Hélio Schwartsman > Como a loucura mudou a história Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. antonio roberto lambertucci

    Porque o autor classifica o Putin neste rol? Se a OTAN quisesse botar uma base de mísseis na sua porta, se seu gasoduto fosse sabotado e seus tratados fossem descumpridor é um avião de passageiros fosse abatido para te culpar, o que você faria? Sr swartzman?

    Responda
  2. Jove Bernardes

    Uma boa mostra de quem foi Idi Amim Dada, que governou (governou é forma de dizer) Uganda entre I97I e I979, está no filme O Último Rei da Escócia, de 2oo4. São mais de duas estarrecedoras horas de filme, com Forrest Withaker no papel do doidão.

    Responda
  3. Raymundo De Lima

    Sugestão de leitura "JAIR MESSIAS E O 'PAI DOS PSICOPATAS' " Por Guido Palomba (Psiquiatra forense, ver final deste) Publicado na Folha SP. TENDÊNCIAS / DEBATES; 17/03/2021.

    Responda
  4. RAULAND BORBA BATISTA

    Aqui tivemos tb nossos loucos com Delfim Moreira na primeira república , nos últimos tempos tivemos Dilma Rousseff que no poder alternava momentos sãos com outros de alienação da realidade. O que Lula deu em 2 mandatos com uma mão, ela em seus momentos de loucura destruiu com as duas. O senador Jabás Vasconcelos costumava chamá-la de Aluada.

    Responda
  5. William Rachid

    O Hélio é um dos melhores articulistas da Folha. Aprecio as opiniões dele, que nos tiram do lugar comum. Quando elogio a trabalho da Annette, faço-o elogiando o excelente trabalho das ilustrações dela. Não foi intenção ofender o Hélio em meu comentário. Sei o que quis escrever , mas não tenho como garantir o entendimento de quem leu.

    Responda
  6. Tersio Gorrasi

    Loucura é um termo popular genérico que os leigos costumam usar e abusar para fazer diagnósticos. Existem muitas variantes comportamentais descritas pela psiquiatria, cada uma com suas características específicas onde obviamente esse termo ou diagnóstico não existe

    Responda
    1. Raymundo De Lima

      Na verdade, não é a psiquiatria que classifica as doenças mentais ou psíquicas. Sim, é a Psicopatologia. Curso de Psicologia, faz parte do curriculo/programa Psicopatologia Geral e Psicopatologia Especial. Psiquiatras, sim, seguem o CID e/ou DSM, que são manuais com convenções para diagnósticos, que sempre estão sofrendo alterações.

  7. NACIB HETTI

    Como a história mudou as loucuras!

    Responda
  8. Cassio Vicinal

    Tal como outros observei a ilustração antes de ler a coluna. A loucura está para além do controle de alguém. A estupidez pode resultar de escolhas impróprias ou falta de informação. É bom abordá-las com sensibilidade para não ferir nem loucos, nem estúpidos, não é?

    Responda
  9. Jorge Severo

    Com os governantes que temos tido, incluindo os legisladores, vemos ser verdadeira a afirmação de que"... o Brasil não corre o risco de dar certo".

    Responda
  10. William Rachid

    Antes de ler os artigos do Hélio, observo as ilustrações da Annette para tentar imaginar o que o está dentro do texto. Na maioria das vezes as ilustrações tem tudo a ver. Assim, quando o Hélio tirar férias, deixem a Annette fazendo as ilustrações no lugar dos textos dele. Não perderemos nada. Aqui, Hélio, meu total respeito a você, mas a Annette é competente.

    Responda
    1. Raymundo De Lima

      Este tipo de comentário do Sr. Wilian Rachid é ofensivo, não cabe aqui. É pessoal e preconceituoso, pois o colunista Hélio é extremamente competente me suas pesquisas jornalisticas e científicas, sempre nos informa e esclarece em forma de resenhas de livros, coisa rara na imprensa do Brasil. Para elogiar a ilustradora Annette não é necessário desqualificar o colunista.

  11. Maria Elisa Mendes Miranda

    Por onde anda o Marcos Benassi? Sinto falta dos seus excelentes comentários...

    Responda
  12. adenor Dias

    No Brasil por exemplo, temos 58 milhões de malucos, que votou duas vezes num mesmo maluco, sendo que na primeira vez o elegeu! O daqui não sei se cheira, mas provou ser doido de pedra...

    Responda
    1. GERALDO CASSALES IZAGUIRRE JR

      Com efeito. O ano era 1987, um maluco, no exército, ameaçou explodir bombas em quartéis, vejam só, pra pressionar por reajustes de soldos. Hoje, em 08.01., o mesmo amalucado-psicopata incita o povo a invadir a sede dos 3 poderes, pra dar um golpe de estado! Ninguém muda, nasce feito!

  13. CLELIO LEITE PINTO

    Para nossa sorte, Bolsonaro não é louco. É simplesmente estúpido. E os bolsonaristas conseguem superar seu mestre.

    Responda
  14. Mykel Alexander Santos Gomes

    Difícil é superar a loucura ou falta de vergonha de basear um estado "eleito por deus"... Só para registrar!

    Responda
  15. Ricardo Arantes Martins

    Sempre achei ser até bom ser taxado de louco num mundo os normais constroem sua própria destruição, mas se eles também são loucos agora sei não.

    Responda
  16. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    O articulista nunca viu W....

    Responda
  17. Adalto Fonseca Júnior

    Aguçou minha curiosidade sobre o livro. A abordagem sobre a loucura dos tiranos mais recentes tem um recorte ideológico que separa um depressivo capitalista de dois psicopatas comunistas.

    Responda
  18. Gilberto Rosa

    Imaginar que Idi Amin era admirado por Bolsonaro. Idi Amin é acusado me matar 300 mil. Bolsonaro dos 700 mil mortos por covid, ao menos 350 mil estariam vivos com uma gesto humana.

    Responda
  19. Gilberto Rosa

    O golpe de ID Amin em 71 foi aceito por Reino Unido e Israel, responsável pela formação de grande parte do exército ugandense, inclusive do general Amin. O presidente eleito era de esquerda.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Joaquim, não é difícil encontrar, podes achar no jornal alemão DW, busca 71: Golpe de Idi Amin inicia ditadura em Uganda.

    2. Mykel Alexander Santos Gomes

      Interessante! Mais um exemplo então de interpretação dos fatos que foram minimizadas por beneficiar interesses da política subterrânea aí acima mencionada.

    3. Joaquim Rosa

      Donde você tirou essas informações tem mais? O acesso é privilegiado?

    4. Marina Gutierrez

      E Israel continua responsável pelo treinamento, venda de armas e tecnologia de vigilância para Malásia, Botsuana, Azerbaijão, Angola, Peru, Nigéria, Equador, México, Etiópia, Cazaquistão, Trinidad e Tobago, Colômbia, Uganda e Emirados Ãrabes Unidos, Israel usa o povo palestino como cobaia para testar tanto as armas como os sistemas de vigilância.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.