Hélio Schwartsman > Prêmio Stálin Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
O jornalista HÉLIO SCHWARTSMAN é corajoso e tem razão. Estou enojado daquele jornalismo alisador de gado como, por exemplo, temos na Globo News (salvo honrosas exceções).
O meu prêmio Stalin vai para a Folha de São Paulo.
Meu comentário foi recolhido pela censura prévia da FSP. Espero que não demorem a devolvê-lo, porque, como já demonstrei antes — e ninguém ficou sabando kkkk — a censura prévia (como a antiga) se caracteriza por ser inócua e bu-r-ra.
O Silêncio salvador, ou o medo silenciador? O mesmo medo que, na avalanche cÃvico-congressista-militar e midiática que varreu o paÃs desde o impedimento até a posse de Bolsonaro, fez com que o STF transigisse na interpretação da Constituição e convalidasse a prisão em segunda instância contra a clareza do texto constitucional? Pois é. E quem diria que PT & Lula, devastados no linchamento cÃvico-congressista-militar-midiático naquele momento, seriam os salvadores da pátria contra o golpismo?
Falou a advogada dos velhos que co--mia am a empregada!
???!
A despeito de gostar ou não do governo Dilma, 2016 foi um golpe.
Arthur, a Dilma foi julgada pelo Congresso e impedida. A regra constava da lei que foi usada. Lembro que o mesmo congresso que a cassou, foi o mesmo que a apoiou no passado em seus quase dois mandatos. Se a lei está incorreta é só mudá-la. O atual governo tem a maioria no congresso, assim como o passada também tinha.
O Demétrio Magnoli ganha fácil de todos indicados.
Ôôô, meu caro, chama o Mano Hübner - excelente curador do JuspornAwards - pra criar o Stalin Prize, pô. Haras & Toffee hors concours, por óbvio.
A disputa pelo prêmio Stalin é acirrada, mas concordo que o Toffoli está um corpo à frente. A não ser que ele tenha sido irônico, e que tenha sacaneado o Aras, mas ninguém entendeu. Sua tese sobre a força do silêncio no contexto é algo assim como a coragem da fuga.
A ideia do Prêmio Stalin é ótima e muito coerente. E para completar, que tal resgatar um concurso dos anos 60, o velho e sempre atual FEBEAPÃ, criado por Sergio Porto, o Stalislaw Ponte Preta?
E o Troféu Estultus Maxima vai para Bolsonaro e sua trupe mambembe de sicofantas e milicos de poucas luzes. Deo Gratia!
Foi inacreditável a fala de Tofolli, como se o silêncio, ou melhor a total omissão do Sr. Aras tivesse contribuÃdo positivamente para o descalabro que o regime bolsonariano impôs a este triste paÃs. É justamente (como Hélio disse acima) o oposto, graças a inoperância da PGR é que chegamos perto de perdermos nossa democracia.
Bolsonaro foi tão longe como presidente do Brasil, porque há uma legião de velhos, daqueles que co---mia a empregada, que simpatiza com o capitão!
Velhos, mulheres, domésticas. A incapacidade de formular argumentos sem usar metáforas ofensivas a parcelas importantes da sociedade. Prêmio Ignóbil de comentarista.
Golpe parlamentar o nome correto do impeachment da Dilma. Errou na condução da economia e não tinha um Aras, um Arthur Lira na Câmara ( tinha o "impoluto" Eduardo Cunha) e se deparou com uma mÃdia doida pra demonizar o PT e emplacar o seu sonho de consumo que era tucanizar de novo o Brasil, tudo somado deu na instrumentalização da suposta pedalada para justificar o impeachment. Quanto ao Toffoli concordo, defender o bolsonarista Aras francamente!
Ótima análise!
Gosto de Toffoli, mas desta vez errou e muito, muito feio.
Falou Hélio Schwartsman, o dono da verdade, senhor do bem e do mal. Sempre de forma simplória ele traça seus vereditos condenatórios e sem direito ao contraditório. Seguindo nessa mesma saga por ele desbravada, se algum filantropo criar o prêmio Goebbels, meu voto vai para Schwartsman.
Caro Paulo César, pareces vendedor da Folha .
Qualquer um pode fazer o contraditório ao Hélio neste espaço aqui, inclusive Tofoli e Lula. Basta assinar a Folha.
Tem que dar um prêmio Nobel para Dilma que descobriu a Mulher Sapiens.
Quem cassou a ensacadora de vento foram os milhões de brasileiros que foram às ruas exigir a restauração da moralidade e da competência na condução do governo. Os deputados votaram sob pressão de seus eleitores, muitos contra vontade. O maior beneficiado pelo impeachment foi o PT. Se a Dilma continuasse mais um pouco o descalabro, seria banido da face da terra. Bendito impeachment e bendita tentativa de dar nova roupagem aos trapos do desgoverno Dilma.
Qta bobajada que ela ouviu e acreditou!
