Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Está cantado em verso e prosa que o identitarismo é tributário do capitalismo, a "esquerda" oriunda das lutas corporativas não consegue se articular nas macro questões provocadas pelas contradições do Modo de Produção, que não serão superadas dentro do sistema, não são esquerda, são a outra face de uma nova direita!

    Responda
  2. ROSANGELA SILVESTRIN

    Porque não se manifestam? Porque o brasileiro se preocupa somente com o próprio umbigo e é extremamente imediatista, nao existe futuro. Porque também as pessoas que se manifestam neste sentido são tachadas de esquerdistas. E daí fica perigoso quando se mora num local que 75% votou no Bozzo. Capaz de levar um t1ro.

    Responda
  3. Daniela Lopes de Araujo

    "E os que estão dispostos a isso não sabem muito bem o que fazer." Tô assim. Queria que existisse um caminho ...

    Responda
  4. Janinne Veloso

    As aves daqui não gorjeiam como as de lá mesmo! Deleite de leitura e extremamente necessária

    Responda
  5. Miguel Gossn

    Ótimo artigo, Giovana. Como sempre.

    Responda
  6. Jorge Luiz

    Talvez ainda o triste espectro colonial de um lugar onde desde sempre as matas são infinitamente para derrubar, os rios e os ares para poluir, os animais para vender ou riscar do mapa, assim como os Índios etcc..

    Responda
  7. andre camargo

    Giovana, a China não está investindo em energia solar, mas tbem a Energia de RSU. Nos últimos 15 anos, construiu mais de 640 usinas de transformação de lixo (Resíduos Sólidos Urbanos) em energia. Enquanto q a América Latina tem nenhuma usina e continua amontoando lixo em aterros e lixões

    Responda
  8. Bruno Sebastião Neto

    Não decola pelo simples fato de a grande imprensa ser dúbia no trato desse importantíssimo assunto, veja essa semana onde os termômetros bateram recorde históricos em varias capitais , ela (imprensa) ficou com o papinho de "calorão" ,não se pode tratar algo muito serio como se fosse uma festinha de final de semana ,ela (imprensa ) tem que chamar para o debate os governantes antes que seja tarde de mais !

    Responda
  9. JOSE LUIS BOMBONATTI

    Cara Giovana, e qual é a sua resposta para a sua própria indagação?

    Responda
  10. RAULAND BORBA BATISTA

    O mundo é viciado em energia elétrica e mais da metade dessa energia é produzida por carvão, essa transição vai ser lenta e dolorosa.

    Responda
  11. Ellen A

    Faço a mesma pergunta todos os dias. Minha hipótese é de que o pensamento mágico predomina aqui: a crença de que não há relação entre ação e resultado, de que as coisas acontecem para além das minhas ações. A maioria da população não tem informação real sobre poluição, lixo, água. Acha que o Brasil é um país abençoado com água e florestas. Enfim, tento entender porque o brasileiro não se envolve nas questões ecológicas mas... sinceramente... continuo surpresa com a desconexão da maioria.

    Responda
  12. Acir Cardozo

    Porque? Ora...porque o brasileiro é assim em tudo: quer que o governo resolva tudo.

    Responda
    1. Paolo Valerio Caporuscio

      Sim, brasileiro é acomodado nato e espera sentado que os problemas se resolvem sozinhos, não é de participar onde requer empenho.

  13. Aderval Rossetto

    Aqui o calor sempre existiu; no norte-ocidental é novidade, assusta! Nossa matriz energética é três quartos renováveis, a deles o mesmo mas em fósseis. Sempre nos achamos na pobreza mundial, eles se revoltam para a deles só agora.

    Responda
    1. Miguel Gossn

      E você acha que esse calorão "novidade" na Europa e EUA não vai nos afetar terrivelmente?! Até onde sei, o planeta é o mesmo e a atmosfera também. Aliás, é inegável que o calor por aqui também está, gradativamente, cada vez mais intenso. Com 62 anos de vida posso afirmar com convicção.

