Nenhuma das potências com poder de vero a deseja, muito menos a Rússia e a China.
O principal passou despercebido. Biden defende nova missão humanitária no Haiti. Então vamos treinar novos bolsonaristas.
Que conselho de segurança, que nada! A ONU é os Estados Unidos. Lembram da invasão do Iraque? qual era a orientação da UNU? Não havia armas quÃmicas no Iraque e por tanto não necessitaria de invasão. O que George "guerra" Bush fez?
Lula fez um discurso primoroso, cinco vezes aplaudido. Não defendeu ditaduras. Cobrou dos paÃses ricos pró-atividade para as questões ambientais e da fome global. Mas, a Folha quer lacrar. Parece querer o inominável de volta!
Só para acertar foram 7 vezes aplaudido
Muito bom, Artur, ironia de qualidade! Biscoito fino! Nesse nÃvel, tudo bem. Fato é que que Lula deu um recado importante e foi ouvido. Nesses tempos de novos temas e atores na geopolÃtica global há espaço para o Brasil.
Lula levou uma claque, mas achei que Lira aplaudiu pouco...
Acho que essa opinião não é do jornal e sim, do articulista
Excelente ponto.
A melhor solução é extinguir as cinco cadeiras permanentes e o poder de veto; todos os membros do Conselho de Segurança da ONU deveriam ter mandato definido e ser escolhidos de modo rotativo. Mas é claro que isso jamais será aprovado.
Sou da opinião de que quanto mais responsabilidade, melhor é para previnir gente despreparada. Se o Brasil tivesse uma cadeira no CS, Bolsonaro seria mais exposto ao ridÃculo, passarÃamos vergonha, todavia, o resultado seria mais cobrança com futuras escolhas.
Sem relação com o CS,
Mais ridÃculo que a Dilma eh impossÃvel. Ate pro Bozo.
Essa ladainha de que Lula apóia ditaduras é papo furado, conversa para boi dormir. Já faz muitos anos, que o pessoal anda sem inspiração, sem criatividade. É preciso tentar dar uma reformulada de raciocÃnio para tentar melhorar esse repertório.
Hermes vc prefere o bozo? kkkk é brincadeira é só comparar a educação
Ora, Hermes. Da mesma forma encontrou-se e se encontra com vários lÃderes democráticos mundiais como Macron, Merkel, o português, o espanhol, até a italiana Giorgia, o japonês. É assim que funciona.
Lula chamou o infame Kadhafi de "meu amigo, meu irmão, meu lÃder", recebeu com todas as honras o pária Mahmoud Ahmadnejadhi, que renega o Holocausto, defendeu Daniel Ortega que cassa a cidadania dos opositores, há uma semana encontrou-se pessoalmente com Raúl Castro que governa Cuba há mais de 60 anos, disse que a Venezuela de Maduro tem excesso de democracia, tem ótimas relações com Teodoro Obiang da Guiné, etc., etc. É realmente, essa ladainha que Lula apoia ditaduras é papo furado...
Então, os petêloides agora deram para desmentir Luizinho?
Há tempos não o via escrever tanta bobagem, Sr. Hélio Schwartzman. Lula não quer que o Brasil seja mais um no CS da ONU, a poder vetar suas declarações de guerra. Lula quer uma nova ordem mundial, onde ricos e pobres possam caminhar juntos rumo à superação de nossas históricas mazelas.
Que lindo! Estou certo que teremos isso logo. Afinal, EUA, Reino Unido, Rússia e China são alérgicos à desigualdade, não é mesmo?
Nisso - caminhar entre ricos e pobres - Lula é craque. Seu patrimônio, desde a primeira vez em que se candidatou à presidência, já causava e$pécie.
No processo, vai caminhar sobre as águas e, milagre ainda mais difÃcil, cobrar a dÃvida das linhas de financiamento que deu à s ditaduras de esquerda. Está na biografia dele, se tá no cinema é verdade.
Na terra plana é que não é Vinicius
Excelente artigo.
Tipo Xangrila? Em que planeta V. vive?
Medo de perder o emprego?, onde o presidente apoiou ditaduras ele fez algum discurso falando bem do regime ou que e fervoroso a ele?, não, apenas recebeu com educação quem veio ao Brasil
Vcs gostam de bolsonaro então que chuta a b... de todos é isso?
Lula chamou o infame Kadhafi de "meu amigo, meu irmão, meu lÃder", recebeu com todas as honras o pária Mahmoud Ahmadnejadhi, que renega o Holocausto, defendeu Daniel Ortega, que cassa a cidadania dos opositores, há uma semana encontrou-se com Raúl Castro, que governa Cuba há mais de 60 anos, disse que a Venezuela de Maduro tem excesso de democracia, tem ótimas relações com Teodoro Obiang da Guiné, etc. Logo incluirá nessa lista o crápula da Arábia Saudita. Pragmatismo? Não, falta de caráter!
