Opinião > Por que acelerar a universalização do saneamento é vital para São Paulo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Vão contar tantas mentiras, até o povo acreditar. Se estão dizendo que vão ter tal resultado porque não trabalham para obter o resultado que dizem que uma empresa privada vai conseguir. Assumem assim que são incompetentes e mal intencionados.
Agora conta aquela do português.
A sanha pela apropriação do patrimônio público do Estado é muito grande, não estão nem um pouco preocupados com qualidade e preço do serviço. Querem ganhar dinheiro e fazer caixa para novas eleições e mais boquinhas. Elegeram um aventureiro da pior estirpe.
Ela quer justificar a venda da empresa como solução para todos os problemas do saneamento básico. Se essa premissa fosse verdadeira, os locais do Brasil onde as empresas de saneamento básico e águas são privadas, não haveria problema de saneamento.
Isso é mentira! Tenho casa numa cidade onde os serviços de água e esgoto estão há décadas privatizados. Não há coleta e tratamento de esgoto em toda a cidade e o grande diferencial é a tarifa, o quadruplo da Sabesp. E é uma cidade relativamente pequena, com aproximadamente cem mil habitantes.
A mesma ladainha da década de 1990. Até parece que os investidores são entidades filantrópicas.
É sempre vendida a informação falsa de que a desestatização trará amplos benefÃcios aos consumidores. Veja a recente privatização da refinaria Landulpho Alves e se os preços pagos ficaram menores. O combustÃvel na Bahia é um dos mais caros do Brasil. Vivemos e não aprendemos!!!
Redução de tarifa é incompatÃvel com o que se pretende, ainda mais usando os recursos da vebda da estatal para baixar artificialmente o valor cobrado dos consumidores. Insustentável.
Exato, independente do fato do preço de importação ter aumentado porque o Xeque árabe resolveu comprar o Neymar, ou aumentar o seu harém, ou trocar o seu iate. Nada mais justo que o Brasil jogue uns milhões de pobres na fome, para seguir a mão do invisÃvel do mercado. E também é justo que a Petrobrás tenha distribuÃdo valores maiores do que o seu lucro, batendo recorde mundial na distribuição de dividendos. Perfeito. Isso é sustentável.
Com o respaldo flagrante da grande imprensa.
O fato de haver ainda tanta gente sem esgoto é prova da ineficiência do Estado em executar sua função. Se vai ficar mais barato não sei, mas é como nas rodovias com pedágio: paga-se mas o dinheiro vai para sua manutenção. Teoricamente o dinheiro dos impostos bastaria para isso, só que não acontece na prática.
Talvez o estado não tenha cumprido a sua função porque os endinheirados poderosos não tenham permitido. Por exemplo, o piso salarial da enfermagem não é pago até hoje, mesmo sendo lei, pelo lobby dos planos e provedores privados de saúde. Já a comparação do pedagio é perfeito, expulsou os pobres das rodovias. Como eles são invisÃveis, não aparecem nas mÃdias comerciais e excluÃdos dos algoritmos, a burguesia acha que o serviço melhorou. E pobre aumenta a fila do pedagio.
Saneamento é obrigação de o estado, assim como o fornecimento de energia. Há um lob de agentes polÃticos gananciosos, interesseiros e voltados para a propina, que custará no bolso dos consumidores.
Nunca vi tanta mentira escrita com tão poucas palavras. A autora conseguiu jogar fora todas as verdades aprendidas no último século. Só faltou sugerir que o Lemann, Telles e Sicupira poderiam comprar 1% da Sabesp e torná-la corporation, promovendo a maior demissão em massa por vontade da história. E talvez fornecendo Ãgua, não H2O, como fizeram com cereais não maltados nas cervejas. Texto lobista como da Vale sobre meio ambiente, da JBS sobre veganismo e Petrobrás sobre clima. Tudo falso!
É duro ter que ler isso , tantos exemplos de privatização que não deram certo , o empresário entra com o bolso , povão entra com a bu nda
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Por que acelerar a universalização do saneamento é vital para São Paulo Voltar
Comente este texto