Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Tanaka

    Esse advogado de defesa tem uma visão equivocada sobre educação. Educação vem de casa, da família. Faculdade prepara para uma profissão. Jogar a responsabilidade da educação para as instituições de ensino é discurso de pais omissos.

    Responda
  2. Maria Filomena Martins de Almeida Gomes

    Quantos eufemismos para classificar um cenário, inequivocamente, errático! Por isso, chegamos a situações tão graves.

    Responda
  3. Fabiano Ferrari

    Só desejo aos ex-aspirantes a médicos que sejam tratados com a mesma justiça e dignidade que os jóvens de regiões periféricas.

    Responda
  4. Wilson Barbosa Soares

    Prezada Sra. Mônica Bergamo: Gostaria de tirar uma pequena dúvida. Este evento era fechado somente para adultos? Sim, porque se era aberto e livre certamente havia crianças na platéia, possivelmente próximas do grupo dos "meninos traquinas". Neste caso o C.R.I.M.E de exposição de menor a atos libidinosos JÁ ocorreu e o Ministério Público tem a OBRIGAÇÃO de intervir e processar tanto os tá rá dos como a UNISA (ou o local do jogo) por responsabilidade no evento conforme o Código Penal.

    Responda
  5. Matheus Teodoro Silva Filho

    É uma tradição infeliz que passou muito da hora de ser banida. Os trotes persistem em outras universidades e outros cursos, inclusive federais. Alunos estudam bastante e quando passam, são submetidos a essa barbárie. E não precisa ser através da exposição de órgãos genitais, qualquer tipo de humilhação imposta é absurda e deve ser abolida. O Ministério da Educação, como sempre, não sabia. Pois imponha uma regra que proíba qualquer tipo de trote, seja de que tipo for.

    Responda
  6. Arthur Bagatini

    Lamentável e péssimo exemplo. A falta de punição é incentivo para que essas coisas continuem a ocorrer. O que esses estudantes fizeram não foi porque são jovens mas sim por mau-caratismo, provavelmente originado à péssima educação que receberam dos pais.

    Responda
  7. Arthur Bagatini

    Lamentável e péssimo exemplo. A falta de punição é incentivo para que essas coisas continuem a ocorrer. O que esses estudantes fizeram não foi porque são jovens mas sim por mau-caratismo, provavelmente originado à péssima educação que receberam dos pais.

    Responda
  8. Nélio Bastos

    A bem da verdade, a educação no Brasil passou a ser um grande e lucrativo negócio! Nenhuma instituição de ensino superior vai querer perder sua fonte de lucros que é formada pelos alunos, direta ou indiretamente pagantes. O aluno vai mal nas matérias? Que os professores deem uma aliviada (isso acontece!). Problemas disciplinares/éticos graves? Ora são jovens, e quem já não errou nessa idade, né... Enfim! Muito me surpreenderei SE algo de fato ocorrer com esses alunos/CLEIENTES!!!

    Responda
  9. Gustavo da Silva Sabino

    Universidade privada é tudo igual! Estão apenas pensando no bolso....

    Responda
  10. Graciela Rundle

    Como alguém já comentou, eles estão na profissão errada. Ser médico significa ter respeito, zelo, cuidado com o outro. Os atos grosseiros que esses alunos produziram são o contrário de tudo isso. Devem procurar outra coisa para fazer para a proteção da sociedade.

    Responda
  11. Marçal Ruggiero

    Qualquer semelhança com o caso do índio pataxó é mera coincidência. SQN!

    Responda
  12. Abrão Lacerda

    É uma injustiça com pessoas brancas e de boa situação econômica. Isso não pode ficar impune.

    Responda
  13. Luciana Vieira

    As escolas sempre fecham os olhos ao bullying, isso desde o jardim de infância. Há anos que eu escuto que vão acabar com os trotes e nada muda.

