Comentários para:

Crimes sem castigo

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Ah! Se fosse só a Rússia e o Putin.

    Responda
  2. ANA ELISABETH HELINSKY BARBOSA

    Fico impressionada como pessoas cultas , acadêmicas que escrevem artigos em jornais não leem os antecedentes históricos do conflito . Ba Até consta da Wikipédia: Leiam Acordos de Minsk , golpe na Ucrânia patrocinado pelos EUA em 2014 , no mesmo ano o filho de Biden sócio de uma grande empresa ucraniano , as províncias de Donetsk e Luganski são de maioria russa e independentes ( massacrados pelos ucranianos desde 2014 que tem poder territorial ) A grande mídia não gosta de História

    Responda
  3. josé SOARES

    Rússia fomenta guerras em benefício das elites empresariais, concordo. Mas os EUA o que fazem ? Quem discordar leia “O complexo industrial militar” e, se tiver boa vontade honestidade intelectual , irá concordar.

    Responda
  4. Petrônio Alves Filho

    Todo governo ditatorial, seja de direita ou de esquerda, deve ser repudiado. A Rússia tem histórico de governos desse tipo. Ao que parece, lá as coisas só andam com governos fortes. Creio que é tempo de deixarmos de lado os problemas deles e concentrar nos nossos, do mundo ocidental, como a pobreza e as guerras.

    Responda
  5. José Cardoso

    A história da Rússia mostra como nosso senso comum de que a economia determina a supra estrutura política é ingênuo. Passou de um sistema de servidão agrária para o socialismo e finalmente para o capitalismo mantendo uma estrutura política autoritária, imperial, militarista e expansionista.

    Responda
    1. SERGIO AMORIM ANDRADE

      Não há necessidade. Você teve esta curiosidade?

    2. José Cardoso

      Então Sérgio, pesquisou?

    3. SERGIO AMORIM ANDRADE

      Imaginei que a ironia de minha frase fosse percebida. Conheço pessoalmente a base de Guam. Também conheço um pouco de História para lembrar o que aconteceu no Iraque e Afeganistão. Também sei bem o que acontece em Guantánamo. Dois pesos, duas medidas.

    4. José Cardoso

      Sergio, em vez de imaginar pesquise na Wikipedia. Não é segredo.

    5. SERGIO AMORIM ANDRADE

      Imagino as bases americanas

    6. José Cardoso

      Rubens: Armênia, Bielorrússia, Abecásia, Ossétia do Sul, Cazaquistão, Quirguistão, Transnístria, Síria, Tadjiquistão e Ucrânia, além de futuras em: República Centro-Africana, Egito, Eritreia, Madagáscar, Moçambique e Sudão.

    7. Rubens gonçalves

      Quantas bases militares russas existem no mundo?

  6. SERGIO AMORIM ANDRADE

    A moeda só tem uma face?

    Responda
  7. Peter Janos Wechsler

    Para acabar com a guerra a Ucrânia deve apenas seguir o conselho do estadista Lils. Ceder território. E depois ainda mais território. E depois.....

    Responda
  8. José Bernardo

    Sobre seu menosprezo pela nação ucraniana e sua intenção de anexar o território daquele país, usando "a expansão da OTAN" como pretexto, o próprio Putin deixou inteiramente claro em declaração dias antes da invasão. É estupefaciente como grande parte da esquerda brasileira busca vestir esse rei nu com as vestes de anti-imperialista e defensor do sul global...

    Responda
    1. josé SOARES

      Essa guerra não deve ser vista como mero jogo de futebol .Tem muitas nuances e interesses nem sempre legítimos de ambos os lados.

  9. PAULO CURY

    torço muito para que a Ucrania vença esta guerra, quem admira os russos, em especial o putin nunca lidou com eles.

    Responda