Comente*

* Apenas para assinantes

coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    Qualidade de vida com os valores das aposentadorias no pa√≠s √© brincadeira. (Abner Nazar√© C√Ęndido)

    Responda
  2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Faltou abordar a qualidade de vida. A maior parte das pessoas a perde rapidamente. Ser√° que os que chegam aos cem a tem? Ser√° que vale a pena? N√£o temos dados e artigos como esse n√£o os abordam.

    Responda
  3. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    N√£o viu o document√°rio, mas citou todas as regi√Ķes que s√£o abordadas nele. Seria mais honesto dar o nome correto do document√°rio at√© como indica√ß√£o simp√°tica aos que se interessarem sobre o assunto.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Azedo, hein? Desse jeito vai morrer cedo.

  4. bruno silva

    Eu faço parte desses que tem Zero amigos. Estou muito bem obrigado. 61 anos com saude e financeiramente independente. Em novembro, farei uma peregrinação sozinho na ilha de Tokushima no Japão. Vou andar 35 dias e visitar 88 templos. Sozinho, sou feliz. Amizade? Não entendo isso, não é para mim. Amor? Não tem sentido amar uma outra pessoa, mas quando você ama a si mesmo, a vida tem uma outra dimensão, a felicidade é exponencial. Vamos ser felizes, gente!!!

    Responda
  5. HELOISA GOMES

    Não sei se é bem assim. Conheço pessoas infelizes, sombrias e isoladas que vivem mais que outras felizes e sociáveis. Numa mesma família.

    Responda
  6. Camile B

    Quem quer viver tanto?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Verdade. Faltou abordar a qualidade de vida. A maior parte das pessoas a perde rapidamente. Ser√° que os que chegam aos cem a tem? Ser√° que vale a pena? N√£o temos dados e artigos como esse n√£o os abordam.

  7. DANIELA FRANCO

    Seria interessante um artigo/programa que mostrasse como as pessoas da Blue zone usam a tecnologia e se usam redes sociais (ou isso nem existe la). Em vez de mostrar o que eles fazem , mostrrar o q eles NAO fazem , principalmente em relação a Internet e tecnologia.

    Responda
  8. márcia corrêa

    Interessante pensar sobre isso. Valeria um aprofundamento maior! Institui√ß√Ķes dispostas a pesquisar o quanto conex√Ķes virtuais frequentes entre amigos podem contribuir ou n√£o para um envelhecimento menos solit√°rio e saud√°vel.

    Responda
  9. LUIS PASSEGGI

    Muito bom, Ronaldo. Meio que saiu do seu script altamente tecnol√≥gico. Uma curiosidade, essas pessoas n√£o se conectam? Talvez os mais velhos, nem tanto. Os jovens, duvido. Como voc√™ falou, vem a√≠ uma procura de equil√≠brio. √ďtima coluna.

    Responda
  10. André Silva de Oliveira

    Coluna com informa√ß√Ķes (e an√°lises) √ļteis; obrigado, Ronaldo Lemos.

    Responda