Mônica Bergamo > Comissão do Senado desafia STF e tenta votar marco temporal de terras indígenas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Cabia aos polÃticos legislar sobre isso. Não o fizeram e agora reclamam. Ainda podem fazê-lo, mas deviam fazer o certo em vez de inventar uma indignação para pderem ferrar o paÃs ainda mais.
Para os mais desavisados que só entraram no ônibus no finalzinho do percurso: Este assunto versa nao só sobre terras indÃgenas mas sobre a preservacao do meio ambiente global e o melhor parâmetro,se o juizeco parcial sergio moro é contra o projeto do marco temporal , com certeza o projeto deve ser aprovado pois moro só joga o jogo sujo, reprovável. Sem anistia pro mar re co e seus com par sas!
Prerrogativa de legislar contra a Constituição. É bem a cara da direita onde tudo é jogo de interesses, hipocrisia e enganação descarada.
Espero que o Senado não queira seguir os caminhos da Câmara e que Rodrigo Pacheco não queira ser um Arthur Lira. Só faltava isso.
Cláusula petrea da constituição, fazer o que, elegeram isso pra adaptar a constituição e as leis a gripes de interesse.
Coitado do senado! Em busca da autoafirmação, em breve vai propor o retorno da justificativa de feminicÃdio pela manutenção da honra do assassino. Vai propor a escravidão como opção dentre as opções de contratação de funcionários e talvez até mesmo o direito de aborto legal só para as ricas. Terra dos povos originários podem ser resgatadas pelas famÃlias dos latifundiários para serem desmatadas.
Grileiros legislando em causa própria. Ausência absoluta de decoro parlamentar.
Essa bancada dos invasores de terras indÃgenas e cúmplice dos assassinatos ocorridos contra os Ãndios querem destruir os povos originários. Um bando de parlamentares eleitos com dinheiro dos empresários do Agro não tem nenhum respeito com ninguém há não ser com seus patrões.
Já está 5 a 2 contra o Marco Temporal no Supremo. A bancada ruralista e afins vai insistir, mesmo já derrotada?
"Pacheco" o novo crush da extrema direita!
Parece que o senado está empenhado em se ridicularizar.
Sérgio Morus, o çábio: em que gaveta repousa o processo lá no TRE de Curitiba???
As terras não podem ser entregues todas para agri-cultura, miner-ação e pasta-gem. Não devemos preservar florestas e rios para outras espécies? Já passamos dos limites. Não sente nada qdo vê uma onça mor-ta, um cervo, preguiça, um sabiá? Não existe outra terra pra vivermos, caro. A lu-ta é pela preservação da vida. Toda a vida.
Sim Oliveira mas há muitas nuances ai. tem casos e casos e eu não tenho a menor ideia de como fazer isso.
As terras não podem ser entregues todas para agri-cultura, miner-ação e pasta-gem. Não devemos preservar florestas e rios para outras espécies? Já passamos dos limites.
Não sentimos nada qdo vemos uma onça mor-ta, um cervo, vead-o, preguiça, um sabiá? Não existe outra terra pra vivermos, caro. A luta é pela preservação da vida. Toda a vida..
A próxima desse povo é aprovar imunidade tributária para igrejas evangélicas. Daqui a pouco negócios privados vão ter como sócios igrejas evangélicas-pastores para não pagar impostos. A ganância desse pessoal precisa ser barrada por nós.
Voce falou o que eu ia falar Neli. Já tem. A CF lá pelo art.150tem clausula pétrea (imexÃvel como diria Magri) que resguarda o direito de sociedades benifecentes, templos, manifestações religiosas e afins.
Já tem! As seitas e igrejas nada pagam de tributos! Daqui a pouco será capaz desses fanáticos religiosos obrigarem os brasileiros a pagarem Impostos para as igrejas!
Se fosse permitido a esses nazi-fascistas legislar sobre tudo era capaz deles instituÃrem a escravidão novamente, a venda das praias, o fim da jornada de trabalho de 8h, o fim ensino público ou da proteção ao meio ambiente.
Temos que nos engajar nas campanhas , não apenas para presidente....você já escolheu seu candidato a prefeito ou vereador?
Faltou pouco, mas continuam tentando.
Onde já se viu o legislativo querer legislar? Nossos ministros supremos, do poder moderador, tomarão providências.
Inconstitucional? A Carta de 1988 regulamentou que os Ãndios teriam direito à s áreas ocupadas até aquele ano Podes conferir. Atropelando a Constituição, sem ter um voto sequer, o deturpado STF quer promover alterações sem que tenha atribuições para tal. Os poderes deveriam ser independentes. Fora disso, regime de exceções.
Uma coisa é legislar a favor dos eleitores e dos cidadãos em geral , outra é legislar em causa própria , desrespeitando a constituição , que é o que o congresso brasileiro vem fazendo há muito tempo , piorado no governo do inominável. Criar leis de interesse público não é o forte deste congresso , daà a necessidade do STF agir e garantir o cumprimento rÃgido da Constituição .
Esse bando de reacionários sem noção de direito constitucional vale tanto quanto uma nota de quinze reais. Esse legislativo parece uma nuvem de gafanhotos a destruÃr elementos necessários a qualidade de vida atual e futura. Não pode reformar direitos fundamentais a não ser para ampliar.
Essas demarcações da forma q são feitas são totalmente sem proporção. Nada contra demarcação de terra pra indio, nem contra Ãndio. Ms basta ver a quantidade terra por km quadrado, pra cada indio. Deu pra entender?
Não é terra para os indÃgenas..é garantia de preservação do planeta .. quantos graus estão sendo marcados na sua cidade hoje? Se os indÃgenas perderm suas terras, seus netos nao sobreviverão...simples asdim
Não, não dá para entender, porque o que se quer é o desrespeito aos povos originários em nome do desmatamento e da grilagem. Quando chegamos eles já estavam aqui havia milênios.
