Ilustríssima > "Demônios" de Púchkin assombram leitores há 200 anos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Outro belÃssimo poema do Púchkin, é "O Cavaleiro Pobre", numa tradução igualmente genial do agora (injustamente) pouco lembrado Olavo Bilac. No livro deste, "Alma Inquieta".
Siiiiiiim!
Buongiorno . Interessante seria se todas as turmas de Ensino Medis pudessem ler ou discutir sobre a Literatura Russa. Como enriqueceria nossa cabeças jovens de visões culturais tão ricas. O mesmo digo sobre a Literatura Japonesa onde descobri uma sociedade muito parecida a nossa. Não haveria risco de retrocesso intelectual com certeza.
Coincidência, ontem estava lendo Gente Pobre de Dostoiévski e em dado momento o personagem cita o livro contos de belkin de Pyshkin. Fui ao Google pois não conhecia esta obra e queria conhecer...Ler é um universo maravilhoso!
Como não é, Marluce? É conhecer mundos sem sair de casa, como já dizia Pessoa. Lembro-me de que na pós-graduação tive de escrever um trabalho sobre Levin do romance Anna Karênina. Para tanto, li, entre outras obras, os diários de Tolstói. Impactante. Mas nada tinha me preparado para Pushkin. Que esplendor. A literatura russa excede a qualquer outra que já tive acesso. Embora eu considere o Guimarães Rosa tb um gênio da escrita.
Ler é mergulhar em águas profundas e céus azuis ou tormentosos de mundos passados ou futuros ainda desconhecidos. De dar dó ver quanto de nosso povo ainda não quis, quer ou conseguiu vivenciar este prazer.
*Púchkin
Maravilhoso! Aprendi a amar a Literatura Russa ainda adolescente, quando o meu pai comunista e das roças de Orizânia-MG, me mandou ler "A Mãe", do Gorki.
Obrigado Srª. Anna Amélia!
minhadeusa, que lindo comentário! adorei!
E eu "Guerra e Paz".
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > "Demônios" de Púchkin assombram leitores há 200 anos Voltar
Comente este texto