Opinião > Sabesp à venda Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. LUIZ SERGIO CANARIO

    Esse editorial deve ter custado uma grana aos interessados pela compra da Sabesp. Vergonhoso vender editorial.

    Responda
  2. Cleomar Ribeiro

    ... a água será servida suja para a população e alegarão contigéncias climáticas externas ( as externalidades fakes de todos os tipos) em todos os acidentes e incidentes no Sistema de qualidade da água!!!...

    Responda
  3. Cleomar Ribeiro

    ... vão Fazer do Sistema Cantareira um 'Guandu'!... É uma questão de tempo!!!...

    Responda
  4. Valdir Teixeira da Silva

    É emblemático o fato do prefeito aceitar a privatização, condicionado ao governador miliciano/bolsonarista apoiá-lo na reeleição municipal em troca. A Sabesp se tornou uma das maiores empresas do mundo, na sua área, sendo estatal e fazendo bom trabalho.

    Responda
  5. Valdir Teixeira da Silva

    Não tenho nada contra o investimento privado, desde que o empresário aceite o risco do investimento e obtenha o lucro do serviço/produto vendido. Todavia não é o que acontecerá com a venda da Sabesp. Os investimentos continuarão sendo feito pelo Estado e as tarifas vão aumentar. Esse negócio só é bom para os políticos e para o empresário amigo do político. O povo vai sair perdendo.

    Responda
  6. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    Coitados dos pobres, já tão abandonados, agora condenados a não ter água encanada e esgoto.

    Responda
  7. Iran Felippe Rappoli

    A eletrobrás foi privatizada e aumentou o salário dos executivos em 3576%, o presidente da empresa aumentou o seu próprio salário de 52 mil para 300 mil por mês.

    Responda
  8. José Bueno

    Se a Sabesp como empresa pública 'já figura entre as maiores empresas de saneamento do mundo', porque então nos arriscarmos em uma privataria dos tempos passados?!

    Responda
  9. Roberto Wagner Lourenco

    A FSP deveria ter pelo menos a v_ergonha na cara de mostrar uma, só umazinha empresa privatizada de serviços de tratamento e distribuição de água que melhorou a vida das pessoas ou a qualidade dos serviços prestados. Essa matéria é paga, e por quem interesse simplesmente em se apoderar do bem público. Como a FSP vive de merchandising, é só isso que ela vê. Ou seja, em resumo a reportagem é um l_ixo e um desserviço a sociedade brasileira.

    Responda
  10. Ricardo Candido de Araujo

    Descarada mentira! Tenho casa numa região onde os serviços de água e esgoto são, há anos, privados. Não há coleta de esgoto em toda a cidade e a tarifa é quatro vezes a cobrada pela Sabesp. Sem uma regulação decente, o preço da tarifa subirá para a estratosfera rapidamente, como subiu o da telefonia fixa. Só que sem telefone fixo, se vive, já sem água tratada não. Grato por mais essa vergonha, FSP. Mais um motivo para repensar minha assinatura .

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      Ary Oliveira, pena que apenas repita o "ouvi falar" e não tenha procurado pesquisar melhor. Bom, opinião, mesmo que furada, todo mundo pode ter, mas que esta não sobrevive aos fatos, não sobrevive.

    2. ARY OLIVEIRA

      Em tempos de telefonia fixa estatal o telefone fixo não era para qualquer um!!

  11. AFRANIO Gonçalves de Souza

    Empresas privadas apenas querem o dinheiro público.

    Responda
  12. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    A folha só está preocupada com o lucro dos patrões e não com a população. Toda privatização é roubo do patrimônio público. (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
    1. Cleomar Ribeiro

      Anhangueras-vermelhos e anhangueras-verdes-amrelos e Anhangueras-broadcasting estão todos juntos a bailar as memss canções de donos de escravos!!!

  13. Petrônio Alves Filho

    Alguns países europeus com governos de direita estão reestatizando suas empresas privatizadas. Por que será? Pelo que li, um dos motivos foram os preços abusivos.

    Responda
  14. José Cardoso

    A distribuição de água e tratamento de esgotos deve ser feito por uma empresa pública, já que se trata de um bem público. Por isso deve ser retirada do controle particular dos políticos e administrada por uma sociedade por ações de capital pulverizado, com administração profissional.

