Deborah Bizarria > Lula diz que neoliberalismo leva a populismo de direita. Será? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Texto impecável. O Brasil precisa muito da racionalidade dos economistas, ainda que a vida seja maior do que a economia. E sendo a autora alguém que se declara "evangélica", eu diria que é um texto quase milagroso.
PolÃtica equivocada? Podemos colocar no mesmo pacote o Collor e FHC? Pois, nem Lulla nem Dillma romperam com a lógica neoliberal de privatizações e PPP. Acontece que os economistas liberais acreditam na fada da confiança. Sempre a culpa é dos outros.
Pinochet, Margareth Tacher e Ronald Reagan deram o pontapé inicial para esse neoliberalismo,surgiram bilionários aos montes e diziam o capitalismo, irá gerar riquezas para todos o que se viu foi grande concentração de renda e aumento da pobreza,vide contas de luz privatizada, água,deviam privatizar a mama.
Quanta besteira! (Abner Nazaré Cândido)
É impressionante como você só escreve bizarrice. Lamentável
O estado mÃnimo é um ideal de mundo selvagem, onde valores e princÃpios sucumbem à vilania dos mais aptos, num darwinismo social predatório e barbarizante.
O problema da análise é se reportar à super estrutura da sociedade na economia e polÃtica. Caberia examinar a infraestrutura social , bem como a semiótica da comunicação no sistema capitalista , onde as mentes estão presas fortemente a um meio de produção e distribuição de bens. Ou seja, o buraco fica mais embaixo quando se concentra renda e se aumenta a desigualdade. Os liberais acreditam apenas que controlar contas dá conta de resolver os problemas para qual o estado foi criadoÂ…
a maior tragédi@ da história da humanidade é o ne0liberalismo, o Brasil, ainda é uma das principais vÃtimas desta chaga
Leia novamente.
VÃtima, mesmo... Principalmente, como é o caso d'agora, quando temos um presidente que se diz progressista e é, na verdade, um pseudo comunista neoliberal.
No mundo encantado da articulista as crises econômicas e financeiras estruturais, tanto na periferia quanto - e principalmente - no centro do sistema capitalista não existiram ou não tiveram nenhum efeito ou consequência. Mero arranjo discursivo, ideológico e propagandÃstico. Aliás, até os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental sabem, por exemplo, que foi a falência do liberalismo em uma crise de mercado e capitais em 1929 que deu a senha para o "populismo de extrema-direita" ou fascismo.
Sim. Não demora o neoliberalismo falirá na Austrália, Nova Zelândia, Escandinávia, Japão, Canadá, Finlândia, e até na SuÃça. Esses paÃses estão no desespero, e se não levarem lula a sério irão continuar apenas ricos, funcionando, respeitando os contribuintes e as regras econômicas. Que desastre para eles.
Perfeito.
Mais neoliberal que o próprio Lula 3, tá difÃcil.
O neoliberalismo, embora teorizado nos final dos anos 40 e anos 50 por Hayek e Friedman, teve como laboratório a ditadura de Pinochet. O artigo é intelectualmente desonesto e impreciso.
Nada há de desonesto e impreciso. É a verdade exposta em fatos.
Pior, levou 33 milhões à fome, milhares na fila do osso, q não eram milhões porque não havia tanto osso. Saqueou os cofres da Petrobras com a distribuição de quase 100% dos lucros em dividendos, fato inusitado na história mundial das S.A. A Petrobras deixou de investir e tornar o Brasil autossuficiente em refino. O neoliberalismo no Brasil é a atual versão de uma elite escravagista, com a ética e a moral do bolsonarismo, apoiado pelo empresariado e setor financeiro. SÃntese de uma elite abjeta
Meio que bizarra leitura da econmista sobre a fala de Lula. Embora pense como ela supõe que ele pensa. "alguns tentaram subsituuir o neliberalismo por um populismo autoritário" não indica causa e efeito. Qulal ação do sujeito indeterminado alguns? Impor o autoritarismo populista. Isso não é uma situação brasileira, foi ,e ainda é, uma tendência mundial. Não decorre dos governos petistas. Andrei Duda, da Polônia , não ascendeu ao poder por anti-petismo. Trump nos EUA, idem.
O mundo seria bem melor sem estes defensores da expropriação das riquezas do palneta. Neoliberalismo apenas acentuou a contradição e a acumulação de riquezas nas mãos de poucos. Tem economista que deveria estar nos partidos de ultradireita assim pelo menos, estariam sendo mais honestos com sua verborragias.
