Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Se os brasileiros entendessem que a destruição ambiental é coisa que só beneficia a curto prazo um pequeno numero de pessoas e que prejudica diretamente a todos se sensibilizaria mais com a questão. Quem ganhou com o garimpo ilegal é a destruição do ambiente, o envenenamento dos rios foram só uns poucos donos de garimpos, empresários da bandidagem. O mesmo para a extração ilegal de madeiras, criação de gado e plantio de soja.

    Responda
  2. Fernando Alves

    Este governo é genocida.

    Responda
    1. Julio Louzada

      Ta atrasado um pouquinho

  3. Antonio Carlos Zava

    Com toda tecnologia disponível atualmente e algum nível de cooperação internacional para o uso de satélites, é possível identificar desmatamento acontecendo com intervalo de no máximo algumas horas. Basta ter gente e equipamentos para ir até lá, apreender máquinas, prender grileiros e seguir o dinheiro que aparelhou essa turma para chegar em quem de fato ganha com o desmatamento.

    Responda
    1. Julio Louzada

      A tecnologia existe sim. Contudo com a cobertura de nuvens da Amazônia não é possível ser tão veloz... tem de ter financiamento pesado pra rodar tecnologia desse porte.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O custo disso é altíssimo. Por isso o Lula insiste tanto em cobrar financiamento dos paises ricos.

  4. Marcos valerio André da silva

    Bom dia, se fala tanto que criação de terras indígenas iria inviabilizar a agricultura, para mim uma falácia, mais uma mentira. O que será a tragedia da agricultura é o alteração do regime de chuvas que já está ocorrendo, que irá inviabilizar o plantio. Ao invés de derrubar novas áreas deveríamos estar trabalhando para revitalizar áreas degradadas e elevar produtividade. Mudem a legislação e peguem pesado contra os desmatamento. Parem de esperar ajuda de outros países, quando muito migalhas

    Responda
    1. Ramurti Barbosa

      O problema é que falar de Ciência com um Bolsonarista Jacú é igual falar para uma parede... com a diferença de que a parede não te xinga.

    2. NOE J OLIVEIRA

      Perfeito seu comentário, a revitalização das áreas degradadas seria uma solução para deixarem as florestas que ainda existem intactas. Futuro sombrio do jeito que está indo.

  5. Aderval Rossetto

    Realmente, só indígenas freiam desmatamento! Em MT, desde ditadura, era legalmente oitenta por cento em preservação da floresta amazônica; daí mudaram para o que existia até cinquenta desde anos noventa; por fim governo estadual alterou esses cinquenta para após anos dois mil. Pior para todos, pois o Ilha de Calor criada impedirá circulação de ventos e nuvens atlânticas; criando a savanízação desértica no coração da América do Sul.

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      Aderbal na minha opinião os indígenas deveriam ser remunerados por preservar as terras, são produtores de água. Nestes últimos anos o que se viu foi muita falta de inteligência , destruíram florestas, contaminaram rios com o garimpo, qual o retorno tivemos como nação? Ou retorno para alguns?

  6. Julio Louzada

    Essas e outras evidenciam as razões do ódio que alguns grupos alimentam contra os povos originários. A FSP podia verificar quanto do entorno desmatado é terra particular legal e o quanto é área pública grilhada.

    Responda