Poder > Futuro da esquerda é tema de série de reportagens da Folha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Esse é o problema. Não há esquerda. Tudo foi dragado pelo petismo que. é igual a lulismo. Todos partidos eram puxadinhos do PT. Feito filhos adolescentes que moram em república e se dizem independentes. Mas para pagar as contas voltam acasa dos pais, tem que seguir as regras dos provedores.
Análise quase irretocável. Ainda esquerdista não alinhados com a extrema corrupção das gestões petistas.
Sempre fui de esquerda estou muito orgulhosa com a batalha que esse governo está fazendo para tentar construir o que foi destruÃdo em muitos anos no Brasil. Moro no exterior e sou assinante da Folha. Com Bolsonaro, o Brasil deixou de existir no exterior, foi uma catástrofe para a cultura e para as faixas sociais dos mais necessitados. Confesso, é curioso como a insistência de criticar a esquerda da Folha é evidente. Qual é o objetivo de atacar todos os dias o que o gov Lula está tentando fazer?
Entre os diversos problemas do Brasil, a grande desigualdade social é o que mais pesa no avanço da cidadania. Independente de esquerda ou direita, se não acontecer a diminuição da desigualdade o Brasil vai continuar sendo o paÃs da meritocracia e do individualismo exacerbado. Esse comportamento da margem para o crescimento do fascismo. Essa ameaça torna-se ainda mais perigosa em função de nossa extensão territorial, esse fascismo fica incontrolável.
Folha, felizmente tenho muita coisa interessante pra ler e assistir!
Esquerda usa o aparelhamento estatal para se perpetuar no poder dando a falsa impressão que é ajuda humanitaria que na verdade não é ! O povo na miseria e os artistas puxa sacos junto com ministros e familiares viajam as custa do dinheiro publico em comitivas com mais de cem pessoas
Marcelinho, legal para você de ser um PR fanfarrão dançando em jet ski durante a pandemia, pastores trocando favores por ouro, roubo de joias, de vacinas, de kit escolar, isolamento internacional, ministro da economia que não acertou “uma”… toma um L pra você.
Descreveu o bostanarismo!!
Pena que o comunismo é uma utopia. Viva o anarquista Lúcio urtubia Jimenez.
Esse jornal amam a direita militares que dar golpe vi isso nos anos 70 conheço editores que trabalhou lá e saiu por isso
O sistema da esquerda na polÃtica e manter o legado do atraso mais a decadência.
Boa, José Roberto.
E a direita, conta pra mim Paolo, tô curioso. Bozoantissistema( uma fabulação claro, viveu de dinheiro e sinecuras na polÃtica desde sempre, ele e a famÃlicia) nos legou ameaça, destruição, irracionalismo cientÃfico, negacionismo em todos os âmbitos, medo, morte, censura, obscurantismo, golpismo, motociatas, deboche com gente morrendo na pandemia e vilanias de todo tipo. Então, tô curioso pra entender seu raciocÃnio...
O lulo-petismo é de esquerda? O PT, em seus 5 mandatos, promoveu os maiores lucros para o sistema financeiro nacional, enquanto os "pobres" pagavam (e ainda pagam) juros estratosféricos no cartão de crédito, cheque especial, empréstimos etc. Para mais, o Lula, em seu segundo mandato, foi quem sancionou a famigerada lei de drogas, que nos legou a 3ºmaior população carcerária do planeta, dentre outras polÃticas que desfavoreceram os mais desvalidos. Ao menos na "prática", o PT nunca foi de esquerd
O PT nasceu como esquerda e sempre teve quadros grandiosos de esquerdas. A questão é a cúpula que assumiu e se imiscuiu com a Elite PolÃtica quando chegou ao poder dai 3presidentes do partido sucessivamente presos. Um a um, Dirceu, Genoino e Cunha, fora pessoas da gestão e 2lÃderes de governo confessos. Ser de esquerda tem que ter no mÃnimo o lema da Probidade, da Integridade senão leva valores progressistas para a lama da hipocrisia.
É de esquerda, só que a esquerda deles. Maracutaia dos cumpanheiros é institucional, só pixulecos, não difere das demais maracutaias que assolam o paÃs. A diferença é que conta com a condescendência da intelligentsia, que posa de boa moça para aqueles que explora.
Sim, a folha constantemente traz notÃcias acerca de alianças e acertos que o governo Lula precisa fazer para poder governar, engolir o centrão e acomodar polÃticos de direita no ministério etc e tal. E agora vem e diz que vai fazer uma matéria sobre a esquerda no poder. Não entendi???
