Demétrio Magnoli > Justiça exemplar é injustiça Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Edson Capistrano

    Demétrio e sua pena de ter pena de quem se conseguisse o intento golpista não teria pena de ninguém. Alucinado, fanatizado,robotizado , cooptado, pouco importa, cometeram crimes graves, queriam golpe de Estado, depredaram patrimônio público, tentaram explodir aeroporto, se armados não exitariam em matar, cadeia pra eles. Maior deve ser a pena do mentor fujão, este deve ter mínima de 30 anos..

    Responda
  2. Marcelo Barbosa

    Demétrio Magnoli querendo minimizar os atos de 8 de janeiro, claro que não se compara às tentativas de golpe que militares de fato realizaram na Espanha e na Argélia mas isso não significa que no Brasil isso não tenha causado perplexidade e revolta por parte dos democratas que acreditam que as eleições foram limpas e que não justifica quebrar toda a Praça dos Três Poderes porque uma minoria acredita em teoria da conspiração, se for assim então a Justiça Americana também foi exagerada.

    Responda
  3. MARCOS CESAR MORAES

    Demétrio apresenta visão ponderada, para exatamente sair da ideia de justiça máxima e exemplar. Teria muita gente para ser julgada, os incitadores profissionais q ocupavam cargos públicos no executivo e legislativo, até de jornalistas, além de grandes e espertos financiadores q queriam tomar de vez o poder de uma vez. Portanto, a régua não foi estabelecida, ao que parece, pois qual seria a punição para o pessoal de cima?

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      Muita gente poderosa também está sendo condenada, Anderson Torres que foi secretário de segurança pública e ministro da justiça está preso, tem um militar preso também e muito em breve outros poderosos também serão presos, isso depende de investigação para que sejam feitos mandados de prisão, não de pode prender pessoas sem ter provas que cometeram crimes.

  4. josé SOARES

    Esse colunista nem merece comentário.

    Responda
  5. José Roberto Franco Reis

    Demétrio não tem jeito. Sua arrogância intelectual e enviesamento anti petista/lulista obliteram sua capacidade de análise. Uma triste biografia. De radical da Libelu a pensador afetado e ensimesmado de direita.

    Responda
  6. Eduardo Elói

    Comentário de pobre de direita. Desse colunista não dá para esperar outra coisa. Que dureeeza!

    Responda
  7. José Roberto Franco Reis

    Bagrinhos, vândalos imbecis etc etc...Esse Demétrio adora passar pano pro golpe. Se vitoriosos no golpe esses supostos delirantes em ingênua ??? alucinação conspiratória não titubiariam em perseguir violentamente opositores, comuno-esquerdistas, petistas-chavistas-gaysistas no delírio deles. Golpistas entusiasmados isso sim e que sabiam bem o que queriam e estavam fazendo. A pena foi excessiva? Pode ser. Os cabeças estão livres? O cerco tá avançando, vide o coronel Cid tão fiel ao Bozo.

    Responda
  8. Edgar Alves

    Artigo vergonhoso. Não acredito que li isso. Ainda tem quem queira inocentar estes malucos. E o pio, a folha dando voz a isso. Demitindo os bons colunistas como Jânio de Freitas e Reinaldo Azevedo, entre outros. Estão fazendo um movimento inverso, minando a esquerda novamente pra possibilitar a ascensão de outro ser de direita nas próximas eleições. Lamentável essa estratégia suja. A quem interessa isso? A quem interessa a não punição dos golpistas? Quem é o patrão da folha e do demétrio?

    Responda
    1. Edgar Alves

      *pior.

  9. Helio Cardoso

    Agora está mais claro entender porque o alto comando do exército refugou participar do golpe com o bozofake. Os generais basearam-se no nível da tropa que tem, visto a tragédia ocorrida no Rio, há quatro anos, com um grupo de doze militares que assassinaram o músico Evaldo Santos com mais de oitenta tiros, só por que o carro dele era parecido com o do bandido. Evaldo estava com a família no carro a caminho de um chá de bebê!

    Responda
  10. Marcos Benassi

    Ôôô, Demétrio, que esforço torto, prezado, pra criticar o peso da mão da Justiça. Foi pesada, sim. Mas o "efeito de exemplo" é *sempre* um objetivo de qualquer ação corretiva. Imaginar que uma punição tenha efeito dissuasório sem que sua observação redunde em menor probabilidade de cometimento daquela infração, é absolutamente ilógico. Passou da conta? Vá lá. Argumente em relação à dosimetria e seus excessos.