    Responda
    1. José Cardoso

      Também não sou contra empresas estatais por teoria. A empresa petrolífera da Noruega é estatal e vai bem aparentemente. Da mesma forma, as estradas federais da Alemanha não tem pedágio e são bem cuidadas com o dinheiro dos impostos. Mas não é o que acontece aqui. A lei das estatais que tentava melhorar o profissionalismo da gestão já foi alterada pelos deputados, e mesmo com ela, diretores da Petrobras foram trocados um atrás do outro pelo Jair, por não obedecerrm a seu populismo de preços.

    2. Marcelo Magalhães

      Com certeza José, não sou contra a iniciativa privada, apesar de acreditar que os meios de produção deveriam estar sob o controle da população e não nas mãos de acumuladores. A questão é que trata-se de uma empresa criada para levar água e saneamento a todas as pessoas. Se ela cair no formato convencional, passa a ser uma empresa para dar lucro. Lembro o comportamento recente da Petrobrás que retirou muito dinheiro da população e os distribuiu a acumuladores estrangeiros, ficamos com a inflação.

    3. José Cardoso

      Marcelo, fraude é sempre uma possibilidade, e no caso das Americanas é natural que os implicados tentem jogar a batata quente pros outros. Mas para isso existe a polícia e a justiça. Se fraude fosse a regra e não a exceção não haveria bolsa de valores, por falta de investidores dispostos a arriscar seu dinheiro. Ilusão é pensar que administração estatal, sujeita aos arranjos políticos de ocasião, e sem satisfação a dar aos acionistas, seja superior.

    4. Marcelo Magalhães

      Prezado José Cardoso, muito obrigado pela oportunidade. Essa estória de capital pulverizado é ótima. Dessa forma torna-se o capital impessoal. Assim, como o capital e amoral, pode-se tudo pois jamais existirá um culpado. Mais ou menos como está acontecendo nas Americanas, os donos acusam o CEO e este acusa os donos. Como na Vale que matou mais 300 pessoas, fora a destruição do meio ambiente é atribuída ao CEO, mas não deixaram de pagar o bônus de 42 milhões de reais do final do ano. Neoclássico!

    5. José Cardoso

      Marcelo, que parte de capital pulverizado você não entendeu?

    6. Marcelo Magalhães

      Excelente! Sugiro os três maiores empresários, representantes da ética e das boas práticas, que inclusive controlam a Eletrobrás hoje. Lemann, Telles e Sicupira poderiam assumir a Sabesp e demonstrar como a iniciativa privada é composta por profissionais e não por políticos.

  15. geroncio rocha

    Ãgua não é comércio; é um bem natural, essencial à vida da população. A Sabesp deve ser democratizada, e não vendida. Os municípios devem ter acesso ao financiamento das obras de saneamento.

    Responda
  16. ISMAEL BASTOS

    Que a Folha estava fazendo publicidade em forma de matéria jornalística em favor de Ricardo Nunes (prefeito de São Paulo) e não soube explicar isso muito bem, tudo bem. Agora a mesma Folha faz publicidade para o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas num editorial supostamente jornalístico.

    Responda
  17. Artur Neto

    "Nós não vamos pagar nada Nós não vamos pagar nada Tudo free...." Raul Seixas. Esse estado tá para alugar

    Responda
  18. Alexandre Rodrigues

    Privatização é ótima.. basta ver a Cedae no Rio, oferecendo água suja pra população, mas claro em SP será diferente. Acredite! Será só mais uma empresa privada recebendo dinheiro público e oferecendo água de péssima qualidade... mais do mesmo.

    Responda
  19. Artur Neto

    Errar uma vez é normal duas é burrice. Vida a privatização da Comgas o custo do gás para residencia. Agua, luz e gás canalizado é monopólio natural. Por que vender uma empresa que dá lucro? Os investimentos sai na maioria de emprestimo governamental.

    Responda
    1. Artur Neto

      Digo vide a...

