Painel do Leitor > Qual a sua opinião sobre a venda de animais em pet shops? Conte para a Folha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Sou radicalmente contra a venda de animais, seja em pet shop ou não. O animal vira um negócio e não o membro animal querido da famÃlia (sei porque tenho pessoas próximas a mim que tratam seus bichos como fonte de rendas e não como o pet adotado pela famÃlia). Por mim deveria haver uma lei de abrangência nacional, contraria a comercialização de animais (exceto os de grande porte, claro) do mesmo modo que há para animais silvestres, só que deveria restringir os importados também.
Não deve ser proibida e nem dos demais. Compra quem quiser. Adota também quem quiser.
Já estava passando do tempo de termos essa discussão, com tantos animais domésticos necessitando de um lar.
Por que alguns animais são tem defendidos e outros criados para virar churrasco, torresmo. Precisamos falar sobre isso. Há alguns séculos justificava matar bicho para tirar o couro e fazer roupa de frio. E hoje, ainda justifica?
Pois é, o amigo nervoso da "hipocrisia" levantou uma questão importante: como tratamos bois, peixes, frangos e outras especies? Será que lhes damos um tratamento condizente com nossa "humanidade"? Ou as bes tas sem alma somos nós?
Quanta hipocrisia. Que tal uma lei contra o abate de bovinos, suÃnos e aves? São todos vegetarianos? Conhecem a criação e o processo de engorda desses animais? Me poupem....
Sou contra a venda de animais. O comércio de animais estimula uma atividade que gera sofrimento para incontáveis cães e gatos que servem de geradores de filhotes de maneira abusiva de forma a gerar lucro para quem vende. Já foram descobertos inúmeros pets shops com animais criados em condições horrendas. Isso precisa acabar. Existe um sem-número de animais aguardando adoção.
A expressão "animal de estimação" já carrega em si o seu problema. Não julgo quem já comprou o animal e o ama, o estima. Mas há de se refletir sobre os pobres animais que não são considerados "de estimação" e qual é a qualidade dessa "estimação". Será que já não estamos no momento de refletir e questionar o significado dessa categorização entre os seres vivos? No caso, os animais? Por que alguns não são dignos de estima, "merecendo" envelhecer e padecer em abrigos?
A FSP simplesmente não libera nenhum dos comentários que fiz aqui neste painel do leitor. Uma afronta! Censura é a coisa mais tosca e anticivilizatória que há.
Animal de Estimação não é objeto para se comprar. Útero de Cachorras, Gatas, Coelhas etc não são Fundos de Investimentos, Caderneta de Poupança para render Juros/Lucro. Tem que acabar com esse Comércio e com Exploração sem Limites.
Sou totalmente à favor da adoção: a cadelinha que tenho foi adotada. Inteligente, temperamental do jeito dela, rs, mas é uma companheira amada também. Adote e sejam felizes!
1. Há muitos cães e gatos. Quando procriam, têm ninhada de 10. A compra incentiva os tais 'criadores' a colocarem mais dessas criaturas no mundo. Sobrepopulação significa mais sofrimento e mais bichos abandonadors. A adoção faz o contrário. Trabalhar para minimizar este problema. 2. Adotar não custa dinheiro. 3. Se você considera o animal membro da famÃia, pense eticamente, você compraria ou venderia alguém da famÃlia? - sim, tou sendo didática aqui, pq parece que ainda não entendemos o óbvio
A questão é de fundo moral: por que comercializar seres sencientes? Não comercializamos seres humanos, nem se bem.tratados, não é? A questão não é se animais são bem tratados ou não na criação para venda, e sim deixá-los de tratar como coisas.
Exatamente, algo muito similar à escravidão.
A comercialização de pets é uma tragédia social, econômica e sanitária. A exploração comercial dos animais tem que acabar.
Via de regra a comercialização esconde maltratos. Por que comprar? Basta fazer uma visita ao Centro de Zoonose e adotar seu pet, é de cortar o coração a ansiedade nos olhinhos dos animais quando lá se adentra.
é verdade. e sem contar os muitos que estão nas ruas.
As raças de cães tem imenso valor social e são patrimonio da humanidade. Acho q vendas em petshops devem ser proibidas, mas a criação e de animais por criadores de verdade devem ser fortalecidas.
e complementando, sou totalmente a favor da adoção de animais; como também sou a favor do direito da pessoa decidir se quer comprar um animal de determinada raça. Se há milhares de animais para serem adotados, é pq são cov@rdemente abandonados por humanos. Ou mesmo, por criadores de fundo de quintal que querem se aventurar em tirar "ninhadas" para fazer dinheiro e percebem q é bem mais custoso e trabalhoso do q pensam. Isso deve ser combatido, a criação profissional não.
