Vinícius Torres Freire > Cadeia para militares é difícil após uma década de acordão contra a democracia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Cadeia e difÃcil não só para militares mas para,qualquer representante de instituições ou quem tem recursos , cadeia no Brasil é para pobres.
Começar abolindo a Lei da Anistia .
E os tribunais militaresÂ…
Tudo depende das provas. A delação já é um importante começo. O que dificulta é que não houve sequer um 'pronunciamento' com deslocamento de tropas, como há poucos anos na Turquia contra o Erdogan. Ou mesmo prisão do Lula por algum quartel rebelado, como ocorreu certa vez com o Chaves na Venezuela, ou contra o Gorbachov na antiga URSS. É um golpe de Itararé, não houve.
As FFAA têm diversas origens. A Marinha tem um oficialato vindo da aristocracia que aplicava a chibata. O Exército tem duas origens: o capitão-do-mato, escravista e monarquista, e a urbana, de positivistas, abolicionistas e republicanos. Após a guerra todos foram submetidos à doutrina do Comando Sul, que ficava no Panamá, a que já se subordinava a Aeronáutica. Mas há um ou outro democrata nas FFAA. Seu crescimento depende da correlação de forças entre democracia e capitalismo (que usa o fascism
...(cont.) E essa pressão requer punição exemplar aos que ameaçaram a democracia com o fascismo.
A função original dos militares não é defender a democracia, mas o capitalismo. No momento em que a correlação de forças permite uma socialdemocracia que permite, por sua vez, um avanço democrático real, do poder popular, começa a haver conflito com a função original dos militares, de guarda pretoriana. Alguns, até, passam a defender a democracia, mas são minoria. A pressão dos que defendem a democracia faz deslocar o equilÃbrio para a esquerda, isto é, para a democracia. E essa pressão exige p
Tudo indica que conspirações continuarão. Porém, creio que, superando essa fase, o atual governo terá sucessores comprometidos com a democracia e a soberania. O sucesso virá com polÃticas de defesa ambiental e social. A racionalidade triunfará.
Militares têm que ser punidos em dobro quando atacam o que há de maior valor, a democracia.
O exército se juntar à escória do exército ( Bolsonaro , considerado mal militar , indigno da farda , foi para reserva fugindo da expulsão) ; para livrar-se do PT com apoio de grande parte da sociedade brasileira para dar um golpe na democracia brasileira. Agora , como punir a todos estes " militares " incluindo o capitão/ex-presidente/genocida ? Caso não sejam punidos , novas sanhas golpistas acontecerão .
Análise rasa e preconceituosa, tÃpica desses fenÃcios brasileiros, que vivem em terra alheia desconectados do seu próprio PaÃs. A revolta geral da população, aà podendo ser incluÃdos os militares, deriva daquelas causas, ainda que mal percebida, a que se referia Raimundo Faoro no seu clássico "Os Donos do Poder". Parece que o conceito de democracia do articulista está alinhado com o daquela elite que parasita o Brasil há séculos.
A verdade dói, mesmo sendo a análise muito rasa. No meio do caminho do Brasil e do povo brasileiro existem pedras. Essas pedras são os militares. Mal formados, com conceitos ultrapassados, estão sempre a ameaçar o próprio povo. O que é ser militar? É o cara que come uma galinha viva, não importando o quem esteja no poder. Mas, picanha querem comer.
A que parasita o Brasil há séculos é a mesma elite garantida pelos militares.
Militante travestido de jornalÃsta, esperar o que da matéria, do jeito que ele fala parace que viviamos na Suiça ou no Canadá, acordãos sempre existiram, inclusive para devolver dinheiro para corrupto e eleger presidente que surrupia canetas.
Os golpes aplicados contra o Bolsonaro não couberam no espaço...
Quem merece punição é o lulismo pelo maior escândalo de corrupção de que se tem notÃcia. Punir o bolsonarismo pelo Presidente mais honesto que já tivemos? Golpes foram aplicados em Bolsonaro: impedir a impressão do voto; xingar de desgoverno; mandar abrir uma CPI no Senado para persegui-lo e deixar impune o desvio de verbas; impedi-lo de nomear um diretor da PF; publicar vÃdeo de uma reunião; ameaçar apreender seu celular; confessar que o STF atrapalhou seu governo; declarar que venceu o bolsona
Alucinação?