Tem uma turma de moral ilibada , quase super-heróis morais que habitam o mundo da fábulas, não o Brasil real. Brasil de agrotro gloditas, de racistas, de adoradores de armas e de tortura, de financistas acima de qualquer coisa, de garimpeiros e assassinos de populações originárias etc. E o parlamento é esse, eleito pelos brasileiros. Aà apontam o dedo acusador pra um governo que tem que governar conversando com essa gente, infelizmente. Outro caminho é defender ditadura. Estão a apoiar isso?
Teve que fazer acertos no começo né? dai teve como lÃderanças no governo Romero Jucá e Ricardo Barros. mas agora tá bão né? agora escolheram um do PT, o dep. Jose Guimarães PT CE o famoso dólar na cueca. Tem dó. para de passar a mão na cabeça desses caras, chega de negacionismo. Isso é esquerda? Isso é o que o Brasil precisa? eles jogam é lama num processo progressista isso sim. Parar de idolatrar lÃderes e cobrar sempre. O Brasil precisa de mais do que isso para sair do buraco.
Lendo os comentários, me lembrei dessa citação: "Porque há tanto preconceito no mundo? As pessoas creem no que querem crer. Não vemos o mundo como ele é. Vemos o mundo como nós somos. " (Do filme Tu Me Manques)
Ser condescendente não ajuda.
Por acaso a Folha, que combate com todas as suas forças o atual governo, disposta até a deslizes éticos, tem legitimidade para chamar esse debate?
Concordo e assini embaixo
Para Folha, realmente, trata-se de uma "esquerda" no poder, no sentido mais estrito e radical do termo. Que visão curta! O atual governo, mesmo sendo ideologicamente de esquerda, entendeu o tamanho do desastre fascista (o que existiu e o por vir) e está governando de maneira ampla. Como isso significa "para o povo", a Folha pensa que é de esquerda radical. Ela quer a 3 via, ou seja, o reacionarismo velho disfarçado.
O tão necessário socialismo moderno que o Brasil carece demorará muito para chegar se a esquerda não for exemplo de probidade. Ser probo no Brasil é ser mega SuperProgressista. Não da para ficar passando a mão no petismo, mormente após a prisão Sucessiva de toda sua cúpula, chega de negacionismo e o povo não é bobo. Foram presos um atrás de outro 3presidente do PT (Dirceu, genoino e Cunha) 2tesoureiros e 1secretário. 1lÃder de governo no senado e camara e Confessos. Temos de centrar na probidade
Pusta Reis essas Big Tehcs deixam os Marinhos no Brasil e até cidadão Kane no chinelo. E mesmo que não tenham participado ativamente (sem entrar nesse mérito se sim ou não) eles são tão responsáveis quanto as pessoas que criaram a indústria de fakes que idiotiza a milhões pelo mundo levando essa onda de extrema direita conservadora, identitarista da Elite branca racista e xenófoba ou que não se importam e valores hipócritas que não voltam mais. Culpadas por ter deixado disseminar sem fazer Nada.
Não passo pano não Ricardo, me decepcionei muit com certos caminhos do PT nessa lógica de realismo polÃtico, seo jogo é esse então vamos nessa. Só não me empolgo com justiceiros morais e justiça que corrompe a justiça não me parece o caminho. E vejo o capitalismo ( e não estou advogando socialismos autoritários) como dependente de certa lógica corrupta como sistema. Veja as bigtechs. Por isso , considero a democracia "radical" ( de ir a raiz) apesar de seus senões o caminho para um mundo melhor
Veja Reis (sobrenome de minha mãe). Sem que a esquerda sirva de exemplo pra sairmos desse buraco creio que os avanços serão parcos e lentos. não da pra ficar no negacionismo ou fingindo que nada aconteceu passando a mão na cabeça desses cana-lhas que de esquerda só tem seu passado.
Aà já não te acompanho. Nada contra a probidade, pelo contrário, mas historicamente essa agenda anticorrupção acima de qualquer suspeita só nos trouxe coisa ruim: Jânio varre varre vassourinha Quadros; ditadura salvadora da pátria militar; Fernando caça aos marajá Collor; Jair fascista lavajato Bolsonaro. O buraco do capitalismo monopolista financeiro e rentista é sempre mais embaixo que esse negócio de probidade com juÃzes salvadores de camisas negras!
A esquerda no Brasil carece de se atualizar. Uma proposta de socialismo sério e do terceiro milênio. Sem socialismo não há solução mas o capital é um fato. A europa ocidental garantiu bem estar social (objetivo final do Estado Para mim) com uma intervenção estatal na economia e garantias legais que não são debatidas, mesmo que outras tendências vençam eleições temporárias. O Segredo está em Democracias Consolidadas há décadas (parlamentaristas) e espaços que transcendem o voto.