    Responda
  14. Leonardo Trindade

    O estudante que só chora estudou anos e anos para se tornar médico e abusar impunemente? Como era de se espera, as famílias abraçaram as crias, criaram esses jovens para serem exatamente assim e têm dinheiro pra tentar afrontar a sociedade. Felizmente, a prova está em vídeo e não depende da vontade das vítimas para se tornar processo criminal.

    Responda
  15. Marcos Cruz

    A mensalidade deve ter pesado nessa hora.

    Responda
  16. jose ricardo lee lucio

    Quando receberam a "ordem" dos veteranos, não se preocuparam em questionar e até mesmo acionar legalmente esses "veteranos"...mas rapidamente correram à justiça para garantir "direitos"...então sejam homens e acabem com essa situação esdruxula de acatar "ordens" que não devem ser obedecidas.

    Responda
  17. Ricardo Arantes Martins

    Não vi os videos somente fotos estremecidas numa matéria, mas uma cena abjeta. Deem uma suspensão que esses caras já passaram um K. Gaço.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Quem passa pano é porque já abusou e acha normal. Se liga.

  18. Maria Lourenço

    Sempre o mesmo argumento dos covardes: colocar a culpa nos outros. Se não tem maturidade para saber o que é certo ou errado e assumir seus erros, não está pronto para nada na vida. Esse negócio de choro, as crianças de nível fazem de montão quando são repreendidas.

    Responda
  19. MARIA BILCK

    Participem do Encontro Nacional de Estudantes de Medicina, todo ano têm em uma Universidade . Drogas, Drogas e mais Drogas.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Alopáticas ou homeopáticas?

  20. Elias Souza

    "Ele está atordoado, arrasado e só chora. Estudou anos e anos para realizar o sonho de estudar medicina, e acontece essa tragédia" Realmente um argumento muito emocionante e convincente. A Faculdade está prestes a piorar sua imagem. Se ela voltar atrás, duvido que será cogitada como sendo opção para pais que querem seus filhos na faculdade de medicina.

    Responda
  21. KATY DE MATTOS FRISVOLD

    Mais do mesmo. Por isso nada muda. No próximo semestre tem mais.

    Responda
  22. joao lima

    O Professor ensina as matérias aos seus alunos e a educação são os pais ou responsáveis! De fato foi uma cena para crianças de até 2 anos, assim mesmo elas (as crianças) já têm pudor!

    Responda
  23. mariana loureiro

    O pior é imaginar ser atendida por um destes "futuros médicos".

    Responda
  24. neli faria

    Expulsar sem Direito de defesa? A Constituição assegura o sagrado Direito de Defesa. O Brasileiro deve aprender a respeitar o próximo e o respeito ao próximo se dá dentro de casa, pelos pais. Não educar um filho a respeitar o próximo não é amar o filho. A rua pune,aliás, como dizia minha defunta mãe, então viva,mulher humilde, com apenas o terceiro ano de grupo . Respeitar ozotro para ozotro te respeitar.

    Responda
    1. neli faria

      E o Governo Federal, estadual, municipal, gasta tanto dinheiro público em propagandas auto laudatórias e não educam o povo. O MEC correu para aparecer em cima do episódio e o que faz para Educar os Adultos?Educar via campanhas publicitárias! O Brasileiro precisa aprender a respeitar o próximo e o respeito ao próximo deve ser ensinado dentro de casa. E na falta: diariamente na mídia: respeitar o próximo sempre.Esses Estudantes devem ter aulas de como se comportar na civilização.

  25. Dora de Oliveira e Silva

    Vergonha o advogado desrespeitar o idioma classificando o fato como "tragédia". Tragédia é uma calamidade que não pode ser evitada, o que não é o caso. A atitude dos estudantes só se equipara à da empresa, que pretende "perdoá-los" por serem "crianças" que "se esforçaram durante anos" para entrar em uma faculdade de medicina particular. Daí, quando um médico obriga uma parturiente a receber seu sexo na boca na hora do parto, os conselhos de classe e as universidades fingem que é "aberração"!

    Responda
    1. Chiara Gonçalves

      Falou tudo.