Para retirar de vez o golpismo das forças armadas brasileira todos os envolvidos de soldado a comandante terão de ser punidos com as devidas penas da lei, investigados, denunciados, com direito a ampla defesa e do contraditório, mas sem nenhum tipo anistia. Os que tiverem de ser presos, serão, os que tiverem de perder as patentes, perderão. Chega de tutela de gente mal formada e incompetente.
João. Nas ffaa soldados não fazem escolhas. São "buchas de canhão". Os conspiradores e golpistas são do oficialato superior.
Elite economica Brasileira nao quer progresso. Quer atraso, ou no maximo, manter tudo como esta. Para isso contam com as FAs, verdadeiras forcas de ocupacoes, que garantem o Brasil jamais sair da condicao de colonia. O pior eh que as FAs sao pagas com impostos extraidos do bolso da classe pobre e media. Elite economica nao gasta um centavo para ter seus insteresses protegidos. E vc esta errado Vinicius. Militares, incluindo os de alta patente, tem que ser punidos. So assim Brasil sai do 3o mundo
Uma pergunta ao vinicius torres freire, teria existido lava jato se o brasil, em especial a petrobras não tivesse sido assaltada por politicos [esquerda direita e centro], empreiteiros e outros aproveitadores ? Se a resposta é sim realmente o moro é um gênio em ter criado toda esta historia, mas se é não, alguém tinha que fazer um mea culpa e parar de atacar a lava jato com este discurso que exageraram, o mesmo esta acontecendo agora com o cid , e sem direito a instância superior, e nada se fa
Os polÃticos de direita sempre se beneficiaram da corrupção desde o começo do Brasil. A corrupção sempre foi gestada e desenvolvida pela direita. Bastou um governo de esquerda que poderia acabar com esta hegemonia, em disputa com esta direita corrupta, para que criassem processos polÃticos travestidos de criminais. E isto, se provou à exaustão, com um juiz de extrema-direita corrupto!
Corrupcao na Petrobras sempre existiu. Paulo Francis foi levado a bancarrota por denuncia-la durante o gov FHC. Poderia responder por que nao havia lavajato durante os governos Sarney, Collor, Itamar, FHC? Nao existiu, pq a elite economica nao quiz. Ate gostava daquela corrupcao que a beneficiava. Bastou o PT no poder que passaram a achar aquilo inaceitavel. E o pior eh que nem era o PT o beneficiado. Vide lista de corruptos presos, nenhum do PT. Lavajato foi instrumento para derrubar o PT.
Arrastaram parte da população para a aventura de dois mil e dezoito. Deu no que tido mundo viu: retrocesso!
A Faria Lima não admite perder a boca de ganhar dinheiro fácil.
A Faria Lima não admite perder a boca de ganhar dinheiro fácil, conseguindo arrastar parte da população para a aventura de 2018.
Fora uma leitura para lá de questionável dos acontecimentos da última década, o colunista parece ter esquecido que o ultimo grande acordão deste paÃs foi o que tirou o Lula da prisão e possibilitou sua reeleição. Inclusive Tóffoli deu prosseguimento recente e e escandaloso ao mesmo No fim não difere em nada da militancia mais aberta, defende o rigores da lei só para os outros
Kkk o grande Acórdão foi Moro ter dito em um embargo de declaração que não havia provas contra o Lula e a Gabriella Hardt ter feito copy+paste da sentença do triplex na decisão do sÃtio, além de ter dito na sentença que Léo Pinheiro e José Adelmário seriam dois réus, quando na vdd são uma mesma pessoa, sinal de que sequer leu o processo. Que tal hein? Vai ignorar que essas aberrações existiram e continuar no seu mundinho paralelo da fantasia?
Fora golpista!
É fácil colocar militares na cadeia. Basta aplicar a lei, como está ocorrendo agora. O primeiro militar graúdo a ir para lá deve ser esse almirante que, diante de testemunhas, garantiu a adesão da Marinha ao golpe do bolsonaro.
Uma década? Em que paÃs vives? Quando foi que nestes 500+ anos de história registrada desta terra que os parasitas verde-oliva (1) não sugaram o paÃs até a medula, (2) não conspiraram contra a democracia quando não a nocautearam de vez e (3) não se deram bem por isso? Diz pra mim que essa aula eu perdi.
