Mirian Goldenberg > A arte de amar na bela velhice Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Mirian, um beijo um abraço e um aperto de mãos. Sim sim, parabéns uma vez mais por esse texto!
Fico muito muito feliz Rui
Obrigada, Miriam. Você nos inspira a não descuidarmos das relações com os mais velhos, sejam parentes, amigos e/ou desconhecidos que cruzam nossos caminhos. Missão importantÃssima no mundo moderno.
Que lindo, Aline. Sempre juntas
Hoje vejo meus filhos seguirem as suas vidas, em outro paÃs, e mesmo ainda não sendo idoso (estou quase), finalmente consigo imaginar o que minha mãe sentia quando eu não ia nos nossos jogos de baralho durante a semana. Se eu pudesse voltar no tempo....
Se eu pudesse voltar no tempo
A Mirian nos ensina muitas coisas. Com ela, aprendo até a envelhecer.
Que lindo Filipe
Viva a juventude. Velhice é phueda de suportar.
Em 22 de janeiro de 2022, o mestre zen budista Thich Nhat Hahn faleceu mas Thay (seu apelido) deixou ensinamentos que vão ao encontro do que a Mirian (agora escrevi certo). Enquanto o monge destaca habilidades como escuta atenta, fala amorosa, coragem de renunciar à violência. Já a nossa antropóloga fala sobre escutar bonito, que amar e ouvir estão ligados, coragem...Ela nos dá palavras de sabedoria!!
Aprendi tudo isso com meus melhores amigos de 98 anos. Aprendo todos os dias com eles a ter coragem, escuta e amor incondicional
Elogiar pode; comentar não pode.
Fiquei deslumbrado com a leitura do seu texto e ouso declarar que tenho apenas 22, mas o sábio tempo insiste em definir que tenho que acrescentar mais 50 anos para ser real de fato... Este estágio de nossas vidas nos permite sonhar! Goldenberg, passarei a ler seus artigos, pois identifiquei-me com seu modo de exteriorizar suas reflexões e seus pensamentos, mágicas que movem corações e mentes deste explendoroso Universo em vivemos!!!
Que lindo, fico muito feliz
Linda coluna! Todas de Miriam nos fazem refletir e valorizar a velhice ,parabéns!
Fico muito feliz, Carlos, muito mesmo
Eu estava guardando meu gesto de bondade amorosa para a Miriam e pretendia comunicá-lo aqui no dia 11 de dezembro. A Miriam sabe que data é esta, mas porque não fazer hoje: 'Toda semana, os textos da Miriam regam a boa semente do apreço pela velhice que tenho em mim, assim encaro de forma realista e com ânimo os desafios dessa fase da vida. Então, desejo a Miriam, de coração, que a semente de amor pelo próximo que há em você fique cada vez mais forte'.
Jose Eduardo, fiquei muito emocionada com o seu lindo presente. Você nem imagina como me deixou feliz
Hoje, não só liguei para minha mãe mas almocei com ela. Toda semana encontro com ela, agendamos uma data e curtimos bastante...café, lanche, almoço, cinema...
Cara Mirian mais um ótimo artigo seu,basicamente versa sobre o respeito que devemos ter com o próximo, do berço ao túmulo com qquer ser humano.
Tadeu, respeito e amor, todos os dias
Gostei demais do artigo. A partir de hoje serei seu leitor. Como idoso sofro com muito desprezo e humilhações. Creio que sua coluna me ajudará a seguir meu caminho.
Não aceite, Pedro.
Pedro, espero que ajudem mesmo. É a minha luta
Mirian, eu te amo! Você sabe disso né? Minha mãe também te ama. Leio pra ela todos os seus artigos. Obrigado Mirian.
Antonio, fico muito muito muito feliz. Mande um beijo meu muito carinhoso para a sua mãe
Texto ótimo para refletirmos. Estou com minha mãe de 96 anos na minha casa e percebo o quanto faz bem para ela ser ouvida, mesmo que ela se confunda com as histórias.
Verdade Ivete, faz muito bem, mesmo que não percebam
Tem um texto. não me recordo o autor que diz: o jovem adulto leva seus filhos para a creche e seus pais para o asilo, depois adotam animais.
Triste demais
Lindo
Sempre juntas
Sr Guedes. O Sr é o cara !
Verdade
Mirian existe um doido q disse q viver é perder amigos. Q felicidade de ver w ele de alguma forma estava não certo. Mande um grande bj p seu amigo !
Eu só ganhei amigos e amigas
Oi querida Mirian! Seu amor e dedicação a essa etapa da vida chamada velhice é encantador. No Brasil que desconhece a tudo e a todos, suas abordagens nos fazem pensar no quanto é necessária uma infraestrutura decente e capaz de acolher os idosos brasileiros que também entram no cálculo do PIB do paÃs. É impressionante o desleixo do governo brasileiro com seus idosos. Talvez porque os idosos que chegam a presidência da República tenham todas as benesses. O resto que se dane.
Gaya querida, como uma formiguinha, busco fazer a minha parte para mudar essa triste e cruel realidade
Os idosos, em sua grande maioria, são solitários; época de recebimento de aposentadoria como eles conversam, da fila ao caixa; quando ligava para minha mãe, ela esticava uma conversa, quando me despedia ela dizia: desliga não, fala mais, aà dizia que ia atrapalhá-la e ela respondia: empata não; parece que ainda a ouço. Minha querida adorava passear nas casas de filhos e demais parentes, uma vez falei pro meu irmão que parecia que nossa mãe não gostava da casa dela e ele respondeu: solidão.
Os jovens não gostam de conversar com os idosos.
Eles me dizem que não têm com quem conversar, filhos e netos grudados no celular e os amigos já se foram
Schopenhauer afirma que "Durante a leitura, nossa cabeça é apenas o campo de batalha do pensamento alheio". Mas como é bom ser o "campo de batalha" dos pensamentos de Mirian Goldenberg! Abro diariamente a Folha à cata de um texto seu. Creio que sou um dos muitos que o fazem. Não a sigo porque não tenho redes sociais, senão, com certeza, seguiria. Depois de uma leitura dessa magnitude, ficamos plenos "como os bosques ao anoitecer" (Rilke). Obrigado, Mirian, pelo presente.
Esechias, fiquei muito muito muito emocionada com suas palavras carinhosas e generosas. Muito obrigada pelo presente
Não sei se foi Sêneca ou CÃcero que escreveu, "não fossem os velhos experientes a corrigir os erros dos jovens, não haveria estado e sociedade".
Os jovens de hoje são os velhos de amanhã
Boa tarde! Sigo vc já há algum tempo e me encanto com suas opiniões e relatos. Nunca deixe essa luz se apagar! Ela ilumina nossos caminhos!
Que lindo, Paulo. Tem que ter coragem, coragem
Que história Linda e esperançosa. Obrigado Mirian.
Fico muito feliz de saber que você gostou
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mirian Goldenberg > A arte de amar na bela velhice Voltar
Comente este texto