    2. Celso Augusto Coccaro Filho

      Perdoar sem julgamento e condenar sem julgamento se equivalem. Ambas erradas, mas creio ser quase impossível manter diálogo qualitativo pela internet.

  26. Léo Ustárroz

    Desde as primeiras notícias me chamou atenção que a Universidade tenha sido acusada como "a (única) responsável", pelo ocorrido. Não creio que o comportamento desses alunos (e de todos alunos) tenha sido apreendido na Universidade. Mas aí, teríamos que apontar para nós mesmos, nós que somos "elite" brasileira, mas não nos reconhecemos, nem nos comportamos como tal. E quanto à punição, sairíamos todos ganhando com uma pena de 1.000 cestas básicas para cada aluno.

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      Se ainda fosse só na elite… aliás, que elite? Há elite no Brasil?

    2. neli faria

      Culpa exclusiva dos Pais que não educam os filhos. A educação vem do berço.

  27. Maria Helena Firmbach Annes

    Só fizeram essa cena nojenta e misógina porque era um grupo de mulheres na quadra. A defesa deles apenas revela o cinismo do patriarcado nacional.

    Responda
  28. marcio jose albino

    Inadmissível dizer que precisam de serem educados, são todos filhinhos de papai, inconsequentes, a honra da instituição está em jogo.

    Responda
  29. CELSO RIBAS

    Tem é que processar a Unisa!!!

    Responda
  30. eli moura

    antes da unisa revisar os alunos deviam mostrar seu arrenpedimento, indo a uma quadra, ficarem pelados e fazerem um trenzinho, depois fazem uma ciranda com cada um segurando e chacoalhando o badalo do outro. Aí tem um pedido de desculpas sinceras. Mas o conselho de medicina ou mec, antes de validar o diploma, deve impor a condição de que não poderão atender mulheres sozinhos.

    Responda
  31. Raymundo De Lima

    Por que os advogados de defesa dos alunos transgressores não recorrem aos argumentos: 1) que eles estavam em grupo, bando, massa, gang, que como demonstra pesquisas psi eles agiam em nome do grupo/bando, coisa que talvez não farima individualmente; 2) Que o grupo agia conforme a lógica do fascio/fascismo: culto à tradição do trote violento, culto ao machismo, impor submissão aos mais fracos (mais jovens, calouros, inexperientes); 3) Professores do curso são cúmplices?

    Responda
  32. PEDRO TEIXEIRA

    Isso aqui é Brasil, onde tudo pode! Esse comportamento dos alunos já é antigo e os gestores das universidades nada fizeram, estão querendo fazer alguma coisa por conta da repercussão. É o pais da balburdia e tolerância pelo mau feito, afinal, o exemplo vem de cima!

    Responda
    1. Raymundo De Lima

      Certo. Gestores e professores do curso de Medicina talvez sejam cúmplices, visto que também respeitam e seguem a 'tradição' ritualistica do trote violento.

  33. Renato Vieira

    Quem paga R$9.400,00 a mensalidade do curso de medicina na Unisa, branco filhinho de papai, acha e pensa que os brasileiros estão todos aos seus pés. Os pais já devem pensar assim.

    Responda
  34. Evandro Luiz de Carvalho

    Doeu no bolso, são 70 mil a menos de mensalidade, cada um pagava 10 mil....pra fazer de conta que estudava medicina....Deus nos livre do caminho desses "médicos". O Cremesp reprova 80% dos nossos doutores na prova anual. Os "médicos" não identificam sequer uma pneumonia numa radiografia...e la nave vá....Brasil.

    Responda
  35. Nilza Bueno

    Já fui caloura em duas universidades e nem por isso compactuei com tais grosserias. Participa do trote quem quer. Violência é caso de polícia. Foi ameaçado, cerceado, sofreu bullyng, procure um advogado e a delegacia mais próxima.

