Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Arantes Martins

    Tem dois pontos ai. Primeiro é o Brasil que talvez seja a única nação capaz de chegar perto do carbono zero em poucas décadas, temos apenas 16%de fósseis e 8%de biomassa de carbono na rede fora a frota. Creio que se investirmos mais nos renováveis podemos chegar perto do zero. por outro lado o biocombustível e biomassa polui menos e o mundo poderá usar. que usem o nosso, mas temos de ter em mente que isso demanda grandes agriculturas e água.

    Responda
  2. Luiz Camargo de Miranda

    Carvão mineral é a pior opção para o clima. E o erro de um não justifica o erro do outro.

    Responda
  3. Petrônio Alves Filho

    Se pulo no poço você tem que pular também? Ora, se os países desenvolvidos querem continuar com as emissões de gases nocivos ao planeta, justifica fazermos o mesmo? Isso seria uma burrice porque as mudanças climáticas afetam o mundo todo. Se eles destruíram sua matas, vamos fazer o mesmo? Se eles escravizaram, vamos fazer o mesmo?

    Responda
  4. José Cardoso

    Faltou espaço para detalhar o que é: 'carvão e gás com captura de CO2'. Ele pode ser capturado pela reação da fotossíntese, o que exige reflorestamento. Mas fora esse método, como retirá-lo da atmosfera de um modo economicamente viável?

    Responda
  5. Aderval Rossetto

    Contra os fósseis empresariais, que ao lucrar encarecem aos pobres pela perda de saúde ou bens por chuvas.

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Ôôô, Seu Fernando, bom texto, mesmo, e a proposição de variedade energética é boa e facilmente defensável. Todavia, o contexto atual é fruto de uns trecos improváveis, né?, como uma guerra lá na Zorópia; o que há de previsível, indica muito pouca margem pra mais descompensação climática. Também são esperáveis desenvolvimentos técnicos continuados, com aumento de eficiência, e mesmo fontes inovadoras, tipo hidrogênio. Carvão terá utilidade longo tempo, mas temos que arrojar mais, *desde ontem*.

    Responda
  7. Hans Rauschmayer

    No Brasil, neste momento, precisamos que a ANEEL volte a uma visão moderna da matriz energética. Em 2019, ela se alinhou às concessionárias, restringindo a liberdade do cidadão com Geração Solar Distribuída. Publicou uma regulamentação restritiva que precisa ser revisada, com urgência.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bela e funda dedada no'zóio, prezado Hans. Comecemos pelo início. Hahahahah!

  8. Marcelo Magalhães

    Lobista da indústria do carvão.

    Responda
  9. PAULO CURY

    Gostaria de ver um trabalho sério para alienar Itaipu, o vencedor seria responsável por construir usinas que somadas geriam a mesma capacidade de geração que Itaipú, acredito que com o valor arrecadado pela venda de energi seja suficiente para construir esta usinas, em pouco tempo sem investimentos do gover duplicaríamos Itaipú

    Responda