Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Arantes Martins

    Dogmas ultrapassados. Já em meados do séc. dezenove foi perguntado por Kardec, pergunta 695."Será contrário à lei da Natureza o casamento, isto é, a união permanente de dois seres?" e respondido pelos espíritos de luz "Seria uma regressão à vida dos animais." O livro dos espíritos. A questão falava em dois seres, não se referindo ao sexo. Carecemos evoluir

    Responda
  2. Dilmar Oliveira

    Em outras épocas ou contextos talvez se levantasse se não seria antinatural a adoção em si, como o humorista observou, ou então a adoção por casais de etnia ou nacionalidade ou religiosidade distintas das dos pais biológicos...

    Responda
  3. Matheus Battistoni

    Bem lembrado, Júlio, homossexuais tem menos dependentes

    Responda
  4. filipe moura lima

    Ricardo, o título está em vocativo. Faltou uma vírgula depois do amor.

    Responda
  5. Luciano Silva

    Fico pensando que, infelizmente, não se consegue uma discussão saudável, sem que os limitados fiquem na esfera de bozzo ou molusco. Como se o mundo orbitasse em torno dos dois. Inté. Bora trabaiá que é melhor

    Responda
    1. Dilmar Oliveira

      Não percebi tanto assim a presença dos dois personagens citados na discussão sobre está coluna - certamente no texto do Ricardo que não. Infelizmente o ex-presidente, contudo, contribuiu muito para trazer pautas relativas à moral pessoal e religiosidade indevidamente para o cenário político

  6. Eduardo Elói

    Pastor Eurico. Esse Eurico aí, já é uma piada com começo, meio e fim.

    Responda
  7. Paulo Bruno Cardoso

    Um debate da idade média em que apenas os mais reacionários e fundamentalistas cristãos catam textos do antigo testamento para afirmar que deus condena os homossexuais. Eles não catam as "barbaridades" permitidas por Deus, poligamia, incesto, assassinato e etc.... está tudo lá naquela obra de fantasia chamada bíblia sagrada.

    Responda
  8. José Cardoso

    O buraco é mais embaixo, pois há trechos da Bíblia condenando homossexuais a morte. A menos que sejam erros de tradução, a crença arraigada de que aquele livro é uma fonte infalível da verdade é incompatível com nossas leis.

    Responda
    1. Dilmar Oliveira

      O tal livro não é nossa Constituição e o Estado é laico: cristãos, judeus, muçulmanos, esotéricos, hinduístas, budistas, satanistas, ateus, agnósticos, etc - todos são iguais perante a lei independente do percentual da população que represente. Dito isto, a questão da devida interpretação bíblica só diz respeito aqueles que decidirem por seguir o tal livro como guia de conduta pessoal (e não alheia)

  9. Matheus Battistoni

    Não, com homo eu não posso casar pois a Constituição proíbe e eu nao sou pervertido. Quem precisa respirar e refletir é quem tem pânico de desagradar o movimento gay patrocinado pelo George Soros.

    Responda
    1. Matheus Battistoni

      Meu xará, eu não tenho medo de homossexual, tenho pena. Quem tem complexo de castração a ponto de se tornar um masoquista sexual não é poderoso, é um coitado. O que me irrita é a propaganda da doença mental para reduzir a população mundial.

    2. Matheus Crisostomo

      Se esses são os motivos para você não se casar com um homem, e não por ser hétero, mais uma vez se comprova que todo homofóbico é, na verdade, um gay mal resolvido consigo mesmo.

    3. Dilmar Oliveira

      Follow the bullshit: George Soros, controle populacional, Banco Mundial, marxismo cultural, reptilianos, HAARP, Nesara Gesara...

    4. Julio Louzada

      Já que você quer to follow th money, pergunte a quem interessa não permitir que os gays se casem, planos de saúde, disputas de heranças, pagamento de pensões, seguros de vida são bons suspeitos.

    5. Matheus Battistoni

      Não me baseio na Bíblia, mas no bom senso e na psicanálise. Follow the money, quem financia a propaganda gay? Open Society, World Bank, etc. É conspiração sim, para reduzir a população mundial.

    6. C CERO BATISTA DINIZ DINIZ

      A Bíblia diz também que se eu não puder pagar uma dívida minha mulher e meus filhos, ou até mesmo eu poderemos ser tomados pelo credor como escravos. Alguém quer validar esta práticatambém porque ela está na bíblia? Ou é melhor deixar-la lá mesmo? Tomara. Acho que o que está na bíblia circunscreve-se ao terreno da religião. Não deve ser trazido para ser discutido no Congresso Nacional e imposto a toda a população. Deveria ser assunto a ser decidido em concílios de igrejas e valer para elas.

    7. Maria Lopes

      Ou é ironia?

    8. Maria Lopes

      George Soros? Ainda ligado nas teorias de conspiração da extrema direita? Que atraso, Matheus. Desperta o Tico e Teco.

