-
Adalto Fonseca Júnior
Existe coerência na tese principal o que não quer dizer que os paises, aqui segmentados em um grupo, chamados emergentes, não tenham alinhamentos e práticas em seu cenário interno a serem corrigidos. Mas é importante o centro do capitalismo ser confrontado pela periferia e seus chamados emergentes.
-
Henry Galbiatti
A ONU não tem poder de decisão em praticamente nada. Burocracia e papel. O Lula idem, não tem a liderança internacional que acha que tem. Enfim, com mudanças de cadeiras ou ficando como está não haverá mudanças de poder.
-
Rafael Alves Albuquerque
ser emergindo, chegar lá, deixar para trás o atraso, o subdesenvolvimento
-
PROF ROGERIO LUSTOSA BASTOS
Se o liberalimo-extramado, a partir de Friedman, basicamente, passou a preponderar no mundo, acumulando riqueza para uma pequena casta, mas miséria para a grande maioria (tal maioria está em todos lugares, porém mais nos ditos países periféricos), tanto o Lula como Biden e muitos capitalista concordam que sem o combate dessa miséria, não há esperança para o mundo. Assim, o papel desses países emergentes está em se organizarem para lutar por relações q combatam tal fato. O Brics pode ajudar.
-
Joaquim Rosa
Com a liderança de Luis Inácio os emergentes mudaram de patamar. Atingirão já já o estágio de submergentes, para nunca mais sair de lá.
-
OLAVO ANTONIO
A idéia de fazer o bolo crescer pra depois dividir, era adotada pelos países ricos e pelos economistas pelo mundo, inclusive aqui no Brasil. Depois da globalização a conta não esta fechando, e quem ficou sem o seu pedaço agora precisa da ajuda dos que não quiseram partilhar o bolo.
-
Alexandre Fonseca Junior Matos
Está parece uma pergunta bastante ampla. Porém o discurso de Lula na ONU apontou algumas direções; caras aos países emergentes ou não e suas extensas pautas locais e internacionais: o combate a desigualdade, a uma preservação do meio ambiente pactuada em que países ricos paguem mais do que aqueles em desenvolvimento, as reformas necessárias ao Conselho da ONU e aos organismos multilaterais, em minha opinião é o do se desenvolvimento como solução, sem criar atritos com o Norte organizado.
-
roberta melissa oliveira sales
Nenhum. Primeiro eles precisam resolver seus problemas. Segundo parar de babar ovo para americanos e europeus. O Brasil precisa resolver habitação, saneamento, emprego, segurança pública, transporte público nas cidades, transporte nas estradas, desmatamento nos biomas, saúde mental (que está detonada), direitos fundamentais (com estado laico e não religioso), código penal (mais desatualizado que nunca), presídios, crime organizado, combate a corrupção, desigualdade econômica...
-
Ivan Cunha
Parece-me óbvio que o principal papel dos países emergentes no mundo atual seja fazer emergir um mais justiça, saúde, sustentabilidade, menos desigualdade e mais oportunidades de educação, saúde e trabalho digno a todo e qualquer ser humano indistintamente de raça, classe social, religiosa, pollítica. Os emergentes trazem o ser humano para o centro das decisões e realizações para assim termos um mundo mais harmônico, pacíico, sustentável.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.