Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ana maria gomes

    Chega a ser cômico de tão ridículo. A pessoa vai ser punida porque não conseguiu suicidar? Pra ela aprender a fazer direito na próxima vez? A nossa sociedade está doente, o espírito punitivista que adquirimos nos últimos tempos, tem pregado o olho por olho, gente que pra mostrar que um assassino não presta, se torna um, gente que tem ódio de ladrão mas não perde uma chance de roubar,.. Não sei onde isso vai parar!!!

    Responda
  2. Cláudia Aciari

    Quem se suicida tem alto grau de depressão. E nem toda depressão consegue ser tratada com remédios e terapia, tem a depressão refratária. Então, nunca deve ser considerado crime quem se suicida. Nem entendi porque a folha veio com este assunto.

    Responda
  3. José Eduardo Campos

    Uma pessoa suicida tem sofrimento tal que não suporta viver. Essa pessoa precisa de amparo, ajuda. Criminalizar é dobrar seu sofrimento, ou talvez, gerar nele desdém e até deboche dessa lei, pois ninguém pode pará-lo (la) apenas por proibir

    Responda
  4. Emanuel Mello

    Deveria ser crime. Falo isso pelo transtorno que essas pessoas causam aos doentes e trabalhadores da saúde nas urgências desse Brasil. São os pacientes que mais fazem barraco. No mínimo, deveria ser cobrado uma multa.

    Responda
    1. Emanuel Mello

      Não todos os doentes, apenas os com lesões autoprovocadas

    2. jose fernandes de lima junior

      Qualquer tipo de doença causa transtorno aos profissionais de saúde e aos familiares do paciente. Pela sua ótica, todo doente deve ser penalizado? Não faz o menor sentido isso.

  5. José Eduardo Campos

    Uma pessoa suicida tem sofrimento tal que não suporta viver. Essa pessoa precisa de amparo, ajuda. Criminalizar é dobrar seu sofrimento, ou talvez, gerar nele desdém e até deboche dessa lei, pois ninguém pode pará-lo (la) apenas por proibir

    Responda
  6. Jose antunes

    Acho interessante prender um cadáver apos suicídio. Uma congelador dentro de uma cela com o condenado dentro seria interessante. Se è crime que prenda o cadáver !

    Responda
  7. Jose antunes

    Depois de Bolsonaro presidente nada é impossivel nesse país ( contra mascara, contra vacina, contra STF, contra tudo essa Anta corrupta). Agora è vê lo atras das grades no minimo 20 anos.

    Responda
  8. Jose antunes

    Depois de Bolsonaro presidente nada é impossivel nesse país ( contra mascara, contra vacina, contra STF, contra tudo essa Anta corrupta). Agora è vê lo atras das grades no minimo 20 anos

    Responda
  9. Jose antunes

    Depois de Bolsonaro presidente nada é impossivel nesse país ( contra mascara, contra vacina, contra STF, contra tudo essa Anta corrupta). Agora è vê lo atras das grades no minimo 20 anos

    Responda
  10. WAGNER DE CARVALHO GARCIA

    Suicidio e um transtorno mental que deve ser combatido. E um crime contra si e que haverá consequências espirituais para quem os comete.. O dom da vida e uma graça que Deus nos concede, e somente ele sabe a nossa hora de partir para outras vidas.

    Responda
    1. WAGNER DE CARVALHO GARCIA

      Quaisquer problemas que alguém por pior que seja não justifica o suicidio. Com certeza estes que o assim fizeram, complicaram ainda mais seus problemas. No meu entendimento, quando “ morremos”, na Terra, seu espírito ( alma), não morre e leva todas as virtudes e defeitos que cada um realizou. Deveriam pensar como Deus seria injusto, com pessoas que nascem deficientes, outros com saúde, bonitos , ricos , tudo tem sua razão de ser. Só a reencarnação explica isto.

    2. jose fernandes de lima junior

      Não é transtorno mental. É um sofrimento pessoal, é uma questão de saúde mental. Que pode ser causado inclusive por outras pessoas através de bulling , assédio moral, pressão no trabalho, pressão financeira e até mesmo por outras doenças. Portanto trata-se da vítima e não do criminoso.

  11. Julio Louzada

    Por incrível que pareça a criminalização do suicídio só prospera em alguns países pelo impacto patrimonialista que tem. Em se tratando de um crime, qual a pena seria imposta ao criminoso? Interdição? Será aceito um testamento de alguém que cometeu o crime de suicídio? Pensem nisso e entenderão porque este tema tem tanto apelo.

    Responda
  12. ROSANGELA SILVESTRIN

    Crime mesmo e deve ser punido é promover a desigualdade social, que é a grande causadora da insegurança e da violência e também da falta de acesso das pessoas à tratamentos psicológicos e psiquiátricos, que poderiam evitar que a pessoa sofresse tanto a ponto de chegar a este extremo.

    Responda
  13. Ivone Patelli

    Suicídio não é crime e sim um grito de socorro não acolhido. O ser humano que atenta contra própria vida precisa de acolhimento, tratamento, medicação, terapia e acompanhamento. Depressão não é brincadeira e nem frescura.

    Responda
  14. Jorge Carlos Reiners

    Comer em demasia, fumar 3 maços por dia, beber diariamente, ultrapassar sinal vermelho em altas velocidades é uma forma inconsciente de suicídio.

    Responda
  15. Ricardo Machado

    É impressionante saber que 20 países criminalizam a tentativa de suicídio. Quem resolve por este ato extremo não precisa de julgamento e sim de tratamento. O suicida, em geral, é pessoa com quadro de depressão crônica, doença que assola a humanidade nos dias atuais. E quem estas leis afetam: os pobres, miseráveis destes países que, em sua esmagadora maioria, foram colônias da França e da Inglaterra.

    Responda
  16. lenise de souza ferreira

    Como vai punir quem faleceu ? E se sobreviver ter que ter tratamento , não condenação .

    Responda
  17. ALEXANDRA GOBATTO

    Acredito que a punição acontece a partir de um julgamento onde se aponta um culpado, o criminoso. E, claro, todo criminoso lesa uma vítima. No caso da tentativa de suicídio, a vítima também é o criminoso. Então, não se pode punir o criminoso sem que pese sobre a vítima, uma nova sobrecarga, grande e injusta. Há , então, de se ter um outro olhar sobre isso. Olhar acolhedor, primeiramente, e de tratamento médico hospitalar. Não há outra forma, na minha opinião .

    Responda