Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. paulo werner

    Ninguém tá entendendo nada! ninguém me entende! Os grandes mestres não entenderam! Os muito inteligentes não entendem! Eu? Eu entendo!

    Responda
  2. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Literalmente um olhar de vanguarda. Só precisamos refinar a percepção.

    Responda
  3. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Literalmente um olhar de vanguarda. Só precisamos refinar a percepção.

    Responda
  4. José Cardoso

    Encontrar a chave da riqueza (e da pobreza) das nações é um desafio desde o livro do Adam Smith. Um fator é a extensão do mercado. O mundo anglo saxão, com UK, Austrália, Canadá e EUA, com sua grande população e extensão territorial, partiu na frente usando essa vantagem. Os que conseguiram se integrar, como EU, Japão, Coreia e agora a China, também enriqueceram. Na contramão extrema está a Argentina, que ficou isolada dessa grande engrenagem produtiva, apesar das riquezas naturais e educação.

    Responda
  5. Tadêu Santos

    Querida Deirdre Nansen Mccloskey, todas novas tecnologias são criadas pela ganân.cia do liberalismo (ASmith) com intuito de ganhar mais dinheiro, ou seja, ter mais lucro custe o que custar ou se apoderar da ingrata "mais valia" apontada por Marx. O governo Lula da Silva tenta priorizar o fator econômico com o social, mas não será tão fácil como nas gestões anteriores...em decorrência da oposição de ultradireita surgida no mandato anterior...!!!

    Responda
  6. Vito Algirdas Sukys

    Jorge Caldeira em "HIstória da Riqueza no Brasil", referindo-se aos grupos Tupi-Guarani, diz: "derrubava-se a mata, queimavam-se as árvores caídas e plantava-se no terreno. Em poucos anos, diminuía a fertilidade do solo e o grupo saía em busca de outro trecho de mata nativa". Usavam machados de pedra os visitantes inesperados trocaram o pau-brasil por machados de ferro. João Ramalho foi o primeiro empreendedor brasileiro ao ganhar dinheiro com a nova tecnologia.

    Responda
  7. Alexandre Assis

    É um anúncio publicitário de livros?

    Responda
  8. Francisco Blazquez

    Este texto deve ter sido (mal) traduzido de um texto em inglês. A tradução e a redação são tão mancas que fica difícil entender. O português dos comentários não é muito melhor. Em relação ao conteúdo, o fato é que o mundo está mais rico, embora a diferença entre pobres e ricos se mantenha pouco alterada. Apenas que os mais pobres são menos pobres que eram há cem anos. As fontes estão na internet.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Então, daqui um bilhão de anos teremos equilíbrio com todo humano c/condições dignas de vida no modelo liberal. Isso é termodinâmica. Nesse ritmo, entretanto, a humidade se extermina muito antes em desigualdades/guerras. O estado precisa, sem intervir, tornar a economia distributiva usando todo instrumento disponível (legislação de prev e trabalho, de tributos e finanças, invest. em ed e saúde) para atingir o equilíbrio antes. Isso é cinética. Desculpe o português, imortal da ac. bras. de letr

    2. Gilberto Rosa

      Sim, estamos melhores do que os neandertais. A miséria extrema existe e os ricos estão como nunca antes. Vale ver os dados levantados por Piketty, que evidenciam o absurdo acumulo de fortunas com a estagnação da renda do trabalhador médio. Voltamos a era pré guerra mundial, gigantescas disparidades, o que possibilitou a chegada de figuras como Hitler e Mussolini. A disparidade foi reduzida no pós guerra, com o aumento de impostos dos mais ricos, gradativamente desmontado pelo neoliberalismo.

  9. armando moura

    Nova tecnologia foi, em boa parte, provocada por necessidades de superação em possiveis guerras. Assim veio a internet satelites etc. A fechada Russia foi a primeira a colocar um homem no espaço e a China, liberal até onde convém, tem um elemento eletronico em cada maquina feita no liberal ocidente. O que destrói as chances de um mundo menos desigual e sustentável, chama-se neoliberalismo, sem regras para os poderosos não perderem tempo e dinheiro para dominar e fazer mais dinheiro.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      A China não é liberal. Inexoravelmente uma economia de mercado, de capital, mas não liberal em nenhum sentido. O liberalismo economico é o capitalismo selvagem e foi ultrapassado há tempos. O liberalismo que é a base de toda democracia moderna está longe da China eis que uma ditadura que beneficia a uma coorte sem liberdade de expressão. O Capital ainda não tomou o poder lá, questão de tempo, vide história.

  10. Aderval Rossetto

    Egoísmo norte-ocidental absurdo! Sendo apenas três por cento dos humanos, temos vinte por cento das terras agricultáveis ainda não exploradas do planeta, e na Amazônia, e a população mundial crescerá por próximos quarenta anos. A digníssima esquece que os pobres de amanhã e no hemisfério sul precisarão de comida? Não existe terra parada no Brasil, mas humanidade sem poder de compra.

    Responda
  11. Cristiano Jesus

    Essas análises baseadas em relações causais binárias são reducionistas, e valem somente, com ressalvas, nas ciências naturais - é importante lembrar a advertência de Popper que dizia que toda teoria científica é insuficiente e temporária. Em outras áreas, penso que a dinâmica de sistemas complexos nos dá um norte mais realista. Em vez de causas diretas, falamos de tensões que provocam reações. Liberalismo, tecnologia, riqueza, são variáveis de relações não determinísticas.

    Responda
    1. Samuel Rocha de Mello

      A Profa Deirdre também leciona História! Não houvesse Karl Popper feito essa advertência, quem conhece História supostamente sabe que do fim do século XVIII até nossos dias, o pensamento filosófico mudou em nossa cultura, e com ele as ciências, e delas, as possíveis tecnologias. Mas a economia de Deirdre, e principalmente o liberalismo dela, ao que parece permanecem em Adam Smith e em Locke, e Hume etc. Dá prá desconfiar de forças políticas que tentem manter uma situação de poder.

    2. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

      Perfeito. Depois que os econofísicos a dominaram, a economia nunca mais será a mesma!

  12. Joao Cantarelli

    Mais um artigo interessante da professora McCloskey. Precisamos de mais autores como ela na Folha e quanto aos textos, que sejam melhor classificados. O dessa semana foi parar no Tópico: Tecnologia.

    Responda
  13. Gilberto Rosa

    O liberalismo levou ao caos climático. Sem um estado forte que trabalhe pelo bem da população e regule e bilionários liberais, podemos chegar ao fim de nossa existência. Pessoas como está senhora, são responsáveis pelo estado atual em que nos encontramos.

    Responda
  14. Gilberto Rosa

    Sim, não fosse o liberalismo a roda e o fogo não teriam sido descobertos e usados pelos humanos. Que associação mais estapafurdia. Ela poderia explicar porque razão os Estados Unidos depois do neoliberalismo implantado á partir de Reagan, ocasionou uma crescente disparidade entre ricos e pobres, como muito bem levantado por Piquetty. Infelizmente esta senhora se aposentou antes de se atualizar sobre os efeitos do liberalismo, tão propagado pela sua escola de Chicago..

    Responda
  15. Cleomar Ribeiro

    ... valeu e obrigado pela conversa!...

    Responda