Esse é o sonho de todo direitista: banir o PT da face da terra, como disse uma vez o polÃtico reacionário de Santa Catarina, Jorge Bonhausen . Mas só que tem uma coisa chamada eleição na democracia e eles ficam furibundos com isso, alguns até tentam golpe e acusam as urnas eletrônicas de fraudadas. Só que em decorrência do tal do voto, coisas da democracia, a população cisma em fazer o PT voltar ao poder. Por que será?
Concordo em quase tudo no tÃtulo exagerou na dose para qualquer um .
Meu voto vai para Hélio Schwartsman. Ninguém o supera no quesito " contar história à sua maneira". Mais tendencioso e reacionário impossÃvel
"... Mais tendencioso e reacionário impossÃvel..."???, você acredita nisso???
Perfeita a análise. Parabéns ao jornalista
Muito criativo e verdadeiro.
Mas nessa coluna ele se superou. Brilhante!
Nem sempre tenhos as mesmas opinioes q o schwartsman, mas ele escreve com uma clareza impar
Hélio, é preciso instituir um prêmio para os polÃticos que mais falam sandices, embora já se saiba, de antemão, que a final seria entre Bolsonaro e Lula. O Guia InfalÃvel de Garanhuns associou agora beleza não á simetria e/ou delicadeza de formas fÃsicas e espirituais, mas a não usar cadeira de rondas e andador.
Meu voto vai para os passadores de pano aqui da turma fos comentarios. O redbanho ganha facil
Kkkkkkk, sensacional! Deveria ter várias categorias, incluindo melhor ator e ator coadjuvante!kkkk Uma disputa acirrada, que explica muito, muito mesmo, o comprometimento moral das tristes figuras. Uma peça com atores tragicômicos, berrando democracia de um lado e manipulando de outro. Só não concordo com a indicação pois esse está há pouco tempo nessa desfaçatez. Já o outro…
Pois então, aqui vai um viva à nossa democracia! No entanto, vamos ser claros, temos "gente demais" em nosso Executivo, Legislativo e Judiciário que são incompetentes, despreparados, falsos, oportunistas, amigos, parentes, sócios, compadres, etc., etc., etc., que só querem é "se arrumar". E o povo que "se expluda", como dizia "Justo VerÃssimo". Um justo e merecido VIVA ao saudoso Chico AnÃzio. Que tanta falta nos faz! Homem verdadeiro! Pobre Brasil!
Sucinto o artigo de Helio Shwartsman. Melhor não disse nada apropriado nem aproveitável.
????
Como im ministro de uma corte suprema pode ser tão despreparado assim?
Alguém poderia instituir um Pulitzer de gado, chuvartismam sai na frente.
Kkkkkkk
Schwartzman, pelo amor de Deus! Prémio Stalin!! Vc está forçando a barra de uma forma indecente. Vc já justificou e apoiou na época o impeachment da Dilma porque ela perdeu o apoio do Congresso, como se estivéssemos numa democracia parlamentária europeia, o que é um absurdo conceitual. Seja um pouco autocrÃtico antes de usar tÃtulos exagerados.
Meu voto vai para o PSDB e para os que o apoiam na falácia por dizer que o primeiro mandato de Lula foi, na verdade, de Fernando Henrique e segundo mandato foi de Dilma, que nem se cogitava como candidata e nem havia sido eleita...
Meu prêmio vai para o PSDB e os q
Foi golpe parlamentar e o helio sabe. Se existiu pedaladas é irrelevante já que todo governo de todos os três nÃveis usaram esse recurso antes e depois de Dilma. Agora, esse tofolli realmente é um ministro muito fraco a ponto de se alinhar ao governo da vez sem constrangimentos. Uma vergonha superado apenas por cassio e mendonça.
Não sou petista,votei em Lula pela democracia. Mas é incrÃvel que esse jornal , em particular também agora esse articulista, procuram sempre alguma fala descolada do Presidente - sem maiores consequências concretas - para atacar um governo em luta para a reconstrução econômica e civilizatória do paÃs. Não pense que com isso encontrarão a desejada terceira via. Esta já existe com o arco politico que venceu a última eleição. Temo que a mÃdia venha a eleger um sucedâneo do inominável.
Concordo contigo O atual governo Lula é sim o governo da terceira via. Juntaram-se partidos de esquerda, centro direita e centro esquerda para poder governar. Viúvas do finado PSDB vivem criticando o governo, porém o partido escolheu se unir à extrema direita nas últimas eleições.
Pronto ! Outro campeonato ganho por Lula, o Inocente Confortável! O campeonato das "frases descoladas"...
"Mais Bretch e menos Odebrecht"!
