Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Tadêu Santos

    O neoliberanismo agrada aos capitalistas gananciosos, que almejam lucros à qualquer custo, mesmo que sacrifique as camadas sociais baixas, que aumente as desigualdades sociais, já intensamente manipuladas no jogo desigual. QUAL É A PRIORIDADE, NA NOSSA CONCEPÇÃO É O SOCIAL, DEPOIS O ECONÔMICO. Favorecer prioritariamente apenas os interesses da "faria lima" não é justo, enquanto favelas aumentam e a fome mata pobres miseráveis!!!

    Responda
  2. Caleb Salomão Pereira

    A colunista ignora como o Brasil tem se submetido a todas as dimensões do neoliberalismo, com destaque para a mais nefasta delas, a financeira. A opção pela financeirização da economia está na raiz da desindustrialização. Afirmar que o neoliberalismo não deu as caras por aqui revela um negacionismo equivalente à crença no terraplanismo e nos milagres de pentecostes. A Folha deveria orientar seus colaboradores sobre a necessidade intelectual de separar os universos, o mágico e o real.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Cento por cento de acordo.

  3. Domingos Sávio Oliveira

    É Bizarria mesmo! Economista evangélica, e não querem ser chamados de fundamentalista.

    Responda
  4. Felipe Araújo Braga

    Se fala em precarização trabalhista: a Reforma Trabalhista - que foi bastante tímida na minha opinião - só retirou o terrível imposto sindical que nenhum trabalhador quer pagar mas que a esquerda quer ressuscitar. Vocês querem o quê? O modelo econômico da Venezuela, o Estado comandando tudo? Isso nunca deu certo, nós vamos o desastre do Governo Dilma. Precisamos de uma economia livre, com empreendedores e não com o Estado comandando tudo.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      A esquerda quer ressuscitar os sindicatos pq são a proteção do trabalhador o impostos nunca foi e nunca será obrigatório paga se aceitar

    2. Carolina Silva Lessa

      A precarização do trabalho se apresenta na perda de direitos trabalhistas, no aumento de empregos informais;na jornada de trabalho excessiva,na perda de vínculo empregatício do trabalhador que realiza jornada de trabalho constante e diária para uma empresa e passa a ser visto como prestador de serviço e empreendedor; na obrigação desse trabalhador ter de abrir um CNPJ mesmo com jornada de trabalho de 8h em uma única empresa. A precarização também é percebida nos trabalhadores subocupados

    3. Nestor Bercovich

      Vc ve desastres na China, na Coreia, na Europa, países onde os Estados tem um grande protagonismo, não apenas com empresas públicas mas também com super regulações e pressão tributária (na Itália, por ex, atualmente é de 55%).

  5. Felipe Araújo Braga

    Eu sinceramente não entendo a esquerda: os países mais prósperos do mundo - principalmente os nórdicos: com bem estar social - são países abertos, extremamente livres, enquanto o Brasil é um dos países mais fechados do mundo, cheio de burocracia e intervenção estatal. Nós vimos o resultado do governo Dilma, da Venezuela, do Socialismo no século XX. Esse modelo não funciona.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      É como então Gilmar? Porque o modelo socialista que você defende resultou em Cuba, Venezuela e Coréia do Norte.

    2. Gilmar Maghenzani

      Países abertos livres? acho que vc não sabe que lá se paga 50% de IR para os governos que são ricos, claro devolvem em serviços ao povo, mas não é bem como vc fala

    3. Felipe Araújo Braga

      Claro Ennio, o radical da palavra é em social e o experimento é em: autoritarismo, mortes, fome e pobreza.

    4. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Que cômodo citar os países nórdicos! E teu comentário guarda semelhança com o Frankenstein; um amontoado de cacos sem formar um todo. Por fim a palavra socialismo tem o seu radical no social, que mencionaste no texto.

    5. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      E nunca vai entenderemos se não sair do zap das tias.

  6. WAGNER SOUSa

    O neoliberalismo levou ao populismo de direita em várias partes do mundo. EUA e Europa também. Bem fraquinha a argumentação. Temer e Bolsonaro radicalizaram no neoliberalismo e os resultados foram péssimos.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Felipe neoliberalismo aqui mesmo lembra do Paulo Guedes ou não?

    2. Felipe Araújo Braga

      Neoliberalismo onde? As reformas urgentes e necessárias? Vocês querem um Estado gigante, até imposto sindical vocês querem.

  7. Carolina Silva Lessa

    Que texto confuso de ler! Não houve neoliberalismo nem abertura comercial no Brasil??? A economista ignora dados consolidados sobre o aumento do desemprego e da precarização do trabalho no modelo neoliberal - este é um desafio para o mundo não somente para o Brasil. Texto ideológico e bastante pobre de conteúdo.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Qual precarização do trabalho?

  8. Dilson Marques

    Foi sim o neoliberalismo falido da "ponte para o futuro" do Temer que prometeu o céu para os incautos e entregou o inferno e os ataques midiático-tucanos (aliança de classe) aos governos de centro-esquerda que colocaram os pobres no orçamento, que abriram as portas ao fascismo bolsinarista...

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Que confusão, colocar os pobres no orçamento é fascismo? meu Deus

  9. paulo werner

    Ah, agora eu entendi! O liberalismo ainda vai chegar! Ah, sim! Enquanto esperamos o futuro-passado, EUA proíbe venda de chips semicondutores à China. Parece que vai chegar nos EUA tbm. Vai dar as caras, um dia!