  14. Orasil coelho pina

    Estimada Giovana, conheci Olga na década de cinquenta, e lembro com carinho porque disputávamos o primeiro lugar da sala, perdi para ela no último ano, acho que porque comecei a namorar muito precocemente! Rsrs. Se tiver notícias lhe passo! Fraterno abraço OrasilSertanejo

    Responda
  15. Orasil coelho pina

    Como sempre bom texto, e tenho certeza que Olga Madalosso, provável parenta sua e aluna mais sábia do colégio de Sabáudia Pr, também há de concordar com suas observações!

    Responda
    1. Orasil coelho pina

      Estimada Giovana, estudei com Olga nos anos de 1954 a 1957, e lembro muito dela porque disputávamos o primeiro lugar da sala! Não tive mais notícias da sabichona, mas se descobrir lhe mando!

    2. Giovana Madalosso

      Orasil, não conheço a Olga mas, por tudo o que vc fala, tenho vontade de conhecer!

  16. Luis Nunez

    O Brasil já é uma país verde em energia! Tem que brigar é para reduzir sua população (ao longo das gerações, claro) para 1/3 do que é hoje, no máximo 70 milhões de pessoas.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      O Brasil de fato é um exemplo em energia. Temos apenas 16%de fósseis e 8%de biomassa de carbono na rede enquanto china europa eua tem mais de 3/4de carbono na rede. em cerca de15anos estará morrendo mais gente que nascendo no Brasil e estabilizaremos por um tempo. aquela "piramide" que estudei na escola não existe mais há30anos. veja os gráficos.

  17. Gregorio Amarante

    Gringos lutem por nós! Estamos ocupados tentando fugir de assaltos, ou na fila do SUS, ou tentando encontrar uma vaga na creche, ou quem sabe tentando achar algo pra comer. O problema do clima é grave mas, com a barriga roncando ou com boletos para vencer fica mais difícil estar nas ruas segurando cartazes.

    Responda
  18. Edna Antonelli Batista

    Há mais de 40 anos a tecnologia do álcool vem sendo desenvolvida e aplicada em substituição aos combustíveis fósseis. Ponto para o Brasil. A maior parte da energia elétrica consumida no Brasil é considerada limpa. As hidrelétrica s. Mais um ponto para o Brasil. No mais, todos somos responsáveis e se formos nos manifestar, manifestemos contra nós mesmos, já que não paramos de consumir e procriar.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Belo Monte Marcelo? A destruição que fez aqui no sudeste foi devastadora, mas é energia limpa. Temos que sopesar o que é melhor, sem dúvida.

    2. Ricardo Arantes Martins

      O potencial hidroelétrico no Brasil está chegando ao ápice, mais alguns rios de planalto no Brasil do hemisfério norte. mas perderemos muita energia trazendo do Amapá e Roraima. O BioDiesel polui menos mas também é a base de carbono e ocupa uma enorme área agrícola e água, base do meio ambiente. Temos de investir na eólica e solar hoje em apenas 11%e2da rede fora a frota.

    3. Marcelo Fernandes

      A destruição gerada pela usina hidrelétrica de Belo Monte já garante vários pontos negativos para o Brasil. Só pra lembrar.

  19. Luis Otavio Zaneti

    Tenho visto manifestações do tal Just Stop Oil no Reino Unido. Fizessem a mesma coisa aqui no Brasil e não sobraria um. Morreriam todos socados, baleados ou atropelados. E não sem certa razão.

    Responda
  20. Claudia Rodrigues

    Excelente matéria. O planeta é um ser vivo. A mudança do clima no planeta afeta todos os seres vivos: plantas, florestas, animais, rios, mares, ecossistemas, produção de alimentos, o planeta morre. Quando ficarmos sem água doce, os mares subirem, as florestas desparecerem, a fome dizimar o planeta, como fica as pautas que não incluíram a preservação do planeta. Essas pautas não vão nem existir. São 8 bilhões de pessoas consumindo recursos em extinção. Vivemos como se isso não nos atingisse.