Razão não falta para não confiar nesse congresso, dado a qualidade sofrÃvel dos seus componentes, fruto desse perÃodo bolsofascista, em que pese terem sido eleitos pelo povo, o que levanta dúvida se o interesse que favorece a nação, prevalecerá.
O Certo é o Congresso votar. Parabéns, trabalhem um pouco. Qual é a justificativa para o STF baixar Normas? A Constituição de88tem uma série de direitos e garantias ao povo que não são assegurados por ausência de leis infraconstitucionais. ou seja, porque o Congresso e os vários governos que ai passaram não propuseram leis para colocar em prática tais direitos e garantias. Essa Omissão governamentais e parlamentares gera uma lacuna que está sendo preenchida pelo STF até que trabalhem.
"apenas uso o nome de meu amigo porque não quero ser identificado" Como assim?! Não entendi. Quer dizer que o senhor não é o senhor Ricardo Arantes Martins?
Marcos. Essa é uma questão que deveria se julgado caso a caso. Sei que um julgamento Geral dando uma linha vai causar tremendas injustiças de um lado ou de outro. Tem terras sendo exploradas por pequenos e médios agricultores e SC há mais de 100anos e terras de ribeirinhos na Amazônia e por ai vai. Tem outras que são mais recentes. Não tenho opinião formada sobre um julgamento geral, sei que será extremamente injusto para muita gente de um lado ou de outro. Culpa da omissãogovernos congresso.
Pery meu amigo. Obrigado pelo obrigado meu. Por muitas vezes discordo de seus posicionamentos polÃticos mas você os tem de forma apaixonada e crÃtica. Me desfiz de todas as mÃdias sociais para tem vida, chega. Apenas comento nesses espaços da folha porque muito me enriquecem assim como alguns (mas) colunistas como a Mônica que sabe tudo daqueles meandros. Também já trabalhei por lá, apenas uso o nome de meu amigo porque não quero ser identificado. Mas Mônica é a mina nessas questões.
Caros Ricardo e Pery, a legislação infraconstitucional se submete necessariamente à Constituição, que versa sobre a delimitação de reservas dos povos originários. Essa questão do marco temporal, é um artificio para limitar onde os povos originários podem ficar. Que tal vocês Ricardo e Pery, terem o titulo de propriedade sobe um imóvel e alguém ocupá-lo? Ficariam contentes? Não se esqueçam: os povos originários estavam aqui antes do homem branco chegar...
Perfeito Ricardo.
Ogronegocius : casa grande e senzala para sempre.
Sergio Moro lidera a disputa pelo pior senador da casa. Suas opiniões de extrema direita são do tipo pior e extremo. O Marco Temporal é anticonstitucional e o STF vai mostrar isso.
enquanto o pais estiver refém de fazendeiros, nunca sairemos do atraso secular.
Desafia STF? Tomem vergonha. Quem legisla?
E quem afere a constitucionalidade da lei?
Quantos bilhões que poderiam ajudar os brasileiros pobres a ter comida sendo gastos com o congresso. E muito mais que nos eua. Povo bur ro.
Essa Mônica é mesmo uma piada. Não há qualquer desafio. Cabe ao Congresso legislar e não ao deturpado STF. Em um paÃs realmente democrático, com poderes independentes, esse assunto sequer iria a plenário, mas como vivemos a fase do fazuéli, tudo é possÃvel.
Eduardo, Eduardo. Já está 5 a 2 contra o Brasil. DifÃcil abrir os olhos de fanáticos formatados. Olhe o que aconteceu com a Raposa do Sol: fracasso total para os indÃgenas e alegria das ONGs. DifÃcil abrir os olhos de fanáticos formatados.
Animado hoje o MS. E atrasado. Já está 5 a 2 contra o Marco.
Rafael, boa tarde. Inconstitucional? A Carta de 1988 regulamentou que os Ãndios teriam direito à s áreas ocupadas até aquele ano Podes conferir. Atropelando a Constituição, sem ter um voto sequer, o deturpado STF quer promover alterações sem que tenha atribuições para tal. Os poderes deveriam ser independentes. Fora disso, regime de exceções.
Serrita nunca decepciona. Sempre deixa seu comentário sem pé nem cabeça...rs
Congresso legisla o que pode ser legislado. Não se legisla sobre o que é inconstitucional. Quem diz isso é o STF. Deturpado? Diz muito sobre o comentarista.
Esse Congresso e sua arrogância. Um bando de latifundiários querendo encrenca
Quanto a FSP sustentar determinados assuntos e Sérgio Moro "marrecar" nesses assuntos, o Brasil de bem - aquele diferente abraçado pelas FFAA, principalmente pelo Exército - age diferente, pensa diferente. O bem vencerá, sempre, o mal. Marco Temporal inconstitucional, votaremos a favor dos irmãos indÃgenas.
Falta do que fazer! Pela redução de senador,deputados federal, estadual, distrital e de vereador: democracia não se faz com inflação de polÃticos.Pelo Fim do Senador sem Voto: o povo elege e em caso de renúncia, licença ou morte,fica alguém sem voto. Isso é contra a Democracia.Acabe com Vice: presidente,Governador e Prefeito.Em tempo de Internet é desperdiçar dinheiro público com vice. Isso apenas ocorrerá quando o Brasil tiver Estadistas. Hoje o Brasil existe apenas para sustentar polÃticos.
Fora a fsp....que se preocupa com a opinião do senador juiz Pinochio das Araucárias?
Pacheco!! Uma liderança do atrazo!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mônica Bergamo > Comissão do Senado desafia STF e tenta votar marco temporal de terras indígenas Voltar
Comente este texto