    Responda
  11. Tersio Gorrasi

    Não se preocupe, caro colunista, pois se a esquerda perder as eleições em 2026, todos estarão presos por no máximo três anos, pois terão seus julgamentos anulados e serão anistiados, podendo inclusive concorrer a cargos públicos

    Responda
  12. José Cardoso

    Acho que as penas são longas porque há a narrativa de que essas pessoas tentavam um golpe de Estado. Quando se observa mais de perto o seu perfil vê-se o ridículo dessa lógica. Esses tiozões devem ficar presos por muito tempo pois são uma grave ameaça à República…

    Responda
  13. ANTONIO CZAS

    Entendo que o articulista acerta. Não acho que o mandante não funcione sem o jagunço. Quem dispara o tiro tem de ser preso e punido severamente, sem ele não haveria a morte. Entretanto, com 17 anos para a quebradeira, a pena para mandante-mor seria de quanto? 500 anos? Sabendo que o cárcere vai comportar no máximo 30 anos ou 40(?), a dose talvez esteja disparatada, pois resta uma turba mais instruída e com a verdadeira sanha de poder, pois dele fosse usufruir, que nem está arrolada.

    Responda
  14. Alexandre Marcos Pereira

    Quando falamos de uma “justiça exemplar”, geralmente nos referimos a decisões tomadas com o objetivo de enviar uma mensagem ou fazer um exemplo de alguém, em vez de simplesmente se basear no mérito do caso ou na aplicação objetiva da lei. Ao tentar ser “exemplar”, a justiça pode ser enviesada ou desproporcional, visando mais ao impacto público do que à justiça real para as partes envolvidas. Isso pode levar a punições excessivas ou a decisões baseadas em emoções em percepções públicas.

    Responda
  15. Estela Najberg

    Esses vândalos tem de ser punidos seriamente, mas os mandantes e financiadores devem ter pena maior. Espero que o STF não revele a face triste da justiça que nesse país só funciona para pobres e pretos. Por que Fernando Collor ainda está solto?

    Responda
  16. TADEU PEREIRA

    Tem história, uma aula. O articulista sabe mas não sabe. Vai exibindo parcialidade e tirando juízo de valor. Parece faccioso. Os crimes cometidos pelas pequenas e grandes bocas, contra a ordem mundial. Não é legislado dentro do Estado brasileiro. As pequenas bocas serão presas e sufocadas, as grandes quem sabe. O paralelo deve ser feito, com a América do Norte. E os desfechos jurídica de lá. EUA e Brasil são as maiores democracias do ocidente. Comparar com teocracias cristãs ou muçulmanas não é.

    Responda
  17. Augusto Mário Silva

    Falar mau da justiça tá na moda, agrada os patrões (globo e FSP) e o gado. Não dá mais para assinar a Folha, os grandes articulistas se foram: Jânio de Freitas, Cristina Serra e agora Reinaldo Azevedo. Não vou ficar aqui lendo esses lambe-botas.

    Responda
  18. MARIA CHRISTINA DE ALMEIDA

    Demétrio, entro em outro canal nos dias que a sua superioridade de geógrafo especulativo aparece retumbante. Na Folha, seu texto escrito me leva para outra página. Que EGO mais inflado é o seu. Não é um geografo com os pés na terra e na territorialidade. Você aspira o olimpo dos deuses imortais que você criou, quando estudante nas reuniões do centro acadêmico. Dele não mais saiu. Baixe o tom da voz e dos seus comentários. Aqui é Terra Brasilis no século XXI.

    Responda
  19. Rodrigo Cabral

    Perfeito

    Responda
  20. Peter Amaro de Sousa

    A massa ignorante foi induzida por déspotas insensatos, pastores hipócritas e blogueiros idiotas. Entendo que todos devam ser responsabilizados na medida da culpabilidade de cada um, nem mais nem menos, e que as condenações exemplares cheguem logo aos cabeças, aí sim a Justiça será feita.

    Responda
  21. Ney Fernando

    Parece matéria paga pelos advogados dos réus (ou então tem mesmo um diretor da Folha entre os possíveis presidiários).

    Responda
  22. Ricardo Arantes Martins

    Veja Mestre que pelo jeito o STF terá 2tipos de condenação. Aqueles que tem prova robusta, que tem conversas no celular que visavam golpe e provas de DNA (o caso dos condenados a mais de15anos - que no Brasil dará uns 2anos) e esses são os traidores e tem de servir de exemplo. Tem aqueles que não têm evidências, esses serão condenados por vandalismo (vide acordo proposto pelo MP a Moraes) que pegarão pena leve.

    Responda
  23. Cassio Vicinal

    Conclusões precipitadas. O julgamento nem bem começou. Julgaram alguns operadores denunciados pela PGR, outros fizeram acordos mais brandos. Há ainda quem financiou e planejou pela frente. Isso vai longe. Haja paciência!