Interprete pelo menos tÃtulo, por favor. Os militares não se metiam na polÃtica nos anos 90. O jornalista se refere à época atual, pós Constituição de 88.
Um artigo que planta conformismo, e aceitação. O golpe e Bolsonaro serviram a interesses financeiros, privatizações, joias, gasolina e o juros que enchem o bolso do bilionário banqueiro dono da Folha com nossos impostos. Esse artigo diz em outras palavras, nada vai mudar no Brasil, bilionários continuarão a chamar fascistas para proteger seus privilégios quando necessário, aceitem.
O otimismo de VinÃcius Torres Freire é contagiante!
Vinicius é o melhor jagunço do bilionário banqueiro golpista Frias. Aliviou para os militares, amiguinhos dos Frias desde 64, e alimentou o público raso do 8 de janeiro com o mesmo de sempre. Como o VinÃcius errou todos prognósticos de economia, resolveu partir para o jurÃdico, espero continue errando e militares sejam punidos.
O câncer brasileiro é e sempre foi fardado. Inúteis, imprestaveis e ditadores sanguinários incompetentes.
Acima na pirâmide da farda, existe nossa elite bilionária do atraso.
Concordo com VinÃcius que carece de prova. As investigações estão sob sigilo mas o pouco do divulgado Cid já deu provas bastantes para Chegar até o Coiso. Veja que pelas declarações aquela cúpula de generais do Coiso teria se recusado a dar apoio ao golpe. Pois bem se acareados pela PF creio que eles não irão mentir, eles não tem motivo pois se recusaram ao golpe e se mentirem são presos em flagrante. Com a confirmação da delação de Cid já tem elementos até mesmo para prisão temporária do Coiso.
Já a questão da Marinha é uma investigação diferente eis que os almirantes tem o que perder, sua liberdade e cargos e essa parte será mais demorada.
Artigo perfeito! Contemporâneo o jornalista teve a coragem de colocar o dedo na ferida e mostra como o paÃs é refém de tais Elites. Sejam estes podres milicos,este Congresso sangue suga a turma da Faria Lima. Pobre Brasil.
Afinal, para qur servem as Forças Armadas no Brasil? Se ao menos este mergulho desse alguma ocupação para este bando de desocupados que tem tempo de sobra pra ficar gerando teorias conspiratórias...
Cresci ouvindo meu pai dizer que milico não tinha nenhuma serventia, pois não tinham inteligência suficiente para questionar, criar ou gerenciar, não tinha m disposição para o trabalho, não tinham honradez para zelar da coisa pública. Mas tinham um talento enorme para extorquir o dinheiro público, um talento gigantesco para as fofocas, para a tortura e para as insurreições. Militares não são dignos de confiança.
Não podemos generalizar, parte do exército não permitiu o pior, mas a outra parte fez um estrago enorme. Espero que os atuais membros em comando das forças armadas permitam a punição de suas peças podres, será uma honrosa virada.
E isso aÃ. Ou punimos essa cor#ja gol#pista ou esse fantasma vai voltar a nos assombrar novamente. Sem anistia dessa vez!!!
o articulista não entende nada de forças armadas, não tem nada. a propor, é apenas mais um idiotia gritando conta as forças armadas sem apresentar nenhuma alternativa
A alternativa é acabar com elas.
Perfeita colocação
Este artigo manda "a real" para quem está muito animadinho com as declarações do Cid. "Houve tentativa de golpe sim, e daÃ, vai encarar?!" Dá para ouvir esta frase vociferada pela voz do Bozo, não é? Pois é exatamente assim que pensam todos os militares, mesmo os que não concordariam com o golpe, pois a coisa mais importante do universo para eles é a instituição a que pertencem, a "famÃlia militar", que se dane o resto! Se ficarão a postos para uma próxima oportunidade? Mais é claro!...
É exatamente isto que o VinÃcius e a folha quer, que aceitemos que nada acontecerá, não podemos cair nessa cilada.
Em tempo: "Mas é claro!...
Tem que exonerar e prender os que foram a favor dos atos anti-democreticos.seja da ativa ou na reserva . E na reserva tem muito babac tipo o das boas o cara que comandava o GSI e por aà vai.