    Responda
    1. Regina Tavares

      Ah, sim, recorra à polícia e daí passa os 5 anos de faculdade vivendo o inferno na Terra. Nada justifica esse trote absurdo, mas achar que é fácil recusar é não ter noção de como a coisa funciona. Muitas faculdades, inclusive unidades da USP, pararam de fazer trotes im-becis e, mesmo os leves, só acontecem com a aceitação do calouro. No caso de trotes de CA a faculdade não tem como interferir mas há outros meios e a razoabilidade deve ser uma máxima.

  36. Alberto Kiess

    Você confiaria em um ginecologista/anestesista/urologista etc, que na vida acadêmica, se masturbava em público com seus colegas, diante das calouras de medicina?

    Responda
  37. Eduardo Freitas

    Brincadeiras? Sujeito que pensa em se tornar médico participar ou obrigar os outros a praticar essas bizarrices estão na profissão errada. Essas faculdades também deveriam ser punidas pelo MEC, isso não pode acabar em pizza.

    Responda
  38. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Ora ora ora, sempre tem gente “passando pano” para atitudes inaceitáveis de homens brancos. Me desculpem, mas é preciso reagir com firmeza para coibir o aumento exponencial destas atitudes reacionárias de uma parte da jovem elite brasileira. Já está até difícil de se confiar nestes empresários da medicina que saem destas universidades particulares. Na próxima consulta vou pedir para ver o diploma do médico. Dependendo da Universidade, nem entro na sala.

    Responda
    1. Raymundo De Lima

      Exato. É este tipo de formação em Medicina que produz médicos que colocam ideologia (extremista direita) acima da ciência (Kit charlatão p/ Covid-19, pró-cloroquina e invermectina - aliança corrupta com Indústria e comércio, para faturar alto), que discrimina os médicos cubanos negros, que rejeita cotas para negros nos cursos de medicina, que se colocam como elite no campus universitário, etc.

    2. Gabriel França

      A privilegiada "mulher branca" nao consegue disfarçar o seu sexismo e racismo e descarrega sua raiva em um generico " homem branco". Cena comum e triste na internet. Mais do velho odio gourmetizado como falsa politização.

  39. Manoel Cardoso

    Nudismo durante as aulas. Pode ser o slogan da faculdade.

    Responda
  40. Aparecida Alves

    Ba ba ccas; agora caiu a ficha!

    Responda
  41. Mario Sergio Pires

    Corre o risco no final de se culpar as garotas de estarem jogando, acredito de short, de vítimas passarão a culpadas. Sinceramente se um jovem de 19 anos ainda não tem a capacidade de dizer NÃO a uma imposição de veteranos, com qual idade terão?

    Responda
  42. Gabriel França

    Somos um pais de linchadores, que jamais chegou a entrar realmente na modernidade: seus cidadãos confundem a lógica impessoal da Justiça com o mecanismo pré moderno da vingança (basta ler os comentários para verificar isso). Onde o aparelho repressor inchado por uma população tao violenta quanto deseducada (e irracionalmente atrasada a ponto de temer a nudez) se divide entre uma polícia corrompida e violenta e um judiciário super privilegiado, também corrompido e apartado da realidade.

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Gabriel continua, espertamente, a tratar da questão como se fosse apenas repulsa irracional à nudez. Não se trata apenas de nudez, mas de um ato sexual simulado por homens numa partida de voleibol feminino. As implicações machistas do ato são mais do que evidentes. Omiti-las é converter a complacência em relação ao machismo em atitude pretensamente anti-moralista. Não cola!

    2. Gabriel França

      Caro amigo, outra caracteristica pre moderna persistente entre nos é o tribalismo, que se opõe ao universalismo. A Justiça deve ser para todos, independente da tribo. E é representada como cega nao por acaso: no julgamento justo independem genero, raça ou religião. O amigo, apesar de sua ironia espertinha, se mostra mais do mesmo atraso disfarcado de avanço.