Comercialização de seres sencientes é um debate justo, fazer ou não fazer? Mas dai precisamos entrar nos animais de corte, ou o discurso será meramente hipocrisia. E outra, como preservar o conhecimento acumulado? E como ficam os cães em especial? A relação homem-cão já vem de mais de 20 mil anos. Tudo isso precisa ser pensado. É amplo o debate, é necessário debater com seriedade e sem extremismo. Qqr forma de extremismo é dar voz a estupidez.
Comparar o meu comentário ao Nazismo é de uma brutal falta de bom senso e a banalização do mal. É estúpido e medÃocre o seu comentário. Eu não falei de raça superior, não falei de extinguir animais sem raça definida, falei sobre a diferença de raças de animais. Geração de conhecimento acumulado por séculos, e portanto patrimônio da humanidade. Por exemplo, cada raça de cão foi criada para uma finalidade, e isso deve ser preservado, é sobre isso q eu falo.
Parece um nazista defendendo a pureza da raça superior contra a mestiçagem
Patrimônio da humanidade? Por um acaso falamos aqui do Taj Mahal? Da Muralha da China? Pompéia? Machu Pichu? Evandro, você tem certeza deste teu comentário? Francamente, meu caro. Outra: o que é que você considera criadores de verdade? Há criadores de cães falsos? Olha, como já disseram aqui, falamos de seres sencientes, mamÃferos como nós. A voz antropocêntrica que quer controlá-los é arcaica e vai, sim, ter um fim.
O comercio sustenta as relações humanas, se proibirem a comercialização como as raças de cães, gatos e passaros serão preservadas? Animais de corte tbm são comercializados. O comercio não é imoral, a moral está em com vc conduz todo o processo.
A questão não é de maus tratos e sim a respeito da comercialização de seres sencientes. Não é uma questão de raça, é moral.
Nenhum animal, como humano deve ser comercializado - é uma questão de processo civilizatório.
A favor da proibição. Tantos bichinhos.nas ruas esperando um lar. Tantas ONGs. Vida não é mercadoria.
Sou a favor da proibição de venda de animais em petshop, sejam cães sejam aves. Já comprei filhotes de cães em uma petshop apenas para salvá-los da gaiola pendurada no teto onde estavam sendo exibidos . Essa função deve ser privativa de criadores que disponham de espaço fÃsico campestre adequado e fiscalizado de perto.
Quanto a aves, tenho dito e redito aqui que já passou da hora de um desses nossos parlamentares, será que há gente ali pensante?, enfim, já passou da hora de uma legislação que proÃba definitivamente aves em gaiolas neste paÃs. A Ãndia passou tal legislação. Ter um pássaro em gaiola é uma aberração, um atraso cultural colossal.
Somos totalmente contra, criadores exploram matrizes, não lhes dão amor ou carinho, vivem sujas em lugares sujos, alimentadas apenas para não morrer e continuar reproduzindo, fiquei triste só de escrever este texto.
Absolutamente contra!
Sou absolutamente contra a compra de animais, esse comércio é inescrupuloso, usam os animais de forma cruel enquanto são produtivos e depois descartam como se fossem objetos.
Já adotei dezenas de gatos e gatas. Todos aparecidos em minha casa. Também já comprei cachorro em pet shop, porque me apaixonei pela filhote. Tremenda amiga! Ficou com a gente por 17 anos e foi pouco. E também já adotei uma SRD linda, que conquistou nossos corações. Ficou com a gente por 9 anos, mas a perdemos depois de um ano e meio numa luta inglória contra o câncer. Eu não sei se sou contra a venda porque acredito que criadores amorosos e responsáveis existem. Mas há também os cruéis. Pena!
Criadores amorosos e responsáveis não justificam a venda de animais, eles não são brinquedos.
Sou absolutamente contrária. É um comércio abjeto!
Sou contra a venda de cães e gatos em pet Shop. Considero crime a venda de pássaros e peixes em qualquer condição . Não tem sentido pássaros presos .
Marco: precisamos achar um parlamentar que crie um projeto para proibir pássaros em gaiolas neste paÃs. Quem seria?
Totalmente contrário.
totalmente contra, bem como restaurantes que servem animais vivos ( lagostas), coisa medieval
E pior ainda: em alguns lugares as afundam em água fervendo mesmo elas estando vivas.
Não compre, adote
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Painel do Leitor > Qual a sua opinião sobre a venda de animais em pet shops? Conte para a Folha Voltar
Comente este texto