  10. Márcio Santana

    Quem olha a casa dos outros, esquece da sua!

    Responda
  11. SERGIO TEIXEIRA DE SOUSA

    Maus um ju mento querendo mudar o mundo com ideias e teses ma lu cas e precon ceituo sas. Realmente desde da última década os im be cis saíram das tre vas.

    Responda
  12. MARIA DOLORES DE NUNES

    Ele deveria cuidar da sua própria vida e parar de querer aparecer se metendo na vida dos outros. Senhor Hesus, dau-me paciência pra lidar com os energumenos e pobres de espírito.

    Responda
  13. Andre Mauro Vas

    São 13000 casamentos homo afetivos no Brasil por ano ou 35 por dia. Dessa forma todos os brasileiros deveriam ir todos os dias para uma zona eleitoral para o plebicito. Antes é claro deveriam estudar a vida de cada um dos noivos para dar um voto consciente. Espero que seja pela urna eletrônica se não tem que imprimir e distribuir a cédulas por todo o Brasil Creio que Eureka como Arquimedes teve uma brilhante idéia!

    Responda
    1. filipe moura lima

      Há ironia...

  14. Gabriel França

    Sempre achei casamento, gay ou hetero, coisa de gente cafona querendo ostentar :)

    Responda
  15. antonio barreto filho barreto

    Idiotas como este tem e vai continuar surgindo em grande quantida enquanto o eleitorado não souber escolher seus representantes!!!

    Responda
  16. jose prado

    Proibe todo e qqer casamento logo! Tido mundo amasiado, colado, largado, amontoado, quengado, huntado, namorado, enrolado!

    Responda
  17. José Fernando Marques

    Concordo com os comentários que li aqui: há despreparo, no mínimo. E desrespeito a preceitos constitucionais de liberdade individual e a decisões já tomadas quanto ao casamento homoafetivo. Mas acho que há também oportunismo, exibicionismo, sensacionalismo. Esse pastor joga para sua torcida ao propor uma lei que ele sabe que não prospera. É triste porque a esfera pública perde seu precioso tempo. Pena.

    Responda
  18. Rofis Elias Filho

    Essa é a pior leva de congressistas que já tivemos no Brasil. Pessoas desqualificadas e totalmente despreparadas, que confundem igreja com Estado. Nao conhecem a constituição federal. Daqui a pouco vão querer que sejam criadas Aias como na série O conto da Aia.

    Responda
    1. antonio barreto filho barreto

      Idiotas como este tem e vai continuar surgindo em grande quantida enquanto o eleitorado não souber escolher seus representantes!!!

  19. Rener Lopes

    Queria saber quem foi que gastou seu voto com um equino desse porte. Alguém por acaso já ouviu falar em outras pessoas votando nas escolhas pessoais de um ou de outro? Isso é ridículo. E o pior de tudo, um homem ridículo desses ainda recebe um salário para dizer tal insanidade. O Brasil tem tantas coisas mais importantes para serem discutidas do que as escolhas individuais das pessoas. Vamos dar um peixinho para ele cuidar, assim ele para de cuidar da vida dos outros.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      e o que dizer do povo da maior cidade de SC, terceira do sul do país , que elegeu o "trovoada" como deputado federal ? alguém sabe qual o grande mérito do "trovoada" ? fazer baderna na rodovia federal BR cento e um .

  20. Isabella Andrade Guimaraes

    É muito triste saber que essa classe política do atraso lá está por ter sido eleita por uma parte considerável da população brasileira. O texto de Ricardo (a bolha da Folha) não chega a essa população (a bolha do Pastor). Um dos poucos instrumentos efetivos que temos para mudar isso é a formação de um pensamento crítico. Eis porque os profissionais da educação são ferramentas tão essenciais quanto negligenciadas pelo Estado e pela sociedade como um todo

    Responda
  21. Maria Auxiliadora Alencar

    Artigo excelente. Este tal pestor sei não viu?

    Responda
  22. marcos fernando dauner

    chamar esses gerentes de supermercados da fé de "pastor" é tremenda aberração ! Onde essa turma frequentou uma faculdade de Teologia ?

    Responda
    1. IARA MARTINS SOBRINHO

      Não frequentou. É apenas o estelionatário das “ovelhas”.

  23. carlos frederico ferreira Vittorazzi

    Estado é laico. Cada um cuida de sua vida O que preocupa sim é o caráter e honestidade.

    Responda
  24. Maria Lopes

    Esse Congresso é o pior já eleito. E não é que os anteriores fossem grande coisa. Há um tal de pastor (ou sargento? Esqueci) Isidorio que é de cair o queixo até os joelhos. Dê uma olhada nesse, RAP.

    Responda
    1. Severino gonçalves

      Sem reforma politica, o próximo será ainda pior!

