Poder > Mudança no perfil dos brasileiros impulsiona direita e desafia esquerda Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Érica? Qual ética?
Sem novidades. O Brasil sempre foi de direita, seja como escravocrata, monocultura a serviço dos latifundiários, dependente do capital financeiro alienÃgena e juros exorbitantes impostos pelos banqueiros.
Deturparam a esquerda com esse negócio de propaganda gay para reduzir a natalidade. Esquerda quer salário maior, estabilidade e juro baixo, o resto só atrapalha. Os evangélicos reagem com energia à destruição dos valores familiares, daà o sucesso crescente.
Ha 500 anos este sempre foi o discurso da direita . Agora o verniz vem com a ética protestante. É sempre muito chute e forçação de barra da imprensa , que terceiriza sua vontade profunda , de ter o controle do estado a seu favor.
PT no auge das décadas 80 e 90 do século XX, se recusa a mudar .
Mudança para pior: priorizando o Antigo Testamento em detrimento do Novo. A teologia da prosperidade, o apoio à lei de Talião e o individualismo egoÃsta são algumas das mudanças perceptÃveis. Detalhe: nenhuma dessas mudanças faz parte dos ensinamentos de Jesus e vivido pelos seus Apóstolos.
fui censurado- vamos novamente - O PTB acabou quando GV entrou para a história . O PT acabará quando LILS entrar para a história . A história se repetirá .
quebraram a indústria nacional. Viramos uma imensa sojalândia .
Com o aumento de evangélicos no paÃs que são doutrinados por pastores de moral duvidosa, não é de espantar.
Esquerda = Hamas
Que pensamento raso, tÃpico de extrema direita evangélica.
Bem feito. A esquerda odeia os evangélicos. Só ler os comentários.
Eu ainda fico impressionada ao ver tantas pessoas que se dizem cristãs votarem em um sujeito que não sabe , e muito menos segue, o que Cristo pregou. Talvez seja porque esses cristãos têm ódio e não Cristo no coração.
Com a ajuda da Folha todos os dias enaltecendo o miliciano nazifascista é um grande empurrão para o abismo. A Folha parece que quer ser silenciada por esse estúpido a quem puxa o saco sem parar. Que desespero por ibope, credo!
Ou seja, a República Fundamentalista do Brasil está se tornando um "fazendão". Logo logo os gritos pelo direito a escravização estarão a tona (contém ironia).
Estranha a linguagem das análises polÃticas como desta matéria, abordando a esquerda e a direita. O repentino surgimento de um indivÃduo na esfera presidencial é supervalorizado pelos jornalistas, sem ao menos fazerem as devidas observações que o cara é um pervertido nazi.fascista populista e que o eleitorado brasileiro está ideologicamente retrocedendo na contramão da História. Dá impressão que a Humanidade precisa evoluir para entender melhor as dinâmicas ideológicas que movem a aldeia global
Muita especulação e pouca certeza. Mas me parece que a população evangélica está começando a estagnar, logo as previsões podem estar erradas.
Pior que está aumentando. Mas espero que vc esteja certo, pelo bem do paÃs.
As seitas evangélicas vão acabar. Elas só duram duas gerações. Os jovens não querem saber de igrejas.
..O neoliberarismo de Tatcher/Reagan destruiu sindicatos de trabalhadores e as elites tiraram direitos e previdenciários. Hoje a economia é financeirizada e o Brasil se desindustrializou, só restou trabalhos precários como entregar marmitas para esses trabalhadores. ..E o dinheiro está no mercado financeiro porque com juros altos não compensa imobilizar capital em alguma atividade produtiva que gera empregos. Nada mudou na economia para os evangélicos diminuÃrem.
Deus nos livre dessa direita do atraso, do retrocesso, da volta a ditadura, da divisão e do ódio. Quero um Brasil próspero. É que todos tenhamos direitos preservados. Com paz, alegria e felicidades.
AlegriaÂ… alegriaÂ… contra a desigualdade!!! Para poucos e que povo se vire!!
Esse é o problema da esquerda. Virou sinônimo de PETISMO, que é imrão siamês do LULISMO. Todo, ou quase todo o espctro da esquerda, deixou-se ser cooptado pelo centro gravitacional do PETISMO. Partidos ditos de esquerda sempre foram puxadinhos PT. Como filhos que moram em reública, se dizem idpeendentes, mas para se manterem precisam sempre voltar a casa dos pais. Enquanto não houver esquerda livre (do petismo), a direita vai nadar de braçada.
. Fora esse identitarismo que espanta qualquer potencial simpatizante para a ala das esquerdas, muitos trabalhadores ouvem aquelas falas ditatoriais com cancelamentos e patrulhamento e logo se afastam pensando que as esquerdas só se resume a aquilo.