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Vai longe mas o círculo está se fechando e chegando ao Coiso. Veja que as investigações são sigilosas e com a delação de Cid da para chegar naquela cúpula do generalato, que negou o golpe e chamá-los para depoimento. Só serão presos, temporária ou provisória se cairem em contradição. A eles não interessam mentir até porque negaram a tentaviva de traição. Dai já da prender o Coiso. Com a Marinha a questão será outro e pouco me importa agora.

  24. Samuel Fagundes

    Vamos verificar a coerência do missivista. Quando moro e cia condenou Lula sem provas, apenas por "convicção", qual foi seu posicionamento? Salvo engano de minha parte, praticamente toda a imprensa e seus "valorosos jornalistas" nunca sequer cogitaram que aquilo era uma grande armação, como ficou comprovado. Não confio em.boa parte da imprensa, escrevem aquilo que possam causar ganhos a quem lhes paga, em detrimento da isenção e da verdade.

    Responda
  25. Regina Heineck

    O que me parece é que o julgamento ainda está inconcluso, considerando isto, seu comentário oferece ótimo argumento para baderneiros, fascistas e desqualificados se sentirem injustiçados. Acredito seriamente que este não foi o objetivo, embora forneça argumentação para tanto, excluindo o tamanho do crime contra democracia que representa tal infração.

    Responda
  26. Daniel Nunes

    Excelente texto, Magnoli. Deixou o STF nuzinho. A ira e as sandices da corte suprema são visíveis. Só esqueceu de dizer que agrada aos lulupetistas e os esquerdistas em geral, fato que vem desde quando Lula chamou o STF de "acovardado", foi solto do xilindró depois de ter sido preso por corrupção e posto à porta da presidência da República por esse mesmo STF, cuja maioria, que não faz questão nenhuma de demonstrar publicamente suas preferências políticas, foi indicada Lula e Dilma.

    Responda
    1. José Roberto Franco Reis

      Esse Daniel ..."Lula posto à porta da presidência", só esqueceu da eleição que lhe deu a vitória, apesar de todo o aparato de poder e dinheiro escancarado que o coisa ruim mobilizou criminosamente aliás. Eleição ademais que o coisa ruim tentou de todas as maneiras inviabilizar e até golpe pretendeu. E a culpa é do STF. Esse Daniel ...

    2. Samuel Fagundes

      Engraçado, né? Quando esse mesmo STF sequer autorizou Lula a comparecer ao enterro de seu irmão ele também era petista? Ou caiu a ficha quando a vaza-jato escancarou a ditadura da República de Curitiba e chegou-se à conclusão que moro e cia eram band!dos de toga?

  27. Paula CMiranda

    Cada país tem os terroristas e os jornalistas que merece.

    Responda
  28. Raphael Lopes Rios

    Essa coluna é uma luz na mais profunda escuridão na qual vive o Brasil e o STF

    Responda
  29. Paulo César de Oliveira

    De fato. Justiça não tem que ser exemplar e, sim, justa. Penas de 17 são mais adequadas para assassinato.

    Responda
    1. Humberto Isidoro

      Ja pensou quantos assassinatos teriam sido cometidos se o golpe tivesse dado certo?

  30. Paulo César de Oliveira

    De fato. Justiça não tem que ser exemplar e, sim, justa. Penas de 17 são mais adequadas para assassinato.

    Responda
  31. paulo werner

    Isso aqui tá virando um Sudão, né? Nossa Constituição não pode virar uma Sharia, né? Teve outra ideia dessa hj? Só semana q vem, né?

    Responda
  32. paulo werner

    Demetrio gostou dos votos de Nunes Marques e Mendonça! Dois luminares q não ignoram as Constituições espanhola e francesa ao julgar os autores do 8/1. O STF tá transformando o Brasil num grande Sudão, né, Demetrio?

    Responda
  33. Andre Ramos Lievori

    Excelente matéria! Deve-se saber sobre os parâmetros que sustentam a sociedade e onpoder do estado em punir aos quenferwm as regras. Não se prendam aos agravantes, atenuantes e outros preceitos judiciais. O texto fala de uma Justiça que prese pelo justo para a sociedade e para o infrator. A sentença do mensalão não impôs penas demonstrativas de poder, mas puniu aos infratores sem lhes excluir da sociedade.

    Responda
  34. Hernandez Piras

    O colunista (não articulista, como querem alguns) se esquece que é o legislador quem fixa a amplitude das penas, os atenuantes e os agravantes. E foi o legislador, prevendo o que estava sendo urdido à sombra do regime, que fixou a pena para a tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

    Responda
  35. Jose Luis Da Silva Coelho

    Perfeito. Bolsonaro solto e pobre coitados pegam 15 anos. Falta coragem e responsabilidade ao STF. Aparecendo em cima dos mais fracos.