    Responda
  21. José Cardoso

    Talvez porque nossa matriz energética seja muito menos geradora de efeito estufa que a maioria dos países? A colunista falou da China como exemplo, mas apesar de seus esforços, esse país ainda joga bem mais CO2 na atmosfera per capita que nosotros. O carvão ainda reina soberano por lá.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      O combustível fóssil é a base do mundo. por isso temos que continuar a investir na extração do petróleo, não para nós pois somos a única nação mundial capaz de chegar a carbonozero em poucas décadas mas o mundo usará fósseis por muito tempo, então que usem o nosso. O Consumo de energia é direta e exponencialmento ligado ao crescimento econômico da pessoa e nações que não param de crescer, inclusive Africa. falta incluir na economia 600mi de chinese, 1bi de hindus e 11bi de pessoas até o fim séc.

  22. Ives Leocelso Silva Costa

    Simples: temos uma cultura de indiferença e apatia, pautada na crença enraizada de que não adianta. As inúmeras manifestações que aconteceram pelo país nos últimos dez anos parecem não ter alcançado mais do que fornecer base retórica para os seus respectivos interesses partidários. Se os brasileiros não enxergam possibilidade para problemas que os afetam diretamente, imagine para uma pauta que a maioria não conhece ou compreende como é a mudança climática.

    Responda
    1. Ellen A

      Comentário preciso. Não "fazemos" relação entre ação e resultado. "Acreditamos" que boa vontade e fé são mais importantes. Sou cristã, e vejo boa parte dos meus "irmãos" passivos diante da destruição porque isso já era esperado dos homens e um dia Jesus voltará e restaurará tudo. Faltam informação, entendimento, causa e consequência, noção do impacto individual e da pressão social sobre políticos e legisladores, contato e amor pela a natureza...

  23. S RGIO DA SILVA

    Santo André acha que o clima não importa. Desde semana passada 10 homens uniformizados cortaram 5 árvores altas e sadias na Ave José Amazonas, veja que nome, sem qualquer razão. A pedido de quem. A lei manda plantar várias outras para compensar quando árvores precisam ser eliminadas por segurança. Meu Clube teve que fazer isso pois árvores com cupins cairiam sobre uma área para crianças. O prefeito é sócio. Mas e a cidade como fica? Quente e seca.

    Responda
  24. Ricardo Candido de Araujo

    Simples, calor no Brasil "dá praia", e se esquece de todo resto.

    Responda
  25. Paulo Roberto Coelho

    Lutamos contra a fome, racismo, homofobia, misoginia, segregacionismo, fascismo, etc. Uma bandeira a mais só vai ofuscar nossas lutas; deixemos a questão climática para os povos que não têm tantas demandas.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      Esse seu comentário é uma piada, né? Ou você acha mesmo que só no Brasil tem fome, racismo, misoginia, segregacionismo, fascismo e muitos outros et ceteras?

  26. Maurren Santana

    Os brasileiros precisam de um soco no estômago para acordarem para as mudanças climáticas provocadas pelo homem. Este calor fora de época não será suficiente. As pessoas ficam com a cabeça enfiada na areia esperando que esse assunto inconveniente desapareça. Bem, não vai, vai ficar muito pior e não haverá retorno.

    Responda
  27. Enoque Sabino

    Hoje é impossível criar ou manter movimentos sociais ativos, a nova forma e maneira de vida sufoca e aliena qualquer indignação nas classes populares, os necessitados não se reconhece como agentes de transformações e aceita pacificamente as humilhações econômicas e sociais. O sindicalismo foi sufocado, os partidos sumiram. Sobra igreja e baladas para os jovens buscar um significado sem ansiar por uma mudança concreta.

    Responda
  28. Paolo Valerio Caporuscio

    Não decolam devido o Brasil ser cultura medíocre,desleixada e leva tudo na piada e onde requer empenho ignoram e preferem a preguiça.