Nadar de braçada. Certo. Acabou de levar nada de braçada na eleição que o atleta quis melar.
"A Corrupção é a Paz do Brasil."
O Brasileiro nunca "mudou" o perfil, sempre foi e será Conservador Progressista e de Centro Direita, o que mantém o "perfil", e sempre são os brasileiros petistas.
Voce confunde. Os petistas são os conservadores eis que chegaram ao poder e tornando-se a Elite PolÃtica se imiscui com os demais e entram na extrema corrupção nacional. Isso narrado na matéria são os retrógados da também corrupta nação desde sua origem, mas que defendem famÃlias patriarcais, religiões fisiológica e hipócritas na polÃtica eis que nem eles acreditam naquilo e preconceitos dos mais variados. Isso pode durar um pouco mas não volta mais.
AÃ, a Folha tenta impulsionar Quilo por que sonha: a terceira via. Algo como Temer, Aécio, Leite ou qualquer coisa assim.
A revista Veja vem anunciando o fim de Lula e do PT há décadas. Foram mais de 80 capas. A Folha, como gosta de verniz intelectual, convoca "especialistas" para o mesmo. Tem muito de desejo nessas previsões, pouco de análise. A onda reacionária existe mas, paradoxalmente, reacende o sentimento de esquerda. Essa disputa é estrutural. Se houver democracia, pode vencer um lado ou outro, sem romper a estrutura.
Concordo. Quanto a Veja, valhacouto de psdbista, foi pro saco como foi o partido dos nobres ilustres da elite paulistana. Pudera, no desespero se amarraram no playboy mineiro , que de tanta farinha , se diluiu no ar. Agora só restam os lamentos da fsp.
Não é de agora que a folha demonstra um ataque a qualquer vertente tida de esquerda com jornalismo de ocasião. Se 1/3 da população por ser evangélica somada aos segmentos que diz ser voltada a direita, o genocida teria se reelegido. Qualquer um que somar as informações pode verificar isso só pela matéria, logo se não aconteceu é porque parte dos fatores se incluem e seus representantes não podem ser descritos como uma unidade homogênea. Lamento o caminho que a folha insiste em tomar.
O Lula e o PT tenham um problema de origem: ambos são frutos do sindicalismo, ou seja, eles falam com trabalhadores com carteira assinada e sindicalizados. Ocorre que existe uma massa de desempregados e subempregados que não estão no guarda-chuva do petismo ou lulismo. A classe média é que se tornou o abrigo importante da esquerda ou melhor dos progressistas. Quanto ao fato das classes econômicas superiores serem de direita é fácil de explicar: eles querem manter os privilégios conquistados.
O ovo da serpente cresce com essas matérias.
Não tem como sairmos do obscurantismo polÃtico com reportagens como essa, que nitidamente não tem interesse nenhum em uma construção de conhecimento, apenas uma mera especulação. Mais do que um artigo futurista polÃtico, temos muitos outros assuntos polÃticos relevantes que precisamos construir e debater urgentemente.
O povo abrindo o olho e deixando de ser mu la de corrupto demagógico e homofóbico! Fora PT
O povo abrindo o olho e deixando de ser mula de corrupto demagógico e homofóbico! Fora PT e sua gangue
Cm o envelhecimento da população, a dependência do estado vai ser maior. Tenho minhas dúvidas se a esquerda vai perder força, pois está defende um estado maior. À direita clássica, não. Bolsonaro defendeu pautas conservadoras, mas não é um polÃtico que praticou um histórico de direita clássica. Vestiu mais o antipetismo da época.
"Mudança no perfil" = Piora na educação
Em tempo: " direita" = extrema direita
A direita está calçada no neoliberalismo, o carrasco que vai explodir o capitalismo. Ironia o capitalismo que Sempre teve pavor ao comunismo está morrendo apartir de suas entranhas. Ou alguém acredita que com a IA avançando não fica pior ainda para a ampla maioria???
O Brasil se desenvolvendo, a população se educando, obviamente irá deixar de lado essa direita retrógrada. É só apostar em cultura e educação e haverá uma queda grande nas hostes evangélicas fundamentalistas. Educação não combina com religiões.
Situa- se culturalmente no Nordeste, São Paulo/capital, Porto Alegre. Já o bolsonarismo está situado nos rincões atrasados do centro oeste, interior de São Paulo, Santa Catarina, Paraná.
Justamente o contrário. Basta ver onde situa-se, culturalmente, a massa dos eleitores da esquerda. A resposta vai de encontro a tua opinião.
Deus te ouça!
Eu não entendo como é possÃvel definir o PT como esquerda. Não chega nem a social democracia clássica. Parece mais o trabalhismo do Tony Blair. Em 10 anos da presidência não chegou sequer a taxar dividendos. Isso é esquerda? É bom calibrar a bússola ideológica.