E a folha segue a passos largos no caminho do prêmio Veja/Abril.... só que de "abriu" só tem o nome... vai fechar e deixar desempregados esses "jornalistas" que vomitam essas bobagens tipo "prêmio Stalin". Cara, concordo que seja criado o prêmio. E seja dado a um pelotão revolucionário que vai varrer os fasc ist as da terra. Para essa gente que apoia a Ucrânia em nome da democracia ou que acha que Lula é de esquerda o prêmio é outro. Acho que Muar do ano seria mais adequado....
Contrariar Lula I,II. e III ? Quem há de ?
Ataca o Bozo mas defende a ação dos Tucanos. Espertinho, pra não levar paulada do leitor.
Quanta censura da Globo, aff !
Proponho o prêmio Goebbels de comunicação, indicando Hélio Scwartsman, representando a Folha, para a primeira edição. Precisaremos de edições semanais, talvez.
Concordo com o prêmio, mas mantenho os indicados do Hélio, kkkk, mesmo apesar da pouca originalidade dos nazistas ao utilizarem a metodologia marxista-lenilista de manipulação de massas.
Hélio é judeu por etnia. Associá-lo a Goebbels... Cuidado, amigo. Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.
Sem aplaudir Stalin e seus crimes, mas lembro ao Schwartsman que ele foi importante na derrota dos nazistas.
Uai João, ele só falou a verdade.
O articulista tem plena razão...O sr.Toffoli , que sequer deveria ter sido nomeado ministro, dados os seus precários conhecimentos jurÃdicos( só no Brasil que um reprovado duas vezes em concursos da Magistratura assume um cargo na corte suprema) sempre foi leniente com a corrupção e ao afagar um PGR que atuou como "advogado' e protetor de um dos piores presidentes da historia da República, demonstra seu sabujismo, incompetência e pior , falta de caráter!
Aponte onde o articulista errou?
A verdade incomoda, não ?
Ai de quem ousa macular a sacrossanta figura de Painho!
Quando a realidade surge eis que os passadores de pano do PT surgem também.
Sinecuras, quis dizer.
Seu João, sabemos que quem deu o golpe foi o judiciário, temendo a perda das sincuras, reabilitou Lula. Não sou bolsonarista ne lulista. Melhor: nenhum dos dois Ãcones do atraso merecem a confiança dos lúcidos.
Mas, só tem esses candidatos e todos do governo? Nenhum mais?
O que o Hélio faz se chama estetização da polÃtica. A história está cheia de exemplos de quando as elites intelectuais do liberalismo destroem a polÃtica abrindo espaço para outsiders como Trump, Bolsonaro, Milei, Hitler etc. Ele não é o único que faz isso. Estão espraiados em todos os grandes jornais. Depois fazem de conta que não ajudaram parir o inelegÃvel et...cat..
Marcos, ler livros de História faz bem, um pouco de teoria polÃtica também.
Dalton, está no subtexto, a começar pelo tÃtulo.
Vamos a tal de estetização: Lula 01 mensalão e Petrolão, Lula 02 Petrolão , Dilma segunda maior recessão. Resultado: Bolsonaro. Sem contar os inúmeros superfaturamentos de hidrelétricas, empréstimos do BNDES aos paÃses amigos.
OK. Mas nos limites do texto da coluna, o que não é verdade ?
Só Lula é perfeito ! Toda unanimidade é Lula!
Tem n candidatos eméritos na história recente.
Penso que na disputa do Prêmio Stálin o não juÃz, Dias Toffoli, é imbatÃvel.
Seria bom o colunista se ater aos fatos, o TCU disse que as pedaladas não existiram. Talvez ele ignore tal fato por conveniência
Porém, Dalton, isso jamais seria motivo para impeachment. Foi golpe parlamentar sim, é você sabe disso. Mas se finge de inocente por conveniência.
Quem tem a competência institucional para instruir e julgar um processo de impeachment é o Senado Federal. O impedimento de Dilma foi instaurado regularmente, presidido pelo Presidente do STF, cumprindo o preceito constitucional do Due Process of Law. O TCU não tem, legalmente, o direito de meter o seu bedelho.
O problema é que efetivamente existiram, tal como admitido pela própria autora.
A disputa é acirrada. Voto no presidente.
Se for o Bozo, voto também!
Não há dúvida! Painho é competidor de respeito!
Eu voto para o largo de são Francisco que produziu estes e outros, acho que faltou alguma matéria no curriculun.
Sim, do largo saem essas sumidades que controlarão o PaÃs via puxadinho (Congresso Nacional).
É triste ver jornalistas se vendendo por tão pouco.
Ah tá ! Para a Odebrech, por acaso ?
E logo surgem os defensores intransigentes de Lula para passar pano no cacique.
Se vendendo para quem cara pálida?
Com essa, Helinho ganhou estrelinha dourada do patrãozinho Frias e garantiu mais um tempo de emprego. Vacas magras , né? Reinaldo Azevedo que o diga. Mas este tinha coragem. Né, Helinho?
A verdade, de fato, incomoda.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Prêmio Stálin Voltar
Comente este texto