    3. Celso Augusto Coccaro Filho

      Perfeito… por aqui há apoio à punição sumária de homens brancos, e outras bizarrices. A internet revela a faceta selvagem do ser humano, que surgia apenas em momentos históricos extremos, como nas guerras. Nenhuma, ou poucas, opiniões construtivas e racionais. Talvez isso seja bom, propicia catarse, como ocorria na arena romana. Ver o sangue dos outros jorrar sempre foi muito popular, e os pretextos são sempre fáceis. Judeus, cristãos, negros, homens universitários brancos e por aí vai.

  43. Celso Augusto Coccaro Filho

    Restaurada a normalidade jurídica, com direito de defesa e aplicação de punições caso a caso, observada a proporcionalidade. Também correta a proposta de criar normas acadêmicas claras em relação à conduta dos alunos, dentro e fora da faculdade, estabelecendo uma base estável e definida. Senão, cede-se à turba das redes sociais, pior que a pior das inquisições.

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      Perfeito. Agora é assim, caiu na rede começa o apedrejamento. Tudo tem que ter processo. Tem que ter individualizada a conduta e punido de acordo com o regulamento da escola e de acordo com a lei, nada de faz dessa forma. Quem nunca viu isso em universidade não estudou em uma, principalmente nas federais e em qualquer universidade de medicina.

  44. José Filho

    Eles têm tudo para chegar a presidência de banânia!

    Responda
  45. Flavio Angelo Bolcioni

    Somos um país que não consegue punir quem tenha dinheiro à disposição para comprar os serviços de bons advogados, muito menos esse tipo de gente que se acha dono do mundo. De políticos à traficantes, fazem o que querem e a sociedade apenas assiste.

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      Olha, e se tiver político de estimação no meio, libera os bilionários junto.

  46. Wilson Roberto Fortunato

    Se ficar comprovado que isso é um trote, devem liberados e devem ser escolhidos 5 veteranos responsáveis pelo trote, para serem expulsos. Precisam aprender que: "vida de ßaßa a é atribulada"

    Responda
    1. Regina Tavares

      Concordo com você. Calouros passam por vexames senão serão perseguidos pelo menos nos primeiros anos do curso; isso sempre foi assim. Ao menos serviu de lição e foi mostrado ao país o que acontece nas recepções aos ingressantes de faculdades, as de Medicina têm um dos piores trotes desde sempre. Os veteranos devem muitas explicações e o CA, idem.

  47. Andre Santos

    "Estudou anos e anos para passar na Unisa." Tirem suas próprias conclusões sobre as habilidades cognitivas deste indivíduo.

    Responda
    1. José Bonato

      Se fosse bom mesmo, teria entrado na USP. Na unisa é só pagar a matricula.

  48. Marco Medeiros

    Um caso foi injustiça. Tem um cara que baixou suas calças mas não mostrou nada, tinha um micropenis kkkkkkkkkk

    Responda
  49. marcos fernando dauner

    e esses marginais serão médicos que algum dia irão tratar das esposas , filhas e netas de vocês ! Essas faculdades ppp deveriam ser fechadas .

    Responda
  50. José Ricardo da Silva Souza

    Antigamente os estudantes lutavam por pautas sociais, democracia. Agora muitos apoiam governos nazifascistas como o bolsonarismo. Misoginia explícita com a complacência da Universidade. Tudo por dinheiro, como sempre os filhinhos de papai se achando no direito de agir como quiserem. E pelo jeito podem mesmo. Mais uma vergonha pro currículo desse pseudo país. Isso não é uma nação, é um amontoado de gente. É a terra do cada um por si e Deus por todos. Não à toa proliferam tantas pseudo igrejas.

    Responda
    1. Raymundo De Lima

      Concordo. Provavelmente estes alunos e seus pais se consideram 'pessoas de bem', que fizeram apenas uma brincadeirinha. O grau de moral ou ética deles não é suficiente para enxergar o cinismo de ainda ter direito de se defender, quando o ato perverso por si é suficiente para imoralidade. (Cinismo é fazer ato imoral e ainda justificar que o mesmo é moral/ Zizek).