Você viu? > ABL: Daniel Munduruku acusa Krenak de traição em disputa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Impressionante como os sentimentos e atitudes humanas são universais. Essa academia é uma grande farofa e uma enorme mamata com dinheiro público. Krenak difunde a aura de salvador da humanidade, mas não sai do óbvio, enquanto o munduruku folcloriza a cultura indÃgena para emplacar numa das piores novelas que a TV Globo já produziu. Nenhum dos dois é grande coisa como intelectual. E o pior: enquanto Munduruku se mostra um resssentido, Krenak tem ares de soberba. Que atmosfera mesquinha!
"Nenhum dos dois é grande coisa como intelectual". Se vê bem q o "especialista" em pensamento e literatura indÃgena conhece da obra de ambos.
A ABL foi criada por Machado, tem hoje Gil e Fernanda Montenegro entre seus quadros, porém é uma instituição rançosa, com muitos pseudo-intelectuais e bachareis, conduzidos hoje por um Merval Pereira. Tenha dó na cafonice e na presunção vazia, ainda com o fardão português. É uma vergonha essa briguinha, e o Krenak é incensado pelas redes, como escritor produz auto ajuda com verniz ambientalista. Os territórios sendo destruÃdos e os dois brigando por questões frÃvolas de brancos estupidificados.
Eles que são Ãndios que se entendam.
É uma visão romântica, quase como o mundo de Pollyanna, achar que os indÃgenas são melhores em caráter e costumes do que nós, ditos civilizados. Taà o sumo exemplo, verdadeira "Fogueira das Vaidades", à feição do livro de tÃtulo homônimo. Tudo para ingressar nas fileiras de uma academia que já não apresenta o brilho da era machadiana. Veste também o fardão o senhor Ribamar Sarney, com seu "imponente" "Marimbondos de Fogo". Tenho dito.
Daniel Munduruku merece esta vaga, caso a opção seja por um indÃgena. Sua trajetória na literatura e em defesa da democracia corroborariam a minha escolha, caso eu fosse apto a votar.
que pena, ficou ruim pros dois. estão envenenados pela vaidade e pela ilusão da celebridade pelos quinze minutos de fama. mais vale o dito de groucho marx: não entro para um clube que me aceite como sócio.
Krenak é de uma arrogância que não cabe nele, mas infelizmente com essa puxada ele deve levar.
Meu candidato a uma vaga na ABL é o Chico Buarque de Holanda.
Respeito os dois, em que pese o desentendimento de ocasião. Qualquer um deles terá sido uma boa escolha para a Academia.
Muito baixa essa reportagem da Folha, completamente desnecessário, visa queimar a excelente imagem de ambos. Krenak é uma pessoa extremamente capaz, vai ser genial ele na academia.
O Krenak é bom de conversa, com ele não haveria chá das cinco tedioso. Seus livros são transcrições de suas palestras. A história do seu ativismo, incluÃdo o discurso na Constituinte, é valiosa. Mas a entrevista acima não foi simpática aos acadêmicos; talvez por isso mesmo mereça estar lá: é a mesma autenticidade que o acompanha desde sempre.
Qualquer um dos dois engrandece à academia.
Â… Ãndio chegou trazendo novidade, Ãndio trouxe o cachimbo da paz …”
Dizem que a próxima vaga na ABL é da Anita.
Vaidades... Lamentável
Vaida des. ... Uma pena. São tão.poucos e ainda se desente ndem.
Inacreditável! Ou não... Eis aà mais um exemplo de que os membros de grupos minoritários não são super-humanos morais, não são melhores nem piores do que ninguém; eles são humanos como os demais e sujeitos à s mesmas paixões, desejos e defeitos. A não ser que se considere que o Ãmpeto de competição por uma vaga na decadente, insÃpida, insignificante e desnecessária ABL seja mais uma perversão capitalista imposta aos povos originários pela pérfida civilização ocidental branca e cristã...
Caro Júlio, perceber ironia em textos de internet é superdifÃcil. Entonações de voz não podem ser percebidas, por óbvio. Para demonstrar uma ironia, existe o recurso por meio de uma sigla: sqn. Abraço!
Para concluir, acho que, ao invés de competir um contra o outro, Krenak e Munduruku deveriam conversar e verificar qual dos dois tem mais chance de ser eleito. Esse seria apoiado pelo outro, que aguardaria a próxima disputa para tentar vencer também. Mas é só uma sugestão.
Prezados Miguel e Joel, meu comentário é irônico e se dirige aos desavisados que acham que toda a maldade do mundo é fruto da civilização "ocidental branca cristã macha hétero e cis". Parece que vocês dois não frequentam muito a Internet e as redes sociais e por isso estão um pouco alheios à s discussões "importantÃssimas" que rolam por lá. Sorte sua. Eu gostaria de ter o superpoder de "desler" e "desver" certas coisas.
Júlio, você igualou os Ãndios aos demais humanos para, em seguida, desdizer tudo o que tinha dito anteriormente, com a expressão "pérfida civilização ocidental branca e cristã". Ser branco ou cristão não é defeito (não sou suspeito para falar isso, pois sou pardo). Somos todos da raça humana: temos o mesmo DNA. O repúdio à eugenia é uma via de mão dupla: vale para todos.
Seres humanos são seres humanos, Júlio. Como você mesmo diz no seu comentário, "sujeitos à s mesmas paixões, desejos e defeitos". Uma coisa é reconhecer todos os danos causados pelos séculos de colonialismo e escravidão (e fazer o melhor possÃvel para tratar das inúmeras sequelas). Outra, muito diferente, é endeusar pessoas pertencentes a grupos historicamente oprimidos como se elas fossem obrigatoriamente perfeitas. Gosto muito do protagonismo dos dois, mas, enfim, são seres humanos.
Sinceramente esses dois ambientalistas não deveriam se desentender por uma instituição elitista, velha, decadente e retrógrada como a ABL, presidida por Merval Pereira, uma nulidade literária que fez a vida escrevendo artigos de quinta no Globo apenas para fazer a pior a polÃtica possÃvel, entreguista e de subserviência nacional.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Você viu? > ABL: Daniel Munduruku acusa Krenak de traição em disputa Voltar
Comente este texto