Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Matheus Battistoni

    A Ucrânia é uma ditadura a serviço de Israel. Quando Putin começou a ajudar a Síria militarmente, a Ucrânia passou a incomodar. Mexeram com o cara errado, Putin pode destruir a vida na Terra. Os políticos americanos servem aos interesses de Israel há décadas, pois o Goldman Sachs paga as suas campanhas.

    Responda
    1. Geraldo Lourenço Brita

      Santo gnóstico Samael Aun Weor...! Espero que você, Matheus, esteja um mínimo errado na sua assertiva mas... não sei não...! Parece coberto de razão...! Quem viver verá...!

    2. Matheus Battistoni

      Homofobico é quem defende gay por covardia, não quem critica o homossexualismo. Antissemita é quem defende o apartheid israelense, regime que mais mata semitas no mundo. Negar que os palestinos são semitas é racismo. Misoginia é quere que a mulher se masculinize, estimulando a inveja do pênis. Quem me acusa é um bunda mole que repete como um papagaio histérico as besteiras da Globo.

    3. Hernandez Piras

      Battistoni e seus delírios antisemitas. Não bastasse a homofobia e a misoginia, é delirante antisemita também.

    4. Leão Machado Neto

      Ditaduras são a Russia e a Síria do genocida Bashar al Assad.

  2. PAULA FARIA

    O negócio do Verdevaldo é descer a lenha nos EUA, por motivos notórios. Mas diz aí, Verdevaldo, o que era a OTAN antes da invasão russa? Como Macron disse, ela estava quase morta. O que é a OTAN hoje, com os países nórdicos se estapeando para ver quem entra primeiro? Diz aí, vc conhece a terceira lei de Newton? Vc acha que a Rússia vai parar na Ucrânia? Suecos e finlandeses discordam.

    Responda
  3. MARCELIA GUIMARAES PAIVA

    Enquanto Rússia e EUA brigam, os ucranianos são mortos. Mas a indústria bélica continuará ganhando como sempre.

    Responda
  4. Augusto Colombo Junior

    Belíssimo artigo. Só esqueceu de mencionar que a URSS invadiu um país soberano e muito mais fraco. Traindo o acordo assinado ha alguns anos, onde a Ucrãnia devolveu as armas nucleares a Rússia, e esses se comprometeram a não invadi-la. Putin não passa de um assassino, junto com os militares. Deveria levar uma bala na cabeça.

    Responda
    1. Mauricio Borborema de Medeiros

      Augusto, a Ucrânia fazia parte da URSS. Acho que você quer dizer Rússia. Talvez você esteja superestimando a democracia ucraniana. O Zé Lenski é fruto de uma política desastrosa depois da independência. Ele é uma figura do naipe de Berlusconi, Trump ou Bolsonaro. Foi colocado no poder por interesses americanos na região.

    2. Luiz Candido Borges

      Augusto, antes da Rússia romper o acordo de não invasão da Ucrânia, a OTAN rompeu o acordo de não expansão para as ex-republicas soviéticas. A Ucrânia seria a última e maior aquisição a oeste - as próximas seriam as do leste. Os países da UE que pertencem à OTAN não deveriam tê-la aceito e nada disso estaria acontecendo.

    3. Augusto Colombo Junior

      Dário, uma m3d4 não justifica a outra.

    4. MARCUS VINICIUS CORREA LEITE

      Dario Lima, responda-me: na sua opinião, as invasões americanas justificam a invasão russa?

    5. Dario Lima

      URSS???? Verdade, os USA nunca invadiram nada.

  5. Gílson Vasconcelos Dobbin

    EUA/OTAN usam a Ucrânia para desestabilizar a Russia. Governo Ucraniano nazista.

    Responda
    1. Leão Machado Neto

      A Russia está desestabilizada desde o fim da URSS. É um território de gangsteres, corruptos e bandidos. Putin é um saudosista do stalinismo genocida que quer submeter países soberanos ao antigo imperialismo soviético.

    2. Augusto Colombo Junior

      Deixa de ser b, Zelenski é judeu.

  6. Gílson Vasconcelos Dobbin

    EUA/OTAN usam a Ucrânia para desestabilizar a Russia. Governo Ucraniano nazista.

    Responda
  7. ANTONIO ROGERIO DA SILVA JULIAO

    Estão morrendo sobretudo para defenderem a sua soberania. Não fosse o ocidente, os EUA principalmente, já estariam subjugados, muitos exilados é uma boa parte enviados, quem sabe, para algum gulag.