A Europa Ocidental é capitalista, mas com um governo que se preocupa com questões sociais e com gastos contidos com sua estrutura (os nossos são fartos). Qualquer viés socialista tem esse mote, muito distante das visões marxistas.
E Filipe concordo com você que os exemplos mencionados foram de ditaduras. Na história da humanidade quase todas levaram suas nações ao buraco. Algumas fazem crescer por algum perÃodo e nunca nenhuma fez crescer tão rapidamente em nÃvel social e tecnológico com a ditadura de Adolf. Não podemos ter ditaduras por parâmetros, sejam elas de cima de esquerda de baixo, direita ou fundamentalistas. Viva a liberdade.
Concordo com Você em termos Felipe. Existe inúmeros tipos de socialismo e a ditadura comunista fracassou na maior parte do mundo. O que fez o bem estar social na europa ocidental é uma democracia de há muito consolidada (e parlamentarista), tirar o poder de império do Estado é a tal social democracia. Interfência no Estado sempre quando se faz necessário e momentos pontuais. Exemplo. A França pos guerra estatizou e reprivatizou a renault em95quando não era mais necessário.
Ricardo, no meu entender ser de esquerda no Brasil considera essa perspectiva que vc tão bem apontou. Se ainda tem sectarismo é uma parte da esquerda,e eu diria cada vez mais minoritária.
Está misturando as coisas: a Europa Ocidental garantiu bem estar social dentro de uma economia de mercado - nos paÃses nórdicos há liberdade sindical, não existe nem salário mÃnimo - estão entre as economias mais livres do planeta (ao contrário do Brasil). A Europa Ocidental também é alinhada com os EUA desde 1945. O modelo socialista (seguido pela Europa Oriental) fracassou totalmente, só ver o que ocorreu nas duas Alemanhas.
O modelo econômico preconizado pela esquerda brasileira não funciona. Transfere recursos de investidores para os consumidores. Isso leva ao endividamento do estado, depois a fuga de capitais, desvalorização cambial, inflação e desemprego. Pior, repetem sempre o mesmo equÃvoco.
O Brasil nunca teve um regime de economia de mercado, sempre foi um modelo econômico que dependia de subsÃdios, incentivos fiscais e proteção aduaneira. Nunca copiamos as economias desenvolvidas onde o estado não decide quem terá sucesso ou insucesso, só os consumidores. Aqui o estado sempre interferiu em tudo. Isso nunca foi liberalismo, muito menos economia de mercado.
Desculpem a repetição, a Folha modera o comentário ( não tinha dito nada de ofensivo), vc reescreve de outra forma e depois o jornal "aprova" tudo . Resultado: três comentários idênticos. Enfim...
Qual programa de direita neoliberal trouxe bem estar historicamente no Brasil? Os anos 50/60 desenvolvimentistas o Estado foi central; na ditadura militar o Estado foi importante no crescimento apesar do retrocesso social; na redemocratização os anos de crescimento e avanço social foram os dois primeiros mandatos do Lula/ PT; anos FHC, de austeridade e privatização, o combate a inflação foi o que ficou, mas em termos sociais foi um fracasso. Bozo posto Ipiranga fas cismo nem preciso falar.
E qual a direita funcionou? Um exemplo só pra me convencer. Os anos 40/50/60 desenvolvimentistas o Estado foi chave. Mesmo no regime militar a perspectiva estatista se manteve, apesar da repressão e retrocesso social. Na redemocratização, os anos de crescimento, melhora na desigualdade e pobreza foram nos dois primeiros mandatos do Lula. Nos anos FHC, privatização e austeridade fiscal trouxe algo de bom que foi o combate a inflação, importante, mas em termos sociais gerais foi um fracasso.
E qual a direita funcionou? Um exemplo só pra me convencer. Os anos 40/50/60 desenvolvimentistas o Estado foi chave. Mesmo no regime militar a perspectiva estatista se manteve, apesar da repr essão e retro cesso social. Na redemocratização, os anos de crescimento, melhora na desigualdade e pobreza foram nos dois primeiros mandatos do Lula. Nos anos FHC, privatização e austeridade fiscal trouxe algo de bom que foi o combate a inflação, importante, mas em termos sociais gerais foi um fracasso.
Eles continuam defendendo isso.
