Opinião > Não existe solução única para a matriz energética Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Tem dois pontos ai. Primeiro é o Brasil que talvez seja a única nação capaz de chegar perto do carbono zero em poucas décadas, temos apenas 16%de fósseis e 8%de biomassa de carbono na rede fora a frota. Creio que se investirmos mais nos renováveis podemos chegar perto do zero. por outro lado o biocombustÃvel e biomassa polui menos e o mundo poderá usar. que usem o nosso, mas temos de ter em mente que isso demanda grandes agriculturas e água.
Carvão mineral é a pior opção para o clima. E o erro de um não justifica o erro do outro.
Se pulo no poço você tem que pular também? Ora, se os paÃses desenvolvidos querem continuar com as emissões de gases nocivos ao planeta, justifica fazermos o mesmo? Isso seria uma burrice porque as mudanças climáticas afetam o mundo todo. Se eles destruÃram sua matas, vamos fazer o mesmo? Se eles escravizaram, vamos fazer o mesmo?
Faltou espaço para detalhar o que é: 'carvão e gás com captura de CO2'. Ele pode ser capturado pela reação da fotossÃntese, o que exige reflorestamento. Mas fora esse método, como retirá-lo da atmosfera de um modo economicamente viável?
Contra os fósseis empresariais, que ao lucrar encarecem aos pobres pela perda de saúde ou bens por chuvas.
Ôôô, Seu Fernando, bom texto, mesmo, e a proposição de variedade energética é boa e facilmente defensável. Todavia, o contexto atual é fruto de uns trecos improváveis, né?, como uma guerra lá na Zorópia; o que há de previsÃvel, indica muito pouca margem pra mais descompensação climática. Também são esperáveis desenvolvimentos técnicos continuados, com aumento de eficiência, e mesmo fontes inovadoras, tipo hidrogênio. Carvão terá utilidade longo tempo, mas temos que arrojar mais, *desde ontem*.
No Brasil, neste momento, precisamos que a ANEEL volte a uma visão moderna da matriz energética. Em 2019, ela se alinhou à s concessionárias, restringindo a liberdade do cidadão com Geração Solar DistribuÃda. Publicou uma regulamentação restritiva que precisa ser revisada, com urgência.
Bela e funda dedada no'zóio, prezado Hans. Comecemos pelo inÃcio. Hahahahah!
Lobista da indústria do carvão.
Gostaria de ver um trabalho sério para alienar Itaipu, o vencedor seria responsável por construir usinas que somadas geriam a mesma capacidade de geração que Itaipú, acredito que com o valor arrecadado pela venda de energi seja suficiente para construir esta usinas, em pouco tempo sem investimentos do gover duplicarÃamos Itaipú
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Não existe solução única para a matriz energética Voltar
Comente este texto