Não se trata de esquerda ou direita, mais ou menos idade. A mÃdia, fator determinante nessa questão e ávida por enormes verbas publicitárias que a esquerda dá em troca de apoio, sequer foi citada. A informação (cultura) pesa contra a esquerda por conta da sistemática corrupção, crescimento do estado (37 ministérios) e gastos públicos acima da arrecadação, o que estamos assistindo de camarote. Fora dessa racionalidade, só sendo um fanático formatado para continuar apoiando descondenados e Cia.
A mesma FSP em artigo recente mostrou que 49% dos brasileiros tendem a esquerda e 34% Ã direita!!!!
A Direita, aquela porção da sociedade que sempre esteve no poder com seus lindos princÃpios: autoritarismo, concentração de renda, escravismo, latifúndios, privilégios para os abastados, a lei para a plebe, destruição do meio ambiente etc. Parabéns, brazucas, pela opção pelos donos de terras e dondonheiro, pelo atraso e pela destruição da parca democracia que vem sendo construÃda .
Uma contribuição. A direita foi formada devido os desvios e abusos da esquerda, indignada foi para as ruas, abandonou os Tucanos e é seguidora de um Maluco. Do outro lado um Descondenado Enganacionista Viajante que desde o movimento sindical enrola os pobres e alisa os poderosos. No Brasil o acaso fala mais alto. Enquanto isso a Terceira Via, dorme, não conversa e de novo vai se dividir em 26 ao acaso. C' est lá vie.
Não é o Brasil que abandonou a esquerda que finge gostar de pobres mas quer jatinho novo. Foi o mundo. Só aqui este papo de Matamos gente e roubamos banco porque lutávamos pela Democracia colou, e hoje em dia, só no cercadinho. O Haddad dizendo que o Mourão havia torturado o Vandré para ser desmentido ao Vivo na TV Gazeta é a prova disto (Youtube). Como dizia o Gabeira, lutávamos pela nossa dditadura, nunca pela democracia (Lá também). Conforme a escolaridade aumenta, vai sumindo aqui também.
Seu vô mito rea cionário chega a ser engraçado. Bro chanaro fez o pior desgoverno da história e vc se acha com moral para criticar o PT? Pois eu critico o PT pois nem toda a esquerda é petista. Votei no Lula como única opção para derrotar seu amado mi liciano mas não perco o senso crÃtico. E assim como nem toda a direita é ca lhorda como os bo zolóides, nem toda a esquerda é comunista.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
O milico heleno, quando ministro golpista bolsonarista, ameaçou o STF com golpe militar, agora, foi pedir ao STF pra não falar na CPI, a extrema direita bolsonarista, golpista, não é perigosa, pois é composta por ignorantes. Lula nunca foi esquerda. Bolsonarista acredita em comunismo, crentes ignorantes.
Com o avanço desenfreado da falta de boas escolas , cultura e empatia vem o jogo da direita evan×direita democrática e assusta...muito!
Muitos da esquerda citam aqui o Estado de Bem Estar Social Europeu. Eu concordo que seria um norte a ser atingido. O problema é: o modelo econômico que a esquerda brasileira pratica não é esse. A esquerda brasileira gosta do modelo econômico da Venezuela e da BolÃvia e não da Europa Ocidental. Os paÃses europeus oferecem saúde, educação, segurança, transporte, seguridade e previdência de qualidade para todos mas também possuem economias extremamente livres, bem ao contrário do Brasil.
Estão atrasados e não evoluiram na questão mais basilar. A democracia é a única saÃda. A democracia quando consolidada e ampla com participação popular irá chegar a um estado de bem estar social como a europa ocidental, é questão de tempo. Trabalhar com o capital é indispensável e impossÃvel vencê-lo por ora. A evolução democrática no Brasil foi interrompida e reino, GV e militares deixaram um Estado corrupto e o povo que ainda espera o Bom Rei a cada4anos. bem por ai Felipe.
Uma análise precisa, desta vez a Folha acertou. Crescente no campo polÃtico, essa direita se manifesta também no campo "cultural", com o sertanejo e o gospel. Aqui tem uma grande empresa, 80% dos funcionários votaram bonossauro cegamente, se fosse uma lhama, votariam do mesmo jeito.
Resumo do artigo: no brasil, direita é golpista. Esquerda é lulista. FSP ta precisando melhorar os argumentos
O brasileiro ficou esperto . Muito esperto . Doravante esses enganadores vão ter muitos problemas .