    Responda
    1. Dario Lima

      Estão morrendo porque não conseguem fugir, são jovens assinados pelos milicos.

  8. Gilberto Rosa

    Vale lembrar que o bilionário oligarca responsável pela ascenção política e dono da rede de TV que lançou Zelensky, foi preso por corrupção. Também que o filho de Biden trabalhava para outro oligarca Ucraniano de gás, filho até hoje investigado.

    Responda
    1. Mauricio Borborema de Medeiros

      Considerações morais à parte, Putin é o responsável pela estabilização econômica e política da Rússia. Ele conseguiu domar os oligarcas. Acho que sem ele a Rússia teria se dividido em republiquetas corruptas, como a Ucrânia. A invasão da Ucrânia, como tentativa de manter a Rússia forte e unida, pode ter sido o seu canto de cisne.

    2. Rodrigo Tosta

      Vale lembrar que a Russia também é controlada por oligarcas corruptos.

    3. Hernandez Piras

      Qualquer corrupto, se comparado a Putin, é um amador.

    4. Leão Machado Neto

      Acho que você tem razão, Putin, seus ministros, asseclas e puxa sacos são todos honestíssimos. Gente séria pacas!

    5. Gilberto Rosa

      Absolutamente nada Junior, tava falando sobre a vitória do Grêmio sobre o Palmeiras.

    6. Augusto Colombo Junior

      Tá, e o que isso tem a ver com a URSS invadir um país soberano?

  9. NACIB HETTI

    E para satisfazer a indústria bélica, cujo lobby é feito pelo partido do presidente.

    Responda
  10. Carlos Eduardo Cunha

    Texto completamente comprometido ideologicamente. Nem uma palavra sobre o invasor assassino e causador da guerra . Para este articulista deveria haver rendição automatica . Se um dia a Rússia ou os EUA venham a invadir o Brasil , que este tipo de cidadão não de sua sugestão amedrontada: Rendam-se ao mais forte. Vergonha!

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Pois é, Augusto, essa história de fazer uma análise geopolítica antes de proferir uma opinião sobre um assunto sério é muito trabalhoso... Muito mais fácil é achar que toda culpa é do Putin, que os Zelensky é um herói, que o Binden é o anjo guardião do "arsenal da democracia". É o que todos dizem, para que remar contra a maré?

    2. Augusto Colombo Junior

      Gilberto Rosa, bla bla bla...a URSS é a invasora e ponto final.

    3. Gilberto Rosa

      Quem não conhece todo o contexto acha que são só malvados Russos que do absolutamente nada invadiram a Ucrânia. Não associam com fatos históricos, como a invasão alemã, com golpe americano de 14, com acordo de não avanço da Otan no pós URSS, com tratado de Minsk, com 14 mil pessoas mortas pelas tropas asov antes, com interesses da indústria bélica americana, com corrupto oligarca que financiou Zelensky, com filho Biden... são só Russos malvados. Na guerra a primeira que morre é a verdade.

  11. MARCUS VINICIUS CORREA LEITE

    Interessante. Lendo a opinião do isentão, fica bem claro que os EUA invadiram a Ucrânia e os russos estão lá para defendê-los dos americanos. Seria uma opinião cômica, se não fosse tão trágico esse modo de pensar. Sem entrar no mérito da guerra em si, como o isentão consegue achar injusta todas as invasões americanas, mas acha justa a invasão russa?

    Responda
  12. Mário M Dias

    É compreensível esse bombardeio midiático em apoio à Ucrânia nos EEUU, pois é patrocinado pelo governo estadunidense e pelas elites do país. Assistir à nossa imprensa adotando a mesma postura é que é de lascar. É de um viralatismo colossal.

    Responda
  13. Ricardo Souza

    Até parece que foram os EUA que invadiram a Ucrânia…

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Até parece que não foi os Eua responsáveis pelo golpe em 14 e não cumprimento de acordo de Minsk, como também não aceitação de negociação de paz.

  14. Severo Pacelli

    Finalmente alguém que fala abertamente da guerra da Rússia versus OTAN. Como sempre EUA patrocinando guerras no quintal dos outros. Vende-se armas e surrupia riquezas.

    Responda
    1. Leão Machado Neto

      Lembro que a antiga URSS também patrocinou inúmeras guerras no leste europeu na defesa de seus interesses. Putin é francamente admirador de Stalin e de seus métodos.

    2. Augusto Colombo Junior

      Tomara que a OTAN arrebente com esses Russos bandidos.