Texto excelente, ótimas tipificações! Dado o nosso histórico, um acordão é o mais provável. Mas, pela milésima vez, alguém tem que lembrar : militares são funcionários públicos. Importantes para as suas funções constitucionais, mas não têm nada que ficar nos ameaçando. E não existe esse negócio de Poder Moderador. Eles que moderem no whisky e na picanha. Que prossiga a despolitização dos quartéis. Coisa mais démodé esse negócio de quartelada!
Tem que haver punição. Não dá para escapar desta vez. E nem começou a apuração da COVID, onde também tem implicados fardados e não fardados, uns pretensos médicos gurus.
Artigo preciso, lúcido e verdadeiro. Ingenuidade clamar por punição aos militares golpistas quando a correlação de forças para tal não a permite. No mais é isso, degradação das instituições, dos valores e da esperança de que possamos viver em um paÃs diferente.
Toca no ponto exato, se não houver punição exemplar desta vez, repetindo a complacência de outrora, esses golpistas continuarão esperando a próxima oportunidade para atuar. Fora fascistas. Punição. Sem Anistia.
Um maia fascista detectado.
Um petista detectado q defende bandidagem
VTF é, certamente, o jornalista mais medio cre em atuação hoje. Não há um texto dele que não seja patético, irrelevante, bo bo.
Um artigo de conformismo, de aceitação. O golpe e Bolsonaro serviram a interesses financeiros, privatizações, joias, gasolina e juros que enchem o bolso do bilionário banqueiro dono da Folha com nossos impostos. Esse artigo diz nada vai mudar, bilionários continuarão, aceitem.
Ah, é isso? Olha, eu considero altamente improvável que este artigo do VTF represente os interesses da FSP, mas talvez você disponha de informações reservadas deste jornal...
Candido, você realmente não viu a diferença? Um diz pouco e é incisivo; o outro escreve para atender às demandas dos editores. VTF é fraco... muito fraco.
Bráulio, eu li o artigo do Muniz Sodré de hoje, que aborda os ministérios extorquidos pelo centrão e mal que esta organização criminosa que domina o Congresso faz ao paÃs. Você acha que esta corrobora de alguma forma a sua opinião quanto à insignificância do VTF? Por favor, explique, pois me pareceu que o artigo mencionado ajuda a explicar como os milicos golpistas permanecerão impunes: com um Congresso dominado pelos que pensam exclusivamente em extorquir o povo, não há como encarar a milicada.
Ou você não sabe ler ou está sendo deliberadamente injusto. Vá se saber por quê.
Bráulio, você foi muito rudimentar na sua crÃtica. O artigo do VinÃcius foi preciso, lúcido e claro.
Ricardo, leia o texto de Muniz Sodré (de hoje). Se você não entender, a gente entende por que você questiona a minha crÃtica ao insignificante VTF - e será uma pena que, mesmo assim, você não vá entender porque não preciso argumentar para fazer a crÃtica ao dito jornalista.
Aliás, Ricardo.
Eu não estou discutindo, Carlos. A constatação é simples. VTF é medio cre, sempre foi. Ele é pau-mando dos editores. Nada do que ele diz tem relevância. Tudo é muito bobinho.
Se você não consegue discutir com argumentos, fique calado, escute apenas o perdeu mané.
Se você não consegue discutir com argumentos, fique calado, escute apenas o perder mané.
A função precÃpua dos militares é a de fiel observância das leis, proteção de nossas fronteiras e compromisso inabalável com a democracia. Entretanto, o que se vê na prática é um exército insubordinado e que ao invés de se submeter aos ditames constitucionais é uma ameaça constante à s instituições e à democracia, inclinado ao golpismo para impor ideologias de direita no interesses das elites dominantes.
Pois é, infelizmente parece que continuamos a cometer os mesmos erros e isso é péssimo, pois diferentemente do que alguns pensam, ficou claro que quando se deixa impune os milicos golpista, eles voltam em algum momento a atacar a democracia. É preciso pena exemplar não só para a massa de manobra que quebrou os três poderes mas, as chefes desse movimento golpista.
Ou seja: tentativas de golpes persistirão !
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Cadeia para militares é difícil após uma década de acordão contra a democracia Voltar
Comente este texto