O milico heleno que fez uma nota, quando ministro, ameaçando o STF, falando em golpe de estado, agora pediu ao STF pra não falar na CPI, esses milicos golpistas bolsonaristas são apenas funcionários públicos, caros e imprestaveis, extremamente covardes.
O Brasil continuará a se desindustrializar. O imposto corporativo do Brasil é mais do que o dobro do das economias industrializadas. Não faz sentido manter uma indústria no Brasil. Isso vai continuar mudando o perfil dos brasileiros e nos fazendo ir para o interior onde nossa produção agro pecuária é muito competitiva.
Vamos voltar a idade média, após a Legalização das drogas, podemos ser um grande fornecedor.
Sem prejuÃzo para o fato de serem excelentes pesquisadores (porque são), os consultados ignoram o fenômeno de decantação do pânico moral que impulsionou a Direita em 2018 e 2022: para ficar em um exemplo, com 9 meses de governo milhares de evangélicos já superaram dezenas de fake news sobre temas que lhe são caros. Ao mesmo tempo em que os pesquisadores dizem que a religião e a renda não determinam inclinação polÃtica, é exatamente esse o exercÃcio que fazem para concluir que a Direita crescerá.
Na direita vimos tendências antidemocráticas com o Bolsonarismo golpista, fundamentalista e negacionista. Mas a esquerda brasileira defende modelos extremamente atrasados de gestão econômica e se alinha com ditaduras. Eu, sou liberal, e defendo sim direitos trabalhistas, educação e saúde públicas, mesmo assim sou atacado: o Brasil tem uma das economias mais fechadas do mundo, sem reformas não vamos crescer e melhorar a vida dos mais pobres. A esquerda quer repetir o desastre Dilma, não aprende.
Perfeito Felipe. Você expõe sua ideia e logo é atacado eu mesmo já o fiz e errei. Suas posições são respeitáveis. Na verdade as posições são respeitáveis desde que se traga algo construtivo a um debate, por isso leio a folha e gosto dos comentários variados e sai de todas mÃdias digitais eis que dirigidas e encerram a cabeça do ser tornando-a blindada. Para mim vejo que não temque se tolerar somente os intolerantes, aqueles que defendem a quebra da liberdade de expressão, que defendem ditaduras.
Não tem nada de novo o brasileiro votar em inutilidades polÃticas. Nossa história eh povoada de eleitos conservadores (religiões e militares sempre envolvidos) . Bozo foi só mais um. Mas em tempos de internet, a doença se espalha mais rápido. Mas também se desfaz rápido. A marca constante eh o atraso .
Não os vejo como conservadores viola, mas antes como retrógados. Querem trazer de volta velhos preconceitos, igrejas na vida pública a incansável corrupção desde o nascimento do Brasil e a hipocrisia pois eles mesmo não acreditam nisso. Conservador no Brasil é quem chega no poder e logo se imiscui na extrema corrupção se aliando a Elite polÃtica e econômica.
Não tem nada de novo o brasileiro votar em inutilidades polÃticas e corruptos oriundo desse meio. A prova é um descondenado na presidência. Faltam neurônios aos brasileiros.
E a esquerda com seus impostos sindicais, estatais e alinhamento com ditaduras representa o progresso?
A única maneira de evitar o avanço da direita é censurar as redes sociais e prender de forma exemplar qualquer um que se manifeste contra o sistema, o mecanismo.
A humanidade evolui em ciclos, sempre que anda dois passos volta um e as vezes mais, nos ideais liberais do Iluminismo, movimento intelectual Iluminista defendia ideias como a igualdade de todos os homens perante a lei e o combate à sociedade de privilégios e anos após a revolução os conservadores voltam. Nos EUA elegeram um preto e após vem a resposta num grito de ódio que chega ao Brasil. FamÃlias patriarcais, religiões preconceituosas e fisiológicas e preconceitos é um retrocesso, mas passa.
Ainda vale a pena ler a folha por causa de comentários como esse, que são mais cientÃficos do que os da reportagem. Obrigado, prof Martins.
Verdade Viola, mas os houve avanços. Se hoje podemos escolher ir a uma igreja, se ateu, criticar, Se hoje podemos votar e nos expressar, Se tivemos liberdade de expressão e dai acessos a obras libertadoras que nos faz pensar como karl, kelsen Kant, Darwin. Tudo numa evolução lenta. O Liberalismo (não o economico isso é capitalismo selvagem) foi a maior revolução social da história e hoje é base de toda democracia com bem estar social(europa ocidental) independente de qual linha vença as eleições
Até esse 'iluminismo' foi instrumentado pela burguesia que aproveitou a onda , rapinou os nobres e se instalou no poder republicano . O povão mesmo tá sempre olhando pelo lado de fora.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Mudança no perfil dos brasileiros impulsiona direita e desafia esquerda Voltar
Comente este texto