O neoliberalismo imperou por quase sete anos, após o "impeachment" e só acentuou a desigualdade e aumentou imensamente a pobreza, miséria e fome. Mas a colunista escreve em artiguinho cheio de falácias pra desvincular o fracasso econômico ao neoliberalismo. O neoliberalismo é isso mesmo, uma fábrica de miseráveis e uma dúzia de bilionários. Se a realidade não se encaixa na teoria neoliberalóide, problema a realidade.
Rússia, Cuba, China...(e o capitalismo africano e latino-americano, é um verdadeiro case de sucesso, não é mesmo?)
Lula1, que funcionou, embasou-se em conduta literalmente neoliberal. A mesma que estabilizou a moeda e criou ambiente próprio a investimentos privados. Depois disso, está ilustrado e traduzido no artigo daqui.
E o Socialismo, onde deu certo?
Dona Bizarria. Saudações. A senhora já ouviu falar, ou sentiu pum em elevador bem velho, lotado, daquele que anda bem devagar? Pelos comentários, acho que o efeito foi o mesmo. Quando chegar em um a andar, qualquer andar, disfarça e sai de fininho, antes que descubram foi a senhora. Não esqueça de levar o Tratado do Myses e a BÃblia junto. Como excelente cristã.
Bons argumentos. É assim que se debate. Parabéns.
Gozado, antigamente assumiam, vestiam perneiras, calças culote, camisas pretas, pardas ou verdes, faziam belos desfiles marciais. Cantavam hinos. Agora acabou tudo. Todo fascista agora se diz liberal. A que ponto chegamos.
Quem se apresenta como economista evangélica já faz a gente levantar a sobrancelha. Não que evangélicos tenham qualquer limitação ao ofÃcio, mas achar que importa a ponto de virar um tÃtulo...diz muita coisa. A historinha fabricada aqui no texto pra por na conta do desenvolvimentismo eh de uma fraqueza e cinismo admirável.
Tomo a liberdade de sugerir à nossa economista evangélica a leitura do livro "Neoliberalismo como gestão do sofrimento psÃquico" que, como se nota pelo tÃtulo, trata a doutrina como ela realmente é, muito mais que uma doutrina econômica. Da obra, transcrevo um trecho da sinopse: "Neste livro, o leitor poderá acompanhar como o modo de produção neoliberal construiu uma nova forma de sofrimento que se entranhou em nossas vidas ao modo de uma moralidade indiscutÃvel". Talvez ajude...
DifÃcil saber se ignorância ou má fé, literal e figurativa. Essa senhora deveria trabalhar na Record do Edir Macedo, evangélica que defende a ganância e desigualdade social, já muito conhecidas como resultados do neoliberalismo.
Concordo Andrade : )
Pior que os colunistas, só os comentaristas
Tanta gente inteligente e a Folha chama para escrever cada um mais bizarro que o outro, já não basta o Vicente, tem aquela senhora da Universidade de Chicago, epicentro do neoliberalismo, falando cada coisa mais doida.
Esperar o que de Bizarria que trabalha pra o bilionário banqueiro Frias, parasita de juros pagos com nossos impostos, apoiador do golpe, apoiador de privatizações fraudulentas como da eletrobras. O conceito neoliberal é coisa do passado, não há mais dúvida dos impactos negativos para a população, mas bandido neoliberal é ainda presente.
Pois, pois, Andrade, eu sei que o bilionário banqueiro Frias, seu mentor, vai sentir muito a falta da minha mensalidade, mas mesmo assim eu continuo a pagar para acompanhar o que nossa elite do atraso quer, além de ter outros temas interessantes, que não envolvam polÃtica. Tem gente que pensa como bilionário quer e não percebe.
E você segue firme aqui, financiando a FSP através da sua assinatura. Nem Freu explica!
O neoliberalismo não esteve aqui? O sobrenome deve ter condicionado o pensamento!
O maior eleitor do Bolsonaro foi o Lula, e o Bolsonaro devolveu o favor elegendo Lula presidente. Mas os defeitos dos dois são diferentes, o Bolsonaro é um lunático despreparado, enquanto Lula e a esquerda são politicos profissionais que querem usar o Estado para ajudar os cupinchas e se manter no poder. Sabem muito bem o que fazem, acabam com o paÃs. Fora PT
Gilberto Rosa, só Lula não faz mea culpa. E parece que vc também. Agora, se ligue.. .Toda unanimidade é Lula !
