Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. filipe moura lima

    Infelizmente, nas escolas públicas, notadamente as paulistas, o ensino é um ‘faz de conta’ em que o material didático e o currículo são uma enganação.

    Responda
  2. José Cardoso

    Diz o ditado que samba não se aprende na escola. Em boa parte isso também vale para o trabalho. Quando o ladrilheiro acabou o serviço foi recolocar o aquecedor. Mas inverteu a entrada de gaz com a de água. O prédio ficou 2 dias sem gaz, e a concessionária teve que abrir um buraco na calçada.

    Responda
  3. Vito Algirdas Sukys

    Nos três anos de pandemia o problema foi agravado; os cem jovens numa sala de aula online, para os que tiveram acesso. Algumas faculdades colocaram monitores da idade deles e dividiram em grupos de dez para monitorar os problemas de acompanhamento. As familias de filho único e os problemas de arrumar trabalho na faixa dos dezoito a vinte e quatro anos está causando muita depressão entre os jovens. Nos EUA os que ingressaram na faculdade têm graves problemas de noções básicas de matemática.

    Responda
  4. Breno Augusto de Santos

    Um dos elementos mais graves é a alfabetização, pois testemunho a presença de jovens entre o fundamental II e o ensino médio que não foram alfabetizados. Aprovados até a última instância para alcançar os índices na Educação. Isso sim é uma violência simbólica e que pode resultar em outras violências.

    Responda
  5. Antônio Augusto Soares

    Diria que as dificuldades não são do sistema de ensino, mas de uma mentalidade do povo brasileiro, que pouco ou nada valoriza a escola.

    Responda