    Responda
  36. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    um jipe, um soldado e um cabo. acho que o jipe quebrou

    Responda
  37. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    se o articulista estiver com pena , pode levar pra casa.

    Responda
  38. Rubens Vinicius Rocha

    Dificil concordar com o ponto de vista do colunista. As penas devem ser duras para todos os envolvidos porque eles atentaram contra a democracia e estado de direito. Ainda vai chegar a hora dos financiadores,dos militares e dos arquitetos do golpe. Para estes as penas também devem ser duras e exemplares.

    Responda
    1. QUIRINO DE OLIVEIRA MINOSSI

      Justiça com ódio não é JUSTIÇA é linchamento!!Moraes destila ódio, deveria se considerar impedido em vários processos!!!

  39. Rubens Vinicius Rocha

    Dificil concordar com o ponto de vista do colunista. As penas devem ser duras para todos os envolvidos porque eles atentaram contra a democracia e estado de direito. Ainda vai chegar a hora dos financiadores,dos militares e dos arquitetos do golpe. Para estes as penas também devem ser duras e exemplares.

    Responda
  40. max ribas

    Discursinho fingido, Demétrio. A única coisa que você realmente lamenta é o golpe ter dado errado. Se prepara pra chorar mais quando as sentenças dos caras que colocaram uma bomba no aeroporto de Brasília passarem dos 20 anos em regime fechado...

    Responda
  41. FRANCISCO PUCCI

    O douto colunista esquece que Bolsonaro não foi filmado e nem preso em flagrante. Nunca o vi criticar as penas desproporcionais aplicadas aos furtadores de carne em supermercados.

    Responda
  42. alderijo bonache

    Os figurões do regime que seguiram o inominável devem ser duramente punidos para servir de exemplo, em especial ele e seus mais graduados líderes, para que sirva de exemplo para as futuras gerações, nem na Ãfrica, Ãsia ou na paupérrima América Latina se concebe esta ideia, mesmo a Bolívia, a raínha do golpismo deixou de lado esta bárbarie. Isto é um tipo de roupa usada que não nos cabe mais.

    Responda
  43. Francisco Marra

    No fundo, no fundo p cara de areia mijada, queria mesmo é inocentar toda tumba, inclusive o coiso ruim hahaha.

    Responda
  44. Fernando Alves

    Florentino Fernandes Junior, Rodrigo Andrade Alexandre Pereira, sempre os mesmos soldadinhos do Bozo achando que todo mundo aqui tem baixo qi que nem o pessoal dos grupos de zap deles e leva eles a sério. E o Demétrio sempre querendo defender os criminosos da direita.

    Responda
  45. Flavio Colker

    Esse sujeito que um dia lí, agora serve ao golpismo anti STF.

    Responda
  46. Antônio João da da Silva

    Nem exemplar, nem justa. Quem dita a pena é a lei, cada tipo penal traz a pena aplicável, e também as circunstância agravantes, atenuantes e qualificadoras tudo isso é medido e estabelecido no Código Penal. Gente que não sabe o que fala, ou escreve, que não domina uma área técnica fica a inventar fantasias e adjetivos.

    Responda
    1. Joao Cellos

      Antonio João, perfeito! O tipo penal é esse e ponto! Os outros citados foram julgados de acordo com as leis de seus países.

    2. Antônio João da da Silva

      Prezado Rodrigo Andrade, eu sei do que falo, também sei que nem você nem Magnoli sabem de Código Penal e de aplicação e de dosimetria das penas.

    3. Thiago dos Santos Molina

      Deme(n)trio não tem compromisso com a constituição, com o código penal, ou com um debate sobre a dosimetria. Será esse colunista também convidado a dizer tchau?

    4. Rodrigo Andrade

      Ah, tá. O especialista pelo visto é você... já que é assim, podemos dispensar o juiz e colocar o estagiário pra ler a lei e dar a sentença. É cada um que me aparece pra passar vergonha por aqui

  47. GERALDO GALVAO FILHO

    O Demétrio encheu linguiça misturando a nossas leis, com leis baseadas em princípios religiosos. Ele faria melhor se abordasse o tema avaliando a tipificação dos crimes, das penas mínimas e máximas, e dai a dosimetria das aplicações.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Leia de novo, vai entender.

  48. Roberto Silveira

    Muitos parabéns para os nove ministros do STF. Tem mesmo de pun1r pra valer todos que participaram e os com maiores responsabilidades pun1r mais rigorosamente ainda. Seria ótimo se o l1d3r principal pudesse ser c0nd3nal@d0 à pr1sã0 p3rpétu@.

    Responda
  49. Ditmar Mueller

    Excelente artigo, muito lúcido e correto. Parabéns, Magnoli!

    Responda
  50. Alexandre Pereira

    Excelente. A motivação é a de sempre: ego.

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.