Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Os ritos de iniciação estão presentes em muitas culturas. Se algo pode ser dito é que o trote tem raízes antropológicas.

    Responda
  2. Jove Bernardes

    Sim, ok. Que façam-no entre si, então. Sofram, humilhem-se; que os entrantes adorem seus algozes, que estes se esmerem nas prendas - mas sem expor suas mazelas em público, por favor.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Uai, tá bão, pode ser mesmo. Então, discuta se a escolha da iniciação: por que escolher um rito iniciático cheio de humilhações e violências físicas e não fazer uma gincana para levantar fundos para uma instituição X? Dois dias de ralo pesado na reconstrução de uma praça de alguma comunidade empobrecida? Com uma festa ao final? Esse sentimento de pertença, criado com base num conjunto de tarefas, não precisa ser perdido, os caras só precisam ser bípedes.

    Responda
    1. Raymundo De Lima

      Realmente, Marcos, não funciona acabar com o trote, mas sim, substituir o trote violento pelo trote civilizado(exemplos você bem sugere). Mas tb precisa mudar a cultura docente da Medicina,q formada neste ritual minimiza o trote-violento, pois muitos colocam a “ideologia” do ‘fascio’ (fascismo)acima da ciência e da deontologia médica(ética médica). Ainda há o risco de Síndrome de Estocolmo: alguns calouros e jovens tendem a adorar veterados "brincarem" de sequestradores, abusadores, sádicos.

  4. Galdino Formiga

    Não há a tal psicologia do trote.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Eu gosto é assim. Conhecimento, erudição, clareza, firmeza no julgamento, ausência total da tortura psicológica inflamada pela dúvida, saber inquestionável. Não há a tal psicologia, ponto final. Adorei, Formiga. Ilumina-nos!

  5. jose vanzo

    A EESC-USP criada em 1953 nunca teve trote.

    Responda
  6. edilson borges

    podeser. mas, como dizia o whitaker, nunca ninguém perdeu dinheiro apostando na estupidez do serumano. se forem serumaninhos xovens, fica até difícil arranjar oponente na aposta. os fatos ilustram bem.

    Responda
  7. Paolo Valerio Caporuscio

    Os trotes continuam porque as leis não são aplicadas com rigor e bem punitivas , são mais umas de outras que só ficam escritas só no papel, assim que o brasil da desordem funciona.

    Responda
  8. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Quando entrei p fácil e é claro não terminei, fizemos um trote. Doação de Sangue. Alugamos um ônibus p levar todos no hemorio. Sabe quantos apareceram de uma turma de quarenta ?

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      *facu

  9. Cida Sepulveda

    Muito fraco o argumento.

    Responda