Convidou o Maduro e estendeu tapete vermelho - ate o canhoto Boric achou demais - defendeu o Duarde para a TV espanhola comparando-o a Angela Merkel e está indo visitar Cuba depois de anos, para ouvir um Obrigado pelo dinheiro do seu povo. Incrivel como eles nao ficam bravos com a doação. Estou deixando o Putin de lado porque voce pode considerar a Russia uma democracia relativa e porque ele parou de falar aquela bobagem numero 345 que a culpa da guerra e da Ucrania. Mas se quiser incluir, OK.
a ONU não assusta ninguém. Um quarto dos representantes são de ditaduras corruptas.
Tudo comunista kkkkkk
Se a Folha continuar com esse nÃvel de ataques ao governo Lula, a extrema direita volta ao poder. IncrÃvel a ferocidade do jornal em atacar Lula. Não aprenderam nada nos últimos 6 anos. Lastimável.
Se só os seguidores do Lula votassem nele não teria se elegido Presidente percebe? e depois Lula de esquerda? tem de estudar um pouco mais
"Vamos preservar Lula senão a direita toma o poder!" - Essa é a maior prova da sagacidade de Lula ao longo dos anos! Lula sufocou o surgimento de qualquer liderança que pudesse tomar seu lugar e, com isso, fez de refém a esquerda brasileira. A cada eleição, Lula diz a seu rebanho cativo: "Neguem a todos que sou corrupto, defendam-me de todas as acusações nem que para isso usem os argumentos mais esfarrapados porque senão... a direita toma o poder!" Ou seja: "Ou eu ou a direita, escolham!"
Sim, Kamarada. Precisamos estatizar a FSP. Onde ja se viu o articulista articular contra o Soberano?
É! Hoje o Hélio "Casa Grande" tá que tá!
Nossa, tadinho!
É isso que eles querem para poder reprimir o povo e ficar mais pobres assim eles ficam mais ricos
Somos uma das maiores economias do mundo, não fosse com o apoio da Folha e seus capangas a lava jato, ao golpe e prisão do Lula, Bolsonaro nunca teria acontecido. Continua igual. O colonista Hélio é um dos maiores cucarachos com sÃndrome de vira latas, sempre correndo atrás do osso que o bilionário banqueiro dono da Folha atira.
Hermes, você talvez seja o inocente. O golpe começou justo quando a Dilma afastou o Cunha da Petrobras. Depois temos refinarias por joias e 300 mil da sua gasolina para pagar dividendos, roubo legalizado graças ao golpe. Leia o artigo do Ricardo Semler na Folha, nunca se roubou tão pouco, ai tu vais entender um dos motivos do golpe.
Quais suas sugestões? Manter intocável a corrupção na Petrobrás e nas licitações combinadas da era petista? Fingir que Lula não sabia de nada? Deixar Dilma terminar o seu mandato e, antes disso, jogar o Brasil no abismo? O ex-juiz Moro é um poolha que arruinou a maior operação anticorrupção do paÃs em troca de suas ambições pessoais mas isso não significa que Lula e o PT sejam inocentes.
Malu Gaspar trabalhou na Veja, precisa dizer algo mais?
Moreira, você éstava em BrasÃlia no 8 de janeiro, de verde e amarelo por Cunha e Temer, ainda acredita no Aécio e no bilionário banqueiro dono da Folha, o parasita de juros?
A Organização? Sr. Marcos Moreira, não me faças rir! Onde o Sr. Andou nos últimos oito meses???
Bolsonaro aconteceu porque o PT no governo promoveu o maior esquema de corrupção da nossa história e a presidenta nos a segunda maior recessão da nossa história, perdendo para 29. Sugiro a leitura do livro: A Organização (Malu Gaspar). Contra fatos não há argumentos.
Como se a pior coisa que Luizinho já tenha feito fosse elogiar ditador...
Seu fosse petista, Fernando, teria vergonha em votar Bolsonário para fazer contraponto com Lula.
Ah! Com certeza fez coisas em piores. Mas, embora piores, sempre melhores que um outro conhecido.
Repórter com sÃndrome de vira-lata esquece ou desconhece que o Brasil é fundador da ONU, com seu primeiro presidente, Osvaldo Aranha. A configuração atual do conselho não representa a atual configuração polÃtica do mundo. O Brasil forma os melhores diplomatas do mundo, com relações diplomáticas e comerciais com todos os paÃses e fronteiras definidas.
Amigo, do jeito que vc fala parece mesmo que somos do 1o. mundo. Visite as periferias de SP,, os morros do RJ e o interior da Bahia para descobrir em que mundo estamos.!
Lula é um diplomata feito a forceps e Oswaldo Aranha deu o voto de minerva para Israel se apossar da Palestina.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Conselho de Segurança da ONU, t'esconjuro Voltar
Comente este texto