Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Raymundo De Lima

    O comunicólogo nazista Joseph Gobbls os slogans politicos (sinteses e não análise) caem bem na extrema-direita, justamente porque não tem compromisso com o pensar crítico e autocrítico, conforme Hanna Arendt, J.Marie-Domenach, Zizek, Eco. A esquerda tende ser sem-humor e prolixa, daí os discursos longos de Fidel. É pra poucos. A extrema-direita sempre cinica-moral, hipócrita, populista, dai ser facilmente assimidada pelos incautos e ignorantes, prontos a mais atos do que pensar-elaborado.

    Responda
  2. márcia corrêa

    Renato terra fez um ótima provocação: já surgiram pérolas de apelidos para direita bolsonarista aqui nos comentários! O colunista levanta um ponto importante e que foi fundamental para ascensão da extrema direita a cargos de poder. De fato, foram eficientíssimos na criação e divulgação de memes e apelidos que, encontraram numa população regada a "zapzap e tuiuyube", preconceituosa, desinformada e que não lê, o destino perfeito para suas mentiras e piadinhas lacrarem!

    Responda
  3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Q coluninha hein....

    Responda
  4. Gustavo Michelin

    É que a esquerda é acima de tudo hipócrita, o que é incompatível com qualquer senso de humor.

    Responda
  5. José Cardoso

    Parte da dificuldade está nos movimentos identitários. Em outros tempos um governador gaúcho de Pelotas de direita chamado Leite seria alvo de piadas machistas pela esquerda. Hoje isso é inviável.

    Responda
  6. Carlos Augusto Gomes Marques

    Se agissem igual ao PCO, talvez conseguissem fazer alguma revolução !

    Responda
  7. Wil Prado

    Dilmar, você ilustrou com brilhantismo a matéria. "Militontos" é a cara do 8 de janeiro.

    Responda
  8. antonio brito

    Tudo bobagem. Um país neurótico, paraíso de youtubers que esconde as mazelas da realidade no falatório de memes

    Responda
  9. Dilmar Oliveira

    Acho que a desvantagem da esquerda na guerra dos apelidos foi fartamente compensada pelos inglórios, infames e patéticos episódios que protagonizados por militontos de direita após as eleições, culminando no 08/01/2023. Além da fartura de memes, gerou um apelido que caiu como luva: patriotário!

    Responda
  10. Ricardo Batista

    Nesta área, Trump é o mais iventivo, ninguém o supera. Mas tenho alguns apelidos para Bolsonaro : Encosto, Figurante do Thriller, Lambão Fura-olho, Engonha, Cabelo de Boneca, e Eu Sei O Que Você Tentou No Verão Passado.

    Responda
  11. carlos campos

    Renato acerta em parte , afinal a grande imprensa ( folha inclusa) , especialmente na época em q havia polaridade entre PT e tucanos, sempre deu + ênfase aos apelidos pejorativos do PT. Mensalão foi do PT mas o dos tucanos foi mineiro , sem alusão ao aecio o mineirim do Leblon. Petralhas largamente usado, tucanalhas , raramente. Lavajato então , parece q é só Lula e petistas , ficando fora o paulo preto , operador tucano , mero detalhe do marreco e tantã dalagnol, apelidaços perfeitos.

    Responda
  12. Chiara Gonçalves

    Nossa, discordo em absoluto. Basta uma coluna do Simão pra desbancar essa tese. E olha que é bem mais difícil criar em cima de uma piada pronta que é a extrema direita no Brasil.

    Responda
  13. Florentino Fernandes Junior

    Reinvidico creditos para a minha criaçao: redbanho

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      patenteia logo.

  14. Florentino Fernandes Junior

    Falando no tio rei, petralha é imortal

    Responda