    Responda
  10. Flávio Lofêgo Encarnação

    Lula pegou leve. Na verdade, o capitalismo sempre foi a condição prévia, causal, do f as cismo.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Claro, os países realmente justos e democráticos foram os socialistas né?

  11. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Pode-se dialetizar com a opinião de Lula. Mas no Brasil o neoliberalismo e nem tanto o populismo, mas o fascismo, andam de mãos dadas, sim. Argumentos não faltam.

    Responda
  12. Valter Luiz Peluque

    O neoliberalismo não só deságua em populismo de extrema direita como é também o caminho para a des-humanidade. Por seus dogmas econômicos nos leva a um reacionarismo irracional , o radicalismo do homem lobo do homem. Não haverá futuro, só passado.

    Responda
  13. ADONAY ANTHONY EVANS

    Dei uma geral nos comentários dos leitores. Não li o artigo. Acho que não há o que ler quando alguém que não seja religioso de igreja, inclui em seu currículo de economista que é evangélico. Considero isso uma falta de respeito. Uma bizarria.

    Responda
  14. Andre Moraes

    É incrível como alguns tecnocratas não sobrevivem a luz da filosofia, estão sempre presos aos seus dogmas e a literatura acadêmica,; isso consegue ser mais endêmico entre os economistas liberais, cuja maior parte não sai do seu feudo e do seu encastelamento acadêmico para respirar outros ares. Traduzindo, a caristia e o sofrimento social trazido por um modelo econômico que está sempre presente em diferentes espectros, fazem com que as pessoas cansem e caiam no discurso da extrema direita.

    Responda
  15. Marcelo Magalhães

    Se assim fosse prezada articulista, porque não foram revertidas imediatamente os incentivos fiscais, que a senhora chamou de errôneos. Aliás, foram citados agora no novo arcabouço do ministro Haddad. Mas sobreviveram incólumes ao Meirelles e ao Guedes. O pós golpe decretou um teto de gastos sociais, precarização dos contratos trabalhistas, confisco da previdência do pobre, farra do agronegócio e bancos cheios de proteção como as operações compromissadas. Nada a ver com o que fiz o texto.

    Responda
  16. Antônio João

    A articulista faz uma leitura rasa e capciosa ao juntar os dois primeiros mandados de Lula aos de Dilma, pois tiveram perfis bastante diferentes, e no caso dos mandados de Lula, a dívida externa, que era impagável e de frequentes recorrência ao FMI para fechar as contas anuais, terminaram. Esses articulistas colocam a ideologia como antolhos e explicitam currículos para amparar argumentum ad verecundiam.

    Responda
    1. Antônio João

      mandatos, não mandados.

  17. AFONSO BRESSAN

    vou com o Reinaldo. Aqui ficaram umas sobras. não vale perder tempo.

    Responda
  18. jose carlos toledo junior

    A velha mentira de sempre. Quem produziu a crise no Brasil foi a bolha imobiliária americana sem regulamentação do neoliberalismo. Derrubou a economia no mundo e o valor de commodities brasileiras e as políticas anti cíclicas não foram suficientes. No meio de tanta mentira, explique uma verdade. Como é que a extrema direita golpista tomou conta dos eua ,uk, e europa?

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Claro, Dilma não tem nenhuma responsabilidade não é mesmo?

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      ajudada pelo cunha herói da articulista. por que ninguém fala do cunha ?

  19. Ed Filho

    Mais uma da série: economistas ignoram toda literatura das ciências humanas e sociais sobre neoliberalismo.

    Responda
  20. Emerson Luis de Moraes

    Sai Reinaldo Azevedo e entra como destaque no APP o artigo de Debora Bizarria com uma defesa do Neoliberalismo. Escancarado o caminho editorial da Folha. Para bom entendedor, um pingo é letra!

    Responda
  21. Edimilson Volpe

    Nossa, quanta parcialidade para defender o neoliberalismo falido. Ah, só para constar, Lula não estava falando especificamente do Brasil, ao contrário do que todo o texto sugere. Relaxe, senhora.

    Responda
  22. Ricardo Arantes Martins

    O Brasil nunca foi liberal, quando mais neo. O liberalismo econômico é o capitalismo selvagem. Cá o capitalismo é mais primitivo ainda. é algo onde o Estado luta por determinadas categorias ou pessoas. Uma elite agrária, bancária, partidária, sindicalista, militar e exclusivista, na qual Lula e PT já se imiscuiram faz tempo a seu serviço.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Foi sim Ricardo vc não se recorda mas no governo FHC os capitalistas tinham muitas benesses uma deles é a falta do IR sobre os lucros distribuídos aos proprietários, e que o seu governo de hoje quer acabar

  23. Fernando Alves

    A pessoa escreve várias platitudes, mas ninguém tem a mínima dúvida que lacrou 22 na urna e fez campanha alucinada por ele.

    Responda
  24. Marcelo Semiatzh

    Evangélico é currículo para economista agora? Teremos a folha econômica evangélica? Qual a espiritualidade relevante dessa linha economica? Estou curioso, vou me apresentar no Lattes como tendo doutorado e acrescentar minha fé. A folha se superou.

    Responda