  20. Cristiano Jesus

    Se as empresas brasileiras tivessem padrão alemão ou dinamarquês, eu não discutiria. Mas a ideia de mérito no Brasil é quantitativa e nada diz respeito a responsabilidades. Capital é consequência, mérito é confiança. Como ter confiança onde negócios são vistos maioritariamente como fonte de renda apenas? Eu vou guardar esse editorial e daqui alguns anos vou fazer questão de vir aqui e lembrar dessa aposta puramente ideológica.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Eu sou a favor do Dog alemão. É mais pateta. O dinamarquês pode até ser o maior do mundo mas é mais chato

  21. Ricardo Arantes Martins

    Sou contra a privatização da Sabesp mas se for ocorrer o Estado deve fazer diferente do que já fez com outras privatizações. A média do estado de São Paulo énoventa e dois%com coleta de esgoto. Já o tratamento desse esgoto o número é muito menor. já que vão fazer deem publicidade e chamem ao debate em quanto tempo levará para termoscem%de "coleta" "tratada" no Estado. A certeza de que haverá diminuição no custo para o povo também dever ser garantida. Menos que isso não serve.

    Responda
  22. André Luís dos Santos Duarte Silva

    Mas uma matéria não jornalística!! De onde tiraram a informação que a privatização vai melhorar o serviço? Matéria totalmente descolada da realidade... o mundo tem visto uma reestatização das empresas públicas, mas isso a folha não diz.

    Responda
    1. josé SOARES

      E não diz também o quanto custará para o consumidor , pois gás, energia só aumentaram.

  23. Felipe Araújo Braga

    Muitas pessoas discordam de privatizações por razões ideológicas. Sinceramente, o Estado deve cuidar de saúde, educação e segurança. O saneamento no Brasil não chega a todos e parcerias com a iniciativa privada são bem vindas sim. O PT tentou barrar o Novo Marco do Saneamento, felizmente sem sucesso. Se a Sabesp for privatizada, que seja para melhorar, chega do Estado paquiderme.

    Responda
    1. Artur Neto

      Sim, na época da privatização do setor elétrico o discurso era o estado tem que investir em educação e saúde. Cade? Outra coisa saneamento é investimento em saúde.

    2. Felipe Araújo Braga

      Artur, a educação básica em SP está nas mãos do Estado e a saúde também. Que belo resultado né?

    3. Alexandre Rodrigues

      Saneamento básico é saúde pública.

    4. Artur Neto

      Sim claro o estado de Sao Paulo privatizou todas as empresas de energia e comunicação. A saude ê ótima a educação então nem se fala né?

    5. josé SOARES

      E vamos aguardar a sensibilidade social e a ideologia altruísta dos empresários que a adiquirirem.

    6. Eni Maria Martin de Carvalho

      Agua não se privatiza. Os municípios onde a Sabep presta seus serviços não querem a privatização. O governador forasteiro tem que ouvir as razões dos paulistas. Por ideologia Tarcísio privatizaria tudo.

    7. Ricardo Arantes Martins

      Se as privatizações são certas ou erradas nas áreas básicas não sei. Sei que nunca há publicidade necessária de como são feitas essas privatizações. As metas, as garantias para o povo do serviço e dos valores a serem pagos. e concordo que SE a Sabesp for privatizada, que seja para melhorar e temos um Estado paquiderme que poderia ser útil se bem administrado, mas numa democracia sempre haverá alternância de poder e sempre terão aqueles que se aproveitarão das empresas.

  24. Marcelo Magalhães

    Tem um livro magnífico do período do presidente Fernando Henrique Cardoso, chamado Privataria Tucana, do repórter Amaury Ribeiro Júnior que retrata em detalhes como funciona as privatizações no Brasil. Nada mudou. O que temos hoje é uma Vale que mata pessoas e destrói o ambiente, uma Petrobrás que triplicou o preço dos combustíveis e estourou a inflação. Uma CSN que submerge Volta Redonda em poluição. O serviço de telefonia mais caro do planeta e o primeiro apagão da Eletrobrás já aconteceu.

    Responda
    1. josé SOARES

      Sr..José Sobrinho, se não concordas, explique-se.

  25. José Sobrinho

    Não concordo.

    Responda
  26. paulo werner

    Dos Estados que privatizaram suas companhias elétricas, pelo menos um observou redução da tarifa e melhoria do serviço? Rio, Goiás, Rio Grande do Sul, Amapá, Acre, Amazonas, nesses Estados o encarecimento e a piora do serviço são noticiadas com frequência. Enfim

    Responda
    1. josé SOARES

      Bem, este jornal não é para informar a sociedade , mas para apoiar seus financiadores.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.