Entendo Gionco, eu também teria muita vergonha de admitir ter votado no Bolsonaro. Usar estas desculpas só piora, mas eu acredito em ti, tu é um cara forte, vai ter a coragem de admitir os erros e crescer. Chega de Aécio, Cunha, Moro, Monstro das joias e dos 700 mil, chega de pensar como bilionário quer.
O estranho caso do bolsonarista que usa o linguajar bolsonarista, pensa como bolsonarista, anda como bolsonarista; mas se acha muito limpinho para se declarar bolsonarista. Não adianta se esconder, o germe do fascismo acompanha vocês.
Bizarra a "análise" da Bizarria. Como sempre, um suposto economista de formação a serviço do mercado financeiro. Nada de novo...
Bizarro, Folha requentou o artigo bizarro da Bizarria. A quem interessa o Neoliberalismo? Uma das poucas vezes que vejo um artigo requentado por aqui.
Interessa ao FHC, Temer e o bolsonaro só um pouquinho apenas para se eleger depois vai de ditadura mesmo
Má-fé ou ignorância? Dizer que o neoliberalismo nunca foi implantado no Brasil é de um cinismo atroz. De Collor a Lula 3 jamais tivemos outro modelo hegemônico neste paÃs que não o neoliberal. Dizer que o neoliberalismo defende a não intervenção do Estado na economia é desconhecer os pressupostos básicos tanto do ordoliberalismo alemão, quanto a escola austro-americana. Lula é neoliberal, Bozo tb.
Vc iguala Lula a Bozo pq quer justificar o erro de ter votado no último?
Problemas com o imaginário popular...! E com o da articulista...? Também conta...! Tabula rasa...!
Uma Bizarria de texto. Nenhuma menção à crise neoliberal de 2008 com a consequente quebradeira global. Tudo fica na conta do nacional desenvolvimentismo. Miopia de economia POLÃTICA ou corrupção inetelctual de mais uma agente dos rentistas? Bizarro!
quebradeira foi global? aqui não pq fomos a sétima economia do mundo nessa época e vc precisa pesquisar
Então Lula e um Neoleberarista Porque mais populista que ele nao existe ..Uma lider de uma Nação que é a favor da Rússia..Que diz proteger os pobres e usa um relógio de 100.mil no pulso ..Que faz um discurso para a China e faz outro para os Americanos . O que ele Lula é??
O que ele é? o melhor Presidente que tivemos na história deste PaÃs, primeiro que ele não é a favor de ninguém, sai do zap, o relógio foi um presente que ele ganhou do Presidente da França em 2005 nessa época era pessoal mudou em 2016, e coloque aqui a diferença de discurso não fique lacrando
exelente texto , nós temos que sair desse nacional desenvolvimentismo que sempre volta no brasil e essa descrensa na democracia .
Uma vez bolsonarista, sempre bolsonarista, vamos ter Fé em deus.
Tem lado...
Quanto ao Cunha ao congresso e a lavaespa rro nada ?
Qdo a criatura começa dizendo que o neoliberalismo é a doutrina que defende a “livre concorrência” e o mercado (seja lá o que isso tenha sido ou, de fato, seja hoje em dia), cê já sabe, de antemão, onde a “análise” vai desaguar.
A articulista finge ignorar o capÃtulo 10 da "biblia" do neoliberalismo, "Liberalismo, um estudo socioeconomico". É onde Von Mises mostra a essência de sua doutrina, quando defende o fascismo como recurso polÃtico. O neoliberalismo é apenas a reserva (i) moral do fascismo. As ideias da senhora Bizarria se coadunam com seu nome.
Definição conceitual imprecisa e insuficiente de neoliberalismo ao não considerar outras dimensões além da econômica: lógica empreendedora, ideia de ser empresário de si mesmo, individualismo exacerbado fazem parte do seu repertório conceitual. Não só a ideia de mercado acima de tudo, Estado mÃnimo, privatização etc...claro, a intenção era atacar o discurso do lula e aà vale até dizer que no Brasil neoliberalismo de fato nunca existiu. Coisas de colunistas da Folha!
Excelente artigo. Os amantes do Estado máximo e totalitário criaram o "neoliberalismo" expressão sem significado e pejorativa para atacar inimigos polÃticos que pregam o liberalismo. Caso fosse uma discussão exclusivamente ideológica pouco afetaria a economia, porém os que advogam a luta contra o "neoliberalismo" não ofertam nada de melhor do que a busca de melhores oportunidades aos mais pobres que o liberalismo advoga.