    Responda
  29. jose prado

    Pq todos sabenm muito bem quais as intenções e interesses das lideranças! Fama, projeção, congresos, simposios, cupulas, internacionais principalmente , com desoesas pagas por empresas ESG de mentirinha,cargos, curtidas, likes e quejandos

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      beeen por ai.

  30. jose prado

    Pq todos sabenm muito bem quais as intenções e interesses das lideranças! Fama, projeção, congresos, simposios, cupulas, internacionais principalmente , com desoesas pagas por empresas ESG de mentirinha,cargos, $$, curtidas, likes e quejandos

    Responda
  31. RICARDO HELLMUTH SCHRAPPE

    A considerar ainda os eternos privilegiados, que acham que tudo se trata de uma histeria de desocupados e que, caso seja de fato um problema real, bastará pegarem os seus jatinhos com destino a suas bolhas sociais, onde as preocupações são outras.

    Responda
  32. RICARDO HELLMUTH SCHRAPPE

    Creio que haja uma sensação de impotência diante do tamanho do problema do clima e - como alguém já disse aqui - dos problemas mais básicos que nos afligem. O que comer ou como pagar boletos com salários que terminam antes do fim do mês. É a falta desta primeira liberdade, a mais baixa na pirâmide de Maslow, que nos impede (como população) de protestar contra os vilões que aceleram as mudanças climáticas.

    Responda
  33. Alexandre Pereira

    Pode ir na frente que eu deixo. Vai ser interessante ver um grupo interrompendo o trânsito e saindo inteiro para contar a história. A propósito, leia a Folha, a foz do Amazonas fica a 500 km da área exploratória. Exageros motivam somente convertidos e, se não sabe, nossa matriz energética é uma das mais diversificadas do mundo, graças aos recursos naturais, e está diversificando ainda mais (empacamos na nuclear). Antes de transbordar a revolta burguesa, estude mais e desligue o ar, consome óleo.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Exatamente Ricardo. O mote é a política. Merkel vendeu a Alemanha para se manter no poder, assim como a UE fez com o resto por diversas razões. Perderam o controle, desde a imigração até a energia, graças ao uso político dessas e de outras questões importantes. Pagam cidadãos comuns, a quem é imposta toda forma de narrativa pelas oligarquias vigentes.

    2. Ricardo Arantes Martins

      Ah os exageros e a ignorância por desinformação afetam também os pseudointelectuais progressistas no mundo todo. Para merkel fechar maioria ela se alia aos Verdes. num mundo onde a diminuição de carbono se faz necessário eles priorizaram fechar todas as usinas nucleares germânicas consumindo muito mais fósseis hoje em dia. A prioridade agora é outra. esse tipo de populismo ou ignorância se dá até entre os mais cultos.

  34. Wilson Junior

    Se está muito quente e o sol está rachando, é hora de ir a praia beber cerveja.

    Responda
  35. Ricardo Arantes Martins

    Essas manifestações são mais fortes na europa ocidental onde o povo já atingiu estado de bem estar social, conscientizados com saúde e educação. Ser progressista lá é ser verde. Aqui estamos presos num Estado inoperante com gastos astrônomicos entre a extrema corrupção do Petismo e do Bolsonarismo, com pautas de golpe, genocídio e prisões das cúpulas partidárias. Aqui vige o Negacionismo pois grande parte dos brasileiros perde tempo para defender esses zé ruelas ao invés de cobrá-los.

    Responda
    1. Gregorio Amarante

      Ricardo, parabens! Mais pessoas como você neste Brasil!

    2. Ricardo Arantes Martins

      Rosa, comparo apenas seus gados militantes igualmente negacionistas enquanto eles destroem a nação.

    3. Gilberto Rosa

      Tentar igualar um governo progressista, com o monstro das joias e dos 700 mil, é coisa de bolsonarista arrependido. Com Bolsonaro tivemos a liberação de grileiros para queimar, derrubar árvores e sujar os rios com mercúrio, progredimos muito.

  36. João Carmo Vendramim

    Não foi por falta de avisos e agora chegamos lá. Repensar e refazer tudo com a água batendo na bunda

    Responda