A esquerda brasileira não consegue entregar um projeto ao paÃs, assim como Bolsonaro. Ainda defendem o Socialismo terrÃvel que fracassou no século XX - não sem antes matar milhões - defendem Cuba, Venezuela, Rússia, querem trazer de volta imposto sindical e o modelo econômico de Dilma que jogou o paÃs na recessão. O PT e Bolsonaro são dois lados da mesma moeda.
Herdam um Brasil redondo? Foi pra Marte! Miséria, pobreza, aumento da fome, desigualdade abissal, escola pública em frangalhos, SUS sucateado, isso que as politicas de austeridade fiscal a todo custo legam de redondinho! Esquerda responsável não desdenha do equilÃbrio das contas públicas , vide arcabouço fiscal do Haddad que pretende organizar as finanças sem asfixiar o paciente. E os dois primeiros mandatos do Lula foram inegavelmente exitosos tbm nesse quesito. Onde a irresponsabilidade?
Concordo com voce Felipe (Aleluia! heheh) Mas veja que eu não diria a esquerda brasileira. Diria o petismo e seus50tons (partidos acessórios). Um pensamento arcaico e fisiológico que passa para a militância e governos populistas que degradam o Brasil. após anos de recessão para conter a inflação e o mercado ter confiança eles herdam um Brasil redondo. Gastam muito e de que adianta um pai colocar filho na escola, file e casa sair e deixar a conta pra mãe? dilma que o diga. Responsabilidade.
Exatamente.
Sendo que as esquerdas defendem sim Socialismo até os dias atuais.
Aos que me responderam: a esquerda brasileira defende sim a invasão russa da Ucrânia, defende a Venezuela e Cuba - as posições de Lula nesses aspectos foram alvo de desgaste - e não defende um "Capitalismo com mais inclusão social", defende um Capitalismo de Estado: loteando as estatais, intervindo na Economia e no Banco Central e fechando a legislação com modelos atrasados, até o imposto sindical (que tira dinheiro do trabalhador) defendem.
Ademais,qual lugar do mundo que as polÃticas de austeridade fiscal trouxeram bem estar geral? Produzem até riqueza ( mas isso o modelo Chinês produz muito tb) , mas super concentrada e em decorrência disso a pobreza hoje, gente sem nada morando nas ruas, pode ser encontrada em qualquer grande cidade do mundo desenvolvido. Enfrentar isso não é fácil, não há solução simples pra nada, agora esse papo de dois lados da mesma moeda é uma completa falácia que sinceramente não merece nem argumentos.
Vc está completamente perdido. O principal partido da esquerda brasileira, o PT, não defende os modelos de Cuba, Venezuela nem da Russia, que por sinal têm modelos económicos completamente diferentes entre si. Cuba é socialista, Venezuela e Russia são capitalismos bem diferentes. O PT defende um capitalismo com maior inclusão social e cuidado ambiental e, para isso, com uma maior regulamentação estatal.
Tenha santa paciência! A Esquerda é plural, se ainda tem gente que defenda socialismo real ( que foi um momento da História, gostemos ou não) e outras posturas sectárias, tem, na sua maioria, os que lutam pelo causa ambiental, pela justiça social e combate à desigualdade ( uma praga no mundo atual ) dignidade humana, direitos humanos, liberdade, antirracismo, povos originários etc etc...Nada que mobiliza a direita reacionária .
Um bom começo dessa série de reportagens seria definir esquerda e direita nos tempos de hoje. Seria comunismo x fascismo? Seria social democracia x trabalhismo? Seria trabalhismo x neoliberalismo?Seria democratas x republicanos? Seria o mais estado x menos estado? Ou seria apenas uma estratégia para vender polarização?
Comunismo e fascismo andam de braços dados. Dois velhos amantes. Não há diferença entre os males que causaram e causam.
A esquerda salvou o Brasil do fascismo bolsonarista, apoiado em larga parte pela classe media do Sul do paÃs. Quem precisa se reinventar é a FSP e a classe média brasileira.
Defina classe média, Flávio, pois esse chavão de que ela é culpada por tudo está ultrapassado. Classe média é uma faixa muito ampla para se enquadrar no discurso sessentista e ainda varia conforme a manipulação polÃtica do momento, como vimos nos últimos governos.