  25. Luciano Silva

    Não se pode misturar alguns homens pastores com a religião Cristã. Ela está muito acima disso. Em relação a pauta em si, creio que deve sim ser discutida por toda a sociedade, na forma de referendo ou algo assim. Pois oa que nos representam atualmente, dos dois lados, mais atrapalham que esclarecem o assunto.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Luciano, vamos discutir em sociedade por um referendo se você pode se casar ou não? E que tal um referendo sobre permissão dos evangélicos irem a igreja e praticarem sua religião? Absurdo, sabe por quê? Porque não se discute que todos são iguais perante a lei, que todos têm direitos iguais e que todos podem se casar, com quem quiser, por livre e espontânea vontade.

    2. Luciano Silva

      José, Eduardo, Alcides, concordo com vcs meus amigos. Só prego que não se pode generalizar a religião Cristã o pensamento de um homem e que, se há uma transformação social que está gerando conflitos, discordâncias, o assunto deve sim ser discutido pela sociedade. Fechar os olhos e não entender o fenômeno social é manter o conflito e não serve a ninguém. Precisamos de paz. Respeito, igualdade, liberdade e paz.

    3. José Cidade de Oliveira Filho

      Discutida com a sociedade por quê ? O texto é justamente sobre isso. Sobre a liberdade de escolha do ser humano amar e ser amado, seja por alguém do mesmo sexo ou não. Alguém vai discutir com a sociedade se o ilustre cidadão deve(ria) ou não casar ou ser casado ? Por que alguém "heterossexual" vai decidir se um homossexual pode ou não casar ? Todos somos iguais perante a lei e temos os mesmos direitos. Deixem as pessoas amar e ser felizes com o(a) parceiro(a) que escolheram.

    4. Eduardo Rocha

      Não há nada a discutir. Se não der ao casal homoafetivo os mesmos direitos do casal heterossexual, você está contra o princípio básico que diz que todos são iguais. Qualquer argumento religioso, usualmente estúpido l, deve ficar na órbita privada, pois o estado é laico.

    5. Alcides Castro

      Luuuu, que feio! Referendo? Vai cuidar da tua vida!

  26. José Davi

    Nunca perdi 1 minuto do meu tempo preocupado com o que os outros estão fazendo com suas vidas. Mas esses pastores sabem que sexo vende, olha o Malafalia, tem fixação por sexo gay, não amor, o cara só falada disso.

    Responda
  27. Renato Vieira

    Quem é casado e tem mulher na igreja, arregala o olho com esses pastores.

    Responda
    1. Marcelo Zottis

      Acredito que são as esposas que devem se preocupar com seus homens nas igrejas desses pastores.

  28. Almir Coelho

    Não aguento mais estes pastores.

    Responda
    1. Francisco Franca

      Eu não aguento mais esses pilantras

  29. ANTONIO CARLOS Vely Mendonça

    Estado laico. Esses pastores do k pêta que são eleitos pela crentaiada só fazem mherdha. Não apresentam nenhum projeto que beneficia o povo. Ê crentaiada dos in ferno.

    Responda
  30. Chiara Gonçalves

    Excelente, gajo.

    Responda
  31. Matheus Battistoni

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. José Sampaio

      Casamento não tem que ser para procriar... é companheirismo... carinhos... cuidar um do outro... filhos são consequência e não obrigação.

    2. Marcelo Sampaio

      Calma Matheus. Respira. Você pode ser casar com quem quiser. Hetero ou homo...fique tranquilo. A coluna não fala de você. Leia novamente o texto...respira....entendeu? Não? Respira, calma....leia novamente

    3. Paulo Roberto Silveira Bueno Filho

      Comédia. kkkkkkkkkkk

  32. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Ótimo texto caro Ricardo,o seu sarcasmo é o ponto alto e queiram ou não só a ironia cáustica para lidar com tanta mediocridade, esse atual congresso é o pior de tda era republicana,porém os eleitores podem piora-lo.

    Responda
  33. Joana Coloma

    Não sabia que estavam a ter esta discussão aí... O que dizer? Parece-me óbvio que o que adultos fazem no quarto ou noutro sítio qualquer, em privado, com mútuo consentimento, só a eles diz respeito... Se se casam ou não... pois é um contrato, não é? Um compromisso entre duas pessoas. Duas. Se adoptam... O importante numa adopção não é o sexo dos pais, mas se têm condições para educar uma criança. Gostei da crónica, mas preferia que já não tivesse de ser escrita

    Responda
    1. José Cidade de Oliveira Filho

      Para veres, cara Joana. Concordo contigo totalmente mas, infelizmente, nosso país ainda "perde" tempo tendo que combater pessoas tacanhas e medíocres para reafirmar o que seria um mínimo de uma sociedade civilizada. Ainda temos muitos "fiscais da felicidade alheia". Os mal amados nunca descansam na sua "missão" de querer controlar a vida dos outros.