Neoliberalismo não é para pobre acho que vc inverteu
Neoliberalismo e a volta do neoclássico, supressão de regras de economia etc. e como se numa partida de futebol, para alguns, valesse gol com a mão e o var cancelasse os gols dos não escolhidos. Com a queda do muro o neoliberalismo ficou sozinho, provocou concentração de rendas, conflitos regionais e uma nova guerra fria, isto é coisa do Demo.
A autora definiu, com algum grau de acerto, o Liberalismo, não o Neoliberalismo. Ou seja, a premissa conceitual de que parte é equivocada.
Lula acerta quando afirma que neoliberalismo leva ao populismo. Neoribelarismo acentua o fluxo de riquezas para o topo de piramide economica, provocando e aumentando desigualdade social. Politicas neoliberais tentam destruir o trabalho organizado, reduzindo trabalhadores a meras commodities a serem exploradas. No Brasil tem-se visto politicas neoliberais acentuando a pobreza e criando fome. Essa terra arrasada, onde desespero campeia, eh terreno fertil para populistas e demagogos.
Muito bom o artigo.
A colunista menciona que o neoliberalismo bem aplicado defende a economia aberta e as contas públicas organizadas. Gostaria que ela respondesse que pais do mundo aplica o neoliberalismo dessa forma? EUA, nao! Europa, nao! China, nao! O Brasil de Lula, talvez. Colunista falha ao nao mencionar que entre as causas da crise do gov Dilma estava a lavajato paralizando contrucoes, estaleiros e empresas estatais, provocando desemprego de milhoes, com o projeto de solapar a economia.
Os erros do governo Dilma deve se a ela, ao Mercardante e outros. A corrupção estatal não cria emprego, cria empresas privilegiadas.
Algumas verdades, muita conclusão enganosa. Uma acadêmica, que certamente não administraria um armarinho. Enfim, uma neo-liberal prometendo o ParaÃs, para os escolhidosÂ…..
A China tem sido nas últimas décadas o principal bastião do neo-liberalismo. No sentido de um governo autoritário que impõe uma ordem econômica de mercado. O desafio é passar ao liberalismo democrático como Taiwan, Coreia e Chile conseguiram.
Antonio os PaÃses mais ricos do mundo são de esquerda e vc diz que são incompetentes?, de novo precisa pesquisar mais
Confirma a tese da autora que é um absurdo acreditar que a revolta contra o Estado é fruto de polÃtica "neoliberal" pois na China continua firme um governo de "esquerda". A revolta contra o Estado é a incapacidade dos governos de "esquerda" , na prática estatizante, não produzir melhoria econômica alguma além do distributivismo para os mais pobres.
Mesmo na China ha uma crescente crise imobiliaria, com delinquencia no pagamento de prestacoes, imoveis caindo de preco, e bancos imobiliarios atolados em dividas, que caso exploda levara o mundo a uma grande recessao, semelhante a de dois mil e oito.
Mais uma viúva da tal " ponte para o futuro" deveria estar na jovem pan, tão profundo quanto uma colher de sopa....daà um Reinaldo Azevedo e fica quem mesmo??
Primeiro ele precisa aprender as diferenças ideológicas entre o neoliberalismo e do liberalismo. Poucas pessoas procuram saber e demonizam o neoliberalismo ideológico por ser moda.
O viés neoliberal aparece sim em muitas das polÃticas implementadas desde o governo de FHC (privatizações...), Temer (Ponte para o futuro) e Bozo-Guedes. Mas a jornalista não percebe que a afirmação de Lula não diz apenas respeito do caso brasileiro, ele falou no ONU sobre um problema mundial, e a emergencia da extrema direita nos USA e na Europa claramente tem relação com a globalização e com a crise do Estado de bem-estar.
O neoliberalismo é sim responsável pela volta da extrema direita. Europa é o melhor exemplo. E agora até os EUA.
Quem diz que motoboy usa fralda o dia inteiro, fala qualquer coisa. Não da para comentar o que o Janjo Papagaio propaga, não parou de falar desde janeiro.
Trabalhas como motoboy?
Alguns neoliberais tentam desesperadamente ocultar o óbvio: a massa de famélicos, desempregados, uberizados, MEIs e outros condenados à miséria pelo neoliberalismo se agarra facilmente a qualquer messias que prometa uma salvação assim na terra como no céu.
Reformas, reformas, reformas ... Que chatice!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Deborah Bizarria > Lula diz que neoliberalismo leva a populismo de direita. Será? Voltar
Comente este texto