Duas vezes no dia! Concordo com você Felipe. A falta de autocrÃtica. A esquerda tem de ser o Exemplo de probidade com propostas exequÃveis e atuais. Agora defender os grandes erros. Passar a mão na cabeça de um partido que teve a sucessiva prisão de sua cúpula é Negacionismo da pior espécie. não cola mais jogar a culpa na folha, globo, STF e congresso golpistas. Grande parte da população não cai mais nessa. Sucessivamente tres presidentes presos teve o PT (Dirceu, genoino e Cunha). Gleisi Gleisi
A esquerda é incapaz de fazer autocrÃtica. De evoluir. Seu comentário mostra isso. Você diz que parcelas consideráveis da população são fascistas e que devem se curvar ao seu pensamento, triste não? É essa democracia que você traz?
Fofe não fabe o fe é fafismo.
É com essa história precisa se reinventar, mudar discurso, etc, é que a direita cresce. Por maiores mudanças que tenhamos tido nos meios de produção, a luta de classes continua. (Abner Nazaré Cândido)
Abner, considerar a necessidade de se reinventar não significa jogar fora o que ainda estrutura a lógica do capital, como a lu ta de classes, facilmente identificável pelas esca brosas desigualdades do mundo. Apenas exige que se reconheça os novos problemas (ambientais) e os velhos problemas ( antes negligenciados, como os raciais e mesmo a questão democrática ) de modo que se avance na direção de um mundo mais justo e plural, tarefa e valor indissociável da esquerda.
Claro, o século XX mostrou o resultado disso, veja onde a URSS está agora.
Em 2018 eu estava no museu Porto Seguro no Bom Retiro que ficava abaixo do nÃvel da rua Aquela exposição de Bob Wolfenson com fotos de famosos. Um segurança perguntou para o outro se a eleição era para a direita ou esquerda. Depois uma enchente deixou o museu embaixo d'água
A esquerda precisa se reiventar com certeza, o mundo mudou e a esquerda precisa mudar pra enfrentar os problemas que agora se colocam como centrais. Não dá pra ficar vendo a banda passar e firmar profissão de fé em um conjunto de ideias generosas mas que já não respondem adequadamente as novas inquietações e demandas do tempo presente . Como quer que seja, uma coisa é certa: a contribuição de uma esquerda renovada será como dantes fundamental à transformação fecunda do mundo.
E a economia de mercado, no pós 2° guerra sobretudo, foi importante, não desd enho nem defendo estatismos autoritários; entretanto o chamado Estado de bem-estar de base social democrata teve forte inspiração no socialismo democrático e na defesa de direitos sociais , polÃticos e civis e na forte perspectiva de distribuição de renda. O neoliberalismo ( Thatcher, Reagan) dos anos 1980 pôs tudo isso a perder.
Felipe,o liberalismo deu sua contribuição sim desde o Iluminismo, entretanto a revolução de independência americana manteve a escravidão sem problema. Idem no Brasil, liberalismo com escravidão. Avanço da democracia com sufrágio "universal" (entre aspas pois o voto feminino demorou) foi obra das lutas operárias; liberais defendiam voto censitário por renda ou qualificação educacional. Sem falar em direitos sociais como previdência, saúde, educação, que vieram por pressão dos trabalhadores.
Respondendo ao José: que separou o Estado da igreja foi o Liberalismo (revoluções francesa e americana), quem lutou pelo abolicionismo também. Os ganhos polÃticos da limitação do poder do Estado e do Estado de direito, além da melhoria do padrão de vida nos séculos XX e XXI decorrentes da economia de mercado. Não se pode ignorar isso.
E se é pra falar de ditadores, podemos elencar uma penca à direita, de Mussolini a Hitler, Pinochet e ditaduras militares ( apoiadas pelo grande irmão democrata do norte) e por aà vai.
Fernando, sem querer ser desrespeitoso, estude um pouco de história. Desde a Revolução Francesa as mudanças que fizeram o mundo ficar melhor , menos desigual e assimétrico, se deveram as lutas promovidas pela esquerda. Se tivemos violência e autoritarismo em contextos especÃficos ( stalinismo) tivemos tb direitos humanos, lutas operárias por distribuição de renda, legislação social e trabalhista, ampliação de direitos civis e polÃticos, pautas antirracista etc etc nada que se deve à direita.
A esquerda anda de mãos dadas com DITADORES. Nunca funcionou e nunca funcionará.
A esquerda acabou, respira por tubos alimentada pelo receio da direita escrota. Ficaram tempo demais no poder pra não entregar nem desenvolvimento, nem justiça social. Diante de problemas imensos como o racismo, puxa a conversa pra a lacração desimportante de discursos como a "apropriação cultural das fantasias de Carnaval".
Quem acabou foi a classe media do sul, aquela que votou em Bolsonaro. Intelectualmente falida.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Futuro da esquerda é tema de série de reportagens da Folha Voltar
Comente este texto