  15. Thiago Cury Ribeiro da Silva

    Nunca ouvi tanta bobagem! Já que o jornalista acha que a guerra se dá por interesses de uma 'elite' americana, desafio-o a verificar/fazer um plebiscito com os cidadãos da Ucrânia se eles apoiam a luta para retirar os invasores ou não. Mas coitadinhos, eles são enganados por essa 'elite' pra convenê-los a lutar! É muta bobagem mesmo esse povo que tenta achar um jeito de dizer que a Ucrânia tem que se render e perder sua soberania!

    Responda
    1. Fernando Palhares

      Já ouviu falar em Donbass e ligação histórico cultural deste povo com a Rússia. É a região do território ucraniano que a Rússia ocupa. Por isto permanecem lá, pois o Ucraniano desta região se vê no soldado Russo que o defende dos ucranianos não russófonos. A guerra estabilizou e deve terminar assim.

  16. Clair Calandreli

    Moorra! Zelensky!

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Moorra! Putin!

  17. Carlos Henrique Balmant Spinola

    A Rússia jamais aceitou a independência da Ucrânia, sempre a tratou como um puxadinho do Império Russo e durante a maior parte do século anterior a manteve sob o seu território. São séculos de conflitos ignorados pela turma que coloca a culpa de todas as guerras nas costas dos EUA e ignoram sobejamente a realidade: a guerra começou pela invasão russa, após anexar a Crimeia, manter misseis em território europeu e seu déspota fala abertamente que ucranianos e russos são um só povo.

    Responda
  18. Clair Calandreli

    Moorra! Zelensky!

    Responda
    1. Leão Machado Neto

      Vá logo tomar seu remedinho!

  19. Rives Passos

    Finalmente a Folha Pan permite que opiniões outras que nao a "dos emissários" do departamento de Estado dos EUA, escrevam aqui! Resumo: "Em outras palavras, essa guerra é igual a todas as outras em sua dimensão mais importante: uma quantidade enorme de pessoas sem nenhum poder é levada a lutar e morrer, tudo para satisfazer os objetivos de uma parcela mínima das elites americanas, para quem a quantidade de mortos e os rastros de destruição não passam de uma nota de rodapé inconveniente."

    Responda
    1. Rives Passos

      Como sempre "jovens que não se conhecem e não se odeiam morrem por velhos que se conhecem e se odeiam". Muito injusto isso! Sim. Sempre foi assim.

    2. Augusto Colombo Junior

      Por esse raciocínio, a "elite americana" , mancomunada com o assassino Putin, combinaram tudo. Deixa de ser o tá rio.

    3. Rives Passos

      Como sempre "jovens que não se conhecem e não se odeiam morrem por velhos que se conhecem e se odeiam". Muito injusto isso! Sim. Sempre foi assim.

  20. jose carlos toledo junior

    Difícil. Alguns poucos russos sustentam que putin vive a fantasia de um -império russo- . Ele nunca vai se satisfazer com uma nova conquista territorial. A otan é mero pretexto, tanto que ele falou que a ucrania nunca foi um pais nem nunca teve um povo; tudo parte da russia. Agora, o ocidente poderia terminar essa guerra com uma vitória definitiva. Não faz porque? uns dizem que putin ficaria sem saída e usaria armas nucleares. Será que ele teria força? Difícil.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Eu Não arriscaria meu país, minha família numa aposta dessa, vc arriscaria ?

  21. Antônio João da da Silva

    Apesar de existir questões caras ao mundo, como democracia, autodeterminação dos povos, liberdade, etc., de fundo há a poderosa indústria de guerra dos Estados Unidos e aliados com alta lucratividade e o desovar de equipamentos obsoletos, imiscuídos de somas vultosas para as mídias diversas do mundo inteiro para ganhar a guerra de comunicação.

    Responda
    1. Mauricio Borborema de Medeiros

      Excelente comentário!

  22. Luiz Martins

    Gostei do artigo. Glenn falou o que normalmente não se ouve por aqui. A maioria dos comentaristas parece acreditar que se trata de uma guerr a da Russ ia contra a Ucrânia, quando na realidade é uma guerr a da Ot am contra a Russ ia, a Ucrânia sendo instrumento. Quem não entendeu isso não entendeu nada. Resta saber quanto o Zé Lensky ganhou para fazer esse papel e aceitar a destruição de seu país e a morte e desterro daqueles que deveria defender.

    Responda
  23. Evandro Loes

    Talvez o autor precise estudar mais a geopolitica, pois o que esta em jogo e muito maior.

    Responda
  24. Paulo Roberto Lopes

    Neste texto sobre a invasão da Ucrânia por Putin, o autor nem sequer se refere a Putin.

    Responda
  25. Luiz Martins

    Gostei do artigo. Glenn falou o que normalmente não se ouve por aqui. Os comentaristas parecem acreditar que se trata de uma guerr a da Russ ia contra a Ucrânia, quando na realidade é uma guerr a da Ot am contra a Russ ia, a Ucrânia sendo instrumento. Quem não entendeu isso não entendeu nada. Resta saber quanto o Zé Lensky ganhou para fazer esse papel e aceitar a destruição de seu país e a morte e desterro daqueles que deveria defender.

    Responda
  26. Fatima Marinho

    Bom texto. Finalmente alguém põe o dedo na ferida dos interesses escusos da indústria de armas e da elite ansiosa por cadáveres.

    Responda
  27. LEANDRO SCHMAEDEKE

    Quanto veneno. Vale a pena jogar no lixo.

    Responda
  28. André Silva de Oliveira

    A Rússia precisava ser parada na invasão da Crimeia em 2014, mas o Ocidente fez vista grossa replicando, sem se dar conta, a Conferência de Munique de 1938. A Guerra da Ucrânia se trata da luta entre regimes autoritários e democracias liberais, a causa da liberdade política no cerne do conflito.

    Responda
    1. Mauricio Borborema de Medeiros

      Seu idealismo wilsoniano é comovente e fez brotar uma lágrima no meu olho esquerdo.

    2. Geraldo Lourenço Brita

      ...?

  29. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Numa guerra sempre tem aquele que lucra muito, principalmente os fabricantes de armas, mas o que o Glenn acharia se uma potencia estrangeira invadisse o seu país e massacrasse a sua família e negasse a sua existência como cidadão de uma nação? Ainda mais se o país agressor fosse uma ditadura como do czar Putin, onde não existe a imprensa livre e independente, sorte que ele vive numa democracia e pode expressar a sua opinião. Todos nós podemos escrever aqui, ainda bem que não estamos na Rússia.

    Responda
    1. ISAIAS DA SILVA

      Complacência talvez, mas não havia sequer um rifle do Tratado lá. Quem efetivamente pôs a Otan na roda foram os russos, não a Ucrânia. Essa é uma guerra de invasão. Que Putin fale o que quiser, mas não pode alegar autodefesa.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Se seu vizinho colocasse bombas em volta da sua casa? O q vc faria ? O q a Otan fez foi isso. Usou todos os territórios fronteiriços à Ucrânia e encheu de mísseis voltados contra a Rússia. Com a complacência da Ucrânia.

  30. Marcelo Mesquita

    E qual seria a outra opção Glenn? O líder do grupo Wagner negociou com o líder russo, e como terminou esse relacionamento? O momento não está fácil, pois, o pano de fundo, é justamente desestabilizar a política externa, e me atrevo a dizer, a econômica de seu país. Acompanho a posição na qual milhares de pessoas perdem a vida nesse conflito, enquanto os algozes regozijam em sues gabinetes. Qual é a opção? Rendição? Qual o próximo alvo dos autocratas? Questões complexas exigem respostas complexas

    Responda
  31. Abrão Lacerda

    O autor se esqueceu que não foi a Ucrânia que começou a guerra e sim a Rússia. Se esqueceu também que os planos e Putin são para a conquista ou destruição da Ucrânia (o que conseguir) e depois, se der certo, partir pra cima da Moldávia, onde ha um enclave independentista russo. Fala como se os ucranianos tivessem outra opção além de lutar para defender sua terra e suas idas. Ignora completamente o fato de que foi Putin quem começou a guerra e que é Putin que pode pará-la, amanhã se quiser.

    Responda
  32. ciro lauschner

    Putin não passa de uma cópia de Hitler.Se a Ucrânia for vencida, o mundo que se una para se defender. A Russia há séculos é expansionista.Se fosse um líder sério, Putin iria democratizar o país.

    Responda
    1. Leão Machado Neto

      Putin foi da KGB e nunca se conformou com a queda da URSS. Ele é um franco admirador do genocida imperialista Stalin.

  33. José Cardoso

    É mesmo curioso que o Trump seja a grande liderança anti-guerra. Como sempre foi admirador do Putin, não se pode acusá-lo de incoerência.

    Responda
  34. roberto cardoso

    Interessante que dizem que zelenski é cria dos Americanos e, em sendo, o Putin caiu na armadilha dos EUA? Olha, estão morrendo ucranianos sim. Todavia, também russos. E, alguns mercenários... Esta guerra é apenas pano fundo para tomarem a Amazônia e, aí, se o Brasil resistir, dirão, irá querem guerra?

    Responda
  35. Samuel Fagundes

    Para os americanos é tudo fácil. A destruição é mortes são em outros países. Se, algum dia, a guerra for em solo americano, aí eles saberão a dor que causa a destruição da infraestrutura dos países em que eles patrocinaram guerras e, também, o quão terrível é a morte de seus povos. Mas eles não tão "nem aí", querem é se se apossar dos despojos que suas guerras causam. Tudo é por dinheiro e poder, esse papo de "democracia" é conversa pra boi dormir...

    Responda
    1. Geraldo da Silva

      e pra cavalo rambém dormir

  36. Paulo Lustig

    Quem financia O Glenn Greenwald?

    Responda
  37. Indivíduos Livres Soberanos

    Fomos condenados a viver a eterna guerra bem vs mal que é uma tremenda ilusão.

    Responda
  38. René Gottlieb Strehler

    Diante de uma guerra que eles não começaram, por que os norteamericanos não agiriam em conformidade de o que eles acham bom para eles? Regrar o conflito diplomaticamente? Como? Entregando que percentagem do território ucraniano ao agressor russo? Putin talvez conhece a expressão "idiota útil".

    Responda
  39. Daniel Baroni

    Hahaha. Em poucas palavras o gleen quis dizer : Sejam covardes e entreguem sua pátria para o Putin, americanos estão errados em querer ajudar um País sendo covardemente atacado. Esperava mais do Gleen, muito ruim.

    Responda
    1. Leão Machado Neto

      Francamente, eu não esperava nada mais do que asneiras que costumeiramente ele escreve.

  40. Wilson Barbosa Soares

    Texto bem esclarecedor. E que o Japão, Taiwan e Austrália abram os olhos e sejam espertos, porque os EUA só os enxergam como "air bags" contra a China.

    Responda
  41. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Os grandes heróis americanos , a pior desgraça na face da terra , vivem da guerra , não se preocupam com a destruição de milhares de famílias antes e pós guerra , ao final vão lá e jogam umas migalhas pros sobreviventes , cada povo escolhe o governo que quer , ainda bem que o povo brasileiro prefere a paz

    Responda
  42. WILHELM NORDMANN

    Pelo jeito nenhuma pessoa que escreve aqui já prestou um minuto sequer em contato com o povo ucraniano. Saibam que ele existe e defende... o resto e teoria da torre de marfim.

    Responda
  43. Luiz Carlos Silva da Cunha

    Essa guerra, travada por procuração, jamais será vencida pela ucrânia, pois isso resultaria em colocar real ameaça à segurança da Rússia, o que não aceito. O que vai acontecer, com o prolongamento da guerra é a dizimação de milhares de jovens, a destruição da Ucrânia e o êxodo de milhões de ucranianos. Sem contar o risco da Rússia não aceitar mais sacrificar a vida de seus soldados no campo de batalha e adotar a mesma solução que os EUA adotaram em relação ao Japão na segunda guerra mundial.

    Responda
    1. Luiz Carlos Silva da Cunha

      As as alegações de que a OTAN estava desorganizada forem verdadeiras, como justificar o apoio decisivo, em tão pouco tempo, para conter o avanço dos tanques russos, que tomaria Kiev dez dias? Na realidade, a Ucrânia já estava recebendo armamentos secretamente para fazer uma grande ofensiva no leste do países e subjugar os russos. Não se trata de apoiar um país invasor, mas de entender a complexidade da situação e não ser ingênuo ou comprar propaganda que esconde interesses inconfessáveis...

    2. Antônio João da da Silva

      A explicação russa que invadiu para se garantir contra a OTAN, carece de veracidade, pois a OTAN estava desarticulada, sem efetivos, sem armamento significativos. De fundo, de fundo mesmo é uma mentalidade de psico patas de militares e empresários russos, vendo uma Ucrânia que estava dominada por malfeitos e prestes à dissolução, em que a própria eleição de zelenski evidenciava isso.

    3. Paulo Lustig

      A Rússia invadiu a Ucrânia para garantir territórios com acesso ao Mar Negro, o resto é conversa para boi dormir