Poder > Entenda o que é e como surgiu a esquerda na política Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Os Conservadores ficavam a direita e os liberais a esquerda. Isso é fato histórico. não falo aqui de liberalismo economico que é o capitalismo selvagem, mas o liberalismo enquanto maior revolução social da história, que deu acesso a todas democracias onde há bem estar social, não importando qual linha polÃtica vença. o liberalismo que nos deu acesso a libertar a mente, a não frequentar ou frequentar qual religião quisermos. que podemos ter acesso a Kant, Karl, Kelsen ou Darwin.
Um dos critérios que deixa de ser considerado aqui como de resto nas academias e na humanidade em geral, é o da coerência ou verdade entre discurso e prática, tão combatido por Sócrates em face dos Sofistas. Sob esse aspecto o PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) é de direita. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Há questões raramente abordadas nesses questionários ou na análise do tema focado na realidade brasileira contemporânea: a visão religiosa e a mistura de conceitos de justiça, bondade, certo e errado. De ética, sobretudo. Muita gente se diz de direita porque confunde o termo com "o ser direito, certo"; "estar sentado à direita do pai (Deus)". AÃ, os conceitos religiosos se misturando à polÃtica. Nessa visão, esquerda é o errado...o do contra. Enfim....
Boa reportagem. Fiz o teste e confirmou o que eu sempre soube. Porém, achei um pouco inviesado. Poderia conter outras duas alternativas, de modo a contemplar a neutralidade ou as opiniões não calcificadas. Sociólogos teriam condições de elaborar um questionário menos assertivo, com viés direitista.
Completando: achei o questionário um pouco tendencioso (com inclinação para a direita)
Graças a Deus existe a esquerda...senão nem esse jornal, meio hÃbrido, existiria....
Graças a Deus??? Este lado ideológico quer acabar com as crenças religiosas e você vem mencionar Deus ??? Como eu sempre digo: Todo esquerdinha tem um grave desvio de caráter.
Na União Soviética, em Cuba, na China, na antiga Alemanha Oriental, na Coreia do Norte, em suma, em todos os paÃses socialistas, considerados de esquerda por definição, era proibida oposição, sendo partido único. A esquerda sempre foi totalitária e autoritária. A história mostra isso.
É preciso diversidade e divergência na polÃtica. Nos paÃses onde só houve esquerda no poder: URSS, Coréia do Norte, Cuba, Venezuela... vimos o resultado.
Penso que a Folha de São Paulo entrega um bom trabalho relembrando a história e os fatos que deram origem aos termos usados nas preferências polÃticas. Desconsiderando as opiniões mais apaixonadas ou mais ou menos informadas, gostei da matéria.
A esquerda, gere o estado pensando na maioria, a direita, tira o estado dessa maioria, inclinando-o a minoria abastada ! Propaga diminui-lo, através das famigeradas privatizações.
Não é tão preto no branco assim. Em muitos paÃses onde a esquerda tomou o poder: Cuba, Coréia do Norte, URSS, Venezuela, uma minoria oprime o povo. O Estado tem sim que cumprir suas obrigações com o povo, mas a economia brasileira funciona por empresas privadas, com muitos pequenos comerciantes e empreendedores autônomos, eles não são povo?
A esquerda surgiu com para enfrentar os conservadores. Inspirados pela revolução francesa, os ideais liberais do Iluminismo, movimento intelectual que surgiu na Europa no começo do séc. dezoito.O Iluminismo defendia ideias como a igualdade de todos os homens perante a lei e o combate à sociedade de privilégios. Democracias cada vez mais ampla e liberdade de expressão. Base de toda a democracia moderna e hoje tivemos acesso a Karl, Kelsen Kant, Darwin graças a essa abertura.
Penso: Esquerda preocupa-se mais com as pessoas, direita preocupa-se mais com o capital.
Não viaja também. Eu sou liberal e defendo uma economia de livre mercado porque acredito que assim a vida das pessoas melhora. Muitos socialistas dizem defender o povo quando na verdade defendem apenas seu projeto de poder. Pegue os EUA: um paÃs cheio de problemas, mas não foi mais democrático que a URSS? Até mesmo para as minorias?
Não existe mais a "extrema-esquerda", tanto é que o autor cita os remotos Jacobinos na França e nada mais.
Mesmo sem pleitear cientificidade o questionário é raso, reflete apenas os atuais preconceitos com os posicionamentos polÃticos dos que o respondem. Não contribuiu em nada para esclarecer o que de fato ocorre, em termos de pensamento polÃtico, na atual sociedade.
Concordo plenamente.
Se eu quiser entender o que é a esquerda hoje, não será um jornal direita a melhor fonte.
Você está sugerindo que a Folha é de direita? o.O
A direita é podre! Simples assim! E a esquerda, se chacoalhar muito, espatifa-de no chão, igualmente podre.
Sobra você, né?
Muito legal esse artigo sobre ciência polÃtica, um pouco mais conceitual no inÃcio e prático depois. E o link para testar onde nos encontramos, sem preconceitos, no espectro polÃtico é um serviço que fazia falta. Achei falta de um parágrafo elencando as principais polÃticas públicas associadas à esquerda e à direita.
Q testizinho hein.... Quando vc vê uma criança com fome vc.... Manda ela se danar. Diz q a culpa e da famÃlia. Ou tenta de alguma forma fazer com q ela faça parte da sociedade ?
O q diferencia realmente a esquerda da direita é q a esquerda não presta.
Olavo Cardoso Carvalho
Discurso pobre e sem consistência! Réplica dos pensamentos pouco inteligentes de parte dos extremistas!! Um pouco de criatividade lhe faria bem!!
seu comentário já traz no bojo a imprestabilidade sim, mas da opinião de pessoas midiotizadas e/ou zumbis religiosos que sem saber o que, de fato, significa ser de esquerda ou direita, reproduz bordões chulos bem afeitos à extrema direita.
Parabéns a Folha de São Paulo, pelo brilhante artigo!! Esclarecedor e leitura obrigatória, pra quem quer se inserir no debate polÃtico atual, com conhecimento e cultura!! Seria interessante que a grande maioria tivesse um minuto pra ler e se informar, e não ser massa de manobra e boneco de ventrÃloquo, do Bolsonarismo!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Entenda o que é e como surgiu a